Armazenamento e backups das fotos... Alternativas?

as modificacoes ficam no ficheiro de catalogo do lightroom. se moveres as coisas de sitio (ou nome) quando abrires o lightroom aparece um ? na foto e tens a opcao de dizer onde é que ela agora está.
 
Eu como ja tive chatices com catalogo, assim posso abrir / criar novo catalogo que as minhas defenições estão sempre lá. Unico defeito é quando dou cores e mesclo as fotos tipo panoramicas 7 fotos e junto e so se vê a junção final. Aqui perco isso mas não se pode ter tudo.
 
o catalogo tem backups semanais, nao perdes assim tanto...

mas se quiseres crias um ficheiro de atalho que antes de lançar o lightroom faz um backup do catalogo...
 
Eu tenho os raws todos ;-p 1.5tb é o que já tenho em fotos e alguns videos. Ando a ver se arranjo um nas para ter lá o backup em vez de ter em discos externos. É algo que estou a pensar ainda.

Para mim fotos não boas apago se por algum motivo comem-se guardo. :-p Eu penso como nos negativos dantes fica-se com eles porque não agora também...heheh

Tenho notado é um acrescimo de 40% de espaço em relação ao ano anterior. No ano passado 2011 tenho 180gb´s em 2012 325gb´s. Acho que este ano não passo por 40% mas devo andar lá perto do ano de 2012...

A nivel do flickr so para mostrar fotos, armazenar fotos lá ainda não estou convencido.

Esqueci-me mas gravo os xmp em todas as fotos. assim se o catalogo se perder ou der erro ( ja deu) não perco as alterações todas...


O meu problema adicional é que tenho fotografia digital desde 1998. Claro que os ficheiros das Kodak, mesmo no formato nativo, eram pequeninos para os actuais RAW...... e já vou em quase 3 TBytes......(incluindo já também alguns anos antes de 1998 em que tenho estado a digitalizar negativos, PhotoCD's e fotos antigas). De momento mantenho todos os RAW.

A opção que tenho usado nos 5/6 ultimos anos é relativamente simples. Construi 2 NAS (inicialmente com Windows Home Server, agora com FreeNAS) em que só um é visivel na rede e onde mantenho as fotos e também a biblioteca do Aperture (as fotos são importadas pelo Aperture em modo Referenced). O segundo NAS mantém um espelho da parte do 1o NAS que contem as fotos através de um processo automático diário. A cada 3 meses tenho uma enclosure USB com 2 discos de 3TB que faz uma cópia do 2o NAS e levo para casa de um amigo.

Deste modo tenho acesso à biblioteca a partir de qualquer computador, e actualizada.

Os NAS com o FreeNAS têem vários discos mantidos em RAIDZ2 (uma feature do sistema de ficheiros ZFS) que permite a falha simultânea de 2 discos em 5. O consumo electrico dos 2 NAS é bastante baixo (à volta de 5 W em standby) pois entram em modo sleep profundo quando não há uso (o que é uma chatice quando tenho pressa de abrir o Aperture, e tenho que ouvir os 10 discos rigidos do 1o NAS a fazer spinup....).

Pode não ser a solução ideal mas tem-se mantido fiável há vários anos.

cptos
 
Última edição:
Luisvale tens 2 Nas ou tens 2 pc´s a fazer de Nas?

Eu ando a pensar arranjar uma nas com raid 5 ( ou mirror 2 discos) 3tb para não haver perdas de informação.

Tenho blu rays de 25gb´s para gravar mas já ouvi comentários que têm pouca durabilidade / longevidade mesmo bem acondicionados...
 
Luisvale tens 2 Nas ou tens 2 pc´s a fazer de Nas?

Eu ando a pensar arranjar uma nas com raid 5 ( ou mirror 2 discos) 3tb para não haver perdas de informação.

Tenho blu rays de 25gb´s para gravar mas já ouvi comentários que têm pouca durabilidade / longevidade mesmo bem acondicionados...


Distinguindo entre hardware e software - o hardware que tenho - nota que há 6 anos -
10-17-08-sqa-5h.jpg
era vendido em UK na altura especificamente para Windows Home Server e é um cubo onde cabem 5 discos rigidos. Por dentro é um motherboard Intel com CPU Atom e uma placa PCI Sata. Vendiam na altura um cubo adicional que tinha só os discos rigidos e se ligava à unidade principal por um cabo Sata externo.

http://www.engadget.com/2008/10/17/tranquil-pcs-sqa-5h-home-server-5-bays-atom-330-the-works/

O que faz a diferença fundamental aqui é o sistema operativo actual FreeNAS que é especifico para funcionar como NAS.

A maior parte dos equipamentos vendidos como NAS - excepto a gama profissional - são baseados em PC's com mais ou menos capacidade ($$$) de processamento, e com sistemas operativos especificos para serem vistos como NAS na rede.

luis
 
Última edição:
Estou virado a comprar algo desse genero de 4 bays ou montar um pc para esse efeito... ( o pc vai sempre consumir mais daí estar a por de parte)
 
Estou virado a comprar algo desse genero de 4 bays ou montar um pc para esse efeito... ( o pc vai sempre consumir mais daí estar a por de parte)

Creio que hoje existem motherboards Atom bastante boas para poder fazer um NAS de baixo consumo electrico (e performance). O problema maior acaba por ser "mecânico" ie Que caixa podemos montar o sistema, pois queremos que leve o maior numero possivel de discos, no menor espaço possível).

No fim de contas se pusermos um CPU i7 acabamos por ter melhor performance do que com o Atom mas o consumo electrico acaba por não ser simpatico (5W em standby com os Atom).

Nota que eu tenho 2 NAS independentes (cada um com 10 discos) mas só uso a capacidade de um como expliquei acima. (o resto da capacidade dos NAS está ocupada com ISO's que criei dos meus DVD's e Flac's dos meus CD audio - pois aproveitei para depois por os media fisicos na arrecadação).
 
Eu posso usar o meu pc para isso...heheh tem i7 tem espaço para ter 4 drives ... só estava a tentar ver se metia de lado para não haver problemas de formats etc...

Estava a pensar em Raid5 com nas mas já vi que não é boa ideia... Ou os nas acabam por dar cabo do sistema ou perda de dados ou ate o disco pifar e perder alguma informação. Como tal resta o raid 10 ( julgo ser este o que faz mirror), sendo assim já so preciso de nas de 2 bays...

Eu tenho os dvd´s num movel ao lado da tv. Assim so ocupam espaço em um sitio...hehehe
 
com raid5 podes perder 1 disco, se fores a tempo de o substituir antes que outro avarie não tens problemas.

a nivel de performance é que não é tão rapido como raid10, mas tem a vantagem de ficares com mais espaço disponivel
 
Mas o que li é que a maioria dos nas que se vendem dão problemas com o raid5 que era algo que tinha em mente... e muitos dão hipotese de usar discos diferentes de tamanhos diferentes o que é muito bom mas se der erro no nas e lixar tudo... isso é mais chato.

Em relação aos backups do catalogo se por algum motivo perderes todos os catalogos perdes as horas todas de trabalho em edição.... e isso não é bom... se gravar em xmp posso abrir no bridge por exemplo e ver fotos RAw com edição... se tiver em catálogo não.
 
Back
Topo