arranjar PB 17" = 1000€?? no way!

Koncaman

Utilizador Saloio
pois bem, o powerbook 17" (G4 1ghz) da minha prima finou-se. o diagnostido da apple foi placa logica ou motherboard (creio que seja a mesma coisa) avariada, e pedem (ele ja esta fora da garantia, foi logo dos primeiros PB's de 17" a sair, veio dos USA e tudo, e foi um balurdio!), nada mais nada menos que 1000€ pelo arranjo daquela gaita (700€ pela placa + 300€ pela mão de obra [ganha-se bem à hora na apple 8o]).
ora bem, de modo algum se vai pagar 1000€ pelo arranjo daquilo, uma vez que posso arranjar um portatil igual, usado, por menos dinheiro.

andei aqui a procurar na net, e, no ifixit.com, encontrei placas para este menino a rondar os 400€, ainda é puxado, mas no ebay encontrei placas a 200 e poucos euros, o que ja é aceitavel.
eu e o meu primo estamos tentados a arranjar nós proprios aquilo, e, se a coisa der para o torto, vende-se o portatil às peças, e compra-se outro usado.

a minha questão é, a probabilidade de eu fazer asneira a montar aquilo é elevada, ou é um risco aceitavel?
(admitindo que não somos nenhuns "toscos" na meteria)
o que fariam nesta situação?

edit, ja agora, se souberem outros sitios onde possa encontrar a placa em questão (tenham em conta que é um PB 17" a 1Ghz, as placas são especificas para a frequencia), por preços simpaticos, agradecia ;)
 
Última edição:
pois, se ja estava praticamente decidido que iamos abrir aquilo, agora é quase certo.
se sobrar um ou dois parafusos, tb n deve haver grande crise :D (mas pelo sim pelo não, vou tirando umas fotografias à medida que for desmontando, para n ter duvidas na montagem)
 
Koncaman disse:
pois, se ja estava praticamente decidido que iamos abrir aquilo, agora é quase certo.
se sobrar um ou dois parafusos, tb n deve haver grande crise :D (mas pelo sim pelo não, vou tirando umas fotografias à medida que for desmontando, para n ter duvidas na montagem)

Nada melhor que por os teus dotes de Pré-Engenheiro Electrotécnico em Prática! :D

Dass... 700 euros por uma placa? o.O O resto do portátil é de borla não? 8o
 
para o meu presario 721pt (nao tendo nada a ver com a apple) pediam 800€ pela troca do monitor

por isso as assistencias tecnicas andam a ganhar bem
 
greven disse:
Nada melhor que por os teus dotes de Pré-Engenheiro Electrotécnico em Prática! :D

Dass... 700 euros por uma placa? o.O O resto do portátil é de borla não? 8o

O PB de 17 custa 3000€ lol :p

E não é uma simples placa... é a motherboard, que no caso desse portátil é (quase) metade da máquina. Mas sim é caro.
 
aquele custou substancialmente mais que 3000€ na altura em que foi comprado...
mas agora nem 1000 vale.

e depois, nos portateis eles (e aqui não é so a apple) valem-se de quase ninguém se arriscar a ir esgravar la para dentro (como se faz no desktop), para cobrarem estes valores...
 
baratinha a coisa, so sei que a mim me trocaram uma logicboard [motherboard] CPU e disco...tava na garantia! tinh problemas antes, e dos chatos, imagino quanto era custado isto tudo!

1000 euros por um serviço desses....em isso custa um iBook que talvez seja mais rapido que esse Powerbook, claro que o ecra é minusculo em relação a esse!

Força nisso, eu acho que sou capaz de ter documentaçao sobre cmo fazer isso... PM me:P


Ed_
 
[PT]latrine disse:
Não eram estas mobos que tinham o processador soldado ao pcb em vez de usarem uma slot? não será por isso que fica tão caro?

pelo que tenho visto, acho que sim.
desperdicio de G4 :(
ainda assim, um G4 a 1ghz, não vale assim tanto como isso.
ja encontrei uma por 300 e poucos euros, agora estou (eu e o meu primo) à espera que chegue para por mãos à obra.
 
Última edição:
Back
Topo