Arranque lento

Boas.
Possuia um Intel Pentium 4, CPU 3.0GHZ, com 512 MB RAM e um disco de 80 ou 120 Gigas, que ficou danificado.
Afim de não comprar um disco novo, enquanto o outro foi para a garantia, arrajaram-me um disco usado, mas formatado, de 20 gigas, para utilizar no PC, tendo sido instalado o XP.
Aproveitei e coloquei mais memória, tendo agora 1 Giga RAM, bem como uma placa grafica de 128 mb.
O problema é que noto que o PC demora a arrancar quando o ligo, o que não acontecia quando tinha menos memória.
Não tenho o computador carregado com programas.
Tenho o Ad-Ware 2007 e o SpyBot, ambos actualizados, tenho igualmente o Macfee como anti virus.
Todos os dias ou pelo menos de 2 em 2 dias faço o scanning com os anti spywares, o anti virus tem varredura automática e faz sozinho, mas mesmo assim faço igualmente um sacanning com o anti virus de semana a semana.
O anti virus nunca acusou nada, os anti spy, o normal, cookies entre outros de menor importância.
Tenho igualmente o CCleaner e o ATF Cleaner, que utilizo todos os dias.
Será que tenho algum virus que me está a "comer" os recursos no arranque e o anti virus não descobre? Ou o disco é velho (não sei especificar o modelo) e por isso demora a processar?.
Agradecia que me dessem uma ajudinha.
Muito Obrigado.

Bruno
 
só é lento no arranque?
tens o a-v a fazer um scan durante o arranque?
ou tens "montes" de programas a arrancar desnecessariamente?
 
em primeiro lugar aconselho-te a mudar o anti-virus...

esse arranque e quando estas no ambiente de trabalho?

em iniciar --> executar escreves msconfig depois vai a arranque e ves o que tens a iniciar com o windows.
 
Boas,

Lol o problema é do disco que tem emprestado, esse disco deve ser DMA 66 ou com muita sorte UDMA100. Na "era" dos discos de 20Gb as velocidades que se tinham eram de 66 por norma o que atrasa e bem os PC's especialmente no arranque. Experimente as capacidades do PC quando tiver um disco novo ou diga as especigicações do disco que aí está para termos a certeza se a culpa é do disco.

Cumps
 
Arranque lento, continuação

Boas.
Em relação ao scanning do anti virus, ele não o faz no arranque, só faz quando o pc já se encontra a funcionar totalmente. O anti virus tem essa particularidade de possuir uma ferramente de auto scanning, mas que aparentemente não como recursos do computador.
Em relação ao arranque, estes são os programas que estavam no msconfig:

RunDll32 cmicnfg.cpl,.....
raid_tool
NeroCheck
SHSTAT
UpdaterUI
TBMon
dumprep o -k
ctfmon
TeaTimer
Adobe Reader Spe.......
DLSMON

Em relação ao disco, provavelmente deve ser velho, consegui ver nas propriedades, que o disco é um IBM-DTLA-305020.

Muito obrigado pela vossa ajuda.
Um abraço.

Bruno
 
Boas,

O disco é UDMA 100 o que se pode considerar lento até, outro factor a ter em atenção é que por o disco ser pequeno pode ter perdas de desempenho.

Cumps.
 
arranque

Boas.
antes de mais, as minhas desculpas por não ter vindo mais cedo.
Muito Obrigado pela vossa ajuda, o pc já possui um arranque mais eficiente.
Muito Obrigado mesmo pela ajuda.
Um abraço.

Bruno
 
olha esse disco de 20 gigas é de que marca?

se for da WD , eu compro-te!
Perciso de um , para resuscitar o meu WD Caviar de 20gigas , que tem um chip queimado no PCB.A parte dos discos supostamente tá boa!é só trocar a parte electrica (board) do disco.
Diz-me qual a loja!!
Agradeçia resposta , obrigado!!
 
Windows xp nao abre

Ola amigos. Tenho o xp prof com o pack2 com o seguinte problema:
1. Nao abre ou seja esta fazendo loop, quando comeca a carregar os drivers reinicia-se.
2. Em modo seguranca na carrega os drivers do windos, ficando a tela preta com a indicacao nos quantos cantos "Modo de Seguranca".
3. Tentei arrancar com o cd do Panda Antivirus + Firewall, que é o sistema antivirus que uso, nao deixa ler este cd. (Estaactualizado e registado "Legal")
Obigados pela ajuada.. Um abraco
 
Back
Topo