1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Arrefecer radiador....

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por estik, 16 de Agosto de 2002. (Respostas: 70; Visualizações: 6185)

1. estik

estik I folded Myself

Estive a pensar (não muito que faz mal :D), mas lembrei-me que tem de haver uma maneira mais eficaz de arrefecer o radiador de um sistema de wc, do que AR!!!
    Se montamos um sistema de wc, foi para mudar do sistema do arrefecimento por ar, para uma coisa mais eficaz... e vamos arrefecer o nosso radiador com AR?!?!

Decerto já muita gente pensou nisso, mas não me parece que tenham chegado a nenhum resultado decente.
    O Raptor pensou em arranjar um sistema de arrefecimento, tipo fase-change de trazer por casa :D por 5cts, aquele que manda um bafo de ar fresco que tá no [pub]dmail.pt[/pub]...

Tem de haver uma maneira mais eficaz, porque se conseguirmos arrefecer decentemente o radiador, temos umas temps muito baixas é o que acontece no inverno...
    Por exemplo: pôr o radiador no congelador :D ou dentro de uma de uma bacia com água fria ou pedras de gelo... :D o problema é a evaporação e o progressivo aquecimento da água...

Com um melhor arrefecimento do radiador, nem precisamos de um radiador muito grande, daqueles dos autocarros :D só uma coisa modesta, tipo um radiador de um esquentador pequeno...

Fica a sugestão e a dúvida.

2. Raptor

Raptor OC Legend

por gelo e outras coisas é tudo muito bonito, mas tens varios problemas, Condensação nos tubos, blocos, etc... e segundo, quem é que vai andar sempre a meter gelo no deposito constantemente?

a outra ideia de meter o radiador dentro de um frigorifico, mais vale meteres logo chiller no sistema em vez disso...

ah, outra coisa, eu so dei a ideia daquilo do ghetto a/c, pq eu vou meter chiller nisto! :)

3. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Depois de fazer os primeiros testes com o meu meio-sistema de WC (ainda falta o bloco), reparei que o centro da minha fan 12x12 aquece um pouco. Creio que vou ter que arranjar maneira de não encostar a fan ao radiador. Alguém reparou nesta questão?

4. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Super ... tens realmente razao. Por exemplo na minha Koolance as 3 fans ke estao a tratar do radiador, nao estao encostadas, mas sim com uma distancia de +-8mm ... sera ke pensaram nisso? /me think not :001:

5. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Mais uma vez, pensámos o mesmo. É como tu dizes "Great minds think alike" :D

Já pensei em como afastá-la. 4 parafusos com cabeça chata e larga, todos à mesma distância, e com uma daquelas *almofadas* autocolantes pequenas que se costuma colocar nos bibelots em casa, para não riscar mesas de vidro, por exemplo. :)

6. Strakata

Strakata [email protected] Member

Tive uma ventoinha de 12cm 220v que ao enconstar o dedo ao motor (depois de a desligar claro :P ) escaldava.

Todas as ventoinhas aquecem, mais ou menos, e é por isso que os coolers para placas gráficas são todos uma completa tanga. Porque costumam ter o motor da ventoinha directamente por cima da GPU.

7. GrYfInNdOr

GrYfInNdOr Power Member

mas nas placas graficas isso nao se nota tanto, tirando ventoinhas hiper poderosas tipo as da crystal orb, pk é assim, primeiro o motor eh hiper pekanito, segundo por ser pekeno eh mta pouko bobinado, e alem disso entre o motor e o core aidna tem aluminio :D

já em ventoinhas maiores.... :)

8. wEs

wEs Power Member

ja tinha pensado em arranjar um congelador pekeno e fazer uns furos pa passar la as mangueiras e ter um radiador la dentro mas provavelmente a agua congelava dentro das mangueiras por estas tarem dentro do congelador...mto complicado e grande trabalheira

9. estik

estik I folded Myself

Pois, esse é um dos grandes problemas das ventoinhas, o motor aquece e nessa zona não há fluxo de ar, por isso é que eu digo que tem de haver outra maneira de arrefecer o radiador sem ser por ar e com ventoinhas...

Arrefecer um sistema de WATERcooling com um sistema de AIRcooling...

Vou investigar isso a fundo, tem de haver outra maneira, se não houver invento :D

10. estik

estik I folded Myself

Já pensaram nisso, pelo menos em dissipadores com ventoinha normais o meu V7+ tem a ventoinha a uns 5mm do dissipador, não sei é se muita gente terá pensado nisso, mas é uma coisa a implementar...

11. Strakata

Strakata [email protected] Member

Gryf,
    É problema na mesma porque a área mais critica que precisa de ser arrefecida, está é a ser aquecida. Mais valia que não tivesse lá nada.

12. ShoKinG

ShoKinG Power Member

Sup3r é que tal tazer Tipo uma Estrotura em Aluminio ou algum metal k Tipo se encache no radiador Tipo os Funis para as Fans So que n esteja a Toca no radiador

13. Dominion

Dominion Banido

e que tal (ideia estranha a vir) em vez de ter uma fan posicionada horizontalmente em cima do radiador k tal fazer uma caixa de tempestade? LOL isto é uma caixa em cima do radiador em k as ventoinhas estavam posicionadas nos extremos da caixa na vertical e nao tendo por onde escapar o ar iria sair por cima por uma especie de filtro k houvesse
    axo k isso ´+e ideia para provocar um el nino em cima do radiador mas.................. k axam?
    LOL

14. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

essa ideia da caixaa se calhar ia ocupar muito espaço... mas axo k esse calor da FAn ñ é assim tanto...

Eu tenho uma PAPST de 92mm e n akece assim tanto... ;)

15. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

estarás a referir-te a uma caixa como esta que está por cima do radiador?

16. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

O grande problema do arrefecimento melhor k o WC, é a condesação!
    Kualker coisa k usemos a ñ ser o radiador, k baixe as tmp.s mais do k a tmp. ambiente vamos precisar de ter precauções em relação á condesação, nomeadamente isolamento do Hardware etc, etc... :(

17. Dominion

Dominion Banido

neotopower nao era uma caixa do genero dessa MAS as ventoinhas estariam de lado um de cada ponta agora a turbulençia k iria se gerar detro da caixa sera k faria o calor dissipar-se rapidamente pela parte superior da caixa????
    entendidos em fisica falem lol

18. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

espera lá! explicate melhor! que entes por ees efeito?
    Será alguma coisa parecidoa com isto?

19. Dominion

Dominion Banido

é o sketch 2 exactamente assim :) como o ar quente tem tendençia a subir sera k essa nao seria a melhor opçao????

20. Dominion

Dominion Banido

tive a ver melhor e olha k o 3 ainda ta melhor pensado
    mas assim levaria tipo 2 fans de 120 (ou mais de cada lado) e depois mais 2 de 80 em cada ponta tudo a 7v nao faria barulho nenhum e faria uma boa caixa de ar
    nao é mm ma pensado

ah e todas as fans a meterem ar visto k o ar iria ser obrigado a sair pela parte de cima da caixa

Última edição: 18 de Agosto de 2002

Partilhar esta Página