Arrefecer radiador....

estik

I folded Myself
Estive a pensar (não muito que faz mal :D), mas lembrei-me que tem de haver uma maneira mais eficaz de arrefecer o radiador de um sistema de wc, do que AR!!!
Se montamos um sistema de wc, foi para mudar do sistema do arrefecimento por ar, para uma coisa mais eficaz... e vamos arrefecer o nosso radiador com AR?!?!

Decerto já muita gente pensou nisso, mas não me parece que tenham chegado a nenhum resultado decente.
O Raptor pensou em arranjar um sistema de arrefecimento, tipo fase-change de trazer por casa :D por 5cts, aquele que manda um bafo de ar fresco que tá no [pub]dmail.pt[/pub]...

Tem de haver uma maneira mais eficaz, porque se conseguirmos arrefecer decentemente o radiador, temos umas temps muito baixas é o que acontece no inverno...
Por exemplo: pôr o radiador no congelador :D ou dentro de uma de uma bacia com água fria ou pedras de gelo... :D o problema é a evaporação e o progressivo aquecimento da água...

Com um melhor arrefecimento do radiador, nem precisamos de um radiador muito grande, daqueles dos autocarros :D só uma coisa modesta, tipo um radiador de um esquentador pequeno...

Fica a sugestão e a dúvida.
 
por gelo e outras coisas é tudo muito bonito, mas tens varios problemas, Condensação nos tubos, blocos, etc... e segundo, quem é que vai andar sempre a meter gelo no deposito constantemente?

a outra ideia de meter o radiador dentro de um frigorifico, mais vale meteres logo chiller no sistema em vez disso...

ah, outra coisa, eu so dei a ideia daquilo do ghetto a/c, pq eu vou meter chiller nisto! :)
 
Depois de fazer os primeiros testes com o meu meio-sistema de WC (ainda falta o bloco), reparei que o centro da minha fan 12x12 aquece um pouco. Creio que vou ter que arranjar maneira de não encostar a fan ao radiador. Alguém reparou nesta questão?
 
Super ... tens realmente razao. Por exemplo na minha Koolance as 3 fans ke estao a tratar do radiador, nao estao encostadas, mas sim com uma distancia de +-8mm ... sera ke pensaram nisso? /me think not :001:
 
Mais uma vez, pensámos o mesmo. É como tu dizes "Great minds think alike" :D

Já pensei em como afastá-la. 4 parafusos com cabeça chata e larga, todos à mesma distância, e com uma daquelas *almofadas* autocolantes pequenas que se costuma colocar nos bibelots em casa, para não riscar mesas de vidro, por exemplo. :)
 
Tive uma ventoinha de 12cm 220v que ao enconstar o dedo ao motor (depois de a desligar claro :P ) escaldava.

Todas as ventoinhas aquecem, mais ou menos, e é por isso que os coolers para placas gráficas são todos uma completa tanga. Porque costumam ter o motor da ventoinha directamente por cima da GPU.
 
mas nas placas graficas isso nao se nota tanto, tirando ventoinhas hiper poderosas tipo as da crystal orb, pk é assim, primeiro o motor eh hiper pekanito, segundo por ser pekeno eh mta pouko bobinado, e alem disso entre o motor e o core aidna tem aluminio :D

já em ventoinhas maiores.... :)
 
ja tinha pensado em arranjar um congelador pekeno e fazer uns furos pa passar la as mangueiras e ter um radiador la dentro mas provavelmente a agua congelava dentro das mangueiras por estas tarem dentro do congelador...mto complicado e grande trabalheira
 
Pois, esse é um dos grandes problemas das ventoinhas, o motor aquece e nessa zona não há fluxo de ar, por isso é que eu digo que tem de haver outra maneira de arrefecer o radiador sem ser por ar e com ventoinhas...

Arrefecer um sistema de WATERcooling com um sistema de AIRcooling...

Vou investigar isso a fundo, tem de haver outra maneira, se não houver invento :D
 
Originally posted by Gandalf
Super ... tens realmente razao. Por exemplo na minha Koolance as 3 fans ke estao a tratar do radiador, nao estao encostadas, mas sim com uma distancia de +-8mm ... sera ke pensaram nisso? /me think not :001:


Já pensaram nisso, pelo menos em dissipadores com ventoinha normais o meu V7+ tem a ventoinha a uns 5mm do dissipador, não sei é se muita gente terá pensado nisso, mas é uma coisa a implementar...
 
Gryf,
É problema na mesma porque a área mais critica que precisa de ser arrefecida, está é a ser aquecida. Mais valia que não tivesse lá nada.
 
Sup3r é que tal tazer Tipo uma Estrotura em Aluminio ou algum metal k Tipo se encache no radiador Tipo os Funis para as Fans So que n esteja a Toca no radiador
 
e que tal (ideia estranha a vir) em vez de ter uma fan posicionada horizontalmente em cima do radiador k tal fazer uma caixa de tempestade? LOL isto é uma caixa em cima do radiador em k as ventoinhas estavam posicionadas nos extremos da caixa na vertical e nao tendo por onde escapar o ar iria sair por cima por uma especie de filtro k houvesse
axo k isso ´+e ideia para provocar um el nino em cima do radiador mas.................. k axam?
LOL
 
essa ideia da caixaa se calhar ia ocupar muito espaço... mas axo k esse calor da FAn ñ é assim tanto...

Eu tenho uma PAPST de 92mm e n akece assim tanto... ;)
 
estarás a referir-te a uma caixa como esta que está por cima do radiador?

a19.jpg
 
O grande problema do arrefecimento melhor k o WC, é a condesação!
Kualker coisa k usemos a ñ ser o radiador, k baixe as tmp.s mais do k a tmp. ambiente vamos precisar de ter precauções em relação á condesação, nomeadamente isolamento do Hardware etc, etc... :(
 
neotopower nao era uma caixa do genero dessa MAS as ventoinhas estariam de lado um de cada ponta agora a turbulençia k iria se gerar detro da caixa sera k faria o calor dissipar-se rapidamente pela parte superior da caixa????
entendidos em fisica falem lol
 
tive a ver melhor e olha k o 3 ainda ta melhor pensado
mas assim levaria tipo 2 fans de 120 (ou mais de cada lado) e depois mais 2 de 80 em cada ponta tudo a 7v nao faria barulho nenhum e faria uma boa caixa de ar
nao é mm ma pensado

ah e todas as fans a meterem ar visto k o ar iria ser obrigado a sair pela parte de cima da caixa
 
Última edição:
Back
Topo