Arrefecer radiador....

o 1 desenho vejo uma falha nele
é k o flow do ar nao iria passar pelo radiador este iria blokear o ar
podia era ter tipo umas saidas de ar pelo lado
mas afinal qual é o lado do radiador k é suposto arrefecer melhor?
continuo a achar k o radiador dentro duma caixa completamente coberto e com aquelas ventoinhas todas a 7v a bombarem nele é a melhor opçao pois alem de nao fazer barulho ainda iria criar la dentro sempre um ambiente fresco sempre com ar renovado em volta do radiador
 
Eu axo k esses sistemas n devem ter muita eficiência...

Pk no 1º, 2º, e 3º, o ar entra pelas FAN's e sai pelo filtro... n xega a passar por "dentro" do radiador, o ar passa á volta dele e ñ entre ele...

Por outro lado o sistema do Neto, é o mais eficáz, mas a posição das FAN's deveria ser ao contrário para k o ar fosse "chupado" pelo Radiador e ñ suprado contra ele... desta forma diminui o barulho k faz o ar k é soprado kuando "bate" contra o radiador!

Axo k a melhor opção é esta :

Radiador.jpg


Com duas FAN's de 120mm a 7v tinhamos uma boa dissipação sem barulho !
 
Última edição:
concordo ctg mas penso que o esquema pequeno a segir será a melhor opção visto que o ar via circular mais depressa com a presença de uma fan de cada lado, ou seja, uma a sacar ar e a outra a forçar o ar!
esq2.jpg

embora essa das fans a puxar o ar em vez de o empurrar pareça melhor ñ traz nehuma melhoria, nem em termos de barulho! eu experimentei e nem 1º ganhei e nem seuqer um decibel a menos!
agora pode-se sempre o ar a vir de baixo pra cima pois o ar quente sobe! ou seja como tu tens no esquema.

Dominion... o ar ñ é suposto circular á volta do radiador mas sim atravessar o radiador.
 
Este sistema está melhor, as FAN's de saida podiam ser no topo da caixa para facilitra melhor a saida do ar kente.

Mas será k istu tudo vai mesmo baixar as temp's ??

Ñ haverá um sistema para arrefecer o radiador tipo "Bongo", em k possa mm descer as temp's a baixo da temp. ambiente?
 
Eu as 4 fans como o neo poz agora no eskema dois.

Duas a mandar ar e duas a tirar.

Agora tenho e k arranjar uma maneira de as afastar um pouco do radiador para aumentar a eficácia.


Edit: Tenho k mudar a assinatura....la se foi a A7M :'( nao usem alicates para ajudar a montar o wb....:005:

Tou a pensar comprar ou a Epox 8k3a+ ou a Abit Kx7.
 
eu o k tenho é muita teoria ;^-^ ainda vai demorar algum tempo ate montar o meu sistema de WC mas ja agora expliquem-me o radiador tem espaço nele para o ar passar atraves dele ou criaria-se uma corrente de ar k bateria no radiador subia por cima e sairia pela fan atras? (estou a falar do desenho nº 2 )
nao sera essa a melhor opçao a ter em conta na construçao?

ah e uma nota k nao cheguei a dizer o meu sistema sera externo feito em acrilico como nao ando com o computador de um lado para o outro e como acho bem mais seguro ter o recipente do liquido longe da caixa lol é k isto em minha casa é muito propicio a acidentes ter caes grandes é no k da lol

logo tamanho nao é problema resta saber o k fica melhor posiçoes das ventoinhas e direcções

ah acerca do design do ZoMmMm isso ai esta bom para dissipar o calor mas o ideal nesta procura é alguem de dissipar o calor é ajudar a arrefecer a agua dentro do radiador
ah é verdade ZoMmMm baixar as temperaturas rapidamente é facil é so meter um peltier mas ai existe o problema da condençasao :( logo o que uma pessoa tenta encontrar com estas engenhocas é tentar manter o liquido á temperatura ambiente ou se possivel um pouquito menos acho que o ideal seria cerca de 25º para todo o sistema nao existiria condensação os componentes sentiriam-se felizes e era tudo perfeito LOL

logo a soluçao radiador in a box deve ser a melhor alternativa (apesar de nao ser a melhor para se meter dentro da caixa do computador)


PS: ah outra duvida o k sera melhor ter a caixa hermeticamente fechada ou com um filtro de ar por cima do radiador? e as fans de escape com mais cfm k as k metem??????
 
O ar TEM de passar entre o radiador !
Passar á volta n resolve nada...

Kuanto aos filtros... axo k ñ são boa ideia, pk ai o ar em vez de passar pelo radiador, entra pelo filtro e sai pelas FAN's ou vice-versa.

O uso de peltires é uma boa opção, mas ai claro k todo o circuito tinha de ser isolado, mas para isolar o circuito prefiro fazer um chiler, em vez de radiador metia o deposito dentro de um mini congelador, mas com o tempo...

Para já o k se ker é por a temp da água o mais próximo da temp. ambiente, isto acontece-me com o CPU em defaut, mas com OC chego aos 50ºc !! (Vcore de 2.2... :D)
 
ah bom entao eu nao terei muitos problemas em manter
tudo a < 30 visto k eu com vcore nao devo brincar muito
pelo menos nao depois de ter lido o k se tem passado com os PIV um piv em grande overclock passado 8 meses ja deve andar underclock lol
 
Já estou a ver ventoínhas a mais... que é feito do silêncio? uma das outras grandes vantagens do WC?
 
num sistema de WC mete-se tudo ventoinhas a 7v logo o silençio reina lol bem vou mas é traduzir aquela pagina aquela caixa ta gira :)
so lhe falta um baybus giro lol

Temperature CPU at rest 32°C, in intensive load (quake 3 in demo all the night!) 50°C with ambient temperature of 20°C. Not badly not; -)




50º com uma temperatura ambiente de 20º isso nao é demasiado alto????? parece-me muito ou nao?
 
Última edição:
simples... isso tb me aconteceu no inicio! temps baixas em idle e muito altas em full load!
a razão é muito simples, tem tudo a ver com baixo fluxo de água, pois em idle a passagem de água é suf pra dissipar o calor mas ao entrar em full a agua ñ consegue dar vazão a tanto calor e depois as temps sobem!
Ora a solução que encontrei foi fazer um novo WB com canais mais largos e bocais de maior capacidade e tive o meu prob resolvido 30º idle 36/37º ful load com a temp ambiente de 20º!
Agora imaginem o meu novo WC :D tudo construido em tubagens de 1/2 . Calculo que tenha um flow de 700 l/h logo a dif entre full e idle devem minimas!
è claro..... tive aquelas temps até queima-los.... sim queima-los.... eram dois belos amd... snif.... um corria a 1200 e o outro a 1300.... e ñ foi por OC!!!!!!!!! :005:
 
xii como é k morreram esses amd???


ja agora esclarece-me uma coisa as saidas do radiador sao de 1/2 e as tubagens todas k passam pelo sistema sao de 1/2 correcto? isso é o melhor?

ja agora o que é melhor num WB forçar a agua a dar mais voltas em labirinto pelo WB ou é melhor como disseste passagens largas pelo bloco e um fluxo muito rapido pelos WBs
 
simples, quanto mais tempo passar a agua no bloco mais ela aquece. logo se auentares o fluxo aumentas tb a velociade de passagem da água e a sua quantide pois quanto mais água mais calor é absorvido por ela!

de que morreramos WB............. acindentalmente :rolleyes:
a sério... um morreu por causa de pasta termica fatuja e o outro morreu por aquecimento, o que é invulgar visto que no WB estava a correr metanol liquido a -50º e ele estva em default!
simples de saber o que lhe aconteceu..... o wb ficou desencostado do core devido a um sensor de temp externo!
Como tal foi tudo acidentes e nehum foi por OC!
 
entao um sistema em N no waterblock deve ser o melhor sistema :) não? canais grandes e uma saida quase directa isto aliado a uma bomba poderosa deve ser excelente

ja agora uma duvida NeotoPower tu meteste um coopershim no cpu? é k isso tb deve ajudar a assentar
ah e eu tb kero meter sensores de temp externos mas agora deixaste-me com medo...... aquilo é tao finino como é k o bloco ficou desencostado? ou bastara aquele mm ou menos k tem o fio para dar problemas?
 
esse setup tem um erro fatal a meu ver é que ta certo k o watercooling esta feito para diminuir o barulho dentro da caixa mas a caixa mm com WC necessita de ser refrigerada eu por exemplo numa chiefetech vou ter uma ventoinha de 80 na parte da frente na gaiola dos discos e 2 atras a retirarem ar
 
Dominion: Nos diskos a tirar ?? sair o ar pela frente ?? Err... o ar tem de sair por trás e pelo cimo...

Kuanto ao fluxo... se calahr os WB "oucos" devem ser melhores por causa desse probelma.... ñ tem canais para dificultar a passagem da água e ela assim entra e sai rapidamente!

Kuanto a esses sistema... axo k esse " T " ta errado, pk assim hexiste a possiblidade de um dos WB receber mais fluxo do k o outro, se forem boms WB e um boa bomba, deve passar 1º em um e depois ligar ao outro, se for um sistema de kualidade a temp de entrada no 1º WB ñ deve ser mt diferente da de entrada do 2º (saída do 1º). Perceberam ? lol :rolleyes:

Estou a penssar em fazer um circuito fora da caixa... um caixa em akrilico com a bomba e o radiador... vou fazer umas projectos e já posto aki para ver se tem alguma falha! ;)
 
Back
Topo