Arrefecer radiador....

Originally posted by ZoMmMm
Epá... já fiz o projecto da caixa... mas ñ conssigo por o Scaner a bulir no XP ! >( >( K Merd* !

Axo k akilo deve ter algum resultado !

Em relação a outro assunto... kuanto aos blokos do mASO, eu tenho ca um em casa e axo k é kuase perfeito... mas tem um defeito, é a placa do meio, ele é contituido por 3 placas, a do meio é igual ás outras, e devia ser mais grossa para ter ums canais mais largos, para ter melhor flow!

As placas têm 5mm de espessura, a do meio devia ter 10mm como os dakela theard "WC por 100€" , fiz esta semana um WB para a minha GF e tb meti a placa do meio com 10mm para k a água passe melhor! Os canais são da grossura dos canos do sistema !

O WB do mASO é o ponto do sistema em k "aperta" mais a água...

Kuando tiver tempo e "cobre" faço um com canais mais grossos, lá vou ter de ir outra vez roubar o cobre dos kuadros eléctricos trifásicos da EDP ! lolol :-D

O que o neotopower disse de arrefecer a broca é muito importante, eu tb apredi à maneira dolorosa, e custou-me uma broka >(

Isso de meter placas de 10mm prá camara, fui eu que meti no inicio, mas na teoria acho que sao melhores as camaras de 5mm, eu tinha tado a convencer o maso a fazer isso mas estava á espera que aquilo fosse dar melhores temperaturas, acho q as de 5mm sao melhores q 10mm, apesar de nao se notar nas temperaturas, se fossemos analizar as temperaturas duma maneira mais exata aposto q 5mm de altura é melhor q 10mm
 
K?? como é k uma placa de 5mm pode ser melhor k uma de 10mm ... podes dizer k pode ser "kuase" a mesma coisa, mas melhor n é de certeza! se os canais forem maiores há mais corrente no circuito !
 
Bem quanto á questão das grussuras digo-vos que quanto menos placas tiver melhor, ou seja, se tiverem tres placas o wb só atinge o rendimento max na primeira placa (a q está mais prox do cpu) pk nas ligações á perca de performance pois o estanho conduz menos que o cobre, isto claro se usarem estanho mas se usarem prata tal facto tem um impacto nulo!

O ideal seria utilizar um bloco unico mas como isso é dificil de fazer a solução será fazer um bloco mais grosso com os canais tipo 15mm e utilizar uma tampa liza em cobre soldada.
Deste modo teria-se quase o max de eficiencia do wb.

Agora sempre podem fazer como eu... faze-los em duas metades, tipo juntar duas barras de 10mm e fura-la de modo a fazer uns canais e depois aplicar uma tampa do lado furado!
Eu actualmente estou a fazer um por este método mas com uma pequena particularidade... tem canais interiores de 3/4 de polegada ( 16mm) , ou seja, teria de arranjar uma bomba de água capaz de um débito superior a 1200 l/h pra notar algum afrouxamento do fluxo!

Mas apesar deste tipo de bloco ser exelente e termos de fluxo tem um defeito... leva demasiada soladadura e tem muitas partes, como tal vou optar por construir um torno mecanico pra suportar uma freza, ou seja, uma plataforma capaz de se movimentar em 4 eixos de forma estavel pra poder fazer os canais sem qualquer tipo de furos que trespassem o cobre!
Efim.... uma manhã ou mais de trabalho... mas que se lixe... tenho tempo :rolleyes:


a propósito... estou na fase de testes.... em breve ati 8500 WColled e tb ram's, northbridge, etc, etc :D
Suprendidos? Ora bem, o rapaz deitou a maõ a umas barrinhas de cobre 60x10 com 3 m e agora ñ consegue estar quieto ;)
 
Exatamente... axo k kuanto maior forem os canais melhor deve ser a ciculação... mas ok...

Neto : Se arranjasse uma barra desse tamanho fazia era um WB para os diskos ! ;)
 
eu acabei ontem de fazer as 3 placas d cobre p/ o wb... é mta louco! tenho de começar a fazer wb aí pró ppl:D

em relação à refrigeração, ñ era preciso quase nada, pois quando a broca prendia, invertia-se a marcha e saía normamente.... fiz os buracos com a broca d 5mm pk akele berbequim é de mil e tal watts e mandava um coiçe do caraças! foi curtido! para cortar as barras de cobre, (fizeram-me comprar 1m nos armazens da EDP) como vi q com a folha d cortar ferro ñ cortava nada, comprei uns discos prá rebarbadora de cortar cobre e tass.... VVZZIIIING!
 
oc-nigthmare... mil e tal wats... ok agora esperimenta fazer isso num berbequin de culuna (engenho) de 5000w de potencia! Só pra teres uma ideia digo-te que já se lá partiram brocas de 35mm de aço especial pra corte de inox, ou seja, brocas de 50€+iva e acredita.... brocas mais resistentes que aquelas ñ se encontram!
Coiçes :D :D :D :D ainda ñ viste nada ;p tenho aqui uma perfuradora (berbequim) que ao prender uma vez a furar um barra de ferro, alem de ter lixado a maõ do empregadoque o operava, ainda rebentou com o cabo de alimentação o qual tinha uma secção de 14mm! Isso sim foi um coiçe ;p
ñ cortes á rebarbadora o cobre! o calor gerado pela fricção do disco abrasivo (disco de corte) tem tendencia a derreter o cobre como fosse manteiga! Esse tipo de disco custuma por o ferro ao rubro, agora imagina o cobre 8o
Agora, se ñ tiveres outro meio de cortares o cobre vai a uma loja de ferragens e compra discos pra corte de inox com a espessura de 1mm ou então de 1,5mm.
Este tipo de discos alem de ter um corte mais suave aquecem bastante menos o material e ñ são assim tão caros! 2€ maximo!

ZoMmMm....
a propósito... estou na fase de testes.... em breve ati 8500 WColled e tb ram's, northbridge, etc, etc
 
mmmm...
too late;)
o wb já tá todo feito... vou soldá-lo daqui a pouco (com o maçarico de chamuscar os porcos:D )

saíu tudo bem.... só o buraco da placa do meio é q ficou um conhe à getto... enfim:D
 
Akilo deve ser um mini frigorifiko k se liga á electricidade, se assim for resulta mt bem !
É como o live tem o dele...
Tb keia arranjar um ! :(
 
Aquilo parece-me uma geleira mesmo foleira, até porque se vê aquelas *coisas* azuis que mantêm a temperatura baixa.

Parece-me tudo feito às três pancadas. Por outro lado, dava jeito que ele ligasse a board para se ver alguma coisa. :D
 
Back
Topo