Arrefecimento de ssd M.2 nvme.

Dizplay

Power Member
O meu ssd m.2 mal ligo o pc vai para os 50 ºc e a partir daí é sempre a subir conforme o uso. Em média ronda os 62 ºC mas já o vi nos 70ºC sem grandes esforços o que me deixa preocupado. Ainda estamos numa época fresca, imagino no verão.. O resto do pc está ótiimo a nível de temperaturas. Tenho duas fans de intake frontais (uma delas bem virada para o ssd em questão) e uma de exhaust atrás.

Sei que a minha board (asus prime A z270) permite o encaixe de um suporte para uma ventoinha de arrefecimento para o ssd m.2 mas estava a pensar usar dissipadores de calor de cobre para memórias ram mas não sei onde comprar isso a um preço razoável.

Alguém com o mesmo problema com uma solução eficaz para isto?

Agradeço possíveis dicas vossas pessoal.

cumps.
 
qual é o ssd ?!?
ok, desculpa. Realmente, dava jeito ter mencionado.

É um mydigitalssd bpx 240GB.
A nível de performance tudo impecável, as temperaturas é que me assustam e pelo que tenho lido tem sido reportado por vários utilizadores destes tipo de ssd's com velocidades mais altas como por exemplo os samsung 960 evo/pro.
Pelo que li é essencial baixar estes valores para conservar o dispositivo o mais possível e é nesse sentido que procuro uma solução.
 
Última edição:
Podes sempre colocar um dissipador como o VoRtAn colocou no dele:
http://share.pho.to/A1b7Q#fullscreen-modal
Boa. Mod interessante. Também estava a ponderar fazer isso mas com uns disspadores de cobre. Essa forma de fixar não tinha visto ainda e agrada-me porque parece não ter uso nenhum de adesivo ou cola térmica o que permite conservar a garantia do ssd.
@VoRtAn_MaDgE conseguiste uma diferença fixe nas temperaturas com esses dissipadores? Como fixaste?
 
Boa. Mod interessante. Também estava a ponderar fazer isso mas com uns disspadores de cobre. Essa forma de fixar não tinha visto ainda e agrada-me porque parece não ter uso nenhum de adesivo ou cola térmica o que permite conservar a garantia do ssd.
@VoRtAn_MaDgE conseguiste uma diferença fixe nas temperaturas com esses dissipadores? Como fixaste?

Adesivo térmico entre os chips de memória e o dissipador.
Preso com braçadeiras.
Torture test no disco max 48ºC penso....em windows 30 e poucos em uso normal penso que era isso.
Entretanto precisei de mais espaço no disco de sistema e tive de trocar por disco mais lento mas maior, mas nota-se bem a falta de velocidade quando passas de NVME para disco ssd "normal" em tarefas de hdd mais intensas...ando a namorar os 960 ...
Face ás temps de origem...nem tem comparação tendo em conta que consoante a caixa, airflow, disposição do slot M.2 na board faz 80/90ºC a fundo....

Airflow ativo no disco sem material direto para dissipar em pouco vai ajudar, para teres uma ideia eu tinha o meu entre a board e uma 980TI/1080TI literalmente em cima, o slot m.2 na Maximus VIII Gene fica debaixo da vga, airflow era bola assim dizendo... pouco da vga apanhava, mesmo do cooler dela ou aiflow das ventinhas frontais da 500R... caso adquira novo NVME vai levar o mesmo tratamento.
 
Última edição:
Diferença abismal, é mesmo isto.
Queria conservar a garantia e pelos vistos não convém degradar os autocolantes da marca com o adesivo, mas vou mandar vir na mesma uns dissipadores desse género e testar prende-los diretamente ao disco com as braçadeiras. Se não tiver ganhos penso em por o adesivo e arriscar sacrificar a garantia.
Os teus parecem mesmo no tamanho certo. Os que vi são mais pequenos. Consegues mandar-me o link de onde compraste ou alguma referência do produto para procurar isso?

A minha board tem dois slots m.2, um deles entre o cpu e a gráfica e o outro em baixo no canto inferior direito e é neste último que tenho o disco, mesmo assim tá quente, imagino se tivesse em cima..
Obrigado pelo testemunho.
 
Diferença abismal, é mesmo isto.
Queria conservar a garantia e pelos vistos não convém degradar os autocolantes da marca com o adesivo, mas vou mandar vir na mesma uns dissipadores desse género e testar prende-los diretamente ao disco com as braçadeiras. Se não tiver ganhos penso em por o adesivo e arriscar sacrificar a garantia.
Os teus parecem mesmo no tamanho certo. Os que vi são mais pequenos. Consegues mandar-me o link de onde compraste ou alguma referência do produto para procurar isso?

A minha board tem dois slots m.2, um deles entre o cpu e a gráfica e o outro em baixo no canto inferior direito e é neste último que tenho o disco, mesmo assim tá quente, imagino se tivesse em cima..
Obrigado pelo testemunho.

Não comprei o dissipador, fui eu que os fiz, aproveitei de um custom cooler que fiz para uma Asus V7100vmodded que tinha lá em casa com uma Tornado :D
 
Back
Topo