"Arriberder-Xi" Iol Express

HyperRush

Power Member
http://tek.sapo.pt/4O0/443064.html




IOL cancela serviço IOL Express a partir de amanhã


O IOL está a enviar mensagens aos seus clientes de serviços ADSL explicando-lhe que a partir de amanhã irá suspender a oferta IOL Express a novos clientes. O Internet Service Provider justifica a decisão como uma "consequência da actuação da Portugal Telecom no mercado de banda larga", explicando que enquanto "detentor da infra-estrutura, actuando simultaneamente como operador grossista e retalhista, a PT aumenta injustificadamente os custos dos operadores conduzindo a esmagamento de margens", detalha a carta a que o TeK teve acesso e que considera as práticas da PT como uma tentativa de eliminar a concorrência.

O ISP da Media Capital garante que esta decisão terá um efeito temporário até que "o Governo e os organismos reguladores obriguem a PT a estabelecer no mercado, condições de rentabilidade e livre concorrência".

A mensagem esclarece ainda que os actuais clientes não serão prejudicados com a decisão e que o serviço continuará a ser-lhes prestado sem qualquer interrupção. A Media Capital marcou para amanhã de manhã uma conferência de imprensa onde se supõe vá falar sobre este assunto. Contudo, contactada pelo TeK, uma fonte da empresa não quis comentar o assunto remetendo qualquer esclarecimento para o evento marcado para amanhã.

Recorde-se que o IOL assim como o Clix já haviam suspendido as suas ofertas especiais de acesso Internet para o projecto conduzido pela UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento, o e-U Campus Virtuais, alegando falta de condições para promover uma oferta comercial diferenciada para estudantes, em consequência das condições concorrenciais neste mercado.

Os ISPs têm reunido por diversas vezes com a Anacom, regulador das comunicações, no sentido de expor os seus argumentos e tentar alterar as condições da oferta grossista, sem sucesso. Nos últimos meses de forma consertada ou individual têm insistido em novas formas de pressão. O Clix, detido pela SonaeCom foi o primeiro dos ISPs a equacionar a possibilidade de cancelamento provisório do serviço ao que se seguiu uma queixa formal contra as práticas concorrenciais da PT Comunicações nesta área (também levada a cabo pelo IOL).

Ainda no ano passado, o presidente da SonaeCom, Paulo Azevedo, afirmou estar em preparação uma queixa junto da Comissão Europeia contra o grupo Portugal Telecom não só respeitante às práticas na área da Internet, mas sobretudo visando a actuação do operador histórico desde a liberalização do sector fixo de comunicações.

Na mesma altura (durante o congresso anual da Associação Portuguesa das Comunicações) o presidente do regulador, Álvaro Dâmaso mostrou-se disponível para rever as condições do mercado grossista e retalhista ao longo de 2004 sem avançar datas concretas para uma decisão.

Notícias Relacionadas:
2003-12-05 - IOL cancela ofertas especiais de acesso ADSL para projecto e-U
2003-10-21 - ISPs reúnem-se com ANACOM numa última tentativa para alterar modelo de ADSL
 
Quando as receitas das linhas fixas começam a baixar... alguem tem de pagar...

As politicas da PT são lamentaveis e só tornam o panorama actual das nossas ligações num degredo ainda mais degradado!
Mas quando isto (país) for invadido pelos grandes ISP's europeus eu quero ver quem é que se vai manter na PT!... :004:
 
Originally posted by 3n0k
Mas quando isto (país) for invadido pelos grandes ISP's europeus eu quero ver quem é que se vai manter na PT!... :004:

E isso vai acontecer? Espero bem que sim.

Quanto à PT, muita coisa que a PT faz pode não ser a mais correcta, mas é obvio que quem detêm o bolo não gosta de partilhar as fatias com os outros. Quem tem culpa não é no meu ver a PT, mas sim quem não faz nada para mediar o mercado das comunicações em Portugal.
 
espero bem que aconteça. Claro que dou preferencia a ISP's portugueses mas a PT precisava de uma liçãozinha... é que kem se f*de somos nos....
 
pelo qe sei em lisboa, principalmente e no porto tambem, a Oni esta livre das mariquices da PT e ANACOM, sim porque esta vai fazendo conforme a PT gosta ou nao. pois o governo ordena e ANACOM n liga, os ISP's Protestam e a ANACOM n liga. li uns rumorezitos que a PT estava a Processar a ONI pela publicidade exposta por Lisboa. tadinha da PT.
Quando a Iberdrola(que tem parte na ONI) se lembrar de investir mais a sério, nem têm tempo de dizer ..ai. alias a PowerLIne la entra com força, e aqui ja se vende os conversores para Power Line, pena as linhas serem ainda em muitos lados um pouco irrequietas
 
As queixas apresentadas pela PT por publicidade enganosa por parte dos outros operadores, neste caso da Oni, como já aconteceu pela Tele 2, foram queixas GANHAS. Isto porque os outros operadores, certamente com a melhor das intenções enganam-se SEMPRE nos valores comparativos com os tarifários da PT Comunicações.

De qualquer modo, e dado que o processo é tão simples, mudem (se tiverem) de operador fixo para um destes dois. Depois façam as contas. :)

---

Em relação a este caso concreto, e como já disse noutras oportunidades, a PT serve de desculpa também para a má gestão de outros. Alegar o "corte" de serviço porque foi lançado o ADSL Light é atestado de parvoíce aos clientes IOL.

O SAPO ADSL Light é uma oferta fraca para o cliente e duvido muito da eficiência da mesma. Na minha modesta opinião, este produto serve "apenas" para promover o seu irmão mais velho, o SAPO ADSL normal.

Por outro lado, a Netcabo também lançou a mesmíssima oferta sem que estes operadores tenham feito qualquer barulho...

A PT cumpre as determinações da ANACOM, não tem outro remédio. Pode contestá-las como qualquer cidadão/entidade se assim o entender. É o que faz grande parte das vezes.

Vejam as decisões da Anacom, no seu site.

---

Quanto à powerline, estou expectante. :)

O serviço é curioso. Embora não consiga, para já prever a troca da minha ligação Cabovisão (que é uma autêntica maravilha!).

Agora... se a EDP lança isto, será que vão haver operadores que também queiram utilizar a infra-estrutura da PT? E será que vão fazer o mesmo barulho? Como vai ser na altura?
 
Última edição pelo moderador:
entao é a anacom que funciona mal... por exemplo a internet com preço fixo... foi aprovado no governo do guterres ha muito tempo, se está na lei e não cumprem pq não são punidos? é pq se na altura isso saisse não tinham tanta venda nos produtos banda larga. Daqui a uns anos.. talvez 10 anos dps de sair no diario da republica, é que metem 56k preço fixo, quando o pessoal estiver agarrado à pseudo-banda larga e ja nao kerer saber de 56k.
enfim... ja ninguem manda...
 
Sim é verdade... o Sapo ADSL é mesmo uma m€rd@ com F grande! Não percebo se alguém vai aderir aquilo, o serviço simplesmente não tem lógica, preferia continuar nos 56k.

Foi o que eu disse em cima, a PT não tem culpa, quem deve moderar as comunicações é a Anacom e é deles que os outros ISP's se devem queixar.
Não estou a defender a PT, já fiz também muitas criticas à mesma, não concordo com muita coisa que eles fazem, mas lá está, se eles fazem é porque a Anacom deixa.

Espero, como alguém disse que vejam operadores para Portugal com preços competitivos (isso vai mesmo acontecer?? hmmm...), caso não venham, vivemos com o que temos, como temos feito até agora.
 
amigo kanguru, estás equivocado (assim como muita gente que pensa que a flatrate não passou porque o papão da PT a comeu). :)

Passo a explicar.

- O Governo na altura determinou que devia existir a flatrate;
- A ANACOM decidiu regulamentar a oferta, ou seja, determinou preços máximos que o serviço devia custar para o cliente.
- A partir daqui, TODO E QUALQUER OPERADOR podia lançar um serviço de acesso flatrate. A ONI que é mencionada acima podia ter lançado há ANOS o serviço flatrate, assim como a netc, como o SAPO, etc. Só não o fizeram, porque as margens de lucro para estes ISP's eram tão baixas, mas tão baixas que NENHUM quis.

Essa é razão pela qual a flatrate nunca passou do papel. Esta também é a razão pela qual o acesso flatrate para um dialup simples está para desaparecer no mundo.

Actualmente, o serviço adsl é um acesso flatrate, com ligeiras alteraçoes. :)

---

Greven, há muita coisa que a PT devia ter feito e devia fazer. Antes demais, respeitar os clientes como tal. Escutar as suas reclamações, corrigir problemas, lançar produtos mais segmentados, etc.

Se antes a inércia se devia ao funcionalismo público da coisa, neste momento algumas críticas são apontadas pelo facto da PT ser totalmente privada e estar cotada na bolsa. A pressão dos accionistas é muito grande... nem que para isso se esmague alguns clientes.
 
Originally posted by SUp3rFM

De qualquer modo, e dado que o processo é tão simples, mudem (se tiverem) de operador fixo para um destes dois. Depois façam as contas. :)
Só te esqueces-te de um pormenor. A taxa mensal que se paga à PT.
Aliás, eles são tão bons que se telefonares a pedir a suspensão da linha eles propõem redução de 5€ na taxa mensal e oferta de 2,5€ em chamadas por mês. A continuação da taxa mensal desde que existe rede móvel é uma aberração.
Agora perguntas-me porque continuo a ter telefone fixo? Porque na casa dos meus pais não há rede nem da tmn nem da vodafone.
 
A PT já sugeriu modelos de gestão, que por exemplo, isentam o pagamento da assinatura mensal. Guess what? O quadro legal do sector não deixa passar essa medida.

O pagamento de assinatura é um dos contras que faz diminuir todos os meses o nº de clientes da telefonia fixa. :)
 
Originally posted by SUp3rFM
A PT já sugeriu modelos de gestão, que por exemplo, isentam o pagamento da assinatura mensal. Guess what? O quadro legal do sector não deixa passar essa medida.

O pagamento de assinatura é um dos contras que faz diminuir todos os meses o nº de clientes da telefonia fixa. :)

Como assim SUp3r? O quadro legal, queres dizer a lei em vigor? Mas isso então é estúpido.
 
Originally posted by SUp3rFM
O SAPO ADSL Light é uma oferta fraca para o cliente e duvido muito da eficiência da mesma.

Para mim este serviço não passa de um Roubo... :rolleyes: (Coitados daqueles que optam por este serviço tendo que ficar atracados a ele durante um ano). É a minha opinião :).
 
Originally posted by greven
A sério?? :004: :004: :004:
Sim. Porque é isso que eu tenho agora. Havia outra hipótese que se não me engano era de um desconto de 7,5€ em chamadas por mês mantendo o valor da assinatura. Eu optei pela primeira.
Tenho isso há dois ou três meses:D
 
Originally posted by BlueBird
Para mim este serviço não passa de um Roubo... :rolleyes: (Coitados daqueles que optam por este serviço tendo que ficar atracados a ele durante um ano). É a minha opinião :).

Curioso ou não, acabei de estar com uma amiga minha que vai aderir a isto... Tem o SAPO ADSL Standard e usa pouco. Compensa-lhe mudar para este tarifário. Go figure.
 
Originally posted by greven
Como assim SUp3r? O quadro legal, queres dizer a lei em vigor? Mas isso então é estúpido.

Exacto... Segundo a legislação, tal poderia ser considerado dumping. Por outro lado, Portugal é o país da União Europeia em que a assinatura é mais barata.
 
Tb conheço uma pessoa que aderiu ao Light, mas neste caso penso que tenha sido por falta de conhecimento do mundo da informatica/internet.
Apesar dos avisos penso que vai ter um ataque quando vir a 1ª conta.
(opinião pessoal)Legalmente é perfeitamente correcto, mas moralmente é um roubo especialmente quando tens nas caracteristicas a dizer que não tens limite de download........lol.

Quanto ao resto a PT é apenas um empresa e só faz o que lhe deixam fazer. Logo, há muita coisa em que a culpa é de quem faz leis e de quem vende coisas a preço de saldo.
 
Back
Topo