ARTelecom ADSL

por microondas eu entendo apenas ondas SHF... a partir daí deveriam ser consideradas não SHF mas sim EHF (não sei se estas têm alguma outra designação).... mas posso tar errado...

e segundo o que sei estas ondas acima dos 30GHz sofrem de atenuação atomsféricas bastante forte e algures por volta dos 60GHz até sofre fenómenos de ressonâncias com as moléculas de oxigénio... para além disso a força com que o seu sinal chega é muito influenciada pela chuva por exemplo...

certamente virá a ter muito mais utilidade para radares com "alta definição" do que para uso em comunicações

como seria de esperar as que poderiam ser utilizadas estão reservadas a serviços de satélite
 
Última edição:
e segundo o que sei estas ondas acima dos 30GHz sofrem de atenuação atomsféricas bastante forte e algures por volta dos 60GHz até sofre fenómenos de ressonâncias com as moléculas de oxigénio... para além disso a força com que o seu sinal chega é muito influenciada pela chuva por exemplo...

certamente virá a ter muito mais utilidade para radares com "alta definição" do que para uso em comunicações

A atenuação atmosférica é um problema em sistemas de microondas mas tudo na vida apresenta problemas. :P

como seria de esperar as que poderiam ser utilizadas estão reservadas a serviços de satélite

Nem por isso! Como já tinha dito, a gama dos 36 GHz é usada para comunicações fixas:
http://www.anacom.pt/streaming/cap1...d=183362&contentId=337404&field=ATTACHED_FILE

Espectro até 275 GHz. :wow:

[[]]
 
mesmo na banda dos 36GHz tens frequências reservadas que não podem ser usadas... está nos outros 2 links que foram colocados de uma forma mais específica que nesse...

e a atenuação atmosférica não é um problema é um grave problema...
 
Depois deste testamento se tiveres alguma coisa a acrescentar sou todo ouvidos.

Eu por acaso até tenho.

Se vivesses num país a SÉRIO de certeza absoluta que não falavas dessa forma, não trabalhavas dessa forma (porque vinhas para a rua), e se isso não acontecesse de forma livre e espontânea, pela vontade da tua entidade empregadora, vinhas para a rua de qualquer forma pois um ISP desse tipo nunca se ia aguentar nas canetas. Num país a SÉRIO, atenção.

Mas como vivemos na República das Bananas e das Bananeiras, tudo se faz e tudo se admite, como se constata pelo teu post. :) Se te permitem esse tipo de acções, acho muito bem que as faças, acrescento, cada um tem o que merece e se os clientes do ISP não fazem o que lhes compete (estão mal, mudam-se, seja de que forma fôr) só têm o que merecem.
 
claro que sim... é interessante... pode vir a ser útil.. mas no estado de desenvolvimento em que se encontra não é uma solução...

não esquecer que o VTS é um "radar experimental"... para se garantir acessos que respeitem os contratos não se pode começar a usar tecnologias "experimentais"... talvez no futuro...

veja-se que ainda nem o wimax é uma tecnologia amplamente usada apesar de não sofrer de tão graves problemas como o uso de frequências mais elevadas
 
não esquecer que o VTS é um "radar experimental"... para se garantir acessos que respeitem os contratos não se pode começar a usar tecnologias "experimentais"... talvez no futuro...

Experimental? O projecto de implementação nacional está planeado para terminar daqui a 3 meses. São praí umas 7 ou 8 estações de radar. :wow:

Sim, wimax é uma solução. Especialmente para ligações ponto-a-ponto.

[[]]
 
Eu por acaso até tenho.

Se vivesses num país a SÉRIO de certeza absoluta que não falavas dessa forma, não trabalhavas dessa forma (porque vinhas para a rua), e se isso não acontecesse de forma livre e espontânea, pela vontade da tua entidade empregadora, vinhas para a rua de qualquer forma pois um ISP desse tipo nunca se ia aguentar nas canetas. Num país a SÉRIO, atenção.

Mas como vivemos na República das Bananas e das Bananeiras, tudo se faz e tudo se admite, como se constata pelo teu post. :) Se te permitem esse tipo de acções, acho muito bem que as faças, acrescento, cada um tem o que merece e se os clientes do ISP não fazem o que lhes compete (estão mal, mudam-se, seja de que forma fôr) só têm o que merecem.

Não sei se percebeste bem, mas não sou eu que faço nem penso assim, são os proprios ISP's,
e apenas disse isso, devido a comentarios do genero "se nao resolverem o problema em 1 semana desiste" ou "eles que alterem as infra-estruturas para te garantir a velocidade é para isso que pagas", na minha forma de pensar, nenhum dos ISP existentes hoje em dia estao a prestar um serviço a 100% mas nao interessa o que pensamos nem o que fazemos, caso o façamos mal, dai dizer tens problema e queres reclamar? nao reclames para o ISP ou para a DECO, manda para a ANACOM.
 
como mais ou menos tudo neste país o prazo pouco diz...

e o facto de a implementação do sistema estar a terminar não quer dizer que esse mesmo sistema não seja experimental...
 
Back
Topo