1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Artigo acerca da violencia nos videojogos.

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Sparks, 8 de Julho de 2006. (Respostas: 33; Visualizações: 2231)

  1. Sparks

    Sparks Power Member

    Encontrei isto por acaso e está muito bem escrito, explicado e argumentado, é uma leitura (e opinião também) interessante acerca deste assunto.

    Hearing Impaired Editorial

    Fica uma parte escolhida ao acaso:

    ;)
     
  2. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Parti me a rir :D:D:D
    Pensava que iria ser "mais um" artigo, mas este está mesmo muito bom :)
    Boa leitura :D
     
  3. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Cá está novamente o GTA a ser criticado... Sim, não há dúvidas que pode ser um jogo violento, mas tal como está no artigo, a violencia depende do jogador que pode até andar pelas ruas de San Andreas sem fazer mal a ninguém (embora isso não tenha graça nenhuma).

    Convenhamos, um jogo violento nas mãos de uma criança é culpa dos criadores do jogo ou dos pais que compraram o jogo para o filho que não parava de fazer birra?

    Mais uma coisa que o artigo refere e que é bastante interessante: "you can watch real drug deals on The Discovery Channel, and there is fictional drug trading in many movies and television shows."

    Exacto, aquilo trata-se somente de um jogo, a televisão está bem mais acessível às crianças, tendo muitas delas uma televisão no seu quarto e basta-lhes mudar para o canal que quiserem. Elas não vão ligar aos avisos de "Para maiores de 10", se calhar até mudavam de canal se isso não aparecesse antes do filme.

    Então e que tal um livrinho? Ainda sou do tempo em que ligava mais a livros (Os Cinco, Clube das Chaves, Uma Aventura) do que à televisão ou a jogos... Os jogos se estão classificados de AO (Adults Only) cabe a quem o compra ter atenção a pormenores desses.

    Na minha opinião, antes de criticarem determinados jogos, liguem a televisão e vejam as imagens reais ou criadas com intuito de se parecerem como tal.
     
  4. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    a minha opiniao... TRETAS! Desde miudo que jogo jogos e vejo filmes ambos violentos, com drogas e nudismo. Não fez de mim nenhum delinquente, bebado, drogado, pedofilo etc...

    Tudo depende da pessoa, uma pessoa violenta se nao tiver o estimulo de um videojogo tem-no de outra maneira, e será violenta na mesma.

    Deviam preocupar-se mais com a distanciação social que isso causa nalgumas pessoas, isto sim ja vi acontecer... agora alguem ficar pirado com jogos nao, porque no fundo os jogos servem para fazermos aquilo que nao podemos na vida real!! E qualquer pessoa com, ja nem digo inteligencia, o minimo de senso comum percebo a linha que separa a vida real da fantasia.
     
  5. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Lindo :)

    O artigo está demais recomendo-o vivamente a todos :)
     
  6. Comcordo contigo. Não acho que um simples jogo de computador, no qual não és obrigado a usar a violencia como foi referido, possa mudar a vida e as atitudes de certas crianças, porque, tal como milhares de pessoas, eu joguei mt na minha infancia jogos minimamente violentos e no entanto nunca me envolvi numa briga...
     
  7. SHZR

    SHZR Power Member

    Acredita que pode.
    Certos estudos básicos (de Bandura) envolvendo repostas agressivas ou não face a estimulos agressivos, concluiram que a criança tende a seguir o comportamento menos apropriado.
    É claro que isto são estudos estatísticos, e poderá e, certamente, haverá determinada criança que não se deixa influenciar e apresenta uma conduta normal. O estudo também revela que os rapazes são mais agressivos que as raparigas.

    PS: Vcs jogaram GTA:SA na infância? Pois ...
     
  8. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    nesses estudos quando falas em estimulos agressivos falas em gritar com a crianca, dor, etc coisas que contrariam a vontade da crianca... Os vidiojogos sao um estimulo diferente..
    (corrije me se estiver errado em relacao as experiencias... ja q a unica ideia que tenho de bandura sao aqueles testes que ele fazia a animais que acelaravam o tempo de resposta quando sujeitos a estimulos negativos)

    Nao jogavamos GTA:SA pq nao altura nao havia, os jogos eram mais basicos... mas muitos envolviam muito pontape e muita morte...
     
  9. SHZR

    SHZR Power Member

    Os estudos envolviam um modelo que exibia comportamentos violentos. Depois saia da sala, e fica lá a criança juntamente com um boneco, sendo este o alvo da agressividade (assim como o modelo tinha feito). Não havia recompensas, incentivos ou algo de natureza contrária. Bandura baseou-se apenas na observação directa do comportamento. :)

    Eu acho que o GTA:SA é muito mais explicito em termos visuais em relação aos jogos do passado, e os bonecos parecem cada vez mais reais, servindo como modelos perfeitos. É claro que considero as diferenças individuais, mas as experiências são claras e o "meio" exerce influência na conduta da criança. Compreende-se. Está em desenvolvimento, e é facilmente influenciável pelas excitações sensoriais que a rodeiam. Agora, o papel dos pais (familiares) é primordial neste processo longo e contínuo de inegável vulnerabilidade, e serão eles que terão de regular os periodos de exposição a algo comprometedor.

    Por exemplo, quando cá está o meu sobrinho em casa, simplesmente não posso jogar CS 1.6 ou GTA:SA ..
     
  10. Jogador

    Jogador Power Member

    Isso depende de cada pessoa, tal como já foi dito. Eu por exemlo via filmes de terror desde pequeno e já jogo jogos "violentos" há muito tempo. É verdade que na altura os gráficos dos jogos eram maus e por isso quase nem se assemelhava à realidade, mas penso que os pais, ao comprarem um jogo que seja minimamente violento deveriam observar a criança para ver se esta se estava a tornar violenta. Dessa forma poderiam evitar que o filho se tornasse violento (não comprando mais desse tipo de jogos), caso ele tivesse tendência para tal.
     
  11. Bem, eu acho que discutir este tipo de coisas não nos leva a lado nenhum. Eu continuo com a minha opiniao... Acho que é mt mais perigoso o meio envolvente, como por exemplo comportamentos dos pais, do que um jogo de computador. Eu não joguei GTA na infancia mas joguei jogos violentos e tambem, pegando no exemplo do jogador, vi filmes violentos e nao entanto cá estou eu, e orgulho-me de dizer isto, sem uma unica cena de pancadaria...

    Por mais que se critiquem este tipo de jogos, acho que eles nao vao deixar de existir e de fazer sucesso entre as crianças e adultos.
     
  12. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    100% de acordo...se os jogos tem 18+ escrito na capa por alguma razão deve ser :rolleyes: . Logo, a responsabilidade cabe aos pais, plain and simple :P

    E isto já foi discutido aqui ;)
     
  13. Kotor

    Kotor Power Member

    desde que a tvi dos novos tempos está ao acesso de qualquer um, eu já nem digo nada... :002:
     
  14. Jogador

    Jogador Power Member

    Ya, mas quem é que vê a TVI?:P TVI, RTP só dão trampa, na minha opinião. Sic tem umas sérias bacanas tipo CSI. Isto só contando com esses quatro canais.
     
  15. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Sim, se tivermos em conta quem tem Cabo, eu por exemplo estou sempre em canais tipo Fox, Sic Radical, Sic Comédia, e outros. Para as notícias nem é nenhum dos 4 primeiros canais, é o Sic Notícias.

    Há muita trampa na televisão... E o mais grave é que as pessoas gostam!
     
  16. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Muito bom o artigo :)

    Este tipo de atitudes à Americano conservador mete MUITO nojo... atiram areia para os olhos das pessoas e fazem estes teatros com o suposto interesse de "proteger as criancinhas". :puke:

    Vendo o que passa na TV, a facilidade com que se vêm cenas de sexo/violência em filmes/séries esta perseguição aos jogos é ridícula. Basta ir ao google e passado 10 segundos estamos em sites nojentos com crianças e coisas bem piores :(

    Até certa idade quem compram os jogos são os Pais e mesmo que não fossem deviam estar presentes quando o miudo joga e talvez INTERESSAREM-SE pelo que ele está a fazer e envolverem-se.
    As lojas devem controlar a idade mas não estão para isso.

    A responsabilidade é dos Pais e de mais ninguém.

    E sim os jogos têm ratings por alguma razão. Também joguei Mortal Kombat e jogos piores mas sei que não devia. Isto aplica-se a tudo filmes/jogos/TV. Os miúdos só devem ver certas coisas a partir de certa idade. É preciso a idade para compreender certas coisas.

    A violência é fácilmente percepcionada por uma criança como forma de resolver problemas. Pode aprender isto na TV, em casa ou nos jogos.

    É importante uma criança ter boa noção de Realidade vs Ficção e só a partir daí pode ter acesso a certos conteúdos.
     
  17. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Não sei como está classificado o jogo DragonBall para PS2, mas é violento, e se formos ver como são as séries na televisão, é a mesma coisa. Nunca cheguei a saber se foi verdade a história do miúdo que saltou da janela de um prédio a gritar "Nuvem Mágicaaa!!", mas é um bom exemplo de falta de noção Realidade vs Ficção.
     
  18. Jogador

    Jogador Power Member

    Aconteceu mesmo isso? Nunca ouvi nada disso. Eu vejo dragonball desde que chegou a portugal (penso eu) e nunca se quer pensei em viajar numa nuvem mágica(que eu me lembre). Eu pensava era em fazer KAMEHAMEs :P
     
  19. rmb

    rmb Power Member

    ahh... entao?... e a mesma coisa... nao pensavas numa pensavas noutra...:007:
    Concordo a 100% k a televisao em si da muita mais violencia k um videojogo...e k defacto... violencia e uma criança ter televisao (pc secalhar nao tanto...) no quarto! defacto... quando se ve um filme para maiores da nossa idade, so da e gozo vê-lo!

    Admito k esta opiniao e um pouco off-topic... mas e a minha opiniao...:P ´

    cUMPS
     

Partilhar esta Página