Artigo Einstein@home no Público

Nemesis11

Power Member
Saiu hoje uma artigo no Público sobre o Einstein@home, quem penso que vocês também correm no BOINC.*

Projecto Einstein@home pede ajuda ao seu computador
02.04.2005 - 12h57 Andreia Brás (PÚBLICO)

Cientistas americanos e europeus estão a pedir ajuda para tratar os dados informáticos da busca de ondas gravitacionais - previstas pela teoria da relatividade de Einstein, em 1916, mas impossíveis de detectar directamente até agora. A tarefa de processar os dados obtidos por dois observatórios que procuram os efeitos gravitacionais de objectos com uma enorme massa, como as estrelas de neutrões e pulsares, é tão exigente que nem o mais potente computador a pode completar sozinho. Por isso é necessário um projecto como o Einstein@home.

A ideia deste projecto da Sociedade Americana da Física é usar os tempos livres dos computadores pessoais de voluntários para processar os dados coligidos pelos detectores de ondas gravitacionais Ligo (observatório de ondas gravitacionais americano) e Geo (observatório europeu), para tentar identificar ondas gravitacionais. Estes observatórios procuram sinais vindos de estrelas de quarks e neutrões, que são muito densas e compactas, e por vezes se transformam em pulsares.

Por terem tanta massa e tão concentrada, serão capazes de produzir ondas gravitacionais - que os cientistas definem como rugas no tecido espaço-tempo, produzidas por eventos violentos que envolvem objectos cósmicos com enormes quantidades de massa, como colisões de buracos negros ou a explosão de estrelas. Os observatórios Ligo e Geo podem detectar estes sinais se as estrelas estiverem perto da Terra.

O projecto Einstein@home é uma das muitas iniciativas do Ano Mundial da Física, que se comemora em 2005, dedicado a homenagear o centenário do ano em que Einstein publicou os artigos científicos relativos à teoria da relatividade, entre outros. De caminho, procura-se divulgar a física.

O funcionamento do Einstein@home é simples: quando os computadores não estão a ser usados, efectuam o download dos dados do Ligo e do Geo e procuram sinais de ondas gravitacionais. Enquanto procura, a protecção de ecrã mostra uma esfera celestial com as principais constelações vistas da Terra. Uma área a mover-se indica a zona do céu que está a ser pesquisada de momento naquele computador.

O Einstein@home é uma imitação do popular programa SETI@home, que atraiu cinco milhões de utilizadores, e procurava sinais de civilizações extraterrestres. Embora actualmente tenha cerca de 30.000 utilizadores, "o programa Einstein tem o objectivo de recrutar cerca de 100.000 voluntários" disse ao site Science Now Brune Allen, físico da Universidade de Wisconsin e um dos responsáveis pelo projecto.

Os interessados em participar na busca de ondas gravitacionais podem obter mais informações consultando o site http://einstein.phys.uwm.edu

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1219705&idCanal=13

*Se não correm o Einstein@home no BOINC, podem pegar fogo a esta thread....:D
 
Última edição:
Não é preciso pegar fogo à threat. :)
Só não concordo com o "Einstein@home é uma imitação do popular programa SETI@home".
Deviam ter escrito "Einstein@home é semelhante ao popular programa SETI@home".
Quanto à P@H no Einstein, eu noto que cada vez mais estamos a cair de posiçao (quando eu entrei estava em 80º e agora está em 97º)
 
Ó raios, só foi pena não aparecer no artigo nenhuma referência à nossa equipa. Pode ser que metade do pessoal que se vai inscrever depois de ler o artigo encontre a nossa equipa através do search (hey, só há duas com referência a Portugal e a nossa é 4x maior que a outra!) e a P@H ganhe na mesma :)


Encarnado,
Chegaste numa altura em que as outras equipas aceleraram :)
graph31zk.png
 
Strakata disse:
Encarnado,
Chegaste numa altura em que as outras equipas aceleraram :)

Nop cheguei na altura em que abriram as portas ao projecto :|
Eu ainda tive que esperar uns dias para me criarem a conta :|

Agora q tou no work, vamos lá ver se as minhas averages aumentam :D
 
Back
Topo