Artigo Física de Condução: GT5 Prologue >> Forza 2

xetiro

Power Member
Encontrei este artigo num blog generalista de video-jogos. Achei interessante pois suporta os seus argumentos com as evidências reais e não apenas por conversa de fanboy. Este artigo procura evidenciar alguns aspectos técnicos que ilustram bem a apurada física do GT5 Prologue a nível de condução.

There is no doubt in my mind that Forza 2 is an excellent racing game. Some can even say that it is the best racing game out right now, and I agree, Forza 2 has a lot going for it: good customization, hot paint jobs, a nice online trading system, engine swaps etc. But the thing is, some people want to believe that it has better driving physics than Gran Turismo 5, and they are truly mistaken.

Although driving in Forza 2 may seem real, let’s take a look at the DRIVING physics of each game. Here is a video of the drifting in Forza 2 (Rear Wheel Drive) http://www.youtube.com/watch?v=7OK1mDXoR2I&feature=related notice how when drifting in Forza 2, you do not have to turn before you drift (how you just slide right into the drift) well… this is absolutely the wrong DRIVING PHYSICS. If you can just drift around a 180 degree turn just by hitting the E-brake, that is incorrect, period. That is not how car physics work. Here is a video of Gran Turismo 5 (All Wheel Drive) http://www.youtube.com/watch?v=8qFl_vMS17I&feature=related notice how he takes the standard maneuver on turning before he drifts, that is the REAL way to drift in REAL life. Here is a video of REAL drifting in REAL life http://www.youtube.com/watch?v=CZMcDLUHDzQ&feature=related notice how they take the same maneuver before they drift (as seen in Gran Turismo 5 video) that my friends is how it is done in Gran Turismo 5 and in REAL LIFE. For instance, learning to drift in Forza 2, took me no time at all, it required little skill besides knowing when to start sliding. Any of you that have played Gran Turismo would understand that it takes a lot of practice to learn how to drift in Gran Turismo. It takes time and effort to know even the basics. I am not saying that Forza 2 has bad physics, in fact they are really good, just not to the accuracy of Gran Turismo 5. Both have their pros and cons, but when it comes to the physics, Forza 2 is outdone by Gran Turismo 5. This why the pros turn to the Gran Turismo series to practice their maneuvers, timing, breaking, turning, etc.

Fonte: http://www.thegameraccess.com/2009/01/forza-2-outdone-by-gt5-physics/
 
Para mim a série de corridas mais realista sempre foi Gran Turismo. Há quem implique com o facto dos carros não terem danos, mas isso não é culpa dos produtores, é culpa dos fabricantes que não querem. Mas como também o jogo não é um destruction derby, portanto não é propriamente para andar à cavacada aos outros carros, isso não me incomoda minimamente :D xD

O que é certo é que driftar é mesmo lixado, no GT4 só consigo com dois ou três carros e mesmo assim a maioria dos drifts é à sorte... :p
 
Mais que natural.

Quando saiu o Prologue já o Forza 2 estava ao serviço.

O verdadeiro rival deste GT5 é mesmo o Forza 3 que ainda deve sair este ano.
 
O verdadeiro rival deste GT5 é mesmo o Forza 3 que ainda deve sair este ano.


Nem mais, ;)

não se comparam coisas diferentes (Forza2 já está mais que datado, é um jogo velho), quando sair o Forza3 é que se pode comparar :p

E mais que a fisica, interessa a sensação de velocidade! e ai o GT5 perde com os seus frames limitados a quanto???? 30fps
???? :wow:


Jasus..... nem vale apena lançar flames :004:
 
Há vários tipos de drift nuns é preciso virar antes de fazer drift noutros não. O drift mais básico faz-se usando o travão por exemplo, por isso é que ele diz que basta o e-break e que aprendeu rápido. Já para não dizer que já vi pessoal a fazer drift no Forza como naquele vídeo do GT.

Sinceramente andei a ver cenas de drift no Forza e para fazer drift bem e com domínio pareceu-me bem complicado até a nível de tuning do carro. No entanto, foi o único simulador de carros em que alguma vez investi boas horas e não sou grande expert :P Agora se o GT5 tem melhor física ou não, pode ter não dúvido, agora usar só isto como argumento...

16.png
 
no GT5P é bastante dificil fazer drift, principalmente com RWD's potentes como os Ferraris por exemplo, naquele video do Evo ele está a usar o scandinavian flick...drift puro é com RWD :P

sinceramente o com que curti mais fazer prova de drift foi com o Daihatsu Cappucino Tuned... com umas alteraçoes nos pneus e nas afinaçoes, fico um mimo :D
 
Para mim a série de corridas mais realista sempre foi Gran Turismo. Há quem implique com o facto dos carros não terem danos, mas isso não é culpa dos produtores, é culpa dos fabricantes que não querem. Mas como também o jogo não é um destruction derby, portanto não é propriamente para andar à cavacada aos outros carros, isso não me incomoda minimamente :D xD

O que é certo é que driftar é mesmo lixado, no GT4 só consigo com dois ou três carros e mesmo assim a maioria dos drifts é à sorte... :p

Certinho, direitinho!


Nem mais, ;)

não se comparam coisas diferentes (Forza2 já está mais que datado, é um jogo velho), quando sair o Forza3 é que se pode comparar :p

E mais que a fisica, interessa a sensação de velocidade! e ai o GT5 perde com os seus frames limitados a quanto???? 30fps
???? :wow:


Jasus..... nem vale apena lançar flames :004:

GT, GT2, GT3, GT4, já são mais antigos que o forza 2/3, uarever.... e sempre tiveram uma boa física; por isso esse argumento não é relevante!

GT5 a 30FPS? Espero bem que não, senão eu não vou conseguir jogar isso! Tudo que for abaixo de 40FPS num jogo é para fazer doer a vista! Espero que não lancem o jogo nessas condições!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
A maioria dos jogos das consolas funciona a 30fps e dão na perfeição. No PC é que convém ter 60fps e abaixo do 40fps começa a ser uma desgraça.

Mas por acaso o Gran Turismo 5 Prologue funciona a 60fps (tanto em 720p como em 1080p).

Quanto à comparativo entre esses 2 jogos, nada de novo. Sinceramente julgo que não há comparação possível no que à física diz respeito. O Forza 3 vai ter que trabalhar muito esse aspecto para atingir o nível alcançado pelo GT5 Prologue, da mesma forma que a o GT5 final tem de trabalhar muito na inclusão de um sistema de danos ao nível dos restantes aspectos do jogo.
 
GT5 a 30FPS? Espero bem que não, senão eu não vou conseguir jogar isso! Tudo que for abaixo de 40FPS num jogo é para fazer doer a vista! Espero que não lancem o jogo nessas condições!

30fps é nas repetições, em corrida é 60fps.

o GT5 final tem de trabalhar muito na inclusão de um sistema de danos ao nível dos restantes aspectos do jogo.

Não há razões para desconfiar da Polyphony, tiveram (e ainda tem até ao fim do ano) imenso tempo para implementar e afinar tudo e mais alguma coisa no produto final.
 
Última edição:
Quanto à comparativo entre esses 2 jogos, nada de novo. Sinceramente julgo que não há comparação possível no que à física diz respeito. O Forza 3 vai ter que trabalhar muito esse aspecto para atingir o nível alcançado pelo GT5 Prologue, da mesma forma que a o GT5 final tem de trabalhar muito na inclusão de um sistema de danos ao nível dos restantes aspectos do jogo.

Como se tu soubesses alguma coisa do FORZA 2!

Cada post teu é tão, mas tão, tão tão tão tão tão biased que dizer que é ridiculo, fanboy ou qualquer outra coisa, não chega para o caracterizar...

O artigo é tão estupido, pois comparar Forza2 com GT5 Prologue, é a mesma coisa que comparar fisica/gráficos de um GOW1/Bioshock com o Killzone2!! Tem tudo a ver não tem?

Pior que o artigo é quem da crediblidade, mas isso prontos, problema de quem le e acredita.

Quanto ao Forza3 e o ter de trabalhar muito para chegar ao nivel do GT5 Prologue, so na cabeça de alguem que passou tempo a mais sentadinho no sofa a rir-se a fartazana e a ver videos do youtube com qualidade 1080p ;)

Quando sair Forza3 e o GT5, venham de la essas comparações, mais que adequadas.

Estas são feitas de fanboys para fanboys!! So nessas mentes é que isto faz sentido!
 
Venha Forza 3 4 5 6 , e GT 5 6 e 7... eu continuo a preferir o bom Live For Speed para jogar, ou entao GTR:x2:

Sinceramente ja joguei o forza 2 e o GT5 prologue, e não sei porque gostei mais do Forza... :S mas a nivel grafico gostei do GT5...Mas o que me irrita profundamente é a forma como os volantes dos carros se movem... que tem aquilo de real? Os voltantes viram todos 90º? Que treta é aquela? mas lá está. Se querem comparar os jogos é Forza 3 e GT5... O que estão a fazer é o mesmo que comparar o Mafia ao Godfather II, são do mesmo genero, a lutar pelo mesmo fim, mas com diferenças tecnologicas evidentes...

Fikem bem ;)
 
Última edição:
Mesmo. Se o Forza tem danos porque é que o GT5 não tem ?

Olha, pergunta aos produtores, se quiseres. Só estava a dizer o que tenho lido, e li que a razão porque não há danos nas séries GT é que ALGUNS fabricantes não querem ver os seus carros como um monte de sucata, mesmo em jogos. Não se esqueçam que já o GT4 tinha mais de 700 carros, nem todos os fabricantes podiam estar de acordo em ter danos nos carros. É estúpido, eu sei, mas o que é que os produtores do GT fazem? Tiram do jogo todos os carros de fabricantes que não os querem ver partidos, para poder adicionar dano aos outros? Metem dano nuns carros e noutros não? Escolhe... :p

O que é certo é que a série GT sempre foi simulação, e visto que nas corridas reais os pilotos também não andam à porrada com os carros uns dos outros, isso no jogo não faz muita falta... Quem quiser um destruction derby tem Flatout, porque GT não é assim que se joga. O que é fixe é ter a sensação de conduzir com o máximo realismo possível. Se alguém não gosta, respeito isso, e pode optar por outras alternativas, mas irrita-me ver muita gentinha aí a dizer que GT não presta só porque não tem dano, por favor...
 
Última edição:
dentro dos jogos mais arcade talvez seja bastante real sim, mas julgo que ainda esteja muito longe de ser um sim como o rfactor por exemplo
 
Back
Topo