Artigo Física de Condução: GT5 Prologue >> Forza 2

nuno2k não com volante nunca joguei, até pode ser espectacular eu acredito, eu gosto do GT5p não como simulador, mas como pseudo-simulador, as fisicas do GT5p não são tão realistas como esperava que ia ser... O deslocamento de massa não tem nada a ver com a realidade, isso ve-se principalmente nos saltos e embates... e outra coisa que ODEIO no GT5p é o volante que nao passa dos 90º, isso dá uma sensação tão falsa na condução, porque pessoas como eu sabem que quando viras para uma certa curva os teus braços reagem de uma forma, (ve o LFS por dentro) e o GT5p não tem nada a ver... Como pseudo-simulador está excelente, mesmo graficamente é impressionante, mas não chega para simulador... demasiado irreal.

fikem bem
 
Que queres dizer não passa dos 90º?

O GT5 tem suporte para 900º.
Em condução raramente uso mais do que 240º, só mesmo se for numa manobra lenta é que o faço, mas a possibilidade está lá.
Desde que o volante permita o uso de 900º, podes usar toda a amplitude.
 
mas afinal está-se a discutir a física e realismo da condução ou a física e realismo dos acidentes?
pelo menos a dos acidentes já se viu que é "estúpida" em todos eles...

no meu caso, no GT adaptei-me mais facilmente ao jogo que no LFS mas o LFS exige mais de mim para conseguir conduzir em condições...
mas em nenhum deles faço tempos decentes...
 
Eu falo do volante virtual Resev... vê todos os videos aquilo mete-me nojo, porque os gajos da polifony podiam ter feito aquilo muito melhor... Repara no youtube os gajos que usam o G25, vê os braços deles e os do piloto virtual... é simplesmente estupida a forma como o piloto virtual vira e como vira o carro... A mim faz-me muita impressão!
Resev outra coisa aqui ninguem disse que o LFS era perfeito simplesmente enquanto simulador é melhor que o GT5p e ponto final (LFS é gratis, e é de uma equipa diminuta que espera ajuda dos fãs, merece respeito por isso, e está cheio de pormenores desde o desgaste da suspensão até a fisica de deformação dos pneus), o GT5p é muito bom, o melhor graficamente mas tem uma condução adequada a qualquer idade e é mais para jogadores ocasionais, não leva o realismo a sério. É realista até um certo ponto, mas a verdade é que a fisica não é a mais correcta... e a finalidade tambem não é a de um verdadeiro simulador (daí eu chamar de pseudo simulador).
Muito bonito muito interessante, sem duvida o GT5 vai ser um excelente jogo, mas não vai passar de um jogo bastante realista, seguindo os passos do GT5p nunca chegará a um verdadeiro simulador (não estou a tirar credito nenhum ao GT).
 
Que queres dizer não passa dos 90º?

O GT5 tem suporte para 900º.
Em condução raramente uso mais do que 240º, só mesmo se for numa manobra lenta é que o faço, mas a possibilidade está lá.
Desde que o volante permita o uso de 900º, podes usar toda a amplitude.
Não, ele deve tar é a falar da parte em que mal se ve no interior do carro o volante a virar, é que no LFS não acontece.
 
Eu falo do volante virtual Resev... vê todos os videos aquilo mete-me nojo, porque os gajos da polifony podiam ter feito aquilo muito melhor... Repara no youtube os gajos que usam o G25, vê os braços deles e os do piloto virtual... é simplesmente estupida a forma como o piloto virtual vira e como vira o carro... A mim faz-me muita impressão!

Estás-te a referir então á representação visual do volante no ecrã.
Devo dizer que pouco ou nada reparo nisso, para mim aquele volante é mais para os espectadores do que para o piloto, gosto do aspecto interior dos carros, mas a mim interessa-me mais como o carro reage á amplitude, e aí não aponto falhas.

Quanto ao restante, estou cansado de rebater argumentos, não o farei mais, pelo menos não hoje, que já é tarde e amanhã tenho uma reunião de trabalho bem cedo.

Cheers.
 
Tanto um como outro são "simulators wannabes". Sim são bons. Sim são giros. Sim são graficamente (gt5) fabulosos.
Mas em se estamos a falar de física basta um jogo tão básico e "ranhoso" como um Live for Speed para destruir qualquer um deles.

Cruxifiquem-me, mas a realidade é essa.

LFS, GTR, RACE07, Rfactor só para citar alguns dos mais conhecidos para não mencionar outros mais "alternativos" e substancialmente melhores.
Para não falar claro dos danos físicos nos carros.
NO gt5 podes fazer uma prova o tempo todo a raspar nos rails e no cenário que chegas ao fim.
Experimenta saltar um corrector num LFS ou num GTR... é que tudo se resume a isso.
A física não é só qd estás na "pista" é para mim importante qd por erro de condução passas para o lado de fora.


Quanto a corrida e a drifts...depois de ouvir MUITOS dizerem que o Race Driver GRID é que é... só me resta calar e dizer-lhes para aparecerem num servidor de GTR para vermos como são as coisas.
 
Última edição:
(LFS é gratis, e é de uma equipa diminuta que espera ajuda dos fãs, merece respeito por isso, e está cheio de pormenores desde o desgaste da suspensão até a fisica de deformação dos pneus)

não, não é.
lá por ter uma demo, isso não faz do jogo completo um jogo grátis.
custa 24 libras, sendo 12 libras para a versão (S1) e 12 libras para a (S2).
 
A definição de "simulador" da techzone explica-se nos seguintes termos:

"....capacidade realista de um carro se espetar contra muros - e outros - desfazer-se em peças como na vida real."



Eu compreendo esta definição mas só porque acho que quem discute simuladores somente nos termos acima expostos, não tem capacidade sequer de se manter dentro de pista e pior ainda, fa-lo com um joystick.



Assim torna-se evidente porque aqui, afinal de contas, é mais importante um para-choques cair realisticamente que propriamente tentar chegar em primeiro lugar o mais rapido possivel com menos danos possiveis aplicando tecnicas (para se manter dentro de pista) que se usam na vida real e o simulador reage como tal.



sim, acabei de explicar o aspecto mais importante de um "simulador". GT5 LFS GTR etc entram nesta categoria perfeitamente. Uns até simulam coisas como danos e vá lá, flat spots etc e só mostra que vai num estado mais avançado que outros. Mas não faz dos outros "arcade".
Agora, vou jogar destruction derby pois nos vossos termos é o simulador mais realista. Nunca um para-choques caiu tão bem.



tou no lfsworld com o nick spyshagg
http://www.youtube.com/watch?v=xO3LINM0Y-k -< aqui podem ver a primeira e unica corrida em que participei no STCC antes de magoar as costas e abandonar a competição :) sou o Dan Silva, nº 11
 
Última edição:
siga...

Eu também já reparei nisso, mas "siga"....

Aqui está-se a discutir a física de 2 jogos e a conversa vai logo para os simuladores.

O GT5 prologue (ao contrário do GT4 e anteriores) tem uma física muito apurada e muito aproximada à realidade. Se tem falhas? Sim, tem algumas, mas se formos a ver bem o LFS ou o rFactor (que é um verdadeiro simulador) também tem algumas.
É evidente que o facto do GT5 Prologue ter tido uma grande evolução no aspecto da física em relação aos anteriores títulos da saga não faz dele um verdadeiro simulador, pois a falta de um sistema de danos acaba por ser um factor decisivo.

Está mais que visto que há aqui muita malta que não passou do GT4 e que apenas jogou o GT5 Prologue com os olhos ou com um comando num shooping....mas mais uma vez ... "siga"...


Mas para os que já perderam algumas horinhas a jogar o GT5 com um volante decente (tipo DFP ou G25) e não querem fugir ao tema, mas sim falar especificamente da física em pista dos dois jogos em questão, chega-se facilmente à conclusão que nem vale a pena entrar em comparações.

Acho que para não se perder tempo é preferível comparar a "física" do Forza 2 com o GT4, que me parece uma comparação muito mais justa, pertinente e adequada.
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Concordo que o LFS tem essas coisas, mas a diferença é que isso acontece quando destrois o teu carro, ou seja as suspençoes estao danificadas... tem os seus bugs que são as placas centrais e os pneus, que fazem coisas estupidas aos carros, mas estamos a falar em conduçao, e acidentes... e como disse antes LFS GTR Race estão noutro patamar, são verdadeiros simuladores para se jogar com um logitech G25 e aproveitar todo o seu hardware... O Forza e GT são pseudo-simuladores, imitam algo da realidade, mas ficam muito aquém disso... Digamos que são todos excelentes jogos nos seus generos e nos seus fins :D

Fikem Bem ;)

:zzz:

Bom, vamos lá tirar conclusões:

1º NENHUM jogo na actualidade consegue lidar a 100% com "física" em termos "reais"!
A prova está nos videos que aqui tem postado, tanto para GT's, como para LF's e afins!
E isso acontece porque é impossível, pelo menos com o poder computacional existente, reproduzir a 100% todas as mais variadas condições e situações em que um carro possa ser colocado; daí acontecerem aqueles crashes "idiotas", simplesmente porque o propósito destes jogos tambem não é esse... a ideia é "conduzirmos bem"; é esse o tipo de simulação que se pretende neste tipo de jogos! Não estamos a jogar Carmageddon's e afins!

2º Posto isto, o que realmente interessa é o "acomplishment" do jogo em termos de condução e física de "condução", comportamento do carro em curva, etc...
E nesse aspecto, acredito que qualquer jogo no mercado possa fazer valer os seus argumentos; pena os únicos termos de comparação que eu tenha sejam os GT-Series, o Daytona USA, e o Super Mario Kart! (E o Nigel Mansel's Grand Prix para o Spectrum tb.)

Assim sendo, o Super Mário Kart é automáticamente colocado de fora dos simuladores, porque é um jogo de "paródia", e o Daytona já é antigo e era, acima de tudo, um jogo assumidamente "arcade"!

Realmente, não posso fazer comparações entre os GT-Series e o outros que por aí andam, porque nunca os joguei; no entanto pelo menos isto eu sei: GT não é arcade!

Podem estrebuchar o que quiserem, miarem à força toda, fazerem o pino,..etc

Mas o GT não é arcade!

Que gostem mais dos jogos da concorrência, tudo bem!
Que odeiem a Sony, tudo bem!
Que detestem a PS3, tudo bem!

Eu tambem não morro de amores pelas duas últimas... MAS!

Uma coisa é criticarmos as palhaçadas da Sony, outra coisa é deitarmos abaixo o trabalho da Poliphony Digital só porque não nos fizeram todas as vontadinhas para nos agradar ao ego!

Tal como já referiram aí atrás, o Gran Turismo pode não ser o simulador 100% real que todos gostariam que fosse, mas não acredito nadinha que fique atráz de LF's e afins! Um dia terei a oportunidade de experimentar todos esses Forza's que por aí andam, mas até lá, os GT-Series decerto que não irão defraudar ninguem que se queira entreter com uma simulação assumidamente justa, e sem "valentismos"...

Como um desses vídeos que mostraram aí atrás, em que comparavam o GT com o Grid!
Uma completa vergonha! Desde quando é que se comparam Veículos utilitários com Carros de Corrida de campeonatos de turismo? E ainda ligam a isso? Porque é que não usaram um Toyota GT-One, ou um Pennzoil Skyline, por exemplo?

Fail! Assim tambem eu!

\w/
 
Última edição:
O realismo do rFactor. Alias foste buscar ali videos de bugs do LFS para que? Qualquer jogo tem bugs.

Pois ja sei que vais dizer que é mais real ires a 300Km/h no GT5 e o carro bater contra uma parece e ficar sem um arranhao.

Tal como já aqui foi referido 5667898 vezes, a realidade da "simulação de condução" não se mede pela destruição dos carros, senão o Destruction Derby ou Carmageddon seriam os simuladores nº1 de condução!

O que ele te quis mostrar foi que em termos de simulação de condução, não há realmente diferenças substanciais entre um GT, um rFactor ou um Forza! Todos se baseiam em motores de física mais ou menos elaborados para recriarem uma experiência de condução tão próxima do real quanto possível!
Da mesma maneira, de que interessa saberes o resultado de um embate a 300Km/h? Não sairías de lá vivo, anyway!

E se, tal como tu dizes; "Qualquer jogo tem bugs." então limpem todos as mãos à parede! Porque ninguem daqui vai chegar a conclusão nenhuma!

Cumps!

\w/
 
Eu falo do volante virtual Resev... vê todos os videos aquilo mete-me nojo, porque os gajos da polifony podiam ter feito aquilo muito melhor... Repara no youtube os gajos que usam o G25, vê os braços deles e os do piloto virtual... é simplesmente estupida a forma como o piloto virtual vira e como vira o carro... A mim faz-me muita impressão!
Resev outra coisa aqui ninguem disse que o LFS era perfeito simplesmente enquanto simulador é melhor que o GT5p e ponto final (LFS é gratis, e é de uma equipa diminuta que espera ajuda dos fãs, merece respeito por isso, e está cheio de pormenores desde o desgaste da suspensão até a fisica de deformação dos pneus), o GT5p é muito bom, o melhor graficamente mas tem uma condução adequada a qualquer idade e é mais para jogadores ocasionais, não leva o realismo a sério. É realista até um certo ponto, mas a verdade é que a fisica não é a mais correcta... e a finalidade tambem não é a de um verdadeiro simulador (daí eu chamar de pseudo simulador).
Muito bonito muito interessante, sem duvida o GT5 vai ser um excelente jogo, mas não vai passar de um jogo bastante realista, seguindo os passos do GT5p nunca chegará a um verdadeiro simulador (não estou a tirar credito nenhum ao GT).

agora a sério...acreditas mesmo que o GT5P (ou seja que sim for) , ter deformação de pneus interessa a 99% dos jogadores? talvez interesse aqueles nerd's totalmente agarrados ao jogo...agora à grande maioria dos jogadores que é que isso interessa?

os danos ok, tão uma banhada, mas é o GT5P, não é o GT5
 
agora a sério...acreditas mesmo que o GT5P (ou seja que sim for) , ter deformação de pneus interessa a 99% dos jogadores? talvez interesse aqueles nerd's totalmente agarrados ao jogo...agora à grande maioria dos jogadores que é que isso interessa?

os danos ok, tão uma banhada, mas é o GT5P, não é o GT5

Realmente que interessa ?
O que interessa para o 99% dos jogadores de GTX é que possam experimentar os Ferraris, Viper, etc...se vierem lustrados, encerados ainda melhor, isso sim.
Se nao for possivel distinguir diferenças entre a imagem do jogo e a foto real, é porque é bom, que interessa o resto.
Por isso se veem filmes de miudos a dominar o GT...mas se lhe meterem nas maos um sim de PC decente: cospem e ... a culpa é dos graficos.
 
Última edição:
30fps é nas repetições, em corrida é 60fps.



Não há razões para desconfiar da Polyphony, tiveram (e ainda tem até ao fim do ano) imenso tempo para implementar e afinar tudo e mais alguma coisa no produto final.


Emfim, este nada percebe de computação gráfica. Se percebe-se sabia a razão pela qual os valores estão trocados
 
Emfim, este nada percebe de computação gráfica. Se percebe-se sabia a razão pela qual os valores estão trocados

Mas o que ele disse está correcto.

Na garagem/pit/showrooms:
-Tem uma resolução nativa de 1920x1080

Em jogo:
-O modo 1080p tem 2xAA e corre a 60fps (repetições a 30fps)
-O modo 720p tem 4xAA e corre a 60fps (repetições a 30fps)
 
Não vale a pena, deixa rolar, é que já nem me preocupo com respostas elaboradas.
Ele que fique com a sua sapiência milenar, que eu fico com a minha estupidez mundana.
 
Realmente que interessa ?
O que interessa para o 99% dos jogadores de GTX é que possam experimentar os Ferraris, Viper, etc...se vierem lustrados, encerados ainda melhor, isso sim.
Se nao for possivel distinguir diferenças entre a imagem do jogo e a foto real, é porque é bom, que interessa o resto.
Por isso se veem filmes de miudos a dominar o GT...mas se lhe meterem nas maos um sim de PC decente: cospem e ... a culpa é dos graficos.

metam-lhe nas mão então um carro REAL...agora um sim de PC... lol... la está, o que estava a dizer da deformação de pneus... :)

btw, dá para andar com um bonequinho a mandar biqueiros nos pneus para ver se tão com a pressão baixa?
 
metam-lhe nas mão então um carro REAL...agora um sim de PC... lol... la está, o que estava a dizer da deformação de pneus... :)

btw, dá para andar com um bonequinho a mandar biqueiros nos pneus para ver se tão com a pressão baixa?

Lá está..enquanto tu tens acesso a pinturas, outros tem informaçao em realtime acerca do setup do carro, inclusive pressao...
 
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