[ARTIGO] Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador

maikkano

Power Member
A verdade vem ao de cima acerca do User Account Control

(...)


Uma função que causa controvérsia entre os consumidores tem sido o User Account Control (UAC), incluido no Windows Vista. o UAC interrompe o utilizador antes de executar simples operações como ir ao gestor de dispositivos, esvaziar a reciclagem ou instalar/desinstalar uma aplicação.

David Cross, um administrador de produto responsável por criar o UAC explicou a verdadera razão para o UAC na conferencia RSA 2008 em S. Francisco. "A razão de colocarmos o UAC na plataforma foi para irritar os utilizadores. A sério."

Cross explicou tambem que este método pouco ortodoxo da Microsoft foi feito para impedir os utilizadores de espalhar o caos nos sistemas e para impedir os criadores de software de fazer aplicações que se embrenhassem demasiado nos subsistemas do windows.
"Precisamos de mudar o ecosistema (?!) e precisamos de medidas pesadas para o fazer", disse Cross. Ainda declarou que o UAC pode ser visto como irritante para alguns, mas as implicações a longo prazo sao muito mais benéficas para utilizadores do Vista. "Mais utilizadores, num ritmo diário, não têm avisos de UAC "

Muitos podem dizer que utilizadores não têm avisos de UAC diariamente porque eles JÁ desactivaram o UAC -- o que a Microsoft contraria. De acordo com Cross, 88% dos utilizadores do vista têm o UAC activo e 66% das sessões do Windows não encontram avisos de UAC

Mal traduzido e interpretado da página DailyTech

Um bem haja!

Nota do tão-futuro-criticado intérprete: Isto é que é embrulhar!

Um bem haja!
 
Última edição pelo moderador:
quantos desses utilizadores têm o SP1?
quantos deles realmente percebem o seu intuito?

não percebo o porque de dizerem que não podem fazer aplicações que mexam em aspectos mais profundos..

olhem o vista glazz.. uma coisa tão simples e que mexe em dlls cujo owner é o sistema.. nunca tive problemas com esta aplicação...

porém é irritante.. é verdade, e afirmo que mesmo eu a desligo, mas também eu sei o que faço com o meu pc.. agora acreditem que já vi pcs de pessoas menos compreendidas na coisa que foi o UAC que lhes valeu... ou não conhecem o sistema de bloqueio do vista?


por exemplo tenho aqui 4 ficheiros todos com virus.. e com o AV desligado se os tentar correr o sistema bloqueia o, sistema esse que é o UAC.. com ele desligado eles já correm..
 
Esta aplicação pode ser chata, o que relamente é mas é melhor utiliza-la sem dúvidas, Linux utiliza isto e já por isso é que é seguro, ajuda imenso.
Isto ajuda e mesmo muito na protecção do sistema e acho muito bem que o Vista o utilize.
 
Linux "utiliza", queres tu dizer.. a MS tentou fazer algo semelhante, ou então baseou se nos mesmos princípios.. mas o UAC não representa a evolução que está patente no sistema semelhante no Linux..

com o tempo espero que chegue lá ;)

Btw se não queres ver tantas vezes o UAC, instalem os programas em pastas próprias do utilizador ;)
 
Isto de irritar traz vantagens e desvantagens.

Vantagens: Ao irritar os utilizadores, faz com que os developers façam um programa com o mínimo de acesso admnistrativo, o que é bom para a segurança e era esse o objectivo segundo a Microsoft.

Desvantagens: - Ao irritar os utilizadores, faz com que os developers digam simples instruções para desactivar o UAC para os utlizadores não se chatearem nem os developers tenham mais trabalho a lançar software mais seguro ( penso eu que é o que pode acontecer mais provavelmente ).
- Se não irritar, é porque os utilizadores também já se habituaram a carregar sim sem ler a mensagem de erro, de tão frequente que é, e assim retirando todo o propósito do UAC que é alertar.
 
Linux "utiliza", queres tu dizer.. a MS tentou fazer algo semelhante, ou então baseou se nos mesmos princípios.. mas o UAC não representa a evolução que está patente no sistema semelhante no Linux..

com o tempo espero que chegue lá ;)

Btw se não queres ver tantas vezes o UAC, instalem os programas em pastas próprias do utilizador ;)


Sim é isso, Linux já utiliza à uns bons anos penso que não estou errado, a ms está a tentar fazer o que o linux já tem mas está a fazer à maneira deles, é sempre bom utilizar o UAC.
Espero que num futuro consigam melhorar o UAC tem bom potencial.
 
Desligadinho desde que foi instalado e o pc está de boa saude. Se eu sei o que faço com o pc não vejo a necessidade de usar o UAC. Agr para akela malta k axa piada em carregar em tudo qto são "icones giros" no browser, então admito que é uma boa segurança :D
 
Desligadinho desde que foi instalado e o pc está de boa saude. Se eu sei o que faço com o pc não vejo a necessidade de usar o UAC. Agr para akela malta k axa piada em carregar em tudo qto são "icones giros" no browser, então admito que é uma boa segurança :D


Verdade, tu sabes e eu também mas outros não, a esses recomendo usar.
 
Os sistemas UNIX já utilizam sistemas semelhantes há muito tempo.

Não me irrita muito, tal como não me irrita no bsd, assim tenho a certeza de que o que é instalado e executado em zonas sensíveis (bom ou mau) foi autorizado por mim.
 
Eu tenho o UAC activado no meu laptop, e sempre lhe achei util. Uma vez, apareceu-me uma janela da firewall do Windows a perguntar-me se eu queria desbloquear um programa que eu nem reparei qual era, e distarído, escolhi "Unblock". E se não fosse o UAC a confirmar, já táva lixado XD
(E também se não fosse aquele ficheiro de ajuda que me chamou a atenção, teria confirmado o UAC -- É preciso sempre ver essas informações todas!)
 
Última edição:
epá eu n acredito que á pessoal a defender isto....
desculpem lá mas se a Microsoft gastasse dinheiro e recursos pa fazer um sistema operativo bom, fiavel, rentavel e SEGURO, não havia necessidade de enervar os utilizadores finais (que fica mal servido com uma cena que tem que andar sempre a dizer "que sim"), nem sequer de meter opções pa confirmar a instalação de um programa, ou o simples acesso ao painel de controle para aumentar a velocidade do rato....

Se a Microsoft me dissese que daqui a 3 anos lançava um sistema operativo Windows mas que não era preciso este tipo de protecções/confirmações do arco da velha, eu esperava e comprava o original de boa vontade...

agora com soluções destas que só lixam a esperança média de vida do utilizador final, não obrigado... xp ainda funciona....
 
Os sistemas UNIX já utilizam sistemas semelhantes há muito tempo.

Não me irrita muito, tal como não me irrita no bsd, assim tenho a certeza de que o que é instalado e executado em zonas sensíveis (bom ou mau) foi autorizado por mim.
Os sistemas UNIX não são nada semelhantes no grau de irritação que causam ao utilizador.
 
Por aqui está desactivado desde o 1º dia :D

Acho é um bocado de mau gosto vir dizer a publico que fizeram algo de proposito para irritar os utilizadores dos seus produtos..
 
Para mim o UAC peca por tardio. Não me chateia nada e mantém o sistema bem seguro. Como já disse, são raras as vezes que vejo a janela do uac no dia-a-dia de uso do pc.
Já estou tão habituado a ver a janela do uac que quando vou para o XP e tento instalar algo pergunto-me, "que m3rda de segurança é esta?". :p
Espero q no windows 7 não dêm oportunidade de desligar este componente como o permitem no vista.

timber, discordo. para mim é bem mais irritante ver o popup em unix a pedir-me a password do que clicar apenas em continuar.

Quanto à notícia, cheira-me a grande ironia. "ora, vamos criar um componente para irritar tudo e todos. talvez deixem de usar windows" :lol:

Vira pa la essa boca :D é bom k de pa desactivar, senão não instalo :berlusca:
 
Clickar apenas para continuar por si só é menos irritante que o popup da password estilo UNIX (e tem uma segurança duvidosa especialmente combinado com o ponto seguinte) mas o problema do UAC é a frequência absurda que aparece (a maioria das vezes com operações que não tem nada a ver com segurança de processos ou programas) e com a transparência manhosa e ultra irritante que faz à imagem do desktop.
 
Back
Topo