[ARTIGO] Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador

em ambiente empresarial o UAC tem feito a diferença os utilizadores / programas / virus estao muito mais limitados ou seja mais segurança e maior integridade do sistema operativo.

é um ponto forte do vista embora a ideia original não tenha partido da microsoft


para o utilizador comum não custa muito desligar
 
Sinceramente não percebo qual é a implicância que têm com o UAC... Eu acho que é um dos melhores mecanismos de segurança feitos pela m$. Ele é leve e eficaz!

Basta ver o xp que mesmo um utilizador bem comportado caso não tenha um anti-virus e um anti-spyware no final de 1 mes tá infestado de porcarias vindas de pens com autoruns.inf manhosos a executar executáveis duvidosos, programas para evitar legalidade, etc...

Eu durante o mês passado fiz a experiência de não ter AV durante 1 mês e no final instalei um AV e um anti-spyware para ver como tava e nem 1 único problema!

O mais cómico é quando vejo pessoal a queixar-se da frequência que ele aparece... não consigo perceber pois eu vejo no máximo uma a duas vezes por dia! Claro que há dias em que ando a configurar muita coisa onde o vejo uma série de vezes mas no dia a dia nem por isso. Não será já preguiça de alguns users?

Finalmente existe sempre a ressalva de quem não gosta não usa :P

[]
 
Então se desejas fazer ao estilo unix é simples, crias uma conta admin com pass e outra limitada e assim sempre que o uac surgir terás de colocar a password da conta de admin.
O uac é bastante seguro sim. Qualquer aplicação que necessite de acesso exclusivo ao sistema tem de "pedir" a prompt do uac e a maioria do malware não o faz, assim este não pode executar mais nada.
As aplicações na qual aparece o uac normalmente são apenas installers, programas que guardam as definições na pasta /program files (normalmente programas não adaptados ao uac) e outros que precisam de aceder aos registos do sistema.
Como te disse o problema não é a password, mas sim (principalmente):
1-a maneira como o UAC é chamado e a disrupção que o mesmo provoca no que se está a fazer.
2-as situações absurdas (para além das necessários) em que o UAC acha por bem aparecer.
 
Habituar-me à maneira como o UAC aparece parece-me algo análogo a habituar a comer porrada ou isso

Quanto ao segundo ponto agora não estou no meu PC particular (onde uso o Vista) e portanto não é tão fácil dar exemplos mas de memória tenho quase a certeza que se quiser usar o Task Manager para ver o que tenho a correr (para além do básico de o evocar) tenho que gramar com o UAC (e não estou a falar de matar processos ou isso), se quiser ver o meu hardware do Não sei o que Manger também é a mesma coisa.

De qualquer maneira se o ponto 1 fosse menos irritante convivia muito melhor com o UAC mesmo como ele é.
 
Repara que eu sublinhei que não estava a falar de autorizações para mexer em coisas (especialmente matar processos) mas sim consultas.

Seja como for as minhas principais embirrações com o UAC (como acho que se tem vindo a perceber) tem a ver com a forma como o mesmo funciona e não propriamente com o propósito que está por trás do mesmo. Só por isso é que não o desligo. Não sou o super homem e eventualmente posso-me enganar e por isso deixo aquilo ligado.
 
Os sistemas UNIX não são nada semelhantes no grau de irritação que causam ao utilizador.

Depende sempre do utilizador. Não me faz a mínima diferença escrever sudo e inserir uma password em cada comando (de certa forma é um mecanismo mental que me faz sempre rever o que estou a fazer, pela responsabilidade/consequência de um possível erro), assim como não me irrita muito mais um click no Vista.

É sempre algo muito subjectivo.

Mas também duvido que a Microsoft tenha criado o sistema simplesmente para irritar seja quem for, e não vai ser o UAC que vai impedir os utilizadores de fazerem asneiras, tal é o automatismo que se cria, autorizam tudo e mais alguma coisa sem pensar 2 vezes.

EDIT: Também depende da password, existem passwords e p4$$w0rÐ$ :D
 
Última edição:
Quanto ao segundo ponto agora não estou no meu PC particular (onde uso o Vista) e portanto não é tão fácil dar exemplos mas de memória tenho quase a certeza que se quiser usar o Task Manager para ver o que tenho a correr (para além do básico de o evocar) tenho que gramar com o UAC (e não estou a falar de matar processos ou isso), se quiser ver o meu hardware do Não sei o que Manger também é a mesma coisa.
@ SP1 isso não acontece ;)
 
Então se desejas fazer ao estilo unix é simples, crias uma conta admin com pass e outra limitada. Usas a limitada e sempre que surgir o prompt do uac terás de colocar a password de admin.
O uac é bastante seguro sim. Qualquer aplicação que necessite de acesso exclusivo ao sistema tem de "pedir" a prompt do uac e a maioria do malware não o faz, assim este não pode executar mais nada.
As aplicações na qual aparece o uac normalmente são apenas installers, programas que guardam as definições na pasta /program files (normalmente programas não adaptados ao uac) e outros que precisam de aceder aos registos do sistema.

Mas isso não é "ao estilo unix".
Ao estilo unix era tu quando queres fazer algo que realmente importante (e não qualquer coisinha pequena), aumentares os teu privilégios trocando para root on the fly, e fazeres tudo o que quiseres, durante o tempo que quiseres, até fazeres logout da conta de root. Não, não tens de inserir a password de root/admin -sempre- que queres fazer algo (independentemente do UAC estar ou não certo relativamente à real necessidade de permissões mais elevadas).

Sim, o UAC -era- uma boa ideia. Mas não passa disso, infelizmente.
 
Nenhum dos programas de desenvolvimento que usei há uns tempos para programar FPGAs e processadores PIC funcionava com o UAC ligado, period.

Um amigo meu tinha uma issue ainda melhor, o Vista dele em português confundia-se e gerava mal um caminho no Notepad que o impedia de editar ficheiros neste programa... Desactivava-se o UAC e ficava tudo bem.

Já nem falo do ser irritante mas quem o compara à implementação similar em sistemas UNIX é porque nunca usou UNIX numa daily basis. Experimentem Mac OS X durante uns tempos e vejam a diferença entre o "UAC" do MAC OS e o UAC do Vista.

Já agora, e sem nada a ver, após mais de um ano de Vista, eis que um updatezeco qualquer menor (já pós SP1) finalmente me corrigiu o booting time de 10 minutos que um update qualquer me tinha imposto aquando da instalação do Vista. Só por isso, hoje até estou contente com a Microsoft... Mas esperem! Talvez seja uma política qualquer para eu ficar contente com eles... Enfim....
 
Última edição:
Questão um pouco off-topic, onde está aquele tópico com o tutorial para que o UAC não bloqueasse o acção do RivaTuner? A muitos (e a mim) daria jeito não só para esse programa mas para muitos outros.
 
Última edição pelo moderador:
Mas não sei se fique parvo com a Microsoft se com a afirmação:

Espero q no windows 7 não dêm oportunidade de desligar este componente como o permitem no vista.

Viva a liberdade de escolha! Com afirmações destas em porcarias relacionadas com a forma como cada um usa o seu PC, nem quero imaginar o que o autor desta afirmação pensa sobre assuntos digamos mais relevantes e de maior escala.
 
Sinceramente não percebo a implicância com o UAC mais de um ano após a saída do Vista, ainda menos quando vejo uma thread com um título sensacionalista como é o caso desta.

O UAC é uma das medidas mais competentes que a Microsoft tomou em relação ao Windows.

Muitos dos que antes do Vista criticavam fortemente a MS por não fazer um sistema seguro, fiável e robusto, são os mesmos que agora "apedrejam" a MS por ter, finalmente, feito o que eles tanto reclamaram. O Vista é de longe o melhor, mais seguro e mais fiável SO da MS, ponto final.

"Ah e tal, mas até loggado como Admin eu tenho de levar com o UAC?"

Pois é verdade e acho muito bem. De certeza que 99% dos computadores domésticos com o Vista estão neste momento a funcionar tal e qual como foram comprados, ou seja, pela conta de Admin.

Só quando os "average Joes" perceberem a razão da necessidade do UAC é que talvez se possa prescindir dele em contas de Admin no Windows.

Quanto aos experts, é simples... Não gostam do UAC, acham irritante, absurdo, blá, blá, blá?.... eh pah, desactivam essa função do SO!!

Se até dá para desactivar, onde é que está o BIG Problem, afinal de contas?

Enfim... :rolleyes:
 
Última edição:
Quanto aos experts, é simples... Não gostam do UAC, acham irritante, absurdo, blá, blá, blá?.... eh pah, desactivam essa função do SO!!

Se até dá para desactivar, onde é que está o BIG Problem, afinal de contas?

Enfim... :rolleyes:
O teu telemóvel não tem toque de vibração? Às vezes não é bom ter uma função que se manifesta duma maneira diferente do "convencional". Ou só porque o telefone toque tens que ficar automaticamente satisfeito pela maneira como a marca montou a campainha?
 
sugeria o acalmar dos ânimos ;)

Btw uma coisa que já vi milhentas vezes é que a experiência no Windows Vista varia de configuração para configuração.. e esta configuração já inclui PC + User.. por isso enquanto que para muitos não é nada de especial.. para outros é..

Agora.. uma coisa que vos digo antes de comentarem muito máis é:
Instalar o SP1 ;)
 
O teu telemóvel não tem toque de vibração? Às vezes não é bom ter uma função que se manifesta duma maneira diferente do "convencional". Ou só porque o telefone toque tens que ficar automaticamente satisfeito pela maneira como a marca montou a campainha?

Não me parece que esse exemplo seja o mais adequado. Alterar o tipo de toque num telemóvel em nada afecta a sua segurança e integridade de utilização nem tão pouco é um sistema de protecção "anti nerds". É apenas um componente de "cosmética" e de personalização pessoal, nada mais.

Eu compararia o UAC aos sistemas de segurança activa de um carro desportivo.

Num carro desportivo terás, suponhamos, ABS, ESP, TRC, etc, etc. Esses sistemas estão lá para servirem de segurança aos utilizadores comuns (os tais "average joes") e não aos pilotos profissionais de rally (que também os usam, apesar de tudo).

Esses sistemas estão, normalmente, activos por defeito. Alguns podem ser desligados, mas ao faze-lo qualquer pessoa consciente terá de saber que acabou de prescindir de uma boa percentagem da segurança activa na condução daquela viatura. Se essa pessoa percebe o risco da sua atitude e sabe que tem "unhas" para conduzir assim o carro, tudo bem, pode tirar maior prazer da condução do seu desportivo.

No UAC passa-se exactamente o mesmo, em minha opinião. É um sistema de segurança activa que só deve ser desligado por quem percebe do assunto e por quem tem "unhas" (leia-se "boas práticas") na utilização de um computador. Os restantes devem estar quietinhos porque o UAC foi criado precisamente por causa deles e para eles!

Eu até tenho boas práticas e mantenho o UAC activo, não me incomoda assim tanto. Escrever uma password umas 2 ou 3 vezes por dia (no meu caso) não é irritante ao ponto de prenscindir da segurança extra que o sistema me proporciona.

Mas isso sou eu, outros terão opinião diferente.

Cumps :)
 
Última edição:
Back
Topo