[ARTIGO] Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador

O AVG AntiSpyware está a detectar 128 "coisinhas" que o Windows Defender nunca detectou. Porreiro pá!

Podem ter entrado depois da ultima vez que fizeste scan com o Defender.

Para teres a certeza que o Defender não as detecta terias de corre-lo a seguir ao AVG sem que este tivesse limpado essas "coisinhas" antes.

Também é verdade que se a seguir usares outros detectores gratuitos eles vão-te encontrar mais "coisinhas" que o AVG não encontrou... chama-se a isso marketing!! :D
 
Pois é! Cada um dos softwares para detectar spyware e Malware tem as suas manias.....
Detectam sempre "coisinhas" :p É a politica de vender a imagem..... Resta saber se isso não será publicidade enganosa....
 
a esmagadora maioria dos programas "maliciosos" são vocês quem os instala voluntariamente, por isso não há UAC que vos salve.
é só idioticamente irritante.
também adoro a paranoia dos "antispywares", que detectam centenas de "spywares" ... também conhecidos como vulgares cookies dos browsers da net, uuuuuu que perigo.
a única justificação pessoal que encontro para ter anti-virus é por causa das pendrives que têm em 99% dos casos virus, por causa da sua utilização em centros de fotocopias :P
 
Sinceramente não percebo a implicância com o UAC mais de um ano após a saída do Vista, ainda menos quando vejo uma thread com um título sensacionalista como é o caso desta.

Desde o momento em que não percebeste o título (e nao leste a noticia com olhos de ler) que estás em erro. tu e muita gente que postou que usou o tema do UAC para discutir se é seguro ou nao. é seguro, mas não concordas que usa um método um bocado ofensivo?... para mim é, mas se gostas de ver janelas a aparecer no ecrã não posso discutir.

O UAC é uma das medidas mais competentes que a Microsoft tomou em relação ao Windows.
Juntamente com o botão de desactivar

Muitos dos que antes do Vista criticavam fortemente a MS por não fazer um sistema seguro, fiável e robusto, são os mesmos que agora "apedrejam" a MS por ter, finalmente, feito o que eles tanto reclamaram. O Vista é de longe o melhor, mais seguro e mais fiável SO da MS, ponto final.

Fizeram um sistema seguro para o utilizador, sem dúvida nenhuma. mas não estou a falar em segurança no tópico mas sim o objectivo de "chatear o utilizador" até que ele deixe de mexer no que "nao deve".

e claro que o S.O. é o melhor, a microsoft tb aprende com os erros

"Ah e tal, mas até loggado como Admin eu tenho de levar com o UAC?"

Pois é verdade e acho muito bem. De certeza que 99% dos computadores domésticos com o Vista estão neste momento a funcionar tal e qual como foram comprados, ou seja, pela conta de Admin.

Só quando os "average Joes" perceberem a razão da necessidade do UAC é que talvez se possa prescindir dele em contas de Admin no Windows.

Quanto aos experts, é simples... Não gostam do UAC, acham irritante, absurdo, blá, blá, blá?.... eh pah, desactivam essa função do SO!!

Se até dá para desactivar, onde é que está o BIG Problem, afinal de contas?

Enfim... :rolleyes:



claro, os defensores do sistema poderiam andar à porrada com aqueles que detestam o sistema (como eu) mas a questão deste tópico, e daí a notícia para os bons entendedores é que uma das razões pela que a microsoft implementou este esquema de janelas em que pára o trabalho por completo serve também para que os utilizadores comuns deixem de mexer em algo que nao devam!

senão o tópico estava nomeado como "Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador"

patati patata patati e estão mais protegidos dos virus. claro que estão mais protegidos dos virus. mas é como o exemplo dos carros que deste. eles deveriam ter uma sirene dentro para apitar sempre que o condutor "average joe" vá a mais de 120km/h?

vais na auto-estrada com a sirene oueoueoueoueoueoue do porto a lisboa? se houvesse, desligavas. ficava menos seguro mas escusavas de ouvir o apito irritante.


espero que toda a gente entenda (antes de me mandar farpas) que esta notícia que coloquei aqui dava conta de que o UAC foi tornado irritante de propósito pela microsoft. seja seguro ou nao seja seguro, não é a questão do tópico.

a questão é que, pela enésima vez, a microsoft fez irritante de propósito.

um bem haja
 
Ainda não se percebeu um ponto de Vista:
Quando executam um Setup.exe o UAC pede permissão certo? Dão essa permissão e vão instalar uma troja ou um Virus, Para mim troja é virus também.
Portamto o UAC não é de forma nenhuma aquilo a que se chama de segurança. ;)
 
Tu executas todos os setups que te metem à frente?
Sacas um freeware de um site que tem software free para download, um leitor de MP3 por exemplo e esse Setup.exe está infectado......
O UAC limita-se a pedir permissão mais nada!

Portanto diz-me lá para que serve o UAC? É um Anti-Virus?
 
Eu também já me habituei ao UAC.
o UAC não é nenhum antivirus.
O XP não tem UAC e sabem qual é o resultado? vejam a quantidade de posts que aqui aparecem a pedir ajuda por causa dos "virus das pen's"!!!

O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!

e quem não gosta, simplemente pode desactivar.
E não me venham dizer que o vista depois começa a avisar que o uac está desligado, porque o xp faz o mesmi se desligarem a firewall ou o antivirus!
 
Eu também já me habituei ao UAC.
o UAC não é nenhum antivirus.
O XP não tem UAC e sabem qual é o resultado? vejam a quantidade de posts que aqui aparecem a pedir ajuda por causa dos "virus das pen's"!!!

O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!

e quem não gosta, simplemente pode desactivar.
E não me venham dizer que o vista depois começa a avisar que o uac está desligado, porque o xp faz o mesmi se desligarem a firewall ou o antivirus!

O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!
:eek: O Virus? Diz-me lá: eu dou-te um leitor de MP3 infectado pelo Virus e tu executas e o UAC avisa-te PERIGO!!!! VIRUS!!!! Certo? E tu não executas porque tens a certeza que é um virus.....

Então o problema está mais do que resolvido!!! Basta o UAC para quê um Anti-Virus?:D
 
O user acount control serve essencialmente para ter a certeza de que foi o utilizador que o executou!
:eek: O Virus? Diz-me lá: eu dou-te um leitor de MP3 infectado pelo Virus e tu executas e o UAC avisa-te PERIGO!!!! VIRUS!!!! Certo? E tu não executas porque tens a certeza que é um virus.....

Então o problema está mais do que resolvido!!! Basta o UAC para quê um Anti-Virus?:D

Queres que te faça um desenho?
se no xp fizeres duplo clique numa pen/mp3 infectado o virus é logo executado sem te aperceberes!

no vista isso não acontece!!!

até hoje ainda não instalei nenhum antivirus e não tenho problemas.
Eu nunca disse que o UAC substitui um antivirus!
 
Queres que te faça um desenho?
se no xp fizeres duplo clique numa pen/mp3 infectado o virus é logo executado sem te aperceberes!

no vista isso não acontece!!!

até hoje ainda não instalei nenhum antivirus e não tenho problemas.
Eu nunca disse que o UAC substitui um antivirus!
Interessante.......
O UAC avisa-te do Virus......
pronto: Fiz a seguinte experência noutro pc que está para ser formatado: Com o UAC activo executei um software que eu sei que está infectado por um virus....O UAC pede-me permissão para executar o Setup.exe.....Dou.....e acontece o quê????? O software mais o virus é instalado sem o UAC dizer mais nada!!!!

Sim faz lá o tal desenho.
 
Claro que não protege de todos os casos! Mas isso é óbvio.

recomendo a leitura -> http://en.wikipedia.org/wiki/User_Account_Control
Sim já tinha lido.
Agora finalmente já chegamos a algum lado. ;)
Eu não quero de forma nenhuma dizer para se andar com o UAC desactivado, como foi dito acima, é opção de cada um.
Agora andarem a dar ás pessoas falsas sensações de segurança....Isso é que não.
Um Anti-Virus é sempre importante!
Senão porque é que o centro de segurança do vista avisa se não tiverem nenhum anti-virus e tendo o UAC activo? ;)
 
A primeira coisa que fiz quando instalei o Vista foi desactivar o UAC...dizer que aquilo é irritante é favor! Aquilo dá cabo do juízo a qualquer um!
 
Ainda não se percebeu um ponto de Vista:
Quando executam um Setup.exe o UAC pede permissão certo? Dão essa permissão e vão instalar uma troja ou um Virus, Para mim troja é virus também.
Portamto o UAC não é de forma nenhuma aquilo a que se chama de segurança. ;)

errado...

o UAC também tem defesas pós elevação... exemplo:
com um AV activo e o UAC, pelo menos a partir de X updates no caso deste exemplo, e deixas de conseguir instalar o famoso crack do bootloader..

exemplos que são esquecidos nestas discussões..
 
errado...

o UAC também tem defesas pós elevação... exemplo:
com um AV activo e o UAC, pelo menos a partir de X updates no caso deste exemplo, e deixas de conseguir instalar o famoso crack do bootloader..

exemplos que são esquecidos nestas discussões..
Pode ter mas não detectou o virus quando fiz a experiência e o Avast! detecta....
 
Última edição pelo moderador:
Eu não tenho antivirus, tenho o windows defender desligado, não uso spybot nem outro anti-spyware que seja, e como firewall só tenho a do Windows sem controlo de trafego de "saída" e não apanho um único virus . Como explicas isto?
Porque tu não executaste qualquer programa malicioso e nem foste a sites web maliciosos.
Eu estive como tu e apanhei uma troja mais outro malware.
 
Eu não tenho antivirus, tenho o windows defender desligado, não uso spybot nem outro anti-spyware que seja, e como firewall só tenho a do Windows sem controlo de trafego de "saída" e não apanho um único virus . Como explicas isto?

Eu tenho o AVG (antivírus), o Lavasoft adware(antispyware) e a Firewall do Windows. Também desligo o Windows Defender, e até agora não tive qualquer tipo de problemas com vírus.
 
Back
Topo