[ARTIGO] Microsoft criou o UAC no Vista para irritar o utilizador


Só uma questão : sempre que ligo a placa da banda larga , lá vem o belo do pop-up... com este guia isso desaparece, mesmo numa conta de utilizador ? O problema está que o programa não está no computador, quando se liga a placa ele faz o autorun.exe a partir da drive...
 
Última edição:
Só uma questão : sempre que ligo a placa da banda larga , lá vem o belo do pop-up... com este guia isso desaparece, mesmo numa conta de utilizador ? O problema está que o programa não está no computador, quando se liga a placa ele faz o autorun.exe a partir da drive...

O guia é para correr programas no arranque da sessão de utilizador... O que pedes só é possível caso a placa já esteja ligada durante o arranque... Agora se apenas for colocada após o arranque então não te vai servir de nada...
 
Nunca me deu dores de cabeça nem nunca me irritou...

Assim sei que nada é instalado ou executado o que seja estranho sem minha autorização.
 
Última edição:
Eu não tenho antivirus, tenho o windows defender desligado, não uso spybot nem outro anti-spyware que seja, e como firewall só tenho a do Windows sem controlo de trafego de "saída" e não apanho um único virus . Como explicas isto?

E se não tens antivirus como é que sabes? :p

Fia-te na virgem e não corras.

O UAC é um sistema útil mas irritante. Já era mais que tempo da Microsoft implementa algo do género. Pena que não seja como o do Unix, mas bem pensado. Não chateia a cada peido que damos. Este é particularmente irritante e a Microsoft admite-o... 0.o
 
E se não tens antivirus como é que sabes? :p
Fia-te na virgem e não corras.

é como na vida - se tiveres comportamentos responsáveis, é improvável que apanhes certas doenças.
eu já não tenho antivirus e sei que não vou apanhar virus. a razão? nunca apanhei virus. nunca.

é claro que os teus programazinhos vão detectar tudo e mais alguma coisa - se nunca encontrassem nada, tu deixavas de os usar porque eram irrelevantes. é do interesse dos fabricantes de anti/virus/spyware/etc fazer-vos acreditar que correm incrível risco, quando na realidade isso é bastante improvável.

tenho duas irmãs. uma delas tem o computador cheio de virus de 3 em 3 meses. a outra já apanhou um ou outro mas foram situações em que foi ela que instalou os programas infectados :P. a configuração dos computadores delas é a mesma, e usam as duas antivirus. tudo se resume aos comportamentos que cada uma tem.
 
tenho duas irmãs. uma delas tem o computador cheio de virus de 3 em 3 meses. a outra já apanhou um ou outro mas foram situações em que foi ela que instalou os programas infectados :P. a configuração dos computadores delas é a mesma, e usam as duas antivirus. tudo se resume aos comportamentos que cada uma tem.

Basta andarem em escolas ou universidades onde os computadores não têm protecção nenhuma para depois veres quantos não apanham com as pen's... nos dias de hoje é bastante difícil não se apanhar NADA de tempos a tempos...
 
o tipo citado na noticia tem razão: os software makers habituaram-se a usar os previlégios adminitrativos por tudo e por nada. mas, como tudo na vida, isso começa nos hábitos de cada um. quantos de vós tem uma conta limitada para usar no dia a dia e uma de administrador para "administrar" (duh!) quando necessário? quantos de vós recorre ao "run as" na na conta limitada quando precisa que um processo especifico seja executado com previlégios adminitrativos? no entanto todos se queixam que o windows é menos seguro que linux, que OS X, etc. pois, mas a culpa, em muitas das situações é vossa.

PoolMania os teus exemplo são demasiado tendensiosos, desculpa que te diga. Tu sacas um freeware qq da net e assumes que é seguro? Eu não. E se queres que te dê um exemplo em como algo como o UAC pode dar jeito, eu dou. Imagina tu que estás a instalar um player de video, um desses freeware que sacas-te de um site. O UAC diz que vai alterar o registo. Eu, que uso o MPC à anos, pergunto-me: para quê? se calhar aqui há coisa, não? O mesmo para um editor de fotos, o mesmo para um jogo, para um player de musica, enfim.. Há tanto, mas tanto software que requer previlégios administrativos sem necessidade.. Eu compreendo que um jogo precise de lançar outro aplicativo, um anti-cheat por exemplo, para jogar online, mas porque tem o anti-cheat de ter previlégios administrativos, como vi acontecer recentemente no pc de um colega? É óbvio que o UAC não substitui um antivirus, mas que trás mais segurança, isso trás. Até porque há antivirus que dão falsos positivos a torto e a direito. Eu sou fan do nod32, e muito recentemente troquei-o, no pc dos meus pais, pelo kaspersky. Foi incrivel a quantidade de falsos positivos que ele se queixou, principalmente nos jogos estilo msn que a minha mãe costuma jogar. E já nem falo dos virus que te podem aparecer antes do AV ter actualizado. Não achas que aí dá jeito teres algo a avisar-te se o programa (o tal freeware que sacas-te) vai alterar algo que não deve?

E quanto ao argumento que o UAC faz um aviso e as pessoas carregam em sim, nem vale a pena comentar.. É como aqueles individuos que têm relações sem preservativo e depois admiram-se quando a rapariga está grávida.. É preciso ter conhecimento e responsabilidade, como tudo na vida. Por muito user friendly que um software seja é sempre preciso noção do que se está a fazer e com a quantidade de informação hoje disponivel na net, só não se informa quem não quer. Aliás, a microsoft até costuma ser explicita nos sites que apresenta em caso de problemas.

O objectivo destas declarações é precisamente que as pessoas se virem contra os programadores que aí andam que vão pelo caminho mais fácil e dão previlégios a tudo e mais alguma coisa. Mesmo em linux se começa a ver isso de vez em quando.. É claro que há exemplos abusivos e esses, pelo que parece, estão ou serão corrigidos com o tempo.

Só um pouqinho de OT, vocês vivem felizes sem AV, ok. Imaginem é que um dos vossos amigos do peito vos mete um trabalho na pen, ou um jogo, ou qq outra coisa e mal a pen entra no pc puff.. fez-se o chocapic. É certo que mais tarde se calhar até encontram o virus, com o hijack diz, mas e se ele estragou alguma coisa importante? pior, se enviou, por exemplo, os jpegs da pasta os meus documentos para alguem e daí a uns tempos as vossas fotos com a namorada na praia aparecem na net? Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, just a warning. Estou a ser extremista, é certo, mas eu preocupo-me com a minha segurança. Acho que ter um pouco de cuidado pode poupar muitos trabalhos. Quando saem à rua à noite não levam 2 quilos de ouro ao pescoço nem um ou dois telemoveis a piscar no bolso, ou levam?

PS: não estou, de maneira nenhuma, a defender a microsoft nisto ou naquilo. o meu portátil corre ubunto 4 dias por semana e windows na aula de sexta e para dar uns tiros no fim de semana.. mas acho que um bom principio mal implementado é melhor que um mau principio bem implementado.
 
Só um pouqinho de OT, vocês vivem felizes sem AV, ok. Imaginem é que um dos vossos amigos do peito vos mete um trabalho na pen, ou um jogo, ou qq outra coisa e mal a pen entra no pc puff.. fez-se o chocapic.

regra nº1 - desligar o autorun. nunca mais apanhas esses virus.
 
é como na vida - se tiveres comportamentos responsáveis, é improvável que apanhes certas doenças.
eu já não tenho antivirus e sei que não vou apanhar virus. a razão? nunca apanhei virus. nunca.

é claro que os teus programazinhos vão detectar tudo e mais alguma coisa - se nunca encontrassem nada, tu deixavas de os usar porque eram irrelevantes. é do interesse dos fabricantes de anti/virus/spyware/etc fazer-vos acreditar que correm incrível risco, quando na realidade isso é bastante improvável.

tenho duas irmãs. uma delas tem o computador cheio de virus de 3 em 3 meses. a outra já apanhou um ou outro mas foram situações em que foi ela que instalou os programas infectados :P. a configuração dos computadores delas é a mesma, e usam as duas antivirus. tudo se resume aos comportamentos que cada uma tem.

Não é assim tão simples. Tu não vais a sites manhosos, eu também não. Eu uso o Firefox, firewall e percebo alguma coisa de segurança de redes, de sistema operativo, etc. Vem o meu irmão cá a casa, trabalha numa escola pública, aquilo é um antro de virus? O que faço? Recuso-me a aceitar-lhe a pen? É que no outro dia foi ele que me infectou com um virus, quando abri o computador estava com trojans e o raio, não, não era paranoia do Antivirus. Eu vi as consequências. Deixei de poder abrir .docs entre outras coisas.

Cada um sabe de si, mas eu não dispenso um antivirus.

regra nº1 - desligar o autorun. nunca mais apanhas esses virus.

Nem todos os virus são desse tipo, os que vêm na pen. Imagina que abres um .doc, este tem macros... Entre outras coisas. Mas hey, não estou a dizer para usares AV. :p Como disse, cada um sabe de si.
 
regra para quem? eu prefiro ter um AV a alertar-me para um virus do que ter de prescindir de features que me dão jeito. mas isso sou eu.

vamos lá ver: o teu anti-virus conhece todos os virus? não, pois não?
então o que é mais seguro? evitar que o autorun te instale virus (sejam conhecidos ou não), ou confiar cegamente que o antivirus vai fazer o seu trabalho (não há nenhuma garantia)?
 
n kerendo fugir mt ao topico...mas à pala do UAC vi-me grego para salvar um projecto que estava a desenvolver na pasta .../public tudo pk o UAC nao me deixou trocar o nome da pasta...foi a gota de água para eu desactiva-lo
 
Back
Topo