Windows Vista [ARTIGO] Microsoft Gives Up on Vista.

legend999

Power Member
The question now isn't "Is Vista Dead?" It is. The real question is: Can Microsoft get Windows 7 out in time to save its desktop domination? I think Microsoft "could" pull it off. Here's how.
Vista is dead.
That's not what Bill Gates said at a seminar on corporate philanthropy in Miami on April 4, but it might as well have been. What Gates actually said, according to the Reuters report, is that he expects that the next desktop version of Windows, Windows 7, would be released "sometime in the next year or so."
Goodbye Vista. It has not been fun knowing you.
I predicted that Microsoft was giving up on Vista in January. It seems I was right. Microsoft's own top brass had hated Vista when it first came out, why should they expect anyone else to like it?
Vista SP1 has proven to be a painful upgrade and its performance still lags behind XP SP2 and, the still unreleased XP SP3. Worse still, from a Microsoft executive's viewpoint, Windows is actually losing desktop market share to Mac OS X and Linux. Microsoft never loses desktop market share. But with Vista Microsoft is finally losing customers.
I think Microsoft saw the handwriting on the wall early on. The company started playing up Windows 7 as early as July 2007. Now, Microsoft's business plan is always to get its customers to upgrade to the next version. It's how they make their billions. But, in this case, Vista was barely out the door.
Can Microsoft actually make a Windows 7 that can ship by 2009 that will win customers? Vista was infamous for its blown deadlines. Windows 7 must not only replace the failed Vista, it has to convince Microsoft's customers that Windows 7 will really be better than XP.
That isn't going to be easy. I find it more than a little telling that Microsoft has given XP Home a new lease on life for UMPC (Ultra Mobile PCs). Still. I think Microsoft has one card up its sleeve that just might keep its customers happy and make it out in 2009: Server 2008 Workstation.


Fonte

Próxima página
Sucks or not? :P
 
salvar o monopólio nos desktops parece-me fácil, já que 90% das pessoas não conhecem outra coisa... seja vista, XP, 7, será sempre da microsoft.

Em relação à saída do windows 7 parece-me muito prematuro, eles ainda não espremeram o Vista como deve ser, se fizessem um SP2 à maneira podia ser que o vista ainda vivesse.

O problema do vista foi o hype criado em torno deste. Falou-se muito no SO ainda antes de sair, criou-se grandes espectativas, e quando chegou poucas coisas funcionavam, os programas não correm como devia ser etc.
Lembro-me do XP ter os mesmos problemas, o 98 era mt melhor para jogar, tinha uma melhor compatibilidade, etc. A diferença é que o XP não se difundiu tão depressa como queriam que o Vista fizesse agora, e quando chegou às massas já estava mais maduro. E agora o XP é sem dúvida o melhor SO que a Ms dispõe.
 
Última edição:
Sinceramente não acredito nada nestas coisas, o Vista ainda tem muito para dar. Pelo menso em comparação com o XP nesta mesma altura considero que o Vista está bastante melhor, e há que ver que o XP não teve um antecessor com tantos anos de existência. Não acredito que a MS caia nessa de acabar com o Vista.
 
Penso que o Windows Vista não está a ser bem aceite pois não tem nada de propriamente novo para o utilizador comum, porque pagar o que o Windows Vista, não OEM, pede, quando o Windows XP SP2 é perfeitamente estável?

Já o salto Windows 98SE -> Windows XP foi incrível, primeiro Sistema Operativo a 100% e não um front-end gráfico manhoso, melhorias substanciais em estabilidade, segurança e, no geral, um sistema operativo extremamente mais avançado que o seu antecessor e, o mais importante, alguém que usasse o Windows 98 não ia ter problemas ao adaptar-se ao Windows XP, para não falar nas melhorias em termos empresariais que o Windows XP Professional apresentou.

Penso que vai ser o mesmo com o Windows Server 2003 -> Windows Server 2008, para quê estar-se a gastar dinheiro e tempo quando já se têm algo que funciona como deve ser? Mais uma vez o salto NT -> 2000 foi considerável, já o 2000 -> 2003 não foi tão bruto mas também apresentou boas melhorias.


O Windows Vista é substancialmente mais avançado que o Windows XP, disso não há duvidas.
Mas, devido ao que já apontei, não está a ser visto lá com bons olhos, até, em termos empresariais, ninguém quer o Vista para nada, é mais caro, ainda está bastante verde, requer mais recursos para maquinas que já mal correm o Windows XP...


Antigamente o pessoal passava-se dos cornos com o Windows 98SE e o Windows 2000 Server... agora... what for?
 
nao penso que estejam assim tao maus, de qualquer das maneiras ele diz que lançam para o ano o windows 7, mas deve ser a Public-Beta nao a versao comercial...
 
Sou só eu que não percebo estas coisas? O Vista, para mim, está cada vez melhor, mesmo sem SP1.

Para mim não está "cada vez melhor". Está perfeito.

OK... tirando um pormenor com o Movie Maker, perfeito.

Mas venha o Seven, se for melhor para os que continuam no XP também o será para mim.
 
se sair no final do proximo ano, o vista terá então 3 anos de vida. o xp é que durou prai 5 anos, o que foi uma excepção. todos os sistemas operativos anteriores da microsoft duraram entre 1 e 3 anos. aqui teremos apenas um regresso às origens.
 
se sair no final do proximo ano, o vista terá então 3 anos de vida. o xp é que durou prai 5 anos, o que foi uma excepção. todos os sistemas operativos anteriores da microsoft duraram entre 1 e 3 anos. aqui teremos apenas um regresso às origens.

eu li por aí q a politica da MS era lançar um novo SO a cada 5 anos :confused:.
 
Acho que hoje em dia como todos (ou quase todos) temos acesso à banda larga não é preciso lançar SOs como quando não havia internet, a menos que as mudanças sejam muito profundas, mas mesmo assim...
 
O Billinho chulo Gaytes deve achar que ganha pouco, mais outro windows para fazer mais milhões. Era mais simples adoptar a estratégia dos anti-virus e fazer windows com validade de 1 ano.
 
O Vista é melhor que o XP =P, pelo menos o meu pc Não pega vírus, não tem instabilidade como tinha antes...e olha que eu não uso o SP1 ainda... E hj a Microsoft afirmou que Windows 7 só em 2010.
 
O Billinho chulo Gaytes deve achar que ganha pouco, mais outro windows para fazer mais milhões. Era mais simples adoptar a estratégia dos anti-virus e fazer windows com validade de 1 ano.

A distribuição de Linux mais famosa do momento é redesenhada cada 6 meses.
Eles podem dar-se a esse luxo pois a arquitectura Unix permite uma grande margem de manobra nesse aspecto, e, claro, o pormenor de ser grátis facilita imenso esse processo.

Uma coisa que o Vista peca, e imenso, é ainda não rivalizar com certas distribuições Linux. nesse aspecto, a Microsoft tem uma péssima filosofia de apenas apresentar melhorias nos seus produtos aos malhotes, e de castrar os anteriores, como o Windows 2000, sabias que as formações em Windows 2000 morreram, em termos gerais? Para a MS o Windows 2000 nunca chegou a existir...

Daqui por 5 anos irá acontecer o mesmo com o Windows XP e o Windows Server 2003, é nisso que a Microsoft falha tremendamente, e, a longo prazo, isso irá acabar por ser a ruina deles, não digo que a MS irá falir dentro de 5 anos mas... daqui por 10 anos as coisas vão estar extremamente diferentes.

O maior erro da Microsoft foi ter lançado o Vista extremamente tarde, o Windows XP chegou a um ponto de estabilidade, performance e confiança, em termos de mercado, que o Vista irá demorar anos para sobrepor... o raio do SP3 que vem ai vai "piorar" tudo nesse aspecto.


O Windows 7 vem em 2010 e ninguém quer gastar o preço ridículo que o Windows Vista Business pede quando podem ter um Windows XP Professional já pago, configurado, e a trabalhar, numa maquina com 5 anos, sem nenhum tipo de problemas.

O Vista só vende devido à sua componente OEM, já ninguém compra Sistemas Operativos, compra maquinas que oferecem descontos nos Sistemas Operativos, é assim que, actualmente, o Windows Vista vende.


Eu cá uso o Windows Vista neste portátil porque é o Sistema Operativo que veio com ele, é o Sistema Operativo que está legalizado, se tivesse o Windows XP usaria-o na mesma, eu até quis correr o Windows 2000 SP4 neste portátil só que a tecnologia do mesmo já estava tão atrasada que só me iria causar problemas, quem diria que o W2k SP4 iria ter problemas ao ler partições NTFS formatadas pelo XP/Vista?...
 
Penso que vai ser o mesmo com o Windows Server 2003 -> Windows Server 2008, para quê estar-se a gastar dinheiro e tempo quando já se têm algo que funciona como deve ser? Mais uma vez o salto NT -> 2000 foi considerável, já o 2000 -> 2003 não foi tão bruto mas também apresentou boas melhorias.

Aqui na empresa passou-se de Windows 2003 para Windows 2008 mal saiu e posso dizer que estamos ainda mais satisfeitos.
 
A distribuição de Linux mais famosa do momento é redesenhada cada 6 meses.
Eles podem dar-se a esse luxo pois a arquitectura Unix permite uma grande margem de manobra nesse aspecto, e, claro, o pormenor de ser grátis facilita imenso esse processo.

Mas instalares a versão de 6 em 6 meses ou manteres uma instalação actualizada é praticamente a mesma coisa. Não sei como é o Vista, mas no XP também vai saindo várias versões. Se fores comprar o XP agora já vem actualizado até janeiro ou fev (não sei o mês certo, mas eles vão actualizando).

Em relação ao salto do 98SE para o XP não foi assim tão fácil como dizem. Pra já havia o 2000, o XP era um 2000 com um novo aspecto, daí a sua estabilidade. Mas tal como o 2000, havia problemas de incompatibilidade de hardware e software de inicio, só passado uns tempos é que começou a render usar o XP.

E tal como acontece com o Vista agora, o XP precisava de hardware muito mais potente que o 98SE. Tu num Pentium II corrias bem o 98 com uns 64 Mb Ram, e o XP precisava de bem mais que isso para correr normalmente...
Comparando com o Vista, se tiveres um Quad Core ou mesmo dual core, com 2 Gb ram em principio o SO corre fluido, quase não notas diferença.
 
Estes artigos a mandar bitaites são coisas que adoro..
e nem comento...
temos uma thread sobre windows 7 e lá podem ver coisas que este artigo parece não qerer ver
Já o salto Windows 98SE -> Windows XP foi incrível, primeiro Sistema Operativo a 100% e não um front-end gráfico manhoso, melhorias substanciais em estabilidade, segurança e, no geral, um sistema operativo extremamente mais avançado que o seu antecessor e, o mais importante, alguém que usasse o Windows 98 não ia ter problemas ao adaptar-se ao Windows XP, para não falar nas melhorias em termos empresariais que o Windows XP Professional apresentou.

Isso foi porque o salto não foi esse..

98SE -> ME
NT -> 2000

e então acontecer a convergência ... a MS largou os seus sistemas baseados em DOS, com subsistemas a 16bits, e premiou as suas kerneis completamente a 32bits..

por isso o salto nunca foi 98SE -> XP, mas sim 2000 -> XP.. e acredita que ninguém, que percebia minimamente da coisa, não, aliás nem nunca se poderia achar, o XP um sistema a 100%..

era (ainda o é) isso sim, um 2000 mais pesado com uma GUI que muitas pessoas não acharam nada por ai além..

O mesmo se passa hoje, e há de se passar sempre até á saida de um sistema windows cuja kernel tenha sido reformulada, e é aqui que chegamos ao Windows 7...


A verdade é que todo o mercado é feito de marketing e vendas.. nada mais interessa..
Quem conhece o roadmap do Windows percebe perfeitamente que algo não bateu certo..

Blackcomb, hoje Vienna aka Windows "7", foi desenvolvido ainda o XP não tinha sido lançado para o mercado. Contudo algo abrupto aconteceu dando origem a uma ruptura no seu desenvolvimento e consequentemente o surgir de um novo codename, Longhorn.

Ora o Longhorn começou por ser um grande update do XP.. Era em tudo igual, apenas com a nova GUI Slate, deixando o Luna para trás.
Claro que a MS queria dar o seu melhor, e o surgimento de, cada vez mais, melhores tecnologias e equipamento informático permitiu uma evolução ao nível estético e de interacção User -> SO.. Ai que o Indigo e o Avalon acabam por surgir, que levou a tecnologias como o .net fw3.

Contudo a equipa que vinha a trabalhar no Server 2003 não estava a pensar no aspecto do seu SO, até porque os servidores não se fazem para olhar ou usar no mercado doméstico, e utilizou toda a sua maquinaria no desenvolvimento, leia se melhoramento, da kernel do XP, largaria a sua kernel 2600 e saltava para esta nova com o build number de 3959.

Ora como esta provou ser a melhor kernel da altura, a MS teria de lançar o seu melhor produto para o mercado doméstico, é ai que se dá o reset de todo o desenvolvimento do Longhorn.. ora isso é estranho, dado que já antes tinham abandonado o Blackcomb, porque não fizeram o mesmo. Li alguns artigos na época que declaravam que o Blackcomb nunca tinha morrido e algo andava ali.

Com este ultimo reset vimos o nascer do AERO, mas o fim de toda a GUI super interactiva, pois era algo que não conciliava com estabilidade e gestão inteligente da memória.

Contudo chegamos "hoje" ao Vista, e reabre se as portas ao desenvolvimento do blackcomb, sendo mostrado como uma completa mudança em todo o sistema, criado de raiz e completamente modular.

Então ai que as minhas dúvidas estão
podem acontecer algumas coisas

1. Windows 7 não é realmente o próximo GRANDE sistema operativo da MS e apenas uma evolução para o windows Vista (pouco provável), esta evolução nunca iria trazer o tal sistema modular, porque kernel completamente remodelada era um SO novo..
2. Timemachine, lembram se quando o 2000 foi lançado? o que se usava em grande escala? Windows 9x (98 SE e ME)... esta foi a ideia que achei mais estupidamente inteligente.. assim dava tempo ao Windows 7 amadurecer, e então a MS lançaria algo que o torna se, mais tarde, o seu sistema referencia. (apesar de ser inteligente é também pouco provável, de qualquer das formas esta era a forma de dizer: Windows Vista não é o "lixo" que todos dizem ser, o 7 é o futuro, mas ainda está verde)
3. Abandona o Vista, lança o 7.. (mais defendido por todos, mas não acredito ser verdade.. até porque isso levaria a grandes problemas para eles, dado que o suporte para o Vista não podia desaparecer)
4. Mais provavel, SO como update independente do Vista, ou seja, um novo SO, que precisaria do Vista como base, nem que fosse só para comprovar a sua legalidade, isto trazia como "bonus" um SO com custos muito reduzidos para o utilizador final.


Já quanto ao Vista
Continuo a achar mesquinhas, as mentes daqueles que acham que o Vista é um FLOP.
Antes de mais devo dizer que FLOP encontra se ao nivel dos 32bits. Não! não estou a dizer que é um sistema mau, naõ o é. Estou a dizer que as pessoas tendem a comparar o que está instaurado acima de tudo.

Ora o Windows XP 64bits é um sistema que na minha opinião, e esse sim, é um FLOP.
Nunca foi considerado como um Sistema doméstico, até porque só a versão Profissional da coisa é X64. Todo o sistema 64bits não foi tão bem conseguido como era de esperar.
Mas isto também é justificado com o facto de que a altura em que este "nasceu" os ambientes não eram totalmente 64bits, e os que eram, tinham instalado o Windows 2000 e mais tarde o Server 2003, que eram mais fiáveis.

E é então aqui que eu acho que o Vista vinga. Nos ambientes 64bits!
Como já li aqui na TZ, se a informática fosse perfeita, os sistemas 64bits eram standard já há muito.
Ora agora, ao contrário do que podia falar à coisa de uma semana atrás porque nunca tinha experimentado, posso afirmar que o Vista64 é a melhor escolha para a passagem de 2000/XP -> Vista

Peço desculpas aquelas pessoas que antes disse que a versão 64bits era a melhor escolha para aqueles que queriam por >4Gb, e que todo o resto a melhor escolha era 32bits.

Eu digo hoje: Quem tiver um sistema Vista Premium Capable, ou seja um CPU 64bits e 2Gb de RAM, uma gráfica decente, etc.. instale 64bits.

A MS não irá abandonar o Vista assim, porque nem ao XP o pode fazer, dado a noticia que o seu suporte foi alargado para 2010

Agora quanto ao futuro este ainda é incerto. Acredito que o Windows 7 esteja ai, mas largar o Vista? (e aqui já entro com a opinião pessoal) Era o fim da MS aos olhos de muitos. O novo SO até podia ser algo extraordinário, espero que assim o seja. Mas abandonar os seus utilizadores agora era o pior crime que podiam praticar.

my 2 cents worth
 
Eu indiquei o salto Windows 98SE -> Windows XP pois estava a referir-me ao mercado domestico!
O salto da perspectiva do consumidor "comum" foi o acima indicado, não o 2000 e o ME morreu quando saiu.
Por essa lógica o salto para o Vista foi Windows 2003 -> Windows Vista, também podia ser usado como um SO "comum" mas não foi o caso, pois não?

Por essa mesma lógica teria que, também, indicar, o Windows NT, algures entre o Windows 98SE e o Windows 2000, que, mais uma vez, não saiu para o mercado domestico.
 
Última edição:
Back
Topo