Artigo muito interessante

Delta

Suspenso
Na exame informática vinha um artigo sobre a Banda Larga e a nova Banda Larguíssima com o regresso do CLIX.

Pelo que li, a NETCABO e a PT.SAPO estão em muito maus lençóis :

- A NETCABO pode oferecer teoricamente velocidades até 8 Mbps, mas para isso seria necessário um investimento brutal na rede, e a PT não está disposta a isso

- A PT.SAPO não pode ir muito além sob perigo de entrar am concorrência com a NETCABO e destruir esta de vez.

- A diferença de preços para o serviço CLIX é muito grande

Não sei se será mesmo o fim da NETCABO, o que a tem salvado é o facto do CLIX ter uma fraca cobertura, mesmo para quem vive nos arredores de Lisboa
 
Última edição:
Não será o fim, porque para muita gente o maior factor de permanência é a inércia:

- Novis e etc não têm lojas como a PT -> não há um sítio onde passar a caminho de/para o emprego para pedir informações pessoalmente

- A PT é o operador de sempre, já sabem com o que contar. Esses novos operadores são vistos como a banha da cobra, ou pelo menos um factor incógnito.

- O miúdo neto da vizinha diz que os novos operadores são um espetáculo, mas que demoram um bocado a activar o serviço e é preciso pagar uma sobretaxa para manter o número actual, metem contratos ao barulho, tem que se receber um agente deles em casa... uma chatice.

Basicamente, não são assim tantos os que estão dispostos a dar-se ao trabalho, por muito insignificante que seja.

A PT e a Netcabo vão continuar a florescer pelo mesmo motivo que ninguém usa os botões a mais da televisão quando tem um comando básico na mão.
 
Realmente ando um bocado inerte:)
Deixem-me lá ir ver essa oferta. Mas desde já coloco uma questão. Mas o Clix não tem que usar a infraestrutura da PT? Não é isso que tem sempre acontecido?
Vou ver do que se trata antes de dizer alguma asneira.
Be right back:)

Editado:

Impressionado com o serviço. Muito mesmo.
Mas infelizmente não está disponivel na minha área:(
Mas volto a fazer a mesma pergunta. Se é ADSL não está a usar a estrutura da PT? Como podem eles oferecer um serviço melhor?
Agora que eu queria mudar para o Optimus home e tirar o telefone fixo não sei o que fazer. Se demorasse pouco tempo a chegar era uma boa:)
 
Última edição:
=============
Se é ADSL não está a usar a estrutura da PT? Como podem eles oferecer um serviço melhor ?
================

Segundo o artigo da EI, que aconselho a ler, Houve uma alteração nos regulamentos e actuação da ANACOM. O novo regulamento permitiu acelerar a verdadeira liberalização dos últimos metros de linha de cobre que ligam a casa do utilizador às centrais telefónicas, através de um processo regulamentar conhecido por "co-mingly". Ou seja, todos os operadores têm direito a instalar bastidores de voz e dados nas centrais da PT, pagando a esta uma taxa por cada linha transferida dos servidores da PT para os servidores das operadoras concorrentes que se encontrem nessas centrais.

Tudo isto pode ser lido na EI, um excelente artigo.

Para mim é mesmo o fim da NETCABO, eu não mudo porque moro em ALVERCA /FORTE DA CASA e não tenho cobertura :(
 
e talvez para a netvisão se n se por fina.
Vou aguardar até a poeria asentar e dps se vejo q vale a pena meto a linha da pt outra vez. Pelo q foi dito por um vendedor, a revolução das flores estará disponível na minha zona em fevereiro, embora eu aponte para março.
Tenho oniduo disponível.
 
Delta disse:
- A NETCABO pode oferecer teoricamente velocidades até 8 Mbps, mas para isso seria necessário um investimento brutal na rede, e a PT não está disposta a isso

Não vi nada que ponha em perigo ambos os monopólios. A netcabo não precisa de oferecer 8Mbps, bastam 6Mbps para ter as mesmas velocidades que a ADSL.

Por outro lado, tecnicamente a netcabo pode oferecer até 34Mbps a quem quiser (pagar), e não os 8Mbps que foram referidos.
 
==================
Por outro lado, tecnicamente a netcabo pode oferecer até 34Mbps a quem quiser (pagar), e não os 8Mbps que foram referidos.
==================

Mas tens que reconhecer que na NETCABO paga-se o dobro para menos velocidade.

Eles vão ter que reajustar os preços, caso contrário toda a gente fugirá para o CLIX assim que esta tiver melhor cobertura.

Eu pessoalmente já telefonei para lá e deixei o contacto para ser contactado assim que a minha zona estiver coberta.
 
Delta disse:
==================
Por outro lado, tecnicamente a netcabo pode oferecer até 34Mbps a quem quiser (pagar), e não os 8Mbps que foram referidos.
==================

Mas tens que reconhecer que na NETCABO paga-se o dobro para menos velocidade.

Eles vão ter que reajustar os preços, caso contrário toda a gente fugirá para o CLIX assim que esta tiver melhor cobertura.

Eventualmente re ajustarão os preços nas grandes cidades, no resto não vale a pena. Não têm concurrência.

A netcabo não é assim TÃO cara. Em relação ao SAPO está +- igual, assim como à cliz antiga e à oni antiga.

Em relação à clix nova, aí sim, estão a levar porrada, mas é uma questão de tempo até a opinião pública rebentar com a clix por publicidade enganosa até que umas questões sejam resolvidas.
 
================
Em relação à clix nova, aí sim, estão a levar porrada, mas é uma questão de tempo até a opinião pública rebentar com a clix por publicidade enganosa até que umas questões sejam resolvidas.
=================

Porquê publicidade enganosa ?
 
Não é só em relação ao novo Clix. É também à Oni. Melhores condições (limites de tráfego) e muito melhores preços. E também há aqui publicidade enganosa? E em relação ao Clix, qual publicidade enganosa? Os 8Mb? Enganoso porquê? Porque nem todos poderão usufruir deles?

E comparar a Netcabo com o Sapo, quando comem todos da mesma panela e andam sempre a par para, obviamente, não fazerem concorrência um ao outro...

E vamos lá ver no que dá a nova recomendação da Anacom para que a desagregação do lacete local seja feita com mais celeridade e com multas caso os prazos não sejam cumpridos... Potencialmente maior rapidez na transferência para a concorrência só pode ajudar a atenuar o monopólio.
 
PJGS disse:
e talvez para a netvisão se n se por fina.
Vou aguardar até a poeria asentar e dps se vejo q vale a pena meto a linha da pt outra vez. Pelo q foi dito por um vendedor, a revolução das flores estará disponível na minha zona em fevereiro, embora eu aponte para março.
Tenho oniduo disponível.


eu tou na mesma situacao que tu... ando a ponderar alterar da netvisao,porque queria mudar de 256Kb's.. e os 512Kb's na cabovisao ja sao 30 e tal euros.. Por esse preço ja vejo grandes servicos,mas a clix teima em nao chegar ao barreiro..
Sinceramente,espero que a netvisao se mantenha em competicao..Porque nao queria perder os meus mails:P

_zZz_
 
eu tenho netvisao na guarda e aki em coimbra so tou a espera do kit do oniduo uma vez k ja ca tenho a cartinha :003: espero k cabovisao note k tem concorrencia forte e k se lembre de começar a baixar os preços, é k pagar 2x€por um acesso a 256 n é assim grnd coisa. :confused:
 
johnzap disse:
Não é só em relação ao novo Clix. É também à Oni. Melhores condições (limites de tráfego) e muito melhores preços. E também há aqui publicidade enganosa? E em relação ao Clix, qual publicidade enganosa? Os 8Mb? Enganoso porquê? Porque nem todos poderão usufruir deles?
A publicidade não é bem enganosa. O que se passa por exemplo com a ONI é que a bronca das saturação das estações queimou bastante a sua imagem. Vender 8Mb quando esse é o máximo teórico também é discutivel...é como os 56K, nunca os tinhas....
 
isso é sempre discutivel... mas por agora acho que o pessoal vai continuar satisfeito. Acho dificil uma pessoa queixar-se por so sacar a 500kb em vez de 1Mb (bytes), quando as alternativas são pagar o mesmo e não passar alem dos 100 e pouco kb :P

Vamos la ver como isto corre :)
 
Tafinho disse:
A netcabo não precisa de oferecer 8Mbps, bastam 6Mbps para ter as mesmas velocidades que a ADSL.

Desculpa? Mas um kilo de algodão não pesa o mesmo que 1 kilo de ferro? A Netcabo a 512 kbps não tem a mesma velocidade real que o sapo, oni ou a via a 512 kbps? +- 50 KB/s? Não te estou a perceber...
 
Ele provavelmente está a considerar a velocidade real que consegues tendo em conta o upload oferecido por cada ISP
Ja se viu que os 8 Mbps da Novis sao um bocadito puxados considerando o upload que tem.
Mas pronto sou eu a inventar. Ele sabera explicar melhor
 
na será tb aquela parte dos 7% que a adsl corta sempre para não me lembro o k. :P É que por exemplo, o que tenho visto é ppl a sacar a cerca de 107Kb's com adsl, enquanto que com netcabo o limite é 124Kb's. Ambos com a mesma velocidade teorica, 1Mbit.

É pena é o upload, será que a maior parte das linhas aguenta os 400kbps? Se aguentasse era mt
porreiro :)
 
Zealot disse:
Desculpa? Mas um kilo de algodão não pesa o mesmo que 1 kilo de ferro? A Netcabo a 512 kbps não tem a mesma velocidade real que o sapo, oni ou a via a 512 kbps? +- 50 KB/s? Não te estou a perceber...
O que ele quis dizer foi que nesse caso tás dentro dos limites da tecnologia, tens é um limitador...

Netcabo a 6 Mbps seriam igual a 8 Mbps da Clix, porque 8 Mbps é um limite tecnologico e muito provavelmente não passarias de 6 Mbps reais. Logo, igual.
 
Back
Topo