Artigo na Tom's Hardware - A3870 e Pentium G630

AltGr

Power Member
http://www.tomshardware.com/reviews/amd-llano-opencl,3284.html

(Publicado no dia 10/09/2012)

Não sei bem se este será o local para colocar este artigo (por favor editem caso considerem necessário), mas gostaria de deixar o link no fórum para que possam ler atentamente a análise que a Tom's Hardware fez com estes processadores, um ano depois, utilizando programas de uso comum atualizados nas suas versões 2012.

Agradou-me pessoalmente ler este artigo, pois penso que dá uma visão diferente (para além do mundo dos jogos) quanto ao uso destas duas plataformas.

Recomendo a leitura a quem entender o inglês.
 
É interessante e é uma comparação como outra qualquer.
Mas para mim a unica coisa interessante de relevo é os proveitos que se tem em alguns softwares utilizando software activo, tipo OPENCL para ajudar os cpu's.
Além de que se encontra algumas frases que não fazem muito sentido no meio do texto, como quando ele diz que é necessário um i5 para ganhar claramente ao A8 no geral, quando um i3 2120 mesmo tendo apenas 2 cores, é tão rapido como o A8 em quase tudo o que seja multi core e não dá a minima hipotese em software single core ou jogos.
Além de que escolher um Celeron para este teste foi um erro de casting. O opositor natural do A8 será o Pentium G6xx ou 8xx.
O celeron é para maquina office very low cost.
 
Mesmo assim não acho muito correcto comparar 2 cpus de preço totalmente diferente.
O A3870 custa mais 80% actualmente que o G630..

O ideal seria comparar com o i3 2120 ou então usavam os AMD A4.
 
Também repararam nisso?
Por exemplo o i3 2120 saíu em Fevereiro de 2011.
Faria sentido comparar estes dois tanto mais que no preço eram, há um ano atrás, muito semelhantes.
Porque razão fazem este comparativo?
Que objetivo, um site destes faz um artigo desta forma?
Sem querer respostas, deixo à reflexão de todos os que leram o texto.
 
Porque um veio substituir o outro..e também só há uma diferença de 2€ ou 3€ entre os dois.
Mas se eu não me engano o 3870 na review está com os clocks standart o que é equivalente a um 3850.
Também se não me engano o preço dos 3850 ronda os 95€ e o do 2120 anda pelos 115€. Isso é uma diferença de 20€.

Corrijam-me se estou enganado, mas nesta área eu não tenho certezas.
 
No site de uma loja de Lisboa os preços estão atualmente assim:

A8-3850 95,90€
A8-3870 109,90€
G630-61,50€
i3 2120-119€

Poderá ser uma diferença minima quando por exemplo se quer um PC principalmente para jogar, mas para uma máquina "low-cost", onde todos os €€€€ contam, a diferença importa. Tanto mais que penso ser este um mercado muito mais "competitivo", porque quem quer uma maquina para jogar "forte e feio" compra a força bruta de um i5 com uma placa acima dos 150€, no entanto a este nível, onde as pessoas apenas querem um PC mais generalista deveria haver um pouco mais de certezas.
É como referiram em cima: é apenas mais uma comparação... mas acham que faz sentido, um ano depois estar a ser feita uma comparação destas apenas porque o software está melhorado?
Enfim...
 
No site de uma loja de Lisboa os preços estão atualmente assim:

A8-3850 95,90€
A8-3870 109,90€
G630-61,50€
i3 2120-119€

Poderá ser uma diferença minima quando por exemplo se quer um PC principalmente para jogar, mas para uma máquina "low-cost", onde todos os €€€€ contam, a diferença importa. Tanto mais que penso ser este um mercado muito mais "competitivo", porque quem quer uma maquina para jogar "forte e feio" compra a força bruta de um i5 com uma placa acima dos 150€, no entanto a este nível, onde as pessoas apenas querem um PC mais generalista deveria haver um pouco mais de certezas.
É como referiram em cima: é apenas mais uma comparação... mas acham que faz sentido, um ano depois estar a ser feita uma comparação destas apenas porque o software está melhorado?
Enfim...
Dirijo a ti também as palavras que dei ao Stormgiant. Ele é moderador e tal há que ter respeito :P

A diferença para o G630 é bem maior do que para o 2120 Sr. Pedro :)
Ninguém disse o contrário, eu apenas estava a questionar a questão de todos elegerem o 2120 como o adversário mais justo. Em princípio o único CPU da Intel no mesmo patamar de preços é nenhum... O A8-3850 é mais caro que um G860 (~80€ que custa), mas tem uma performance significativamente superior) mas é mais barato que um i3 2100/2120, mas tem uma performance um pouco inferior (os dados variam conforme os autores de cada review).
 
Dados à parte.
Ainda vou experimentar fazer o que um user sugeriu quando comentou no artigo (penso que é na página 2 dos comentários).
Temos de um lado o AMD que como sabemos tem incluido uma 6550D.
Para igualar este processamento ao nivel da Intel, temos sempre que adquirir uma placa de video, por exemplo uma 6670 ou 6570 (exemplo dado pelo user), mas teremos sempre um processamento multi-threaded mais inferior. Falo dos pentiums.
Teriamos concerteza um valor de aquisição superior.
Estou certo nesta forma de raciocínio?
Sei que tudo depende da utilização que se dará ao PC. Ou acham que não é tão línear?
 
Temos que olhar para o problema no sentido inverso. Quando os A8 foram lançados, para que segmento eles foram guerrear ? :)
O i3 2120 é o cavalo de batalha da Intel neste momento no preço/performance. Os Gxxx são low cost.
 
Dados à parte.
Ainda vou experimentar fazer o que um user sugeriu quando comentou no artigo (penso que é na página 2 dos comentários).
Temos de um lado o AMD que como sabemos tem incluido uma 6550D.
Para igualar este processamento ao nivel da Intel, temos sempre que adquirir uma placa de video, por exemplo uma 6670 ou 6570 (exemplo dado pelo user), mas teremos sempre um processamento multi-threaded mais inferior. Falo dos pentiums.
Teriamos concerteza um valor de aquisição superior.
Estou certo nesta forma de raciocínio?
Sei que tudo depende da utilização que se dará ao PC. Ou acham que não é tão línear?
Não percebi muito bem o que tu disseste... De qualquer das formas se um Intel tentar iguar a performance gráfica sairá bem mais caro. Se tentar respeitar o limite orçamental perde e muito em capacidade gráfica.
Eu apenas estou a tentar seguir uma linha de pensamento linear, deixando inclinações particulares à parte.

Temos que olhar para o problema no sentido inverso. Quando os A8 foram lançados, para que segmento eles foram guerrear ? :)
O i3 2120 é o cavalo de batalha da Intel neste momento no preço/performance. Os Gxxx são low cost.
Os A8 não foram guerrear com niguém. Eles saíram para um nicho que não estava a ser aproveitado pela Intel quer era o caso de dos APU's. O concorrente direto para os i3's é o coitado do 4100.
 
Mesmo assim não acho muito correcto comparar 2 cpus de preço totalmente diferente.
O A3870 custa mais 80% actualmente que o G630..

O ideal seria comparar com o i3 2120 ou então usavam os AMD A4.

Basta ler o título do artigo... "Better With Time? The A8-3870 And Pentium G630, One Year Later"
E o 1º parágrafo... "AMD's desktop APUs, which combine x86 cores and graphics resources, emerged more than a year ago. We take a Llano-based A8-3870 and compare its performance from 2011 to what you get today using new drivers, application versions, and OpenCL acceleration."

Estão a comparar rivais directos de há 1 ano atrás, em ambiente actual. Como nem só o hardware em si evolui, mas também a utilização que o software faz dele, acho este um artigo interessante para ver a evolução que houve.
 
Exacto, foi o ponto que levantei na primeira intervenção.
Interessante ver como o software tenta aproveitar as features que os cpu's/gpu's vão introduzindo.
 
Sim,eu também percebi que estavam a comparar a evolução de 2011 para 2012 a nível de optimização do software.E faria sentido se tivessem comparado individualmente os dois sistemas.Se bem que acho extremamente redutor usar apenas 1 cpu de cada.

Agora o que acho errado é compararem o AMD com o Intel..E estes dois modelos nunca foram rivais directos..Senão o que são os A4 e A6?

________________________________

E depois ainda usam este comentario :

"Had we picked a Core i3 or faster Pentium G870 processor, the Intel machine would have been more expensive without much effect on the overall performance picture. You'd need to spend even more for a Core i5 to beat the A8 in a more resounding way."

________________________________

Que me custa a acreditar.Se tivessem juntado todos estes cpus aí sim teria sido interessante comparar a evolução.
 
Back
Topo