Artigo: O PC está morto

ummm....

não estou a ver as pessoas a deixarem de ponderar um PC. as pessoas já cresceram habituadas ao ecrã teclado e rato. não estou a ver ninguém a comprar um smartphone em vez de um PC, mas sim em complemento de um PC. Vai sempre haver um portátil (e invariávelmente um portátil porque só os connosseurs possuem um desktop hoje em dia) em cada casa.

O que vai acontecer e que aconteceu com o rádio nos anos 60, a TV nos anos 80 e o telemóvel na década passada, é a completa banalização, ou seja quase toda a gente irá ter um.

ToPmIsTeR[HCP] , eu ainda tenho um CRT de 17 polegadas e só troco quando der o berro total....ou quando encontrar um LCD branco no mercado e conseguir comprá-lo :D

 
Última edição:
ummm....

não estou a ver as pessoas a deixarem de ponderar um PC. as pessoas já cresceram habituadas ao ecrã teclado e rato. não estou a ver ninguém a comprar um smartphone em vez de um PC, mas sim em complemento de um PC. Vai sempre haver um portátil (e invariávelmente um portátil porque só os connosseurs possuem um desktop hoje em dia) em cada casa.

O que vai acontecer e que aconteceu com o rádio nos anos 60, a TV nos anos 80 e o telemóvel na década passada, é a completa banalização, ou seja quase toda a gente irá ter um.

Concordo totalmente. Ainda existe muita coisa que um smartphone ou mesmo um tablet não consegue fazer, face a um PC. Primeiro, vem a questão do tamanho do ecrã. Depois temos o facto de que os touchscreens não estão, nem nunca vão estar, ao nivel dos periférios mais comuns como o teclado, para input de dados em grande escala. Estou no 11º ano e nunca na vida me viria a fazer um trabalho inteiro num tablet (já nem digo num smartphone, isso então...). E depois temos a questão mais óbvia: embora em termos de performance os dispositivos móveis tenham tido uma evolução incrivel, também os PC's têm tido (embora a um ritmo claramente inferior). Edição de video, fotografia, programação intensa, etc. são ainda quase impraticáveis nestes dispositivos.

No entanto, acredito que algumas coisas estarão mortas, graças a esta nova evolução. Falo tanto dos computadores portáteis, como dos leitores multimédia portáteis e caseiros (MP3's/MP4's/HTPC's).

Lá chegaremos, mas ainda não.
 
Hoje em dia ter um desktop em casa, ou já é velho (4/5 anos) ou são gammers que querem ter um sistema "top" ou então são sistemas para edição multimédia. Porque de resto um portátil dá, mesmo que se tenha um ecrã grande (23'') + teclado e rato decente em casa, é só chegar e ligar os cabos (no caso do teclado e rato, provávelmente são wireless) e está a andar, é plug-and-play.


EDIT: leitores portáteis de MP3/MP4 vão deixar de existir, o smartphone vai englobar esses produtos. Mas HTPC, só se estiveres a contar com serviço video-on-demand, porque por enquando ainda falta um bom bocado para que um tablet possa substituir isso, não tem conectividade com tv's nem a capacidade para guardar este tipo de dados. A cloud tem a capacidade, mas as ligações à internet são na sua grande maioria lentas, a fibra optica ainda está a anos-luz de ser mainstream.
 
Última edição:
Hoje em dia ter um desktop em casa, ou já é velho (4/5 anos) ou são gammers que querem ter um sistema "top" ou então são sistemas para edição multimédia. Porque de resto um portátil dá, mesmo que se tenha um ecrã grande (23'') + teclado e rato decente em casa, é só chegar e ligar os cabos (no caso do teclado e rato, provávelmente são wireless) e está a andar, é plug-and-play.


EDIT: leitores portáteis de MP3/MP4 vão deixar de existir, o smartphone vai englobar esses produtos. Mas HTPC, só se estiveres a contar com serviço video-on-demand, porque por enquando ainda falta um bom bocado para que um tablet possa substituir isso, não tem conectividade com tv's nem a capacidade para guardar este tipo de dados. A cloud tem a capacidade, mas as ligações à internet são na sua grande maioria lentas, a fibra optica ainda está a anos-luz de ser mainstream.

O que é que queres dizer com conectividade com TV's? Ligação fisica? Muitos tablets (e mesmo smartphone's) estão a receber ligações HDMI. O problema depois é com o software...

Ah, e quando falo em HTPC's falo mais na simples leitura de ficheiros de video e posterior transmissão para TV (como naqueles discos rígidos multimédia). O resto sim, ainda falta um bom bocado.
 
Última edição:
O PC durante anos foi o centro do mundo informático. Será que acabou essa era?

Este é um artigo de opinião sobre a história e a actualidade da posição do PC no mundo informático. Aqui fica o link:
http://portal.zwame.pt/13629/artigo/o-pc-esta-morto

Admito que o título é algo sensacionalista, mas foi para chamar à atenção sobre o actual estado do PC. Sei que a opinião pode ser bastante controversa e acredito que muitas outras pessoas tenham opinião diferrente.

Uma pequena nota. Este artigo foi escrito na passada quinta-feira, mas foi-me pedido só para publicar esta segunda. Pelo que vi há vários editoriais noutros sites sobre o mesmo tema.
Este artigo de opinião não teve como base nenhum desses artigos, até porque ainda não os li, mas penso que há boas razões para falar sobre o tema, quando o tema aperece em vários sitios.

exelente arigo, mas só isso.
na minha opinião a computação "computador" nunca desaparecerá.Vai sim sofrendo varias metamorfoses,mas a computação estará sempre presente.tal como o automovel sabemos como era, como é só não sabemos como será.
isti é o meu simples pensamento,mas posso estar errado
 
O pc é a base de tudo, as construções de jogos, os computadores são o que fazem tudo. se não tivesses um bom computador para poder 3d como fazias os desenhos das motherboards ou outra coisa que tenha haver com a tecnologia ?
O pc e o ponto de começo de coisas que existirem ........
 
O pc é a base de tudo, as construções de jogos, os computadores são o que fazem tudo. se não tivesses um bom computador para poder 3d como fazias os desenhos das motherboards ou outra coisa que tenha haver com a tecnologia ?
O pc e o ponto de começo de coisas que existirem ........

Claro e eu no artigo não digo que o PC acabe nesses mercados.
No entanto e curiosamente, nesses mercados há uns anos atrás reinavam confortavelmente Workstations muito caras, com processadores não x86 e com um Unix. Quase de um dia para o outro, desapareceram.

A questão, que acho que muitos se estão a esquecer é, para o público em geral, qual a percentagem de pessoas que precisa de um PC em vez de um dispositivo mais simples? Mais, com a evolução desses dispositivos, não vêm que o publico em geral, precise cada vez menos de um PC?

Vejo aqui muitas respostas com "Eu nunca deixarei o PC". A questão não é essa. Eu também dúvido que deixe de usar PCs, até porque não gosto sequer do mercado de telemoveis, tablets e outros dispositivos do genero. A questão não é se os Geeks ou que anda neste mundo dos computadores aos anos, deixa de usar o PC. A questão é se o público em geral, no presente e especialmente no futuro, vai ver razão em ter um PC ou usar mais um PC que outros dispositivos.

No artigo dou vários exemplos de sintomas de como o PC perde relevancia. Dou mais um exemplo. Para uma pessoa que nunca viu um computador, crianças ou idosos, é mais simples começar com um PC ou um Ipad?
 
Última edição:
As consolas já têm teclado e rato :P mas de qq maneira n têm a capacidade do PC, as consolas estão anos luz atras dos PC's...

Para ti podem estar , mas as consolas são os unicos aparelhos que aproveitam o real potencial do hardware até ao limite .
Coisa que nenhum pc conseguirá fazer , por mais potente que seja ,o software nunca será optimizado ... de que vale ser mais potente se as aplicações nunca acompanham a evolução .
Como muito bem foi explicado no artigo .
 
Todos nós que passamos mais de 8 horas diárias em frente a um ou dois computadores , percebe que o PC não vai morrer, vai certamente evoluir para algo mais compacto e com menores consumos energéticos visto que "o mundo" assim o exige.
Fora do ambito laboral vemos obviamente que o mundo mudou.Já é bastante normal ver pessoas a consultar o mail e a ver o Facebook através do seu telemóvel e tabblet nos transportes públicos, e mesmo e casa a imagem de um "pad" na sala, junto com a TV e a familia é algo que já começa a ganhar alguma forma.

Acredito que toda esta "evolução" tenha sido causada pela sociedade em que vivemos, cada vez mais temos menos tempo para parar em frente a um PC e "usufruir" dele e damos por nós a ver o email enquanto tomamos o pequeno-almoço, a terminar uma worksheet num "momento Familiar ou até a arrancar um Mysql enquanto vamos no comboio.
 
As consolas servem apenas para jogar, nada mais. Se o hardware não é aproveitado a 100%, culpa o SO e os developers de jogos mas não culpes o hardware em si.

Tu é que referiste que as consolas estavam ultrapassadas em relação ao pc, mas são as unicas que cumprem sem restrições a finalidade para que foram criadas .
Pouco importa ter um sistema ultra rápido ,se não estiver optimizado para o max das suas potencialidades .
Um sistema só se considera ultrapassado se a razão para a qual foi criado , não pode ser cumprida nesse mesmo sistema ... as consolas cumprem , os pc tambem mas desperdiçam o hardware ... que está sempre um passo mais á frente que o software .
E não se trata de culpar x ou y , uma vez que um sistema se compõe de ambos , portanto a eficiência , optimização tem de existir nesses dois pontos .
(As consolas servem apenas para jogar).
As consolas têm servido para jogar , mas cada vez mais se vê essa ideia a mudar .

Assim como o caso do artigo que fala dos telemoveis , smartphones ... têm vindo cada vez mais a ser convertidos em mini pc,s de bolso .
 
Última edição:
Esta é uma discussão muito interessante com respostas excelentes.

Começo pelo Cloud Computing como base da minha resposta.
Toda a gente usa já hoje e das respostas aqui percebe-se que já está instituido. Não para tudo mas para mais coisas do que possivelmente consideram que é muito importante e onde disponibilizam informação pessoal. Todos devem usar pelo menos um dos seguintes: gmail, hotmail, steam, dropbox, Xmarks, lastpass. É uma pequena amostra do que é possível usar e em que a conveniência acaba por ganhar ao perigo ou ao medo de terem os dados na cloud.

Mas a cloud não é só isso. É também deixar de ter máquinas físicas em favor de usar farms num local diferente. Estou a pensar na Amazon EC2, no Azure em que na demo que fizeram na Microsoft Professional Developers de 2010 mostraram o que a Pixar usar para renderizar as animações. Poem dizer "mas isso é usar um ou mais grandes computadores" e é verdade mas a interacção que vão ter é do lado do software. Não se vão ter as máquinas físicas por perto.

Por outro lado a questão de smartphones e tablets apenas está a mudar aquilo que é possível fazer. Aquilo que a Motorola faz o Atrix é aquilo que finalmente se consegue fazer porque se alinharam os astros em termos de capacidade de processamento, ligações à internet e um sistema operativo que facilita tudo isso. A Citrix já tentou fazer isto á anos mas nessa altura a capacidade de processamento dos smartphones não era suficiente.

Se olharmos para a evolução apenas no último ano vemos comoa evolução continua no sentido do interface touch com ganhos em termos de processamento. Em 1 ano vamos passar de single core em tablets e smartphones para quad core já em Agosto com o Kal-El O iPad 2 e todos os tablets no geral permitem ligar a um monitor externo. Cada vez mais uma apresentação é iniciada com dois cliques. O próprio tablet é um excelente dispositivo de introdução de dados. O rato está mais que substituido, quanto ao teclado é tudo uma questão de tempo. Eu também prefiro um teclado físico. Mas nós usamos á anos. para quem começa acham que vai pensar nisso?

Por último, o OS X já dá algumas pistas nesse sentido mas acredito que o Windows 8 ainda verá mais a integração entre táctil e convencional. A Microsoft está muito atrasada mas acredito que com o Windows 8 integre imenso as várias capacidades que o SO tem que ter para agradar a todos os utilizadores em dispositivos desde os smartphones até aos PCs.

Uma coisa é certa. Cada vez mais as pessoas se dividem entre dispositivos e menos necessitam de estar sentados a uma secretária num PC.
 
Queria fazer só um reparo: No artigo falas sobre o iPhone ter revolucionado a maneira como se pensava do telemóvel.....acontece que o primeiro Smartphone vem de 1996:

nokia-9000communicator.jpg


O iPhone apenas abriu as portas para a banalização da tecnologia, e também foi o primeiro a incentivar as pessoas a usar os dedos em vez da tradicional canetinha que já se usava desde 1999.
 
Queria fazer só um reparo: No artigo falas sobre o iPhone ter revolucionado a maneira como se pensava do telemóvel.....acontece que o primeiro Smartphone vem de 1996:

nokia-9000communicator.jpg


O iPhone apenas abriu as portas para a banalização da tecnologia, e também foi o primeiro a incentivar as pessoas a usar os dedos em vez da tradicional canetinha que já se usava desde 1999.

O primeiro "Smartphone" com touchscreen e afins foi da IBM, e é de 1993 ou 1994, não tenho a certeza.
 
Última edição:
O primeiro "Smartphone" com touchscreen e afins foi da IBM, e é de 1993 ou 1994, não tenho a certeza.

confundes PDA com smartphone....smartphone é pda com telefone e esse quase todos os entendidos no assunto sabem que o 9000 communicator foi o primeiro de um género....

EDIT: ok o simon. Mas esse ainda era um modelo muito pouco prático da época do tijolo. O 9000 popularizou o segmento no mercado profissional de tal maneira que nos early 2000's raro era o homem de negócios sem um smartphone.
 
Última edição:
Claro e eu no artigo não digo que o PC acabe nesses mercados.
No entanto e curiosamente, nesses mercados há uns anos atrás reinavam confortavelmente Workstations muito caras, com processadores não x86 e com um Unix. Quase de um dia para o outro, desapareceram.

A questão, que acho que muitos se estão a esquecer é, para o público em geral, qual a percentagem de pessoas que precisa de um PC em vez de um dispositivo mais simples? Mais, com a evolução desses dispositivos, não vêm que o publico em geral, precise cada vez menos de um PC?

Vejo aqui muitas respostas com "Eu nunca deixarei o PC". A questão não é essa. Eu também dúvido que deixe de usar PCs, até porque não gosto sequer do mercado de telemoveis, tablets e outros dispositivos do genero. A questão não é se os Geeks ou que anda neste mundo dos computadores aos anos, deixa de usar o PC. A questão é se o público em geral, no presente e especialmente no futuro, vai ver razão em ter um PC ou usar mais um PC que outros dispositivos.

No artigo dou vários exemplos de sintomas de como o PC perde relevancia. Dou mais um exemplo. Para uma pessoa que nunca viu um computador, crianças ou idosos, é mais simples começar com um PC ou um Ipad?

Apesar de concordar contigo no geral, repar que o publico em geral nunca precisou de um PC, ou pq eram mto caros (há anos), ou pq há alternativas (actualmente), no entanto sempre houve mercado de PC, mas sim houve um periodo em que esteve mais na moda que foi praticamente a década passada inteira.

O cloud computing para mim é mesmo "coisa do demónio", sinceramente é tirar quase na totalidade a pouca liberdade que temos, e tornar-nos ainda mais dependentes de corporações e multinacionais, além disso se nos quiserem lixar a vida é só desligar o cabo (se bem que, muita gente hoje se lhe desligassem o cabo já não saberiam o que fazer)...
 
confundes PDA com smartphone....smartphone é pda com telefone e esse quase todos os entendidos no assunto sabem que o 9000 communicator foi o primeiro de um género....

EDIT: ok o simon. Mas esse ainda era um modelo muito pouco prático da época do tijolo. O 9000 popularizou o segmento no mercado profissional de tal maneira que nos early 2000's raro era o homem de negócios sem um smartphone.

Como podes vêr não foi o primeiro. Se o Simon era prático ou tijolo isso são extras, mas ele foi o pai de todos os Smartphones. A Nokia é que sempre teve uma expansão maior a vender aparelhos móveis do que a restante concorrência.

E estes aparelhos nunca vão substituir o PC, nem eles nem uma tab. Pelo menos falo por mim, mal por mal mil vezes um simples netbook do que um Smarthphone para trabalhar ou navegar na Internet. Serve para mobilidade e só apenas isto.

As pessoas pensam que só por ser dual core ou quad core em Smarthphones vão ter os mesmos resultados que num quad ou core 2 numa máquina convencional. Basta ver os MFlops que os processadores produzem para notar as diferenças no poder de processamento.
 
Boas,

Desde ja parabens pelo post, excelente. Penso que o tema é bastante indicado para o panorma actual no que diz respeito a toda a era comunicacional\informatica (entenda.se pc\consolas\telemoveis\pdas etc).

Sou um apaixonado pelo pc, e como qualquer apaixonado e fã incondicional sabe, pc fixo é claro! Sempre!

Foram dadas respostas bastantes construtivas e com fundamentos bastante concretos sobre o futuro do pc, com as quais eu concordo, mas, no entanto, penso que a resposta mais facil para o actual fenomeno se deve a, e desculpem a expressao abusiva "tesão do mijo". Sim leram bem, é tudo uma questao do "boom" actual das novas tecnologias, das aplets, dos iphones, pdas..etc...

é o tipo.."esta na moda", é o tipico.."o vizinho tem eu tambem quero ter".... penso que daqui a 6 meses....cai no esquecimento...e a atenção volta novamente para o pc, seja ele fixo ou portatil, sinceramente é a minha modesta opinião.

Por que motivo eu compraria um ipad?? trabalho o dia todo agarrado a um pc na PTContact...em casa ao fim de semana e tempos livres, quero uma boa maquina para jogar DeadSpace 2, COD,Dragon age 2...etc...com 1 bom monitor para ver uns 1080p e uma boa conexao para streamings....donne! im happy!

é claro que existem pessoas que dao um valor exagerado a estas novas plataformas...valor este que eu sinceramente nao consigo desvendar.... estou a ser muito "old school"? talvez... mas duvido que a minha geração 1980 a 1987 alguma vez va trocar o PC por estas "modernices inuteis" (desculpem a expressao é apenas um ponto de vista).

O PC nunca vai morrer, como vamos jogar cod online? WOW online? num ipad? num pda?....hum..quero 1 telemovel para fazer chamadas\sms..mais nada...o resto..PC.

Cumps, continuem o bom trabalho
 
O computador não vai desaparecer.

Os telemóveis têm ecrans muito pequenos (se os tivessem maiores eram PCs)

Não consigo escrever, nas tabletes, no teclado "virtual", como escreve nos meus PC. Se conseguisse os tabletes seriam PCs.

No geral toda a panoplia de coisas novas só consegue a maioria dos utilizadores quando se transformam num PC.

E essa da morte do PC já nem é nova.
 
Back
Topo