Artigo: O PC está morto

Este pessoal faz uma tempestade num copo de água sobre algo que não vai desaparecer por completo sequer. É assim, se vocês gostam de desktops, vai continuar a haver. Se não gostam, o futuro vai trazer mais variedade.
Eu sou uma pessoa antiquada, ainda há um desktop em cada quarto, cada pessoa tem um portátil 15", há um Media Center (antigo vá, ainda usa Intel VIIV) na sala e é quase tudo CRT's mas temos Smartphones. Á excepção dos CRT's gosto de como estão as coisas agora e acreditem aqui não vai deixar de haver desktops nem laptops. Quando se fala em "morte" fala-se em tornar-se um nicho. Ter um desktop ou um portátil vai dar um ar de connosseur e de entendido enquanto que netbooks, tabs, e por aí fora vão ser a opção mainstream.

Esta discussão faz me lembrar a do carro elétrico. "Ah e tal a gasolina vai embora, adeuzinho carros de jeito como Lambos e Mercs". Muito pelo contrário. A diminução da demanda do petróleo irá manter a gasolina no seu preço atual, para que entusiastas possam usar as suas máquinas clássicas / carros de luxo e supercarros, enquanto que as massas que só usam um carro como meio de transporte ficam com a opção elétrica. Porque não é meia dúzia de gatos pingados em carros clássicos ou super potentes que vai piorar o ambiente.

Pelo menos é a minha opinião nestes 2 assuntos que se relacionam pela reação dos entusiastas á notícia.

Cumps
 
maxmanapple, o petróleo nao dura mais que 50-100 anos :p Os Lambos terão que ser movidos com outra coisa :P

Já que falas em carros, uma boa analogia que encontro, porque andar numa cidade de SUV quando um smart eléctrico (ou outra coisa) ou mesmo mota/scotter é suficiente? é analogia a ter grandes desktops quando pequenos desktops, portáteis ou mesmo tablets servem.
 
maxmanapple, o petróleo nao dura mais que 50-100 anos :p Os Lambos terão que ser movidos com outra coisa :P

Já que falas em carros, uma boa analogia que encontro, porque andar numa cidade de SUV quando um smart eléctrico (ou outra coisa) ou mesmo mota/scotter é suficiente? é analogia a ter grandes desktops quando pequenos desktops, portáteis ou mesmo tablets servem.

Se em 10 anos 80% do parque automóvel mundial passar a ser electrico, o petróleo irá durar mais 200-500 anos
 
Não creio sinceramente que o PC vá desaparecer tão cedo, o que está a acontecer é a massificação de utilização de novas tecnologias, ou seja, quem não percebe nada de computadores, mas se lhe meterem um smartphone ou um ipad até vão ao face, navegam na net, etc, porque antigamente este tipo de pessoas quando necessitavam de bater um texto era uma epopeia, bastava ligarem um pc e o rato não se mexer "ei o rato não dá, ai jazus, isto ainda rebenta...e agora o que faço", etc, etc, etc, quem de nós mais ou menos entendidos nos pc's, mas entusiastas de termos "o fixo", não se deparou com gente assim?? E as empresas que faturam milhões estão a explorar muito e bem este mercado, que por sinal há-de ser muito maior que o que existe do pessoal que usa "fixo", que necessita desse tipo de pc, para gaming, trabalho, overclock, etc.
Conheço gente que "brinca" com smartphones, mas se o PC der um problemazito qualquer nem têm capacidade para ir googlar sobre o assunto...
Agora, logicamente, a evolução existe e continuará e ainda bem, mas o desaparecimeno para já não creio.

Cumps.
 
maxmanapple, o petróleo nao dura mais que 50-100 anos :p Os Lambos terão que ser movidos com outra coisa :P

Já que falas em carros, uma boa analogia que encontro, porque andar numa cidade de SUV quando um smart eléctrico (ou outra coisa) ou mesmo mota/scotter é suficiente? é analogia a ter grandes desktops quando pequenos desktops, portáteis ou mesmo tablets servem.

Para andar numa pista de corrida não se vai usar um smart eléctrico. Assim como para trabalhos pesados não se vai usar um portátil/tablet. Na minha opinião, tablets / telemóveis de topo são um complemente fora de casa. Em casa prefiro PC :)
 
Para andar numa pista de corrida não se vai usar um smart eléctrico. Assim como para trabalhos pesados não se vai usar um portátil/tablet. Na minha opinião, tablets / telemóveis de topo são um complemente fora de casa. Em casa prefiro PC :)

Procurem por Tesla Roadster, e vão ver o que é um smart eléctrico...

Há uma coisa que PC/desktop terá sempre vantagem que na liberdade de configuração/personalização, são poucos (ou quase nenhuns) os dispositivos moveis que permitem escolher o processador a dedo, bem como ram, motherboard, etc e até o tipo de dissipação de calor. E que penso não ser um nicho assim tão pequeno senão não teríamos tantas lojas de informática dedicadas a isso só em Lisboa.

E a propósito da cloud computing: http://offers.compuware.com/register?cid=70170000000flYZ
 
[K]iid;7444501 disse:
Excelente artigo Nemesis!
Agora na minha opinião o petróleo desaparece mais rápido que os PC's :D

X2

Óptima Comparação,tendo em conta as discussões anteriores.

Não estou minimamente preocupado, se os Personal Computers de todo género desaparecerem é quando nós "humanos" já sejamos quase automatizados, só temos de nos carreguar(noite) e usamos memoria para gravar as nossas experiência de vida. Woondeeland:D
 
Um smartphone é um PC, ou seja há cada vez mais PC's. Tenho dúvidas que os Desktops, que é o de que se está falar na prática no sentido tradicional da torre sobrevivam.

Julgo que a única hipótese que têm de sobreviver é deixarem de ser Personel Desktop e serem o House Desktop ou seja para todos na casa. O seja compra-se uma torre para todos os habitantes da casa lá se ligarem cada um com uma quota de cores e por meio de monitores nos seus quartos terem acesso ás funções de um desktop. Esta funcionalidade incluiria o eventual controle de funções da casa como alarmes, energia etc.
 
Já existem frigoríficose vários electrodomésticos de todos os tipos com PC's incorporado por exemplo. Já existem casas com um sistema computacional que são "controladas" por comandos.

Acho que até já ha WC's com com PC's . LOL!
 
X2

Óptima Comparação,tendo em conta as discussões anteriores.

Não estou minimamente preocupado, se os Personal Computers de todo género desaparecerem é quando nós "humanos" já sejamos quase automatizados, só temos de nos carreguar(noite) e usamos memoria para gravar as nossas experiência de vida. Woondeeland:D
Espero bem já cá não estar quando isso acontecer...
 
Em primeiro lugar quero das os parabéns ao autor do artigo. Independentemente de concordar ou de discordar dele, está bem escrito e estruturado e é uma opinião válida como qualquer outra. Os meus parabéns.

Quanto ao tema em si, não concordo com os primeiros 2 tópicos do artigo. Não acho que os Ipad, telemóveis e afins tirem lugar ao uso de um computador pessoal. Penso sim que o podem substituir em algumas situações devido à sua maior portabilidade e conveniência de uso. Mas certo estilo de tarefas continuam a exigir um computador com um Windows e certos programas instalados. Atenção que quando me refiro a computadores pessoais refiro-me também a portáteis, eeepc e afins. Não só a desktops.

Os desktops concordo que estejam a "desaparecer" e o seu espaço está cada vez mais ocupado por computadores portáteis, mas isso são águas para outro debate engraçado.

A terceira parte do artigo é para mim a mais verdadeira. O gaming. É mentira e faccioso dizer-se que o gaming no PC está a morrer. Não concordo nem é uma afirmação verdadeira. Cada vez há mais jogos para PC. Agora é preciso ver é o estilo de jogos: jogos de browser no facebook (sim os meus pais já jogam jogos de computador finalmente! Estão no internet explorer ou no browser que usam), jogos MMO com poucas exigências gráficas e com jogabilidade em primeiro plano, jogos INDIE. Este estilo de jogos está em crescimento e cada vez mais pessoas os jogam, são jogos para pessoas dos 8 aos 80.

Agora jogos AAA, ou seja, aqueles títulos que utilizam as tecnologias mais recentes e gráficos mais avançados (pelo menos em relação ao estilo de jogos que referi anteriormente), esses estão a desaparecer. E quem disser o contrário não fala verdade. Neste momento em PC temos jogos AAA que são conversões de XBOX360 (ou PS3), maior parte deles com Directx9 nativo, uma tecnologia já com uns anos mas que é o standard das consolas. Como se não bastasse as conversões muitas vezes mal feitas, a variedade de jogos deste estilo é cada vez menor como se sabe. Eu diria que em termos proporcionais saiem 5 jogos AAA por semana para consolas XBOX360 e PS3, para 1 AAA por semana para o PC. E é muita sorte se não for mais um título sem opção de Anti Aliasing, com opção de Aim Assist nas opções, com "Press Start" nos menus em vez de "Enter" ou "Space, etc etc

Por isso sim, concordo com a parte final, o pc está a morrer no que a jogos AAA diz respeito. As pessoas não têm dinheiro para comprar um computador de 1000€ (ou mais) que requer upgrades de X em X tempo, que requer instalações de patches e outras coisas mais complicadas para o utilizador comum. O Standard de hoje é PC -> navegar, chat, jogos casuais. Consola -> jogar jogos AAA das maiores empresas de jogos mundiais. Os próprios torneios de videojogos (WCG, ESCW entre outros) já são jogados quase a 100% em consola. Sobra ainda alguns específicos de PC (cs, wow, etc).

A maior parte das pessoas não gasta mais que 500€-700€ num computador portátil. Então o mercado vira-se para o hardware que está nesse tipo de portáteis. Daí também o crescimento dos casual games. As pessoas que querem jogos mais avançados viram-se para uma PS3 ou xbox e fazem a festa.

Mais uma vez os meus parabéns pelo excelente artigo. Assim até dá gosto debater num fórum.
 
Última edição:
Não é por nada, mas alguém acha que algum dia, um Telemóvel com um ecrã de 3.5" vais substituir um computador? O.o

O que acontece e o que vai acontecer é que vão conviver juntos. Eu uso o meu Android para ir à net quando estou fora de casa. Mas quando estou em casa uso o computador sem pensar duas vezes.

E isso a falar de lazer. Porque na perspectiva de trabalho, ai nem existe comparação.
 
Bom ponto :) Foi o que disse na minha opinião sobre o tema, se reparares. Agora também acredito que quem chegue a casa usa a consola em detrimento do computador sem pensar duas vezes. Daí achar que o terceiro tópico do artigo está 100% real.
 
Não é por nada, mas alguém acha que algum dia, um Telemóvel com um ecrã de 3.5" vais substituir um computador? O.o

O que acontece e o que vai acontecer é que vão conviver juntos. Eu uso o meu Android para ir à net quando estou fora de casa. Mas quando estou em casa uso o computador sem pensar duas vezes.

E isso a falar de lazer. Porque na perspectiva de trabalho, ai nem existe comparação.


O que poderá eventualmente acontecer, são telemóveis (ou coisa do género) que poderão ser conectados a uma espécie de monitor e fazeres tudo o que fazes no PC a partir do telemóvel com o apoio do monitor e outros periféricos típicos do PC, sem o problema de teres um ecrã pequeno ou sentires falta de rato e teclado.

Sinceramente acho que estão destinados a fundir-se. Com as novas tecnologias, os equipamentos do tamanho de telemóveis mais cedo ou mais tarde poderão ser tão potentes como PC's fixos a quase todos os níveis (o mais dificil deve ser mesmo conseguir o potencial gráfico dum PC num telemóvel).

Alias, à dias vi a apresentação (o link já deve andar por este tópico) dum equipamento da Motorola que fazia algo do género que falei em cima, ligavas o telemovel ao portatil e tudo o que podias fazer no telemóvel podias agora fazer no portátil. Para mim, este é o futuro, é quase como andar com a torre dum computador típico, dos dias de hoje, no bolso do casaco e poder liga-lo em qualquer equipamento que permita a ligação em qualquer lado.
 
Última edição:
Não é por nada, mas alguém acha que algum dia, um Telemóvel com um ecrã de 3.5" vais substituir um computador? O.o

O que acontece e o que vai acontecer é que vão conviver juntos. Eu uso o meu Android para ir à net quando estou fora de casa. Mas quando estou em casa uso o computador sem pensar duas vezes.

E isso a falar de lazer. Porque na perspectiva de trabalho, ai nem existe comparação.

Concordo plenamente.

Áqueles que não concordam e acham que o futuro é telemóvel, vou fazer umas perguntas simples?


  • Digamos que o vosso filho/filha precisa de fazer um trabalho escolar. Como vou ligar a impressora a um Android? (não me venham com aquela de "manda por email" porque são poucos os professores que gostam dessa ideia)
  • Os dispositivos móveis atuais ainda não funcionam sem bateria (ligados á corrente SEM a bateria). Quanto tempo vai durar uma bateria ao ritmo de uso comum de um PC.
  • Como vão fazer Photoshop num telemóvel?
  • O Android corre Crysis? (jogar FPS numa consola é ridiculo)
  • E já agora, posso ligar um rato (não touchpad) ao Android?
  • Existe algum Tab com 15 polegadas? e 30?
  • Quantos frames por segundo consigo ter a reproduzir um filme Full HD codificado em H.264 no Android?
  • Como ligo o cabo da TV Cabo ao Android?
  • Quero ligar um conjunto de colunas 7.1 através de Digital. Como faço isso no Android?
  • Como faço um upgrade a um componente no Android? Isto é tudo sólido não vejo parafuso nenhum.
  • Como faço overclock no Android?
  • Como é que meto um CD dentro do Android?
  • Estou na aldeia e não tenho rede nem ADSL. Como uso a discada no Android?
  • Como faço Ctrl + Alt + Delete no Android?
  • Como faço para deixar o Android ligado toda a noite a sacar BitTorrent mas desligar o monitor?
(referencia Android como a generalidade dos dispositivos tipo Smartphone/Tab, não ao sistema operativo)

Se conseguirem encontrar forma de produzir o mesmo efeito no Android em 85% dos casos acredito na vossa tese.

Se não, continuo com a minha de que o PC ainda vai durar muitos e largos anos.

Cumps.
 
Se me falassem que o PC está morto para jogos, até acreditava, mas para todas as outras funcionalidades a ele associadas? Nem pensar. Sensacionalismo puro.
É certo que existem mais alternativas agora para varias coisas que no passado o PC era exclusivo, mas daí até perder todas as suas funcionalidades vai um passo de gigante, nem num futuro "próximo".

o PC poderá é, na minha opinião, evoluir mais rapidamente para algo muito mais optimizado (aka pequeno/compacto/eficiente), como por exemplo teclados virtuais, massificação de monitores PC touchscreens, "mini-torres" bastante pequenas, etc.


O artigo está bem escrito no entanto :)
 
Última edição:
Back
Topo