Artigo: O PC está morto

Isso foi no inicio do meojogos, já nem existe meojogos para PC. cheguei a jogar no PC (em minha casa), e tirando os graficos que eram fracos, a nivel de lag não tinha queixa (meofibra)
 
Acho que concordamos todos que é difícil recordar um ano tão bom como este no que se refere a lançamentos para o mercado desktop.
 
Diria que é um equilibrio, há gostos para todos, o sucesso de plataformas como a Steam e o GOG têm sido os principais responsaveis, e a lenta mas certa passagem de vários anteriores géneros exclusivos de consolas estão a ser migrados para o PC, há dois anos atrás não me via a jogar Tekken / Mortal Kombat (embora este tenha tido uns quantos jogos para PC no passado, começando mesmo pelo primeiro que tenho em disquetes, 3 se bem me lembro) / Street Fighter em 4K, hoje mesmo tenho uma sessão de pancadaria agendada para mais logo :D

Por acaso... tenho que os convencer a instalar o "meu" Dragon Ball (bando de mitras usam a minha conta da Steam...), isso e a ver se arranjo o Dead of Alive barato, feito parvo não o comprei quando estava a 5 €, bem, isto tudo para dizer que estamos a ver outro mercado a crescer, a passagem do PC para a sala (o local tradicional da consola).
 
eSports e VR serão os maiores responsáveis, ainda que possam existir consolas para tal, a qualidade superior é potencial do PC é clara nesse

E mais marcas como MSI, Asus e Acer, com o seu marketing 'agressivo' e sempre presente em eventos, apostarem em desktops e portáteis gaming, e com suporte para VR, é algo a favor do crescimento de vendas... Digo eu
 
Tal como disse, é o gaming em geral a crescer, independentemente de ser PC ou não. Caso apenas o PC estivesse a crescer exponencialmente, então sim. Mas as outras plataformas também estão a bater recordes :) (mobile, ps4 e switch). A PS4 só por si vai em 67 milhões de consolas vendidas em 3 anos e meio, são números completamente "ridículos" (no bom sentido). Nem a Wii, nem PS2, nem NES. Hoje em dia até a minha mãe com os seus 60 anos joga! lol!
 
Última edição:
Não nos podemos esquecer da AMD, eu acho que eles tiveram uma mãozinha neste bump que o PC gaming levou uma vez que criaram entusiasmo à volta de um segmento que estava completamente dominado e estrangulado pena Intel.

Ainda está mais para vir, os APU designados "Console killers" estão por perto.
 
Não nos podemos esquecer da AMD, eu acho que eles tiveram uma mãozinha neste bump que o PC gaming levou uma vez que criaram entusiasmo à volta de um segmento que estava completamente dominado e estrangulado pena Intel.

Ainda está mais para vir, os APU designados "Console killers" estão por perto.
Nem de propósito, estava mesmo a ver um video sobre isto. Um gajo da AMD dizendo que os Ryzen deram um pulo enorme na venda de pc gaming
Também falam aí dos Raven Ridge que como disses-te e como o gajo disse, vão mesmo ser os console killers. Eu por acaso acho que é bem capaz que assim seja. Acho que vai ser mesmo muito interesante estes APU's. Como ele disse, agora vamos poder ter um pc miniITX que vai ser mais compacto mas ao mesmo tempo mais capaz que as consolas. Isto promete

 
A cena dos APU's até tem potencial para algo mesmo "insane"

4 cores/8 threads Ryzen, um GPU Vega com 2048 shaders e um stack HBM de 4 ou 8 GB é capaz de ser bem engraçado.
 
A cena dos APU's até tem potencial para algo mesmo "insane"

4 cores/8 threads Ryzen, um GPU Vega com 2048 shaders e um stack HBM de 4 ou 8 GB é capaz de ser bem engraçado.

Sim.........E a que preço?

Não estou à espera que o Raven Ridge tenha HBM e por isso não vai ser nenhum "console killer". O problema é sempre o mesmo. Bandwidth.

Atenção, não estou a dizer que ele não possa ser um bom Apu.
 
Estou à espera de algo que corra fluentemente Dota 2, LoL, Starcraft, Diablo, CS, por aí. E que se publicitem sistemas minúsculos com consumos igualmente baixos. Será mais por aí, mas espero que me surpreendam :)

E claro... os portáteis. Porque a AMD faz lá falta para apertar Intel e nvidia também. Um portátil com APU pode ser mesmo muito interessante para algumas situações.
 
Sim.........E a que preço?

Não estou à espera que o Raven Ridge tenha HBM e por isso não vai ser nenhum "console killer". O problema é sempre o mesmo. Bandwidth.

Atenção, não estou a dizer que ele não possa ser um bom Apu.

Não sei. Os APU sempre sairam a bom preço. Os de architetura Vishera sairam ao mesmo preço que os vishera, apenas sendo inferiores 4core APU = 6core FX no preço

Sinceramente eu suponho que um APU Raven Ridge 2cores/4threads vai estar ao preço dos Ryzen 4cores/8threads. Um APU 4cores/8threads estará por volta dos Ryzen 6cores/12threads (Isto é apenas um suposição, secalhar estou a enganar-me à brava). E imagino que os clocks vão estar mais baixos também para melhor power consumption e preços mais abordáveis. Nos piores dos casos um APU 4cores/8threads estará nos preços dos Ryzen 8cores/16threads.
Se a gráfica for "muito boa" para uma iGPU, ainda pode valer a pena. Se a gráfica não for bem superior às consolas, então serão caros demais. A verdade é que metendo os APU a bom preço, a AMD ainda vai ganhar mais terreno e aumentar a sua influência. (se os APU forem assim tão bons como eles dizem). Se eles falham agora com os APU, então são muitos passos atrás, seguidos de uma escorregadela monstra.
 
Sim.........E a que preço?

Não estou à espera que o Raven Ridge tenha HBM e por isso não vai ser nenhum "console killer". O problema é sempre o mesmo. Bandwidth.

Atenção, não estou a dizer que ele não possa ser um bom Apu.

Estava apenas a referir o que é "possível" fazer. Claro que aos custos atuais seria algo caro... Mas o HBM é a resposta para colocares memória dedicada num APU e não incluir um bus externo para GDDR5 ou aumenta o número de canais DDR4. Acredito que a prazo seria mais barato que opções destas, já que já a algum tempo que os GPU's integrados estão a ser muito limitados pela largura de banda da memória.

Se bem que 4 GB ainda é pouco, talvez precisasse ainda assim buscar algo na memória do sistema. (como no tempo do 790g, que tinhas um módulo de 128 MB e ao combinar com memória do sistema tinha a melhor performance) Claro que 8 GB, com 8 layers com 200-256 GB/S er mais que suficiente.

Talvez lá pro HBM3 os preços sejam baixos e se possa ter 8 a 16 GB só com 4 layers.

Do resto algo do tipo também seria interessante par um Custom Chip para a APPLE. Os Raven Ridge que vai sair até chegaria para os 13", mas não para um 15" mais possante single chip.
 
Última edição:
O meu problema é dizerem que o Raven Ridge vai ser um console killer. Se, como o video diz, der para jogar alguns jogos a Full HD, já é bastante bom.

O problema nunca foi a qualidade do cpu e do Gpu. Usar memória de sistema para a gráfica é extremamente mau. Até uma gráfica dedicada com DDR3 já é estupidamente mau. E não é DDR4 que vai alterar muito o filme.
Até podiam colocar uma Volta V100 como iGpu, com a bandwidth que se tem de sistema, mata qualquer pretensão para ser um console killer.

Quanto à questão do preço. Não faço ideia a que preço vão sair os Raven Ridge, mas não se admirem que sejam mais caros que os anteriores APUs. Isto porque a AMD até agora tinha bons iGpus, mas o cpu em si era bastante mau e por isso eles tinham que descer os preços até ao limite.
Quanto a preços com HBM, a nível técnico isso iria resolver muitos problemas. Aliás, para portáteis, mini-pcs, etc, um Appu só com HBM, sem DDR4, seria muito bom, não só pela elevada bandwidth como pela questão "espaço físico". O problema é que por enquanto não estou a ver isso a acontecer a preços decentes. Talvez um Apu high-end, mas não sei se valeria a pena mesmo assim, devido ao custo. Para desktops, vejo com melhores olhos uma solução HBM+DDR4, um pouco como o que existe com o Xeon Phi, mas vão ao Ark ver que preços que eles têm.....
 
Não tem como ser console killer com DDR4 128 bits a 3200 por aí...

Mesmo a PS4 e XBOX one normais tem muito mais largura de banda, nem é preciso ir para a PS4 PRO ou Xbox PLUS

E alem disso não é com 768-1024 shaders que vão lá...

Uma APU só com HBM para portáteis e mini PC's era mesmo brutal. com opções de 8 GB e 16 GB HBM não precisava de se preocupar. Mas quem que iria pagar 400-500 € só pelo APU? :D
 
Certos jogos com uma extensa comunidade, contribuíram para o crescimento do mercado dos PC's.

O League of Legends é um grandioso exemplo de como influenciar o consumo de hardware, tal a quantidade de torneios no mundo do e-sports.

Eu encostei o portátil há uns meses. Arranjei tablet para as minha rotinas e aderi ao mundo das consolas de mesa pela primeira vez na vida (PS4).

Deixei de estar preso a uma secretária e passei para o sofá e para a cama.

Voltarei ao mundo do PC para produtividade.
 
Back
Topo