Artigo: O PC está morto

Pois, os preços elevados no Brasil acaba por inflacionar o material em segunda mão. Então se for o CPU top de cada socket, os preços vão na estratosfera. Um 3770k começa nos 800 e vai até sabe onde!

Eu vendi um Core i7 875k por 550 reais e foi em menos de 2 dias! Isso ai deve encontrar a preço da uva mijona. Mas olha que no ebay alguns cpus andam a preço de ouro.
O 3770k dei uma volta e o mais barato "buy it now" está a 175£...
O 4790k anda nos 300 e os leilões facilmente ultrapassam os 200...
 
Ok usados... também consigo PS4 usada por 180€ no ebay. Depende de cada um. O PC pode ter 1000 jogos que não interessam a uma determinada pessoa e depois tens os que jogam 2 jogos por ano, uncharted e Fifa com amigos e umas cervejas... são sempre questões subjetivas. A única coisa objetiva é o PC ter mais possibilidades e mais potencial para melhor performance. O resto é tudo subjetivo.

Eu pessoalmente sempre fui fã do combo PC + Consola. No PC jogo tudo o que é e-sports, 144hz, e concebido para rato. Desde CS, Pubg, Quake Champions, CoD, TF2, Starcrafts/RTS/MOBAs, Football Manager, Overwatch...

O resto tudo o que seja triple A multiplataforma normalmente é na consola que fico, com ecrã grande e no sofá de comando na mão. Sem hacks nem comunidades online minúsculas (como em FIFA ou MX K por exemplo).

Cada plataforma tem as suas vantagens e desvantagens :) Se tivesse que escolher uma apenas, o PC pois claro, porque é-me essencial nas atividades diárias que faço. Mas está longe de ser a solução ideal para jogos AAA.
 
Última edição:
Praticamente... os outros jogos costumo utilizar comando e com comando não me faz diferença estar a 60fps locked ou 144hz. Sinto os 144hz (e 240hz já agora) com rato e colado a um monitor (meio metro/1 metro deste). Por acaso ainda ontem fiz umas corridas no F1 2016 (arranjei a um preço fantástico para PC), e experimentei 144hz @ 144fps e depois 60fps trancados. As diferenças (que existem obviamente) não me dizem nada neste tipo de jogos em que o comando é utilizado e estamos numa posição mais "relaxada" e afastada do ecrã.
 
Usando os classificados do forum como base aqui fica:
CPU i5 2500K - 70€
Board Z67- 50€
2x4GB DDR3 - 50€
Caixa mais fonte (Corsair) - 40€
Grafica GTX 950 2GB - 95€

Total: 305€

EDIT:
Para teres uma idea a minha "consola" neste momento e a seguinte:

CPU i5 [email protected]
Board MSI Z67
2x4GB DDR3 2133
ASUS GTX 760 2GB
Seagaste 1TB
Enermax 525W
Caixa OEM

E ficou-me tudo por menos de £230... (usado claro!)...

Desculpa mas nenhuma dessas máquinas chega sequer perto de uma ps4 em desempenho, quanto mais uma ps4 pro, que já se arranja por esses preços...
 
A GTX760 até é superior ao GPU da PS4, e o 2500k também superior ao Jaguar da PS4, mas a questão aqui nem é essa, como já referi. Estas comparações nunca dão bom resultados porque são plataformas simplesmente diferentes. A Switch é a consola mais fraca de todas em hardware e olha o que é...
 
Desculpa mas nenhuma dessas máquinas chega sequer perto de uma ps4 em desempenho, quanto mais uma ps4 pro, que já se arranja por esses preços...

Desculpa Neural, Mas uma GTX 950 chega bem a uma PS4 em performance, e o i5 utilizado até excede e bem.
A unica coisa aí que vai limitar são os 2GB de vram da 950 que vai impedir de usar resoluções ao mesmo nivel que as consolas.
Para isso podemos antes mencionar uma 1050TI.

Agora uma PS4 PRO talvez só com algo tipo RX 480/570.
Cumps..
 
Desculpa Neural, Mas uma GTX 950 chega bem a uma PS4 em performance, e o i5 utilizado até excede e bem.
A unica coisa aí que vai limitar são os 2GB de vram da 950 que vai impedir de usar resoluções ao mesmo nivel que as consolas.
Para isso podemos antes mencionar uma 1050TI.

Agora uma PS4 PRO talvez só com algo tipo RX 480/570.
Cumps..

Em jogos multiplataforma talvez se equiparem à PS4 básica, mas mesmo assim só jogos mal optimizados para gcn. Os exclusivos da PS4 como uncharted 4 ou horizon zero dawn nunca na vida correriam assim numa gtx 950 n3m com um 7700k a 5 GHz a ajudar...
 
Neural isso nunca vai dar para comparar, isso são coisas de optimização para comparação, agora até tens o exemplo do Destiny 2 muito mais smooth em pc do que nas consolas e com melhores gráficos.

No meu caso o problema das consolas é que simplesmente jogo os exclusivos e depois deixo de jogar e fica encostada, o pc acaba sempre por ter mais uso, eu jogo imensos FPS´s e isso para mim sem rato e teclado é uma aberração.
Como já referiram o melhor deste mundo é ter os dois, consola e pc, no entanto são incomparáveis.
 
No meu caso o problema das consolas é que simplesmente jogo os exclusivos e depois deixo de jogar e fica encostada, o pc acaba sempre por ter mais uso, eu jogo imensos FPS´s e isso para mim sem rato e teclado é uma aberração.
Como já referiram o melhor deste mundo é ter os dois, consola e pc, no entanto são incomparáveis.

Eu idém...por vezes lá sai um exclusivo que me prende mas depois mais 1 ou 2 meses sem lhe tocar.
 
As espectativas é que são diferentes. É impensável em PC achar que a baixo de 60fps é aceitável.

Numa PS4 são vários os exemplos em que se joga a baixo disso com gráficos substancialmente inferiores. As pessoas estão é mais afastadas e mais que tudo habituadas. Com a Pro as realidades podem a vir a aproximar-se, mas nunca de um PC com uma RX480 para cima e processador capaz.

São é ligar e jogar que um PC não é.
 
Para mim, a única vantagem que as consolas têm são os exclusivos. Plug n play? O pc também é. Todos os jogos AAA que tenho, têm a configuração óptima para o meu sistema out the box. Basta ir ao painel de drivers, quando estiver a correr o jogo pela 1ª vez (e só dessa) clicar na imagem de capa do jogo (definir configuração óptima da nvidia)e pronto.

De desempenho nem vale a pena falar, a x1 plus tem uma rx 580 com um jaguar custom de 2011, de netbooks. Comando? É o mesmo da xbox one ou outro. Compatível out the box com o windows 10.

Ram, ok a xbox 1 plus tem 12GB DDR5 mas uma parte (3.5GB, penso), é para sistema.

No PC, já são 2 bancos de memória. 3, 4, 8 para video (mainstream) e 8 ou 16 ddr4 para sistema. Mas mesmo assim, o pc leva vantagem.

Biblioteca digital? pc. Retro compatibilidade? pc. No PC posso jogar o tomb raider 1 que é de 96... Preço? pc. Há jogos a 0.99€, ás vezes, na steam.

Quando uma consola é descontinuada, as novidades acabaram por completo. E dificilmente voltamos a jogar aqueles jogos. No pc, há sempre a hipótese de baixar os settings. Se não der em ultra, dá em high, se não der em high dá em médio... a plataforma é sempre a mesma e os jogos antigos estão sempre a mão na steam, por exemplo não é preciso ir buscar a consola velha ao sotão.
 
Última edição:
É um assunto que foi debatido até à exaustão. Eu não acho que seja um caso de uma coisa ou outra. É possível possuir as 2 plataformas, uma não invalida a utilização da outra. Mas com os recentes preços de hardware, é normal que as consolas ganhem algum terreno no mercado.
 
É um assunto que foi debatido até à exaustão. Eu não acho que seja um caso de uma coisa ou outra. É possível possuir as 2 plataformas, uma não invalida a utilização da outra. Mas com os recentes preços de hardware, é normal que as consolas ganhem algum terreno no mercado.

O que passa agora é uma situação conjuntural, não se vai tornar uma constante. Como sempre joguei nas consolas, só lamento ter entrado agora no pc gaming.

Mesmo as consolas tendo exclusivos 1st party, e estúdios subsidiários da "casa mãe" há tanta coisa para jogar no pc que não vais ter tempo para pegar na consola por jogos / IPs específicos.

De certeza que o PC tem pelo menos uma alternativa válida para aquele exclusivo que gostas da ps4.

Tudo somado, prefiro o pc. A abdicar de um, mesmo que fosse só pelos jogos, seria a consola que deixaria de parte.
 
Todos os aspectos por ti apresentados são subjectivos:

De certeza que o PC tem pelo menos uma alternativa válida para aquele exclusivo que gostas da ps4.

Cada pessoa tem os seus gostos pessoais. Desde criança sempre lidei com computadores pessoais e consolas. Não tenho absolutamente nada contra uma ou outra plataforma, e não concordo que uma substitua em pleno a outra.

há tanta coisa para jogar no pc que não vais ter tempo para pegar na consola por jogos / IPs específicos.

Talvez haja muito material para ti, de acordo com os teus gostos pessoais. Talvez não seja o caso para outra pessoa, que joga 5 jogos numa consola e apenas 1 ou 2 no computador. É bom haver gostos e opções para tudo.

Tal como eu conheço adeptos ferverosos de Counter Strike ou de Command & Conquer; também conheço adeptos de IPs como God of War, Uncharted ou Super Mario. E como calculas, nenhuma dessas pessoas vai encontrar alternativas no PC. São pessoas que têm bem estabelecidas as suas preferências.
 
Se a pessoa for fã incondicional de uma franquia acredito que compre a consola por causa de um jogo e pronto. Mas jogar no PC é melhor no computo geral das coisas.

O PC Gaming nunca esteve tão em alta no geral, como agora.
 
Novamente uma avaliação subjectiva e tua, com que pessoalmente concordo, mas que não podes impor para todos :)

Penso que todos podemos concordar que se as consolas fossem para jogar um jogo e pronto (como referiste), não estavam a vender tão bem neste momento.

PC gaming nunca esteve com um mercado tão forte, correcto. Tal como o mercado de consolas nunca esteve tão forte como actualmente.
 
Já tive as seguintes consolas:
PSP
PS2
PS3
Nintendo DS
Nintendo DSi XL
Nintendo WII
Xbox 360
Xbox One

Considero-me habilitado a poder comentar, porque já joguei quase tudo o que existe console e mobile.

Os PC são mais versáteis, é inquestionável. Fica mais caro, mas os upgrades incrementais são do melhor que existe para quem não pode estourar o dinheiro todo de uma vez numa plataforma.

Os jogos de PC que existem nas consolas, normalmente são melhores nas consolas, porque as versões de PC são um port.

Fui viciado nos GT do 3 ao 6, joguei tudo muito tempo e adorei. Fui viciado no Forza Motorsport, joguei todos do 4 ao 6, adorei.

Depois comprei o assetto corsa para PC, e não tem comparação (embora agora também exista para consolas).

Jogo muito RTS/RPG e FPS, e nesse sentido o computador mata qualquer consola, porque para jogar de k&m é muito melhor estar sentado numa secretária.

Os IPs específicos das consolas atraem muita gente, a mim já não, tenho 2 filhos e 30 anos o tempo é curto, PC ou nada.

Há espaço para tudo e hei-de voltar a jogar consola, é bom para quem não percebe de HW ou não se quer chatear. Metes o blu-ray na gaveta e é só jogar.
 
Back
Topo