1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Artigo] O que é o mundo do Vista x64?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Romani48, 8 de Agosto de 2008. (Respostas: 76; Visualizações: 6444)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Na continuação da discussão desta thread:
    Vista 32 bits vs Vista 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM

encontrei um artigo muito interessante sobre o mundo de 64bits, neste caso do Vista x64
    ----------------------------------------------------------------

You’ve got Vista x64 questions, I’ve got answers

FONTE

2. petersaints

petersaints Power Member

Gostei... é exactamente a impressão que eu tinha ;) Pode ajudar muita gente a decidir se é o x64 é para si ou não. Tendo em conta as specs actuais das suas máquinas e as suas necessidades ;)

3. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Está muito bem explicado e dá a entender que a mudança para x64 se vai dar principalmente por causa da RAM, tal como supunha, embora também fale um pouco de software criado de raiz para x64 e x86, embora infelizmente não fale nas possibilidades do software criado de raiz para o x64 (Pena, porque mesmo para o utilizador comum, daria a perceber muito do que é o x64), que com este texto fica a perceber que é só suporte para mais RAM.

Romani muito bom trabalho parabéns!

4. Mordorr

Mordorr Power Member

Confirma a ideia que já tinha antes:

O ideal, para correr bem ou fluidamente o V64, são 4G de RAM e não os meus actuais 2G.

Muito interessante artigo.:kfold:

5. exactamente, tenho um sistema que alem da grafica é muito parecido com o teu, inclusivé tenho as mesmas memorias e notei bastante diferença quando meti mais memoria, neste caso 4 gigas que me ficaram bastante mais baratas que as mushkin

6. akgis

akgis Power Member

"Short and sweet"

512/1GB ram = XP
    2GB ram = Vista32
    4GB ram = Vista 64

7. Romani48

Romani48 Power Member

[128 Mb; 1Gb ] = XP // Sistemas mais fracos: [128 ; + ∞[
    [1Gb; 4Gb] = Vista 32bits
    [4Gb; + ∞[ = Vista 64 bits

os 4Gb cabem nas duas categorias.. depende do que vamos fazer com o PC e se já temos tudo completo (dimms nas boards) ou se tamos a pensar dar o salto mais tarde ou não

8. jahmal

jahmal Power Member

Pessoal,
    arranjei agora um pc com 4gb de ram. Afinal o que aconcelham? Vista 64? e em relação às compatibilidades? Cumpzz

9. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Tambem tenho o Vista 64, e não tenho problemas de compatibilidade nenhuns.

Cumprimentos,
    :kfold:

10. roque66

roque66 Power Member

o vista 64 sem duvida...e o que uso

11. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Eu não incluiria os 4Gb no Vista 32 bits... de todo! Para quem não sabe, o Vista 32 bits come 1Gb dos 4Gb disponíveis (e quando digo come, não é que ele os use com tralha, é mesmo desaparecerem).

Eu tenho uma teoria que não sei se está completamente correcta mas penso que faz sentido. O Windows (tal como o Linux) têm dois modos de funcionamento para aplicações: o modo de utilizador e o modo kernel. O Windows em particular reserva 1Gb para o modo kernel e 3Gb para o modo utilizador (o Linux por defeito faz a divisão a meio).

Ora, isto é sempre dito assim: o Windows 32 bits reserva 1Gb para o modo kernel e 3Gb para o modo de utilizador. Indepententemente da quantidade de memória que tenham no PC. Isto porque pelo mecanismo de memória virtual, cada processo tem a ilusão de ter 4Gb de RAM só para si (na prática, no Windows penso que cada processo até só pode alocar até 2Gb no máximo) apesar de o sistema por vezes ter só 512Mb ou 1Gb de memória física total.

Contudo, quando temos 4Gb no sistema, estamos a utilizar todos os 32 bits para o endereçamento da memória física (porque efectivamente os 4Gb estão lá e existem)... ou seja, se a memória existe, então ela tem que de facto ser "partida". A memória que fica disponível para programas (espaço de memória do modo de utilizador) não pode ser a totalidade dos 4Gb, pois 1Gb tem que ser reservado para o modo kernel (e consequentemente, os bits necessários para endereçar este 1Gb também têm de ser reservados). Assim sendo, no Vista 32 bits, com 4Gb de RAM "perde-se" 1Gb.

Não sei se a teoria estará correcta, o que sei é que o Vista 32 bits me comeu 1Gb de RAM, e agora com o 64 bits tenho todos os 4Gb disponíveis.

É de notar também que a board inicialmente me estava a comer 512Mb de RAM, mas isto era por causa da placa gráfica. Tive de activar uma opção na BIOS para ter toda a memória disponível à partida.

12. jahmal

jahmal Power Member

uw

E estas satisfeito com o vista 64? Que uso geralmente dás ao pc?
    Esses 512 de memória tavam a ser utilizados pela gráfica? Então e relativamente à memória partilhada? como funciona?

cumpz

13. lightMC

lightMC Power Member

antes de te pores a inventar mais que o que invenstaste lê o primeiro post do tópico.

ja agora, se não ficares esclarecido podes sempre ler também este: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259665

14. jahmal

jahmal Power Member

O meu actual pc é um toshiba A300-18A. Tem 4gb de ram mas no so actual só detecta isso. Aconcelham que so da m$? xp 64? vista 64? vista 32? xp 32 sp3?
    Também vou usar linux, o que aconcelham?
    cumpz :)[​IMG]

Última edição pelo moderador: 11 de Agosto de 2008
  15. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Evidente que aconselho o Vista 64... Para o teu PC é mais do que evidente... cumps ;)

Última edição pelo moderador: 11 de Agosto de 2008
  16. jcata

jcata Power Member

Claramente o Vista 64

17. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Não sei como funciona em casos de memória partilhada, mas os 512Mb da gráfica são dedicados, mesmo da placa gráfica.

Até ver estou satisfeitissimo :) só tenho experimentado jogos e também já tenho o Visual Studio 2008 instalado. Não notei diferenças por agora, mas tenho a certeza que me tinha dado jeito quando precisava de ter 3 e 4 instâncias do VS abertas :P .

Peço também desculpa se ofendi o Sr. lightMC...

18. Romani48

Romani48 Power Member

Já expliquei isto anteriormente.
    Primeiro podes sempre ligar o modo PAE (36bits e ficar com o resto, ou com quase tudo da tua memoria) depois, se não tirares proveito dos 64bits (aplicações e afins) vais acabar por ter um sistema que te consome mais, pelo que a diferença entre o espaço perdido @ 32/36bits não é compensado pelo ganho em 64bits, cujas as aplicações "consomem mais" :)
    Agora, se for a pensar num futuro próximo, 64bits claro.
    No Windows é dinamico, consoante o que o sistema precisa. Ex: neste momento o meu windows só esta a reservar 132 Mb para a kernel.. podes ver isso no gestor de tarefas ;)

sim e não.. o problema dos 32bits é que o conjunto de todos estes bits têm de ser endereçados pelo sistema todo, o que faz com que aquele que é reservado para as placas PCI, por exemplo, é descontado nestes 32bits, e quando "chega" à memoria, já não "aguenta" com a capacidade total da RAM. Para isso podemos activar o PAE de 36bits :)

A conclusão é certa, obviamente, ficas sempre sem X Mb de RAM num sistema 32bits quando tens mais de 3Gb de RAM

Aconselho a testares.. se não tirares muito proveito dos 64bits, se calhar por agora não te faz muito sentido por aquilo que disse antes.. podes sempre é activar o PAE

19. jahmal

jahmal Power Member

Mas activando o PAE continuo a usar o SO a 32 bits, certo? Como activo isso?

cumpz

20. Romani48

Romani48 Power Member

ficas com "36 bits".. mas o sistema é um sistema x86 de 32bits na mesma

FONTE

e mais aqui

Partilhar esta Página