Windows Vista [Artigo] O que é o mundo do Vista x64?

Não tenho 2 mas sim 3GB e tudo é normal (rápido). Com eMule, e Google Chrome abertos (fora o resto: antivirus e tal) o SO está a usar 1500 megas.
Sim vá... acreditando que ele está a gastar 1500MB de 3GB nem é muito. No meu deveria estar nos 1050/1100MB. Penso eu :P Mas pronto isto é para um próximo format, concerteza o último da sua vida e que se for com x64 serve de adaptação para o próximo computador que o vai substituir.

Mas já agora gostava de ver opinião de users com 2GB. Sei que os há por ai... :P
 
Não tenho 2 mas sim 3GB e tudo é normal (rápido). Com eMule, e Google Chrome abertos (fora o resto: antivirus e tal) o SO está a usar 1500 megas.

sim mas é difrença de um giga e de clock's a minhas ram's são de 667...

mas eu a pôr o vista 64bits é mesmo com os 4gigas se fizer o upgrade, senão vista 32bits.
 
Sim, se pensas ficar nos 2GB Vista32 é a melhor opção. Eu pensei no futuro... aliás, não fosse um problema com a placa de TV neste momento tinha pelo menos 4GB de RAM.
 
Última edição:
Sim, isso da falta de compatibilidade no vista x64 com programas é pura treta.
Eu ainda uso uma aplicação de 1998(?) no vista x64 e funciona perfeitamente. :)

Experimenta instalar o C&C Red Alert ou uma placa de TV com o venerável chip BT878 no Vista X64... :D
Qualquer aplicação com instaladores de 16bit dará certamente problemas (a não ser que faças como eu, sacas o Virtual PC 2007 c/SP1 do site da Microsoft -é gratuito-, instalas o Windows XP de 32bit numa máquina virtual, e corres os programas de que precisas lá dentro).


De notar que tecnicamente nada impede um processador com suporte de 64bit de suportar em simultâneo aplicações de 32 ou 16bit.
Foi a própria Microsoft a optar por deixar cair o suporte "legacy" de 16bit nos sistemas x64, por razões de estabilidade e protecção de memória.


BTW, continuo a ver que há muita confusão nesta thread entre o endereçamento de memória dito de "64bit", e a execução de programas de "64bit".
São duas questões completamente separadas.

Endereçar memória a 64bit em processadores x86 tecnicamente não é possível (nem praticável) neste momento, simplesmente não há motherboards com tantos slots de memória, e por isso as CPU's modernas limitam o endereçamento "real" a 40 ou 48bit (os primeiros Intel com EM64T até "só" suportavam 36bit).

"executar" programas de 64bit não significa apenas que podem usar mais memória para aplicações do que a que está disponível em sistemas operativos de 32bit, mas significa sobretudo que essas aplicações têm agora acesso ao dobro dos "registers" dentro da CPU para cumprir as suas tarefas de processamento (pensem neles como os "pipelines" ou "shaders" de uma placa gráfica), e que esses "registers" são agora mais largos (processam mais dados por ciclo de relógio).
De momento essa vantagem é algo negada porque uma aplicação de 64bit ocupa mais espaço em memória do que uma de 32bit, mas em breve essa diferença começará a dar vantagem às aplicações de 64bit, à medida que a quantidade de RAM aumenta.


Outra vantagem do modo Intel64/EM64T/AMD64/x64 das CPU's modernas é que deixa cair uma série de instruções x86 arcaicas (são agora "emuladas" pelo micro-código na CPU conforme forem requisitadas por alguma aplicação "legacy", em vez de se implementarem directamente em hardware), simplificando ligeiramente o software nativo de 64bit.
 
Última edição:
ja tinha lido um post, teu se não estou em erro, em que já tinhas descrito isso.. aliás foi de lá que até me apercebi de coisas como isto:
De momento essa vantagem é algo negada porque uma aplicação de 64bit ocupa mais espaço em memória do que uma de 32bit, mas em breve essa diferença começará a dar vantagem às aplicações de 64bit, à medida que a quantidade de RAM aumenta.


e quanto a:
Endereçar memória a 64bit em processadores x86 tecnicamente não é possível (nem praticável) neste momento, simplesmente não há motherboards com tantos slots de memória, e por isso as CPU's modernas limitam o endereçamento "real" a 40 ou 48bit (os primeiros Intel com EM64T até "só" suportavam 36bit).
já tinha lido isto também durante as minhas leituras :p
e também a pensar bem, na realidade ainda, pelo menos @ mercado doméstico precisamos de mais que isso, não é verdade?
 
ja tinha lido um post, teu se não estou em erro, em que já tinhas descrito isso.. aliás foi de lá que até me apercebi de coisas como isto:



e quanto a:

já tinha lido isto também durante as minhas leituras :p
e também a pensar bem, na realidade ainda, pelo menos @ mercado doméstico precisamos de mais que isso, não é verdade?


Sim, mas nunca é demais recordar.
Se uma aplicação de 64bit for pequena/menos complexa, pode correr tão bem ou melhor do que uma de 32bit, mesmo que o sistema tenha apenas 1 ou 2 GB de RAM.
Software de 64bit, por si só, não implica ser mais lento numa dada quantidade de RAM instalada no sistema.
Tanto pode ser um sistema operativo inteiro, como um codec de vídeo, ou apenas um Notepad de 64bit, tudo depende da complexidade desse software, tal como já aconteceu nas gerações de 4, 8, 16 e 32bit.
 
sim, claro, e recorda sempre que puderes ;)

E quanto as posteriores afirmações.. é verdade.. eu notei que por exemplo as aplicações do Vista X64 correm muito bem com os meus 2Gb.. mas a long term, num sistema X64 com 2Gb, onde a maior parte das aplicações são 32bits.. o sistema as vezes tende a tornar se um tanto quanto instável :x
 
sim, claro, e recorda sempre que puderes ;)

E quanto as posteriores afirmações.. é verdade.. eu notei que por exemplo as aplicações do Vista X64 correm muito bem com os meus 2Gb.. mas a long term, num sistema X64 com 2Gb, onde a maior parte das aplicações são 32bits.. o sistema as vezes tende a tornar se um tanto quanto instável :x

Estás-me a deixar com medo agora :P instável como? Ao ponto de crashar mesmo? Eu tenho o Vista x64 com 4Gb de RAM... devo estar preocupado?
 
sim, claro, e recorda sempre que puderes ;)

E quanto as posteriores afirmações.. é verdade.. eu notei que por exemplo as aplicações do Vista X64 correm muito bem com os meus 2Gb.. mas a long term, num sistema X64 com 2Gb, onde a maior parte das aplicações são 32bits.. o sistema as vezes tende a tornar se um tanto quanto instável :x


É natural, há ainda muita duplicação de tarefas e de aplicações, para minimizar ao máximo a quantidade de aplicações antigas que não funcionam.
Por exemplo, o Vista x64 tem versões separadas de 32bit e 64bit de programas tão diversos como o Internet Explorer 7, a Calculadora, o MS Paint, o DirectX 9.0c/L e o DirectX 10, diferentes versões do interface AERO, stacks Ipv4/IPv6, etc, etc.
Tudo isso acarreta um "overhead" que se transforma em alguma instabilidade quando há pouca RAM física disponível no sistema.

Por alguma razão o Windows Server 2008 x64 (que usa o mesmo kernel do Vista SP1 x64) se livra de muita dessa "gordura" legacy quando é instalado.
É um processo em evolução constante, mas necessário.


A Apple agora está a colher a tempestade de não ter desenvolvido versões diferenciadas do sistema operativo (32 e 64bit, em vez de continuar a usar um kernel de 32bit no Leopard), e de fazer um upgrade às API's legacy como o "Carbon" para 64bit).
Por isso é que uma "core application" do seu ecossistema de software e da base de utilizadores agora não vai correr no OS X em 64bit (o futuro Photoshop CS4).
A versão de 64bit está reservada para o Windows Vista x64, pelo menos no início, enquanto não se conseguirem livrar da API Carbon (um trabalho que a Microsoft não impinge aos developers, já que mantém o Win32).


No caso do Vista, está tudo lá (32bit, 64bit, a velha API Win32 e a nova WinFX -ela própria em versões de 32bit e 64bit-), pelo que a compatibilidade é bastante ampla.
Aliás, se a Microsoft incluísse de vez o Virtual PC 2007 no sistema operativo a compatibilidade seria praticamente total, e é essa a tendência para o futuro, já que o Windows Server 2008 também a está a seguir com o novo Hypervisor.
 
Última edição:
é assim, eu tb tenho o vista x64 e só com 2gb não tem dado problemas mas o ideal é ter os 4gb porque são necessários para utilizar vários programas abertos ao mesmo tempo... pra jogar axo k mal faz diferença... pelo menos por enquanto não me queixo da performance nos jogos.

Cumps
 
Então mas explica-me porque é que a Microsoft manda versões de 32 bits dos seus programas num sistema operativo de 64 bits? Se eles lançam um Vista x64, sabem de certeza absoluta que aquele sistema operativo só vai ser instalado num terminal com suporte a x64, e se assim é, porquê mandar a versão 64 bits?

Digo isto porque realmente já tinha reparado que no caso do IE7, tenho os dois, mas não vejo qual a lógica :confused:

Se a Microsoft desenvolve um SO em 64 bits, não deveria mandar *todas* as suas aplicações que vêm já incluidas, também em 64 bits?

@king_46,
A diferença em jogos apenas notas nos jogos "glutões" tipo Company of Heroes. Eu tinha 2Gb e notava que a memória era um bocado curta, porque o jogo come mesmo muita memória. Agora tenho por exemplo o Spore a correr, minimizado, o Visual Studio aberto e o SQl Server Management Studio e ainda me sobra 1Gb para andar a mexer noutras coisas na boa, isto com 4Gb. Claro que o Spore não é tão comilão como o COH.
 
Última edição:
deviam mandar sim mas pelos vistos eles não pensam assim não sei porquê :X

eu tb gostava de ter os programas a correrem a 64bit... aí então mudava pra 4gb de ram em vez dos 2gb actuais.


Cumps
 
É natural, há ainda muita duplicação de tarefas e de aplicações, para minimizar ao máximo a quantidade de aplicações antigas que não funcionam.
Por exemplo, o Vista x64 tem versões separadas de 32bit e 64bit de programas tão diversos como o Internet Explorer 7, a Calculadora, o MS Paint, o DirectX 9.0c/L e o DirectX 10, diferentes versões do interface AERO, stacks Ipv4/IPv6, etc, etc.
Tudo isso acarreta um "overhead" que se transforma em alguma instabilidade quando há pouca RAM física disponível no sistema.

Por alguma razão o Windows Server 2008 x64 (que usa o mesmo kernel do Vista SP1 x64) se livra de muita dessa "gordura" legacy quando é instalado.
É um processo em evolução constante, mas necessário.

No caso do Vista, está tudo lá (32bit, 64bit, a velha API Win32 e a nova WinFX -ela própria em versões de 32bit e 64bit-), pelo que a compatibilidade é bastante ampla.
Aliás, se a Microsoft incluísse de vez o Virtual PC 2007 no sistema operativo a compatibilidade seria praticamente total, e é essa a tendência para o futuro, já que o Windows Server 2008 também a está a seguir com o novo Hypervisor.

Pois acredito.. tenho recebido feedback de quem anda a usar o Server 2008 num sistema comum, uma workstation vá. E pelo o que me diz, depois de já ter testado no meu PC o Vista x64 @ 2Gb, que nem se compara em alguns aspectos..

também as versões Server costumam ser de certa forma optimizadas para uma estabilidade acrescida.. E até por isso é que até agora cada versão anterior do Windows "caseiro" tem vindo a ser baseada no Sistema anterior dedicado a Workstations/Server..

anyway.. espero que seja um dos pontos fortes do Seven, isto também se as empresas 3rd party que produzem os plugins se dedicarem a criar versões x64 dos seus produtos..

E assim, nem que haja um Seven 32bits, o x64 pelo menos que seja, a nivel de aplicações on the box, todo 64bits :)
 
Back
Topo