[Artigo] Proxmox + Ceph: Virtualização hiperconvergente

Nemesis11

Power Member
prox_ceph.png


Linux e o software open source que o rodeia está em todo lado, mas há muitas utilizações de Linux que passam despercebidas ao comum utilizador.
Um dos sítios onde tem mais sucesso é em servidores, onde Linux é utilizado para todo o tipo de trabalho.

EVORAIL-300x225.jpg


No entanto Linux não é o único sistema operativo com muito sucesso no mercado de servidores. A VMware com o seu ESXI e todo o software que corre por cima dele, domina o mercado de virtualização.
Um dos produtos lançados recentemente pela VMware é o EVO:RAIL que é um sistema hiperconvergente. Isto é, numa simples caixa de dois U é possível ter um mini Datacenter, sem depender de nada exterior.
A mesma caixa, combina computação, rede, armazenamento e gestão por software de um mini Datacenter.

13283752411454660470.png


O produto da VMware é muito bom, mas também depende de licenças muito caras que afastam as pequenas empresas destas soluções hiperconvergentes.
Será que é possível fazer o mesmo com Linux e software open source? A resposta é sim, utilizando Proxmox VE como produto de virtualização e Ceph como sistema de ficheiros distribuído.

Este é um guia que mostra a forma como instalar e configurar um sistema hiperconvergente usando apenas software open source, com um custo muito menor que soluções proprietárias.
O artigo encontra-se no Portal, neste LINK.

Espero que gostem :).
 
É possível atribuir hardware diretamente a uma VM? Queria instalar isto para ter dois S.O. na mesma máquina, Ubuntu e FreeNAS(ou Nas4Free).
Mas preciso que o Ubuntu tenha acesso à gráfica e que consiga utiliza-la sem problemas :P
Basicamente quero ter um NAS e Media Player na mesma máquina.

Tenho um HP N54L com 8Gb de RAM e 128Gb de SSD.

Eu sei que o unRaid suporta isto, mas além de ser pago (mas ainda o vou testar em trial) parece-me demasiado confuso :S

Ah, e obrigado pelo tutorial :) sempre que colocas algum artigo, vou logo ler :P
 
É possível atribuir hardware diretamente a uma VM? Queria instalar isto para ter dois S.O. na mesma máquina, Ubuntu e FreeNAS(ou Nas4Free).
Mas preciso que o Ubuntu tenha acesso à gráfica e que consiga utiliza-la sem problemas :P
Basicamente quero ter um NAS e Media Player na mesma máquina.

Tenho um HP N54L com 8Gb de RAM e 128Gb de SSD.

Eu sei que o unRaid suporta isto, mas além de ser pago (mas ainda o vou testar em trial) parece-me demasiado confuso :S

Sim é possível, mas se achas o unRaid confuso, no Proxmox é mesmo muito trabalhoso e difícil nesse ponto. Digo isto sem nunca ter experimentado. É apenas do que leio. Links:

https://pve.proxmox.com/wiki/Pci_passthrough
https://forum.proxmox.com/threads/proxmox-4-0-pci-passthrough-broken-in-several-ways.24178/ (Ler até ao fim. O ultimo kernel do Proxmox 4.1 penso que tem Pci Passthrough com os problemas resolvidos)

Tens um microserver G7 da HP. Não sei se esse cpu tem "iommu" para fazer pci passthrough.

O Proxmox também é pago. A diferença é que tem um repositório free para quem quer testar ou usa em ambientes domésticos. É um repositório em que há mais frequência de updates e são menos testados, mas para home use ou para testes dá perfeitamente. Tem é que se mudar o apt depois da instalação. Está no artigo como fazer isso.

Ah, e obrigado pelo tutorial :) sempre que colocas algum artigo, vou logo ler :P

Obrigado. Admito que fiz este tutorial também para mim, como documentação. Ficou um pouco longo. Mais de 10 mil palavras e 240 imagens.
 
Já estive a ler e não dá mesmo :(

Mas sem problema, a próxima tentativa vai ser correr o Ubuntu Desktop como Host e ter um LXC/KVM/VirtualBox/FreeBSD jail a correr o Nas4Free/FreeNas/OpenMediaVault. Mas até isso pode ser complicado, logo se vê :P
 
Testem as diversas soluções num lab. Ver os lados positivos e negativos. Testem falhas para testar a alta disponibilidade. Se poderem testem a performance. Por exemplo, no caso do Ceph, é preciso tomar certas decisões para a performance pretendida. Por exemplo, se se usarem discos mecânicos para melhorar a performance deve-se usar SSDs de alta durabilidade como journal.
Testem o mais possível e ter sempre a ideia que nunca há uma solução perfeita nestas soluções mais complexas. Há muita coisa no mercado e este artigo é só um exemplo.

Boa sorte. :)
 
Antes de tentar isto ainda tentei instalar um simples Ubuntu Server e instalar o Kimchi ou oVirt para management Web das máquinas. Mas é impossível, nada funciona em condições out of the box.
Por isso vai este :)
 
Tens algo semelhante feito em Portugal e que é utilizado em sitios onde ninguém esperaria, o Nuxis (Eurotux, Braga).
http://www.nuxis.com

Enquanto soluçao de virtualização é bacano e nao tem os problemas do VMware (ex: multicasting, mac spoofing, etc).
 
Antes de tentar isto ainda tentei instalar um simples Ubuntu Server e instalar o Kimchi ou oVirt para management Web das máquinas. Mas é impossível, nada funciona em condições out of the box.
Por isso vai este :)

Nao existe virtualizaçao out of the box, nem mesmo no VMware.
 
É um manager a funcionar decentemente. oVirt demasiado para o que é preciso, Kimchi bela cagada que não corre e precisa de 5000 deps.
Os outros que andei a ver não são tocados há mais de 1 ano.

Já consegui arrancar com o proxmox. Mas cheira-me que no final vamos é usar o Hyper-V.
 
Bem, depois de batalhar com a configuração de rede e de perceber que o proxmox não faz redirect de http para https (realy!?)

Já tenho isto a carburar :D
Dependendo do preço acho que vamos ter de subscrever isto na empresa.
Já agora @Nemesis11 sabes se a utilização em ambiente empresarial é livre e não é preciso pagar a subscrição (tendo as limitações indicadas no teu artigo)?
 
Podes usar a versão free onde quiseres. A diferença é que a versão free usa um repositório que não é tão testado e tem mais frequencia de updates, enquanto com a subscrição os updates são mais espaçados e mais testados. Além disso, sem a subscrição, aparece aquela mensagem que não se tem subscrição quando se faz login.
Sem subscrição tem que se mudar o /etc/apt/sources.list para o repositório free, se não, não se tem updates ( https://pve.proxmox.com/wiki/Package_repositories#Proxmox_VE_No-Subscription_Repository ).
Consoante o tipo de suporte que se quer ter, existem vários planos de subscrição. ( https://www.proxmox.com/en/proxmox-ve/pricing ).
Eu uso o "Community". É o mais barato, mas onde se tem menos suporte. Acompanho o Proxmox para aí desde a versão 0.6 e nunca tive problemas, sem ser coisas muito simples, mesmo nas migrações entre major versions.
Claro que só vale a pena a subscrição se for para usar em produção. Antes de tomar qualquer decisão, usa a versão free, que é igual, menos os updates menos testados. E testem nos cenários que vos parecer melhor.

Quanto a Hyper-V, funciona lindamente com máquinas virtuais Windows e com Linuxs mais recentes tem-se tudo menos Secure boot. Suportam mesmo a Geração 2 de Virtual Hardware do Hyper-V.
Distros mais antigas, como Centos 6, funcionam, mas só na geração 1 de hardware.
Instalar sempre as tools se se usar máquinas virtuais em Linux em Hyper-V. Não instalar do CD da Microsoft, mas sim dos repositórios de cada distro.

Acho que a nível de IO de Storage, VMs Linux em Hyper-V têm pior performance que em KVM ou XEN. Mas a diferença já não é muito significativa.
VMs Windows em KVM, por exemplo em Proxmox, também perdem neste ponto.

Outra hipótese, já experimentaram XenServer? ( http://xenserver.org/open-source-virtualization-download.html )
Tenho ideia que pode-se usar sem subscrição, apenas tendo que se fazer os updates por linha de comandos.
Já não experimento à muito tempo, mas sempre foi interessante.
 
Aindei a ver o Xen, mas todas as soluções me pareceram caras. Talvez só tenha olhado para a versão da Citrix. Esta semana testo outras solução, mas gostei do Proxmox.
 
Back
Topo