CrazyBomber
Power Member
Pois é, a Relic, criadora do Company Of Heroes e da série WarHammer 40k, entre outros, desferiu um golpe letal na pirataria global, com o seu jogo mais recente, Company Of Heroes.
Enquanto que muitas outras companhias, lideradas por homens de negócios (pouco) entendidos na matéria, adoptam tácticas de guerrilha contra a pirataria, usando sistemas de protecção sofisticados e muito caros (mas ultimamente inúteis, e que acabam por chatear mais a quem compra o jogo, e não a quem o pirateia), a Relic optou por uma formula antiga, mas com resultados comprovados.
Antes de prosseguir, gostaria de mencionar (e elogiar) a qualidade do jogo em questão. Trata-se de um RTS (Estratégia em Tempo Real) centrado na 2ª grande guerra, onde mete lado a lado as forças aliadas e o eixo do mal. Os gráficos são realmente impressionantes, mas a jogabilidade é o que torna, de facto, no que se pode chamar "um jogão". Este jogo tem, portanto, todos os requisitos para se tornar num alvo de pirataria massificada.
Vamos aos factos:
O jogo em questão, Company Of Heroes, não traz protecção extra nenhuma, além de uma serial key, que não é sequer verificada num servidor online, no acto da instalação. Como se isso não bastasse, o jogo aceita correr, de livre e espôntanea vontade, sem ser necessária a presença do CD original do dito cujo na drive de DVD's.
Resumindo, o jogo não tem protecção absolutamente nenhuma, já que basta arranjar uma serial key "algures", instalar o jogo, e jogar.
No entanto, verificou-se que o dito jogo, desde que saiu, é presença assídua na lista de jogos mais vendidos.
Então, teorizando, este jogo não deveria ser própriamente um grande sucesso de vendas, já que é extremamente mais fácil de piratear que práticamente todos os restantes jogos.
Qual é a razão para o seu sucesso, então?
Teorizando, pode-se dizer que o motivo por detrás de tal estranho fenómeno se reparte por 3 motivos:
1- O produto em causa é um excelente produto
2- Para além do valor do jogo single-player, adiciona-lhe um modo online extremamente bom
3- A falta de protecção "hardcore" fa-lo cair nas boas graças tanto dos "piratas" como dos que se aproveitam deles
Sumarizando, a Relic conseguiu provar que a única coisa realmente necessária para um jogo vender bem... é fazer com que valha a pena!
Kudos para a Relic, merecem um biscoito!
Yours truly
Enquanto que muitas outras companhias, lideradas por homens de negócios (pouco) entendidos na matéria, adoptam tácticas de guerrilha contra a pirataria, usando sistemas de protecção sofisticados e muito caros (mas ultimamente inúteis, e que acabam por chatear mais a quem compra o jogo, e não a quem o pirateia), a Relic optou por uma formula antiga, mas com resultados comprovados.
Antes de prosseguir, gostaria de mencionar (e elogiar) a qualidade do jogo em questão. Trata-se de um RTS (Estratégia em Tempo Real) centrado na 2ª grande guerra, onde mete lado a lado as forças aliadas e o eixo do mal. Os gráficos são realmente impressionantes, mas a jogabilidade é o que torna, de facto, no que se pode chamar "um jogão". Este jogo tem, portanto, todos os requisitos para se tornar num alvo de pirataria massificada.
Vamos aos factos:
O jogo em questão, Company Of Heroes, não traz protecção extra nenhuma, além de uma serial key, que não é sequer verificada num servidor online, no acto da instalação. Como se isso não bastasse, o jogo aceita correr, de livre e espôntanea vontade, sem ser necessária a presença do CD original do dito cujo na drive de DVD's.
Resumindo, o jogo não tem protecção absolutamente nenhuma, já que basta arranjar uma serial key "algures", instalar o jogo, e jogar.
No entanto, verificou-se que o dito jogo, desde que saiu, é presença assídua na lista de jogos mais vendidos.
Então, teorizando, este jogo não deveria ser própriamente um grande sucesso de vendas, já que é extremamente mais fácil de piratear que práticamente todos os restantes jogos.
Qual é a razão para o seu sucesso, então?
Teorizando, pode-se dizer que o motivo por detrás de tal estranho fenómeno se reparte por 3 motivos:
1- O produto em causa é um excelente produto
2- Para além do valor do jogo single-player, adiciona-lhe um modo online extremamente bom
3- A falta de protecção "hardcore" fa-lo cair nas boas graças tanto dos "piratas" como dos que se aproveitam deles
Sumarizando, a Relic conseguiu provar que a única coisa realmente necessária para um jogo vender bem... é fazer com que valha a pena!
Kudos para a Relic, merecem um biscoito!
Yours truly