Artigo Relic dá um duro golpe na pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.

CrazyBomber

Power Member
Pois é, a Relic, criadora do Company Of Heroes e da série WarHammer 40k, entre outros, desferiu um golpe letal na pirataria global, com o seu jogo mais recente, Company Of Heroes.

Enquanto que muitas outras companhias, lideradas por homens de negócios (pouco) entendidos na matéria, adoptam tácticas de guerrilha contra a pirataria, usando sistemas de protecção sofisticados e muito caros (mas ultimamente inúteis, e que acabam por chatear mais a quem compra o jogo, e não a quem o pirateia), a Relic optou por uma formula antiga, mas com resultados comprovados.

Antes de prosseguir, gostaria de mencionar (e elogiar) a qualidade do jogo em questão. Trata-se de um RTS (Estratégia em Tempo Real) centrado na 2ª grande guerra, onde mete lado a lado as forças aliadas e o eixo do mal. Os gráficos são realmente impressionantes, mas a jogabilidade é o que torna, de facto, no que se pode chamar "um jogão". Este jogo tem, portanto, todos os requisitos para se tornar num alvo de pirataria massificada.

Vamos aos factos:
O jogo em questão, Company Of Heroes, não traz protecção extra nenhuma, além de uma serial key, que não é sequer verificada num servidor online, no acto da instalação. Como se isso não bastasse, o jogo aceita correr, de livre e espôntanea vontade, sem ser necessária a presença do CD original do dito cujo na drive de DVD's.
Resumindo, o jogo não tem protecção absolutamente nenhuma, já que basta arranjar uma serial key "algures", instalar o jogo, e jogar.

No entanto, verificou-se que o dito jogo, desde que saiu, é presença assídua na lista de jogos mais vendidos.


Então, teorizando, este jogo não deveria ser própriamente um grande sucesso de vendas, já que é extremamente mais fácil de piratear que práticamente todos os restantes jogos.


Qual é a razão para o seu sucesso, então?
Teorizando, pode-se dizer que o motivo por detrás de tal estranho fenómeno se reparte por 3 motivos:
1- O produto em causa é um excelente produto
2- Para além do valor do jogo single-player, adiciona-lhe um modo online extremamente bom
3- A falta de protecção "hardcore" fa-lo cair nas boas graças tanto dos "piratas" como dos que se aproveitam deles


Sumarizando, a Relic conseguiu provar que a única coisa realmente necessária para um jogo vender bem... é fazer com que valha a pena!

Kudos para a Relic, merecem um biscoito! :x2:



Yours truly :)
 
não percebi muito bem o teu ponto.. é que repara, qualquer jogo bom, podia fazer o mesmo! Se um Half Life 2 saísse exactamente com isso, só com uma CD Key e sem precisar de CD ia exactamente ser como o company of heroes.. o facto do jogo não obter um sistema de protecção, só faz com que seja mais facilmente pirateado!

O facto de estar no top de vendas, não tem nada a ver com o bom senso dos gamers no que diz respeito a: "ai, eles não meteram protecções, então vou comprar".

Não há bom senso deste no mundo ;)
 
CrazyBomber disse:
Sumarizando, a Relic conseguiu provar que a única coisa realmente necessária para um jogo vender bem... é fazer com que valha a pena!

Vale a pena para jogar online :)
Tal como o Half-Life 2 Silver valia a pena pelo CS:Source e DoD:Source (online).
 
a vantagem que eu vejo aqui é os €€€€ que eles pouparam ao não precisar de usar um sistema de protecção.

Realmente o jogo é um espetaculo,não o tenho mas tenho um amigo meu que tem e é realmente brutal!!!!
um dos melhores que já vi daquele genero.


Abraços
 
O que eu queria mesmo salientar era o facto de os autores (e/ou distribuidores) terem tomado a decisão de não incluir NENHUMA protecção de raíz. Nem sequer o CD pede para jogar. Isto contrasta com o resto do mercado, onde jogos saem com sistemas de protecção complicados, que acabam por causar transtorno a quem compra mesmo o jogo. Mais cedo ou mais tarde sai sempre uma crack, e puf... adeus protecção :)
 
Nunca joguei, nem me lembro de ter visto nenhum vídeo.. mas se gostar.. já caiu nas minhas graças.

Apesar dos jogos serem um bocado caros demais para a nossa realidade, caso sejam mesmo bons arranja-se dinheiro e compra-se.. ainda para mais com um bom multiplayer.

Tenho o HL 1 e o 2 originais e comprei mal saíram, não joguei nenhuma versão pirateada antes..eram bons.

Comprei o nfs porsche e nem me lembro se tinha modo online.. era bom.

Agora dar 10 contos por um jogo com pouca duração e daqueles que não dá pica de repetir.. claro que é um abuso..
 
É como o Oblivion, o jogo não tem proteção quase nenhuma, só pede o DVD dentro da driver e mais nada, nem serial key tem, mas tem vendido bem, porque é de facto um jogo que vale cada € nele investido (mesmo saindo com bugs, imagine se viesse bem afinado :D)
 
jogos BONS com BOM modo multiplayer, protegido por serial key, são por norma sucessos de venda.
A melhor protecção contra a pirataria, é um modo online cativante. No serial, no gaming.

Em jogos que só tenham um modo single player, por ser mesmo tema do jogo, aí aceito bem starforce4, securom, safedisc, etc etc. Não é que estas protecções sejam inquebráveis, pois não o são, mas sempre conseguem afastar meia duzia de piratas menos informados na "scene".

Isto só prova que, apesar de ter uma excelente campanha single player, este jogo foi pensado para multiplayer! kudos!
 
Um jogo para vender bem convem ter uma componente online forte, porque essa é a unica forma de obrigar as pessoas a comprar. Poucos piratas compram o original depois de terem a copia, se não tiverem online como extra na versão paga.

A questão das protecções é outra. Realmente o mercado dos jogos já é maduro suficiente para as empresas terem percebido que esquemas de protecção são inuteis.

Convem não esquecer que há muita gente, especialmente nos States (não se esqueçam que com o nivel de vida deles o preço dos jogos é peanuts) compra mesmo jogos regularmente, logo convem que o jogo seja bom :D
 
Conheço amigos meus que compraram jogos para os poderem jogar Online por causa da Cd-key. Ao contrário do que se diz aqui no tópico inicial o Company of Heroes TEM protecção: A CD-KEY! Muita gente de inicio "arranjou" o jogo nos meios P2P e rapidamente chegou ao fim da vertende Single Player.....E disse para os seus botões "E agora?" Arrumo? Nepias: Toca a tentar experimentar o Online.....Não dá!!!!?????>( "Cd-key Invalida" ora bolas deixa para lá!!! Até que vão lendo: O jogo é muitissimo bom Online!!! é????:wow: Hummmmm..... Natal a chegar! Toca a gastar uns €€€€ e depois toca a instalar e depois toca a entrar Online e uiiiiiii.....é realmente fantástico!

Essa é a real razão do sucesso: Para quê jogar contra o pc quando se tem um MUNDO inteiro por um simples fio de cobre da grossura de um dedo minimo e até mais pequeno: a grossura de um dedo de uma mosca.....grande.....:P

E depois vejam lá os preços do jogo lá fora e comparem com a roubalheira que é cá em PT8o Sabiam que as protecções elevam os preços das cópias legais por cada embalagem? Quem acham que paga as protecções? Os compradores legais dos jogos é claro!
 
não percebi muito bem o teu ponto.. é que repara, qualquer jogo bom, podia fazer o mesmo! Se um Half Life 2 saísse exactamente com isso, só com uma CD Key e sem precisar de CD ia exactamente ser como o company of heroes.. o facto do jogo não obter um sistema de protecção, só faz com que seja mais facilmente pirateado!

O facto de estar no top de vendas, não tem nada a ver com o bom senso dos gamers no que diz respeito a: "ai, eles não meteram protecções, então vou comprar".

Não há bom senso deste no mundo ;)


Ele n ta a dizer que vendeu muito por n ter protecçao ele tá a dizer que vendeu muito sem precisar de protecção..

As empresas ainda n perceberam que n é por ter protecçoes XPTO que um jogo é mais ou menos pirateado e/ou vendido..e é isso que este jogo vem provar.
 
Nunca joguei, nem me lembro de ter visto nenhum vídeo.. mas se gostar.. já caiu nas minhas graças.

Apesar dos jogos serem um bocado caros demais para a nossa realidade, caso sejam mesmo bons arranja-se dinheiro e compra-se.. ainda para mais com um bom multiplayer.

Tenho o HL 1 e o 2 originais e comprei mal saíram, não joguei nenhuma versão pirateada antes..eram bons.

Comprei o nfs porsche e nem me lembro se tinha modo online.. era bom.

Agora dar 10 contos por um jogo com pouca duração e daqueles que não dá pica de repetir.. claro que é um abuso..
Se gostas de RTSs este jogo é um hit garantido

É muito bom mesmo
 
As empresas já sabem que as protecções são irremediavelmente crackadas. O objectivo das protecções é impedir a pirataria na altura mais critica na venda de um jogo e mais importante em numeros : as duas primeiras semanas após saida do jogo.

Mas o ideal como já disseram é o jogo ter um modo online apelativo e com serial key , o que convence muitos a comprar.
 
Ele n ta a dizer que vendeu muito por n ter protecçao ele tá a dizer que vendeu muito sem precisar de protecção..

As empresas ainda n perceberam que n é por ter protecçoes XPTO que um jogo é mais ou menos pirateado e/ou vendido..e é isso que este jogo vem provar.
Tiraste-me as palavras da boca :x2:

Era precisamente isso que eu queria salientar :)

(E sim, também referi que não tinha protecções *para além* de uma cd-key)
 
As empresas já sabem que as protecções são irremediavelmente crackadas. O objectivo das protecções é impedir a pirataria na altura mais critica na venda de um jogo e mais importante em numeros : as duas primeiras semanas após saida do jogo.

Mas o ideal como já disseram é o jogo ter um modo online apelativo e com serial key , o que convence muitos a comprar.

Não dá! Securom - Jogos proteejidos por ele são corridos pelo SecuromLoader e acabam crackados antes de o jogo sair para vendas.
Starforce - Muito cara esta protecção e pode ou não acabar crackado, o jogo protegido por ela, logo no inicio ou algumas semanas depois. Provoca problemas nos sistemas em que corre. Pode ser legalmente discutivel certas "maneiras" de a protecção funcionar. E desligando cabos IDE fisicamente os jogos protegidos por ela correm facilmente.
Outras protecções que não aquelas duas - São todas crackadas logo no inicio antes de o jogo sair para venda o e várias correm com "ajudas" tipo SecuromLoader.

Com esse panorama ai em cima as empresas pagam por cópia para serem "protegidas" e depois sãom todas crackadas antes de o jogo sair???? Se eu fosse dono de uma empresa de jogos, editora leia-se, tinha que ser estupido para estar a pagar só para gastar dinheiro á toa....

O Modo Online e a CD-KEY é a melhor protecção! Apesar de haverem servidores crackados mas eles são poucos e maus em muitos casos e podem ser descobertos facilmente.
 
Pois é, a Relic, criadora do Company Of Heroes e da série WarHammer 40k, entre outros, desferiu um golpe letal na pirataria global, com o seu jogo mais recente, Company Of Heroes.

Enquanto que muitas outras companhias, lideradas por homens de negócios (pouco) entendidos na matéria, adoptam tácticas de guerrilha contra a pirataria, usando sistemas de protecção sofisticados e muito caros (mas ultimamente inúteis, e que acabam por chatear mais a quem compra o jogo, e não a quem o pirateia), a Relic optou por uma formula antiga, mas com resultados comprovados.

Antes de prosseguir, gostaria de mencionar (e elogiar) a qualidade do jogo em questão. Trata-se de um RTS (Estratégia em Tempo Real) centrado na 2ª grande guerra, onde mete lado a lado as forças aliadas e o eixo do mal. Os gráficos são realmente impressionantes, mas a jogabilidade é o que torna, de facto, no que se pode chamar "um jogão". Este jogo tem, portanto, todos os requisitos para se tornar num alvo de pirataria massificada.

Vamos aos factos:
O jogo em questão, Company Of Heroes, não traz protecção extra nenhuma, além de uma serial key, que não é sequer verificada num servidor online, no acto da instalação. Como se isso não bastasse, o jogo aceita correr, de livre e espôntanea vontade, sem ser necessária a presença do CD original do dito cujo na drive de DVD's.
Resumindo, o jogo não tem protecção absolutamente nenhuma, já que basta arranjar uma serial key "algures", instalar o jogo, e jogar.

No entanto, verificou-se que o dito jogo, desde que saiu, é presença assídua na lista de jogos mais vendidos.


Então, teorizando, este jogo não deveria ser própriamente um grande sucesso de vendas, já que é extremamente mais fácil de piratear que práticamente todos os restantes jogos.


Qual é a razão para o seu sucesso, então?
Teorizando, pode-se dizer que o motivo por detrás de tal estranho fenómeno se reparte por 3 motivos:
1- O produto em causa é um excelente produto
2- Para além do valor do jogo single-player, adiciona-lhe um modo online extremamente bom
3- A falta de protecção "hardcore" fa-lo cair nas boas graças tanto dos "piratas" como dos que se aproveitam deles


Sumarizando, a Relic conseguiu provar que a única coisa realmente necessária para um jogo vender bem... é fazer com que valha a pena!

Kudos para a Relic, merecem um biscoito! :x2:



Yours truly :)

Poizé pah, quando o jogo é bom, a gente compra mesmo.

É ou nao é, Crazy? :D

E tá tudo dito. O COH está na minha lista para comprar, vou andar aos tiros online com eles todos, ja tou a imaginar os meus paratroopers a ganharem jogos á socapa :x2:
 
Poizé pah, quando o jogo é bom, a gente compra mesmo.

É ou nao é, Crazy? :D

E tá tudo dito. O COH está na minha lista para comprar, vou andar aos tiros online com eles todos, ja tou a imaginar os meus paratroopers a ganharem jogos á socapa :x2:
Olha que aquilo é lixado! É muito rushing, tácticas do demónio, e dependes sempre dos teus parceiros de equipa. Mas, mesmo quando perdes "estupidamente" (leia-se, por um pequenissimo erro que fez mudar a corrente do jogo), queres sempre voltar para mais! :x2:

Ainda estou muito verdinho, mas vou apanhando algumas tácticas. Agora é ver se eles lançam o SDK para começarem a aparecer mods e custom maps à grande. Espero que corra bem :D

Mais uma vez, aquela teoria do "pirataria dá cabo das nossas vendas" é só para as empresas que fazem jogos da treta e só querem €€. Quando é bom, vende! E espero que daki por pouco tempo já haja mais tugas pra jogar cmg online, que até agora não encontrei nenhum :sad:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo