Artigo Relic dá um duro golpe na pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
Sim claro....O pessoal só compra se tiver online para jogar. O resto esqueçam...Alguem aqui já acabou um jogo só single player e foi a seguir comprar? (e quando digo a seguir é mesmo a seguir, não é passado 10 anos porque perderam o backup).

Vários!!! Os exemplos mais marcantes e que contrariam o meu padrão foram o Kotor1 e o Kotor2 sem dúvida. Acabei-os depois de sacar e uma semana depois estava a comprar os dois de uma vez, entretanto já os acabei mais de 5 vezes! (Na pas de online).
Mas geralmente só quando algum jogo a um preço apelativo até 30€ no máximo dos máximos é que o compro.
O diablo2 ainda me lembro que até fui a Espanha para o comprar, estava a 30€ quando saiu lá, cá andava perto dos 50€. Só que apanhei uma desilusão tremenda, porque os espanhóis traduzem TUDO, texto, vozes, manuais, caixa para a lingua deles. E mesmo com esse trabalho, o jogo ainda fica mais barato do que cá, sem trabalhos extra...
 
Última edição:
E porque é que pirateaste então? Podias muito bem esperado que ficassem a um bom preço e depois compravas-os. É o que eu faço.
 
Vários!!! Os exemplos mais marcantes e que contrariam o meu padrão foram o Kotor1 e o Kotor2 sem dúvida. Acabei-os depois de sacar e uma semana depois estava a comprar os dois de uma vez, entretanto já os acabei mais de 5 vezes!
E a que preço é que eles tavam?
 
Sim claro....O pessoal só compra se tiver online para jogar. O resto esqueçam...Alguem aqui já acabou um jogo só single player e foi a seguir comprar? (e quando digo a seguir é mesmo a seguir, não é passado 10 anos porque perderam o backup).

Lol, não sabes do que falas. Eu disse que isso acontecia mas disse que não era em percentagem suficiente porque os preços actualmente não convidam a isso.
Vê os exemplos dos DVD's. Aí a maioria dos DVD's que se compram são depois de se ter visto já o filme, quando estão a preços mais atractivos e quando o filme vale mesmo a pena.


Exacto. Isso de que o "pessoal compra o jogo" se gostar é tudo treta.
Quem é te mandou comprar o jogo por 50€ ou 60€? E depois de jogares a demo, podes muito bem informar-te em fóruns. Isso não é desculpa para piratear.

Amigo, dá-te ao trabalho de ler o texto na integra com atenção antes de "postares". Referi o FarCry como um exemplo hipotético e:
Isto é só uma análise mais superficial, só com base no demo...
[...]
Isto não serve de maneira nenhuma de exemplo moral a seguir ou de desculpa para a pirataria... mas isso acontece actualmente com alguns jogadores e se os preços estivessem mais baixos, aconteceria certamente com muito mais.
Se os preços fossem mais baixos, havia certamente mais pessoas a comprar. Um jogo como o Oblivion por 20€ acho que é muito atractivo para a grande qualidade que tem, se vocês não acham o mesmo, olha paciência... eu pelo menos compro bons jogos em singleplayer quando os encontro, nem que seja usados.

Olhem para o caso da BGamer que está a oferecer o Splinter Cell e o XIII ou lá o que é... há muitas pessoas que vão comprar a revista (+/-5€) só por causa dos jogos, até a revista vai esgotar nas bancas. Não me venham dizer que parte dos que vão comprar nunca jogaram o jogo... e se já jogaram provavelmente foi em cópia. Portanto se já têm a cópia, porque é que vão dar ao trabalho de dar os 5€ só para ter os jogos? (Aqui o que quero focar não é a quantia monetária). Só pra provar o meu ponto de vista.

Volto a repetir: não há desculpa para a pirataria, mas há que ser realista e tomar medidas para a contornar em vez de a continuar a combater com tentativas inuteis. Se uma das editoras pusesse um grande jogo à venda por metade do preço, vocês não concordavam que era muito bom e não pensariam em comprar?
 
Musica? Gasto dinheiro em concertos, mas não gasto em cd's de musica.

Não sei se já trabalhas, nem em que area o fazes, mas estou a imaginar-te músico...
A dar concertos sem editar cds? Editar cds e oferece-los para arranjar fans para dar concertos? Acredita se todos pensassem como tu não existia música para ouvir, e não te esqueças que é por causa dos cds que eu (e outros) compro que tu vais aos concertos...
 
E porque é que pirateaste então? Podias muito bem esperado que ficassem a um bom preço e depois compravas-os. É o que eu faço.

Porque onde é que haviam demos dos Kotors ? Eu pelo menos não sabia da existência de nenhuns... E Reviews? Eu já fui ver jogos ao gamespot que levam notas altíssimas e no final são uma bela PORCARIA. Reviews de jogos para mim é para esquecer.
Acabei por experimentar o jogo primeiro ao ve-lo disponível noutras vias e no final das contas comprei os dois de uma só vez.

Na altura que os comprei estavam a 40€ cada um.

Outros que tou à espera para comprar são definitivamente os Warhammer 4k todos. Já os acabei (o que saiu à pouco vou jogando), mas para mim é algo que vale apena dar o dinheiro, porque está ali um bom trabalho, além de que a componente online do jogo deve de ser excelente.
 
Compreendo o teu ponto de vista. Para mim, não se verifica. Já comprei inúmeros jogos originais a bom preço, mesmo daqueles que tinha "pirateado".

This Means War (5£), Diablo 1 e 2 (15€ cada), Starcraft & Broodwar (25€ o pack), Caeasar 3 (Bgamer), Seven Kingdoms 1 e 2 (15€), Quake 1 (não me lembro quanto custou, comprei dps de jogar a versão shareware - que tem exactamente 25% do jogo!), Quake 2 e 3, Thief (fui enganado neste!), Outcast (grande jogão, comprei por 15€), Delta Force (outros 10 ou 15€, e tb já o tinha pirateado), C&C Red Alert (20€), e mais alguns que eu não me esteja agora a lembrar...

E sim, muitos jogos pirateados me vêem parar às mãos. Mas quando o jogo é bom, e está a bom preço... não hesito em comprar :)

De certeza que como eu há muitos outros... :x2:
 
Outro bom exemplo que tenho para dar é o do Command and Conquer First Decade. Todos os C&C que sairam até à data por 30€! Uma porrada de bons jogos, a um preço mais baixo do que muitos jogos (apenas um jogo), a 50€!
 
Lol, não sabes do que falas. Eu disse que isso acontecia mas disse que não era em percentagem suficiente porque os preços actualmente não convidam a isso.
Ok....tu não és totalmente explicito e depois sou eu que não sei do que estou a falar. Tem lógica.

Sim para nós os jogos são caros. É preciso é não esquecer que o mercado é global e os americanos e os japoneses têm um poder de compra muito maior. Ou seja, o preço de um jogo é adequado para deles, para nós é caro, para um gajo dos países de leste é um ROUBO.

Quem pirateia está a roubar, plain and simple. Justificar o roubo com o "é demasiado caro" é ridiculo.
Podem dizer que não se importam de ser ladrões, tudo bem...

A unica coisa que podem refilar é os jogos na Europa serem ligeiramente mais caros do que nos States por causa dos impostos....
 
Ok....tu não és totalmente explicito e depois sou eu que não sei do que estou a falar. Tem lógica.

Sim para nós os jogos são caros. É preciso é não esquecer que o mercado é global e os americanos e os japoneses têm um poder de compra muito maior. Ou seja, o preço de um jogo é adequado para deles, para nós é caro, para um gajo dos países de leste é um ROUBO.

Quem pirateia está a roubar, plain and simple. Justificar o roubo com o "é demasiado caro" é ridiculo.
Podem dizer que não se importam de ser ladrões, tudo bem...

A unica coisa que podem refilar é os jogos na Europa serem ligeiramente mais caros do que nos States por causa dos impostos....

Podes ter muita razão. Mas se tens programas (o próprio winxp) músicas, filmes e jogos sacados da net (que é o mais provavél), não tens muita moral para falar. Se tiveres tudo original, peço desculpa ...
 
Ok....tu não és totalmente explicito e depois sou eu que não sei do que estou a falar. Tem lógica.

Sim para nós os jogos são caros. É preciso é não esquecer que o mercado é global e os americanos e os japoneses têm um poder de compra muito maior. Ou seja, o preço de um jogo é adequado para deles, para nós é caro, para um gajo dos países de leste é um ROUBO.

Quem pirateia está a roubar, plain and simple. Justificar o roubo com o "é demasiado caro" é ridiculo.
Podem dizer que não se importam de ser ladrões, tudo bem...

A unica coisa que podem refilar é os jogos na Europa serem ligeiramente mais caros do que nos States por causa dos impostos....

Não estou a dizer o contrário, irra, lê os meus posts com atenção. Não serve de desculpa, mas achas que se agora todos os jogos fossem impossiveis de copiar, toda a gente ia comprar? Acho que é preciso ver isto pela perspectiva realista e não abordar o assunto de modo superficial. A realidade é que há pirataria, não se vê maneiras de acabar, portanto mais vale dar a volta à questão e com isso tentar tirar rendimentos. A Steam está a meio caminho e na minha opinião tem tido sucesso.

Não acredito que tb n sejas "ladrão", hás-de ter qq coisa no pc que seja copia...
 
Última edição:
jogos BONS com BOM modo multiplayer, protegido por serial key, são por norma sucessos de venda.
A melhor protecção contra a pirataria, é um modo online cativante. No serial, no gaming.

Concordo em absoluto com o Cabalo neste aspecto. Em Portugal, tirando o fenómeno The Sims - e, em muito menor escala, série Fifa, Pes e CM/FM, além de algumas reedições a preços baixos - a venda de software depende, sem qq dúvida, da sua jogabilidade online depender de um cd-key.
Já não concordo tanto com protecções anti-cópia intrusivas ao meu pc ou que dependam de um longo "cd-check".

De qq maneira, continuarei a fazer como sempre: download do jogo completo antes (sim, eu sou "sacador compulsivo") e só compro depois... arre! há por aí tanta treta que nem um cd ou dvd vale! Como os jogos no meu disco não costumam durar mais que 15 minutos, garanto que compro todo e qq jogo que me dure mais que uma tarde de folga sozinho em casa. É que, infelizmente, a qualidade dos jogos é terrível. O gameplay já foi esquecido há algum tempo por larga maioria das editoras.

Os jogos que me deram mais gozo comprar por saber que iria andar meses a jogá-los:
F1GP (1, 2 e 4)
Baldur's Gate I e II
Fallout I e II
Neverwinter Nights (só pela componente online! é que experimentei o single-player em 2002 e detestei!!! Só este ano o comprei com todas as suas expansões para o experimentar online... brutal!!)
Frontier: Elite
PES3
Jagged Alliance 1, 2 e Wildfire

Como não consigo gostar de mais que 1, 2 jogos por ano, nem se torna muito pesado para a carteira.
Já que escrevo este testamento, gostaria de vos alertar para muita pérola shareware que anda pela net e que vale bem o dinheiro investido: New Star Soccer 3 (atenção que recebi hoje a newsletter deles a anunciar o "Sensational Soccer"), Mount&Blade, Crimsonland, Live 4 Speed são muito superiores à maior parte dos jogos que vemos nas prateleiras e.... são mais baratos! (o L4S nem tanto mas ninguém se importa!)
 
E se o carro for roubado a uma empresa multinacional de vendas de carros? Passa a ser socialmente aceitável? :)
A diferença entre roubar um carro e roubar jogos é que no caso dos jogos são milhões de ladrões a roubar o mesmo jogo:)
E existe a diferença entre o preço do jogo e o preço do carro, leia-se valor, o impacte judicial do roubo de um carro por causa do seu valor é muitissimo superior ao de um jogo. Era necessario roubar umas centenas do mesmo jogo para se ter um impacte judicial significativo...

Quem vai para a cadeia por ter roubado um jogo do valor de 50€? Um carro de 50 mil euros é outra história...
 
E existe a diferença entre o preço do jogo e o preço do carro, leia-se valor, o impacte judicial do roubo de um carro por causa do seu valor é muitissimo superior ao de um jogo. Era necessario roubar umas centenas do mesmo jogo para se ter um impacte judicial significativo...

Roubar pão que custa 50 centimos continua a ser roubo...
 
Com a facilidade que crackam os jogos, comprar um jogo original ou piratear acaba por ser uma escolha moral de cada um. E isto depende em grande parte do individuo.
Mas também é preciso que as editoras não dêem motivos para os indivíduos escolherem a pirataria ao original. Preços elevados, falta de inovação, fraca longevidade, pouca originalidade e sequelas de sequelas sem novidades ajudam a que a escolha de muitos jogadores fique a pender para a pirataria.
 
Se eu fosse super-rico comprava todos os jogos....Mas como não sou rico só posso comprar 1-2 por ano. Portanto escolho aqueles que garantem um excelente mod online.
O resto fica para o caixote do lixo....das editoras:-D

Falando de pirataria: Muita gente que "arranja" jogos a torto e a direito farta-se muito depressa e muitos só jogam por umas horas, e muitas vezes nem uma!, e quem vai comprar os jogos compra por causa do Online precisar de key.....Muitos experimentam as demos Online e já sabem á partida que o jogo é muito bom nesta vertende.

Se eu e muitos outros não tem dinheiro para comprar que se pode fazer? Obrigar as pessoas a comprarem? Só se aceitarem cheques carecas.....:P
 
A eterna discussão.... btw, um roubo implica apropiarmo-nos de algo. Quando levam um carro que ñ é vosso sem autorização é roubo pois apropiaram-se dele ilicitamente, quando sacam um software, livro ou media não é roubo pois a propriadade intelectual continua sempre na posse do seu autor, considera-se antes que é uso ilicito/não autorizado de propiadade intelectual. Não é tão grave mas é igualmente condenavel.
Acho que esta será mais uma situação onde o factor que vai acabar por pesar mais vai ser a consciencia do utilizador.
 
Se eu fosse super-rico comprava todos os jogos....Mas como não sou rico só posso comprar 1-2 por ano. Portanto escolho aqueles que garantem um excelente mod online.
O resto fica para o caixote do lixo....das editoras:-D

Falando de pirataria: Muita gente que "arranja" jogos a torto e a direito farta-se muito depressa e muitos só jogam por umas horas, e muitas vezes nem uma!, e quem vai comprar os jogos compra por causa do Online precisar de key.....Muitos experimentam as demos Online e já sabem á partida que o jogo é muito bom nesta vertende.

Se eu e muitos outros não tem dinheiro para comprar que se pode fazer? Obrigar as pessoas a comprarem? Só se aceitarem cheques carecas.....:P
Que mania de quererem viver acima das possibilidades que têm. Acredita que há jogos que duram anos. Eu ja jogo o Age of Empires II há 7 anos e ainda não me fartei. Porquê? Porque há sempre novos mapas/cenários feitos pela comunidade... e pelo vicio.
É uma questão de saberem escolher os jogos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo