1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Artigo] Suddenly, 64-bit Windows is mainstream

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Romani48, 31 de Julho de 2008. (Respostas: 49; Visualizações: 4557)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Fonte

Discussão interessante..
    Parece que finalmente as coisas estão a encarreirar para o mundo de 64bits..
    Uma coisa que o Vista trabalhou bem para tal, foi este mesmo suporte.. A melhor gestão de RAM, a facilidade e o facto de o Vista x64 não ser um produto tão "escondido" como o XP64 favoreceu muito a tal acontecimento.

Depois juntamos as memórias cada vez mais baratas, e a nº elevado de gaming rigs.. e 64bits torna se mainstream

2. rpsgc

rpsgc Power Member

About f*cking time, é o que tenho a dizer! Agora podiam era pegar nisso e lançar o Windows 7 64-bit de raiz.

3. exxtreme

exxtreme Power Member

exacto.

O problema tambem esta nas OEM's que continuam a distribuir sistemas 32bit's mesmo que o hardware suporte 64bit's. Hoje em dia vemos quase todos os portateis com os famosos 3GB de RAM, porque nao tao para migrar para sistemas 64bit's.

Depois quem se lixa é o ze povinho, que se tiver que fazer upgrade a RAM, vai ter tambem que fazer upgrade ao SO também.

Se nao fosse assim, os 64bit's ja eram mainstream, e os programadores ja tinham oferecido quase todas as suas aplicaçoes em 64 bit's.

4. petersaints

petersaints Power Member

É natural esta evolução... penso que em 5 anos já teremos os x86-64 perto de 100% implementado... Apenas máquinas mais antigas utilizarão ainda SOs x86.

5. esquiso

esquiso Power Member

Pode ser que a Adobe abra a pestana. Isso sim, era muito bom :)

6. MPalhas

MPalhas Power Member

agora que o pessoa começa a pensar cada vez mais em 4GB de RAM, mal era se quisessem continuar a insistir nos 32bits

pior que isso é ver portateis já com 4GB de RAM mas com SO 32 bits :neutral:

7. DoubleM

DoubleM Power Member

A tecnologia x64 poderia neste momento estar bastante mais em uso do que está..

Um dos grandes problemas também passa pela aceitação do próprio utilizador. Eu uso o XP x64 praticamente desde o inicio, com um AMD x64 e cada vez que eu refiro isso, obtenho logo resposta imediata "ah e tal eu não uso isso por causa das incompatibilidades" 8|

Conto pelos dedos os programas que até agora não funcionaram no x64 ou o Hardware para o qual não existem drivers.. A maior parte desse Hardware ou já está completamente ultrapassado ou mesmo que não existam drivers oficiais, com um pouco de paciencia colocam-se a trabalhar

Isto é tal e qual a história dos multi-cores.. Existe a tecnologia mas depois são poucas as coisas que retirem o devido proveito

8. technon

technon Power Member

so true.. a maior parte das pessoas tem medo de mudar por causa das imcompatibilidades de drivers e software mas actualmente já existem montes de apps compativeis com 64bits, assim de momento nem me lembro de alguma que não tenha funcionado.

cumps

9. OubeLa

OubeLa Power Member

Eu só não uso o Vista 64 bits porque não consigo encontrar drivers para a webcam, leitor de cartões e uma das aplicações OSD. Não é que faça muita diferença, mas até costumo usar a webcam frequentemente. Fora isso, nunca encontrei mais problemas (na altura em que o usei), para além de ser muito muito estável (coisa que o Vista 32bits já é).

10. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

Uso Vista x64.. problemas que tive até agora? nenhum.. perfecto :p

Será que num acto de estupidez eles ainda vao lançar o Windows 7 x86?

11. spytech

spytech Mega BOINC

já uso há alguns dias vista 64 bits. 0 problemas (excepto a webcam da lifetech que não tem drivers de jeito... mas tb usava-a pouco, não me faz diferença)

não tensiono mudar de novo pa 32 bits... gosto assim como está

de facto também tenho reparado nos ultimos dias esta evolução para 64 bits... o vista impulsionou muito o uso desta plataforma...

12. Romani48

Romani48 Power Member

Isso hoje em dia não é nada...
    o WOW64 do XP estava muito verde.. o WOW64 do vista está perto de perfeito..
    e poucas (ou nenhumas se não usarmos software manhosos) são as aplicações 32bits que não funcionam no Vista x64..

pessoalmente ainda acho que a unica limitação são sistemas com <4Gb de RAM.. porque sinceramente não gostei da performance em relação a sistemas <4Gb [email protected]

13. petersaints

petersaints Power Member

Eu o pouco testei na versão RTM (logo que o Vista saiu) era sensivelmente a mesma treta :P Mas sim penso que para quem tenha 2GB de RAM por enquanto não vale a pena usar x64 na vasta maioria dos casos. Assim que tenha 4GB (e disponibilidade) salto para x64. Mas se pensam que o x86 vai morrer da noite para o dia... estão muito enganados!

14. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Para já não morre, mas cheira-me que o windows 7 vai sair só em versão x64... já estava na altura, digo eu!

15. Romani48

Romani48 Power Member

não sai.. vai também ter uma versão 32bits.. se calhar infelizmente

16. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Simplesmente não percebo o porquê. Nenhum computador com menos de 1Gb não deverá suportar o 7 com fluidez. Qualquer processador non-dual core não deverá suportar o 7 com fluidez... Todos os processadores dual-core têm instrução de 64Bit (Penso eu, isto não tenho a certeza).

Qual é a treta de existir 32Bit para o 7? Cumps ;)

17. Romani48

Romani48 Power Member

por acaso há um grupo de dual cores que não tem 64bits.. Core Duo acho.. já nem me lembro..

ainda assim o objectivo é que o 7 ser mais leve que o vista.. a ver vamos

18. petersaints

petersaints Power Member

Exacto... os Core Duo dos portáteis (nessa altura nos desktops tinhamos os Pentium D) são 32-bit only. Até ainda há MacBooks (e penso que MacBook Pro também) com esse tipo de CPUs.

Penso que no 7 vamos assistir à coexistência das duas arquitecturas. Com coexistência quero dizer que vai ser mais 50/50 do que é hoje... Só talvez no Windows 7+1 o x86 morra ou se torne minoritário!!

19. Sim, os Core Duo são 32 bits.

De qualquer forma, acredito que quando o 7 for lançado já todos os PCs venham com 4 GB (excepto alguns de gama mais baixa), por isso os 32 bits devem tornar-se desncessários.

Partilhar esta Página