[Artigo] Suddenly, 64-bit Windows is mainstream

mas os 64bits virem só porque temos mais memória não é algo assim tão positivo... os 64 bits deviam aparecer naturalmente mas com o surgimento de softwares criados para essas plataformas.. optimizados pelo menos..
 
mas os 64bits virem só porque temos mais memória não é algo assim tão positivo... os 64 bits deviam aparecer naturalmente mas com o surgimento de softwares criados para essas plataformas.. optimizados pelo menos..

Pois mas o mainstream de utilizadores de PC não necessita de software que trabalhe especificamente com 64Bit... por isso os 32BIt ainda são usados...

CUmps ;)
 
Pois mas o mainstream de utilizadores de PC não necessita de software que trabalhe especificamente com 64Bit... por isso os 32BIt ainda são usados...

CUmps ;)
nesse caso o 64bits também não é necessário.. lá está o circulo vicioso.. 2Gb para o utilizador comum, ou os 4Gb num sistema 32bits ou até 36bits (com PAE) é mais que suficiente (neste momento)
 
nesse caso o 64bits também não é necessário.. lá está o circulo vicioso.. 2Gb para o utilizador comum, ou os 4Gb num sistema 32bits ou até 36bits (com PAE) é mais que suficiente (neste momento)

Pois é um pequeno dilema mas penso que a evolução para os 64 Bit se vai dar por causa do factor RAM e não por causa dos softwares concebidos para tirar proveito dos 64 Bit porque o utilizado comum nem sequer sabe o que isso é nem interessa... cumps ;)
 
isso de só usar 64 bits com 4GB de ram ou mais, para mim é treta.."só" tenho 2GB tanto no fixo como no portátil e ambos têm vista 64 bits e depois de ter tido as vesões de 32bits de vista e xp não volto para elas tão cedo...noto menos fluidez, mais instabilidade e muitos mais Bsods, em 64 bits ainda não tive um único Bsod e são raros os programas que bloqueiam...os PCs cá de casa não devem voltar a ver 32bits, gosto muito mesmo
 
No portatil tenho Vista 32bits e no desktop Vista 64bits. Tirando á parte as diferenças de hardware, prefiro de longe o 64bits. Só tive até agora 2 jogos que nao correram na maquina, de entre dezenas que experimentei. ( eram já um pouco antigos e tentavam aceder directamente ao hardware, coisa que o vista com os layers nao deixa ).

Penso que a evolucao de 32 para 64bits vai ser mais lenta do que a que se assistiu á passagem dos 16 para 32bits. Nessa altura, devido a limitacoes dos 16bits, notou-se uma evolucao muito grande em termos de performance quando se fazia a migracao do software (o hardware apareceu bem mais cedo do que o software na altura ). Hoje em dia, tal como já disseram pouco acima, a diferença dos 32 para os 64 para o utilizador comum quase que nao se nota porque os 32 já conseguem dar margem de manobra aos software. No meu caso, para meter os 8GB no desktop era determinante, ou teria que ir para Linux.
 
Penso que a evolucao de 32 para 64bits vai ser mais lenta do que a que se assistiu á passagem dos 16 para 32bits.

Está a ser completamente ao contrário, está a ser mt mais rápida. Ainda me lembro o Bill Gates dizer que nunca iria precisar dos 32bits..

There appears to be a shift taking place in the PC industry: the move from 32-bit to 64-bit PCs.

We've been tracking the change by looking at the percentage of 64-bit PCs connecting to Windows Update, and have seen a dramatic increase in recent months. The installed base of 64-bit Windows Vista PCs, as a percentage of all Windows Vista systems, has more than tripled in the U.S. in the last three months, while worldwide adoption has more than doubled during the same period. Another view shows that 20% of new Windows Vista PCs in the U.S. connecting to Windows Update in June were 64-bit PCs, up from just 3% in March. Put more simply, usage of 64-bit Windows Vista is growing much more rapidly than 32-bit. Based on current trends, this growth will accelerate as the retail channel shifts to supplying a rapidly increasing assortment of 64-bit desktops and laptops.

64-bit PCs running 64-bit editions of Windows Vista typically have 4GB of memory or more. Compared to 32-bit systems, which top out at around 3GB of memory, 64-bit PCs can offer added responsiveness when running a lot of applications at the same time and have the potential for greater performance and new experiences as next-generations applications are written to take advantage of this new platform.

E além de já ter programas dedicados para x64 tipo 7zip é um programa de compressão e é muito útil funcionar mais rápido e fluidamente, TrueCrypt, etc etc O próprio Windows Vista 64bits tem varias melhorias em relação ao 32bits. Sei que por exemplo a Boot do Windows Vista 64bits carrega os drivers aleatoriamente para a memória afim de se tornar mais seguro.. Entre outras melhorias

A common misconception is that 64-bit architectures are no better than 32-bit architectures unless the computer has more than 4 GB of memory. This is not entirely true:

* Some operating systems reserve portions of process address space for OS use, effectively reducing the total address space available for mapping memory for user programs. For instance, Windows XP DLLs and userland OS components are mapped into each process's address space, leaving only 2 to 3.8 GB (depending on the settings) address space available, even if the computer has 4 GB of RAM. This restriction is not present in 64-bit operating systems.
* Memory-mapped files are becoming less useful with 32-bit architectures, especially with the introduction of relatively cheap recordable DVD technology. A 4 GB file is no longer uncommon, and such large files cannot be memory mapped easily to 32-bit architectures; only a region of the file can be mapped into the address space, and to access such a file by memory mapping, those regions will have to be mapped into and out of the address space as needed. This is a problem, as memory mapping remains one of the most efficient disk-to-memory methods, when properly implemented by the OS.
* Some programs such as data encryption software can benefit greatly from 64-bit registers (if the software is 64-bit compiled) and effectively execute 3 to 5 times faster on 64-bit than on 32-bit.

The main disadvantage of 64-bit architectures is that relative to 32-bit architectures the same data occupies more space in memory (due to swollen pointers and possibly other types and alignment padding). This increases the memory requirements of a given process and can have implications for efficient processor cache utilization. Maintaining a partial 32-bit model is one way to handle this and is in general reasonably effective. In fact, the highly performance-oriented z/OS operating system takes this approach currently, requiring program code to reside in any number of 32-bit address spaces while data objects can (optionally) reside in 64-bit regions.
 
Última edição:
Está a ser completamente ao contrário, está a ser mt mais rápida. Ainda me lembro o Bill Gates dizer que nunca iria precisar dos 32bits..

Estava a falar da evolução natural do mercado na procura de melhor software, porque é melhor e mais rápido. Neste momento, visto que o salto para 64bits das maquinas normais tem melhorias marginais em termos de performance ( até virem softwares específicos de 64bits ), o rápido crescimento dos 32 para os 64bits é quase conduzido pelo marketing em vez da necessidade.


PS. - O que o Bill Gates disse no tempo dos dinossauros, já o fez ficar mal muitas vezes. :x2:
Quando eu comecei a programar, nunca na vida imaginamos que os nossos topo de gama 8088 XT a 4.7Mhz fossem evoluir para o que temos agora, e para o que vem ai nos proximos 5 anos ;)
 
Na informática já se deu vários bumms, os únicos que faltam é o disco e as baterias.

Os discos já estamos dentro do principio do bumm com os discos SSD. Como a RAM começa a ficar barata, até discos só com RAM já se vêem. As baterias ainda faltaram, a ver vamos...

A Microsoft disse que o próximo Windows(Windows 7) iria ter 32bits e 64bits, ao contrário do que se esperava. Mas com a rápida procura das versões 64bits, e ainda na altura em que sair (12/2009 ou 2010) os computadores terão de certeza mais de 3GB de RAM, então ainda é duvidoso..

A concorrência beneficia os 64bits, vê-se a Adobe a apostar nos 64bits agora também que o Silverlight saiu e outros programas de fotos. Assim. como outros programas com concorrência vão começar a sair versões 64bits.

Assim que o flash sair a 64bits, o Firefox, Opera irão também a trás, o IE já tem. E depois verá-se um transição dos programas passarem de 32bits para também 64bits, e depois só 64bits(o que deverá ainda demorar)..
 
Última edição:
Faltam os jogos a 64 Bits.... :P
Porque para muita gente que só usa o Windows para jogar sente-se diferenças entre 32 Bits e 64 bits em vários jogos: Tem problemas em 64 Bits nem sempre visiveis mas quando se corre os mesmos jogos a 32 Bits já se nota.
 
Aqui é igual, tenho vista 64bit num de 2GB ram e a estabilidade não se compara com 32bit e ao menos a hibernação funciona como deve ser. O único inconveniente que vejo em 64bit é que o sistema não parece ser tão solto quanto 32bit, talvez derivado do uso de várias aplicações 32bit que podem piorar um pouco a performance geral.

é isto que eu refiro.. a evolução deveria ser feita pela necessidade desta no contexto geral de um sistema informático..

agora só porque querem mais 700 ou 500Mb de RAM.. é estupido..

Façam aplicações que corram em dois sistemas.. ex: Crysis (nos jogos), Photoshop (em multimédia, ainda que não venha na mesma "package").. Hoje em dia é raro as coisas em CD's, e a utilização de DVDs de dupla camada já é geral.. e o HDDVD até poderia ter ajudado nisto.. distribuir aplicações com ambas as arquitecturas..


enfim.. vou esperar e ver.. os 64bits já cá estão.. agora usem nos por favor
 
fiz uns testes no meu laptop, ambos com SP1 instalado e fresh install, vou ainda fazer com XP SP3

_________________________________Vista Ultimate x64 -------- Vista Ultimate x86
Passmark Performance Test 6.1 -------570 -----------------------523
PCMark Vantage. ---------------------2908 ----------------------sem resultado ( trial key )
3DMark03. ---------------------------1769 ----------------------1710
3DMark06. ---------------------------611 -----------------------557
PCMark05. ---------------------------não testado ---------------3743
cinemark benchmark
Open GL Test ------------------------911 -----------------------618
Single CPU Render Test. --------------2058 ----------------------1847
Multiple CPU Render Test -------------3933 ----------------------3475
 
testes sinteticos não são facto comprovativo da utilização diária de um sistema..
mas é obvio que iriam ter melhores resultados porque é isso que o x64 é...

já agora.. 2Gb ou 4? (ou mais)
 
fiz uns testes no meu laptop, ambos com SP1 instalado e fresh install, vou ainda fazer com XP SP3

_________________________________Vista Ultimate x64 -------- Vista Ultimate x86
Passmark Performance Test 6.1 -------570 -----------------------523
PCMark Vantage. ---------------------2908 ----------------------sem resultado ( trial key )
3DMark03. ---------------------------1769 ----------------------1710
3DMark06. ---------------------------611 -----------------------557
PCMark05. ---------------------------não testado ---------------3743
cinemark benchmark
Open GL Test ------------------------911 -----------------------618
Single CPU Render Test. --------------2058 ----------------------1847
Multiple CPU Render Test -------------3933 ----------------------3475

já agora podes dizer quais são as caracteristicas do laptop?
 
falta o crysis e mais um ou outro que sei que há patches para tal....
ainda assim os jogos onde se vê bastantas melhorias são sem duvida o
Stalker e Far Cry

o Crysis e o Half life, por exemplo são jogos bastante optimizados, pelo que eu não notei diferenças entre os dois tipos de arquitecturas.. :)

mas acredito que com 64bits podemos ter jogos com muito mais detalhes e funcionalidades, quer a nivel grafico, fisico como também na AI
 
Já nao era sem tempo, que comece a era dos 64 bit. Só falta os programadores começarem a aderir para podermos finalmente aproveitar ao máximo o potencial de todo o hardware "recente". Demorou quase 5 anos mas finalmente chegou :lol:
 
Sem flames p.f.

Só não mudo para o Vista 64, pelo facto de ter apenas 2G.

Dadas as minhas especificidades de uso do PC, a versão de 64, não se adequa a mim, para já.

De resto, do que experimentei, 0 problemas, mais fluido que o Vista 32, 0 incompatibilidades, ou se as havia, encontrava sempre algures um patch qq.....

Lá para o natal, meto 4 ou 8G de RAM, e nem hesito: Vista 64

Já era sem tempo, e é inevitável. Acho que todos aqui, já tínhamos esse feeling há bastante tempo.

Acho que ainda este ano, se vai massificar ainda mais.

Cumps,
 
Back
Topo