No caso da XBOX a MS, possivelmente com a pressa, adaptou tecnologia existente para a XBOX. A PS2 foi desenhada pela Sony.
Não sei se objectivo da thread é gerar mais uma
flamewar consolas vs PC porque que eu saiba quando saiu a XBOX 360
não tinhas:
CPU (Custom IBM *****-based CPU):
3 symmetrical cores running at 3.2 GHz each
2 hardware threads per core; 6 hardware threads total
1 VMX-128 vector unit per core; 3 total
128 VMX-128 registers per hardware thread
1 MB L2 cache
Gráfica (Custom ATI Graphics Processor ):
500 MHz
10 MB embedded DRAM
48-way parallel floating-point dynamically-scheduled shader pipelines
Unified shader architecture
Havia algo deste género à venda?
A PS3 devido aos atrasos já deve ter chegado depois da nVidia 7800 que é que se assemelha ao RSX acho. No entanto o Cell não é baseado em nada...
CPU (Cell Processor):
*****-base Core @3.2GHz
1 VMX vector unit per core
512KB L2 cache
7 x SPE @3.2GHz
7 x 128b 128 SIMD GPRs
7 x 256KB SRAM for SPE
Gráfica (RSX @550MHz):
Clocked at 550 MHz
1.8 TFLOPS (trillion floating point operations per second)
Multi-way programmable parallel floating point shader pipelines
136 shader operations per clock. It should be noted that will contain only 8 ROPs as opposed to G70 , that contains 16 ROPs.
Transistor count of 300.2 million transistors
(...)
Achas que a malta da Sony / Microsoft anda a brincar e vai montar a consola na *****...
Em specs o hardware das consolas é ultrapassado com o tempo mas enquanto no PC "obrigam-te" a comprar uma gráfica nova nas consolas vão espremendo mais do hardware... se o celerão da XBOX aguentou Riddick, Doom 3 e HL2 e os 333Mhz do Emotion Engine correm o Shadow of Colossus e God of War... tou ansioso para ver a X360 e PS3 daqui a uns anos.