1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

As etiquetas que se colam às consolas

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Yggdrasil, 6 de Agosto de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1031)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Yggdrasil

Yggdrasil Power Member

Inspirado na discussão que decorre na secção PlayStation sobre o que é ou não é "hardcore", resolvi criar um tópico sobre as etiquetas que são coladas e/ou inventadas para as consolas.

Passo a explicar - a actual geração (não é a "next-gen", é a actual mesmo :P) está a ser dominada por etiquetas que os departamentos de marketing dos fabricantes e a imprensa resolveram inventar para as consolas. Assim, com a ligeireza de quem salta para a banheira, foram criadas etiquetas para as actuais consolas portáteis e consolas domésticas, embora seja nestas últimas que se reflectem mais.

É assim que a PlayStation 3 recebeu a etiqueta de "consola mais poderosa do Mundo, para hardcore gamers e pessoas que querem um centro de entretenimento", a Xbox 360 recebeu a etiqueta de "consola para hardcore gamers que querem sobretudo uma experiência online" e a Wii recebeu as etiquetas de "consola para casual gamers, crianças, mulheres e idosos, que gostam de mini-jogos, party games e que normalmente não pensam em jogos".

Ora isto é, basicamente, um valente monte de treta. Passo a explicar porquê:

- estas noções foram sobretudo criadas nos Estados Unidos e foram feitas a pensar nos consumidores americanos; partindo do princípio que os "hardcore gamers" são pessoas informadas e que consomem bastantes notícias, duvido que comprem uma consola baseados naquilo que a publicidade e que os PRs dos fabricantes dizem. Contudo, Sony e Microsoft parecem julgar o contrário e tratam-nos como se fossem cordeirinhos que precisam que lhes digam o que é bom...ou seja, a etiqueta "hardcore gamers" e o discurso associado é basicamente uma retórica oca que entra em contradição com a conduta dos fabricantes da Xbox 360 e da PS3

- são os jogos que definem uma consola; a PS3 e a Wii ainda nem cumpriram um ano de mercado, a Xbox 360 ainda não cumpriu dois anos...não sabemos quantos jogos vão ter, mas a verdade é que ainda não foram lançados nem um terço dos jogos que a elas vão chegar ao longo dos próximos cinco anos. Só quando o catálogo já contar com largas centenas de títulos, é que vamos poder afirmar coisas como "esta consola tem jogos feitos a pensar em jogadores mais exigentes"; note-se que eu quando digo "jogadores mais exigentes" refiro-me aos aspectos da jogabilidade e durabilidade, não ao aspecto gráfico; para muitos iluminados, um jogador exigente é aquele que exige gráficos que enterrem os outros jogos...pois bem, isso não é um jogador exigente, é um espectador, existem milhões de jogadores exigentes por esse mundo fora que exploram ao último milímetro jogos lançados há vários anos - como RPGs, beat'em ups, jogos de estratégia etc - e que ignoram o aspecto datado dos gráficos

- as vendas de software também revelam factos sobre o público da consola; pegando no exemplo da Wii, o jogo mais vendido na Europa e nos EUA aquando do lançamento foi o Twilight Princess, um jogo de aventuras longo com bastantes side-quests e que não é orientado para pessoas que raramente jogam ou que gostam mais de "party-games"; da mesma forma, no Japão, Dragon Quest Swords é um dos títulos de maior sucesso para a consola, trata-se de um RPG que não é exactamente feito a pensar nos chamados "jogadores casuais"

- no que diz respeito à PS3 e à Xbox 360, vemos que entre os títulos mais aguardados está o próximo Pro Evolution Soccer e que vai, com toda a certeza, ser o jogo mais vendido na Europa no final deste ano; se a última geração ensinou alguma coisa, é que uma grande parte do público que comprou a PS2 fê-lo basicamente por causa do PES, muito mais do que por qualquer outro jogo; da mesma forma, Gran Turismo 5 que se destaca essencialmente pelos gráficos será provavelmente o jogo da PS3 mais vendido quando for lançado; na Xbox 360 assistimos também a episódios muito pouco dignos de fazerem algo pelos jogadores - por exemplo, o "pormenor" de a Microsoft ter pago $50 milhões pelo conteúdo descarregável do GTAIV, que vai por sua vez, ser pago pelos consumidores, ou a anuidade do serviço Live...parece insinuar que um "jogador hardcore" é alguém que não se importa de pagar por tudo. Em parte, essa acepção está correcta, mas a MS falha na sua aplicação...muitos jogaodres não se importam de pagar um pouco mais para importar um jogo do Japão ou dos EUA quando este tarda em chegar à Europa...mas pagar para descarregar um conteúdo extra revela que a Microsoft está a tentar trazer para o mundo das consolas a sua postura no mercado dos PCs e sistemas operativos

- muitas das etiquetas iniciais revelam-se completamente erradas...por exemplo, o facto de na GameCube ter existido uma proporção grande de títulos com uma classificação para +16 e +18, bem como alguns jogos muito exigentes - como Ikaruga, Odama, Baten Kaitos, Fire Emblem, etc - tal como o facto de ter sido comprada por uma faixa etária mais velha, parece não ter alterado para muitas pessoas a etiqueta de "consola de putos"; da mesma forma, ao classificar as suas consolas como "hardcore", Sony e Microsoft arriscam-se a atingir o limite do mercado muito depressa...até chegarem ao ponto em que o chamado "público hardcore" pretende algo mais exigente e investe em títulos sólidos exclusivos da Wii, como alguns dos jogos a lançar nos próximos 6 meses

- independentemente de quais as etiquetas, quem perde é sempre quem as aplica; se todos os que são considerados "hardcore gamers" tivessem investido numa consola com um catálogo que, supostamente, vai ao encontro dos seus desejos, teriam comprado uma Neo-Geo, e a verdade é que esta só vendeu 1 milhão de unidades; da mesma forma, a Saturn e a Dreamcast que tiveram jogos exclusivos únicos e muito exigentes, foram dois flops comerciais.

Para terminar: este tópico NÃO é para discutirem o que é um "hardcore gamer" ou um "casual gamer" porque essas categorias foram inventadas há poucos anos como forma de simplificarem o processo de produção e de lançamento dos jogos e consolas mas não reflecte o mercado.

Este tópico é para colocarem aqui o que vos parece estar certo e errado com a forma como as consolas e jogos são promovidos e de que forma é que as etiquetas que lhes são coladas os podem prejudicar e levar a que muitas pessoas os julguem erradamente.

2. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

e isso e dizerem que a Wii, a X360 e a PS3 sa consolas da 3ª geraçao, oque completamente estupido, dizem isso so porque e a 3ª playstation.

Na verdade ja vai na 7ª geraçao!!!!!!!!!!!!

3. timber

timber Zwame Advisor

Tudo o que anda no mercado acaba por de alguma maneira ter algum tipo de etiqueta e conotação. Seja pelo uso, pelo design do fabricante ou pelo acção da PR.

É a vida e sinceramente no mercado das consolas não é muito difícil perceber porque é que cada coisa tem a conotação que tem, concorde-se com ela ou não.

4. bruno_therion

bruno_therion Power Member

Realmente acho que não posso adicionar mais nada ao que disseste. Penso que já disseste tudo. Uma realidade: Essas etiquetas so começaram assim que empresas que nunca tinham fabricado consolas,o começaram a fazer.
    Também e do conhecimento de todos que estas empresas realmente têm um markting esmagador,o que faz com que a maioria dos consumidores olhem com outros olhos...
    Cump

5. KOKAS

KOKAS Suspenso

isso é a tua opiniao pessoal,muito bem,é isso que tu achas,ok!
    eu continuo a achar que a wii é uma consola pra miudos e tbm mulheres..até a minha namorada que nao liga nada a jogos disse-olha,tao gira,vamos comprar uma-por causa do wiimot ou como se chama aquilo e da sua maneira de jogar..eu acho que aquilo é pra miudos sempre cheios de energia e que nao parao com o cu sossegado..osfanboys nintendo teimao em nao aceitar que a nintendo tem como principal,alvo os miudos dos 3 aos 16 anos..tbm tm alguns jogos pra graudos,mas 80 a 90% tem como alvo as crianças.
    a ps3 é a grande desilusao do momento.uma consola que nunca ha-de ser o que tao se esperava dela e diziam que iria ser..mas espero ter uma nem que seja daqui a 2 anos pra jogar uns joguitos engraçados que a sony irá lançar.
    a xbox360,estava mais que previsto que iria ser assim,e se nao fosse era por estupidez da microsoft,e a xbox 1 so nao teve mais sucesso porque a europa foi bombardeada com publicidade sony e o sucesso da 1 playstation assim o ditou..mas acredito que se a xbox 1 fosse mais conhecida por territorio europeu,a conversa era diferente..esta é a minha opiniao

6. bruno_therion

bruno_therion Power Member

O proprio presidente da nintendo o disse:
    Queremos um publico dos 8 aos 80.
    Se calhar ouviste mal e percebeste dos 3 aos 16
    Mas ok opnioes sao opnioes. Se essa é a tua maneira de ver,quem sou eu?

7. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Etiquetas..... Oh etiquetas... :Whatever:
    Penso que já dizeste tudo Yggdrasil, mas se virmos bem é mais ou menos assim. As etiquetas estão bem atribuídas visto de um certo ponto. A Nintendo dedica-se a atingir todo o público, e o que consegue com isso? Lidera as vendas mundiais. A Xbox 360, penso que tem a etiqueta perfeita, visto que tem o Live que é um serviço online excelente. A PS3.... Bem, a PS3 de facto a nivel de hardware mas ainda nada está provado, e só para lá para a frente é que isso será provado.

Mas a todas elas tem de ter jogos para todas as idades, e não é apenas a Wii que tem para idades mais baixas, mas é a que tem mais, visto querer dar a esse publico mais tipo de jogos. Mas as outras também tiveram de optar por um sistema como o da Wii, vê-se a PS3 que irá receber por exemplo o LittleBigPlanet e por aí além.

Vamos lá ver no que irão dar estas etiquetas...

8. Yggdrasil

Yggdrasil Power Member

KOKAS: não faças quote do primeiro post inteiro, isso só ocupa espaço; acho que não percebeste muito bem o que eu estava a tentar dizer...o facto de a tua namorada estar interessada na Wii não faz dela uma consola para um público que não gosta de jogos; eu também estou interessado na Wii, jogo há quase 20 anos e tenho 9 consolas...eu e muita gente com percursos semelhantes, logo isso deita a etiqueta por terra.

O objectivo do tópico é discutir de que forma é que as etiquetas prejudicam ou beneficiam as consolas e o que é que acham desta forma de 'simplificar' a máquina.

EDIT: o que eu também não acho que seja propriamente coincidência é o facto de estas etiquetas terem emergido com bastante eco na actual geração...nas gerações anteriores podia haver opiniões geralmente mal informadas que se aproximavam das etiquetas, mas actualmente é a primeira vez que os próprios fabricantes e a imprensa claramente colocam etiquetas nas consolas.

9. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

Santa ignorância, nem mereces comentários, este tema já foi mais que debatido.

10. Yggdrasil

Yggdrasil Power Member

Notem que eu não me estou a cingir à Nintendo.

TODAS as consolas podem ser prejudicadas pelas tais etiquetas - a PS3 pode ver o seu público diminuir por causa da Sony, tal como a Xbox 360 pode ter uma existência difícil por causa da Microsoft.

No passado também houve tendências do público que categorizaram consolas - a Saturn, por exemplo, ficava pálida ao lado da PlayStation e o público assimilou que a PS era A consola a comprar.

11. MultiSpeed

MultiSpeed [email protected] Member

A única etiqueta que a minha Xbox 360 tem é a da garantia.

Tirando isso, tudo o que escreveste sobre as "etiquetas das consolas" são tretas que só têm importância para quem lhes dá atenção (e parece que tu dás, pois nota-se alguma revolta no teu texto).

Por mim até podem apelidar a Xbox 360 de "consola para débeis mentais". O prazer imenso que tenho a jogar com ela é só meu e pouco me interessa a opinião de terceiros, sejam eles peritos ou não nas suas avaliações.

Vivo a minha vida e não a dos outros.

Just my 2 cents.

:)

12. B3n3v3nt3

B3n3v3nt3 Power Member

As vendas totais de software para a Playstation 3 no Japão, situam-se em cerca de 1 milhão e 750 mil unidades. Curioso é que a Wii tem um jogo que alguns consideram quase uma demo, um jogo completamente casual, engraçadinho para miudinhos, meninas e idosos chamado Wii Sports, que totaliza...espantem-se! 1 milhão e 950 mil unidades vendidas!!! No japão, o Wii Sports vende mais que toda a frota de jogos PS3 juntos. Mesmo nos EUA o Mario Party 8, um party game medíocre que saíu há pouco mais de 2 meses já ultrapassou por 100,000 unidades vendidas o jogo mais vendido da PS3. (nem vale a pena mencionar o Wii Play)

Algo se passa...
    E, os jogos mais vendidos da PS2 são os GTA III, Vice City, San Andreas, Grand Turismo 3 e 4, Need For Speed Underground 1, 2 e Most Wanted, Eye Toy, PES e Fifa. Digam-me lá se é mentira que a esmagadora maioria dos jogadores desses jogos são simples miudos? Aliás, se há consola para miudos essa consola é a Playstation! Qualquer miudo que pedisse aos pais uma consola teria uma Playstation 2 e não uma Gamecube (consola essa que tem aqueles jogos engraçados da Nintendo, e curiosamente os principais jogadores são aqueles já seguem a Nintendo há muitos anos). Bolas, ainda hoje só vejo putos de 6 anos a berrarem nos centros comerciais "papá olha a playstation 3! Eu quero, eu quero!!!", e não "papá quero uma Wii!". Porque será?

A Xbox360 é uma consola que tem os seus melhores jogos em volta do género dos shooters, e que por isso é merecedora do nome 'consola hardcore', e talvez por isso mesmo não se consiga expandir muito mais no mercado. Ainda assim é a consola que está na liderança das vendas (é a que está há mais tempo no mercado da geração actual)...por enquanto. E já imaginaram a quantidade de X360 avariadas? (o mesmo aconteceu com a PS2 na geração passada, talvez em menor percentagem e ainda assim a durarem mais alguns anos) Quantos de vós já a tiveram de a trocar? Aposto que são alguns, e devem fazer algum peso nos números das vendas da consola.

Quanto à etiqueta em que a Nintendo é para jogadores casuais e mais novos, não é de todo verdade. É verdade que tem alguns jogos mais direccionados para os mais novos, mas são apenas alguns. Os principais franchises da Nintendo: Metroid, Fire Emblem, Zelda, F-Zero, e até mesmo o Mario...a maior parte desses jogadores são os mesmos que os começaram a jogar na NES ou SNES há mais de 15 anos atrás, que não são propriamente crianças actualmente, situam-se entre os 20 e 30+ anos. Ainda assim são apontados como jogos para crianças, curioso não é?

E para dizer a verdade, ás vezes prefiro jogos simples, chamados de casuais a jogos chamados hardcore. Muitas das vezes esses jogos mais simples e/ou do estilo puzzle games são os mais viciantes. Quem não jogou e adorou/adora o Tetris?

Todo o conceito de etiquetas e mitos está errado na minha opinião.

13. Blackdoor

Blackdoor Banido

É? Estás contente com isso?

Vamos comecar com o Flame?

14. AJDias

AJDias 1st Folding then Sex

e tu teimas em ficar aziado porque a tua consola esta a levar um pontape no traseiro da nossa, a nintendo tem como alvo OS GAMERS e atençao que o alvo da nintendo e o publico adulto, la porque a empresa "Y" ou a empresa "X" fez um jogo infantil para a nintendo nao quer dizer que a nintendo seja para putos, a nintendo ja afirmou que recebe qualquer empresa de braços abertos, btw manhunt 2 é para putos??
    ja agora o que querias dizer com "putos cheios de energia", ja vi que nunca jogaste, sabes que mais eu ja nem ligo a ignorantes que falam sem saber, para jogar wii basta-te movimentos intuitivos que estao no teu instinto e nao movimentos como se estivesses a bater em alguem, e se nao tens assim tanta energia entao e porque talvez a tua consola se dedique a publico com mais de 70 anos porque a minha avo tem 60 e picos e tem mais energia que os putos.
    Joga wii antes de bombardea-la, eu era como tu mas quando joguei finalmente calei o bico, la porque nao estas seguro da tua masculinidade e segues a cena de que maquinas grandes e para homens e as maquinas pequenas sao para menininhos, a verdade é a seguinte, quem costuma chamar à nintendo "consola para putos" normalmente é um puto de 8 anos que o diz so porque nao ve o mario a arrancar cabeças, essa é a verdade quer queiras quer nao, mas ja reparaste a forma como o mario mata as tartarugas?? morrer pisado nao e la muito bonito.
    EDIT: alguem conhece algum puto com todas as estrelas no super mario 64 ou com todas as skultas no Oot?? entao e quem ja viu um puto com todos os poes e coraçoes no zelda tp?? ja viram um puto com todos os trofeus no ssbm?? entao e deixem ca ver, ja viram um puto com 100% no san andreas?? eu ja porque quando o tive era um puto (e acho que ainda sou porque segundo voces quem tem uma e puto), por isso quando disserem que a nintendo nunca foi para harcore gamers pensem 2 vezes antes de mandarem bicos.
    fechem este topico e acabem com as flames.

Última edição: 6 de Agosto de 2007
  15. Pink Cigarette

Pink Cigarette Power Member

Eu gosto mesmo é de mulheres, carros, música, futebol, cerveja, bife com batatas fritas, Partido Comunista e videojogos. Rótulos e etiquetas já me passam ao lado, e cada vez mais!

16. B3n3v3nt3

B3n3v3nt3 Power Member

Estou e não estou, já que todas as consolas se deveriam focar em todos os estilos de jogos. Á X360 faltam exactamente os jogos para toda a família e jogos casuais para ser uma consola de sucesso, porque são esses os tipos de jogos que mais se vendem. A Wii já os tem e começa a ter um grande leque de outras variedades. A PS3 é que também faltam esse tipo de jogos, além dos grandes exclusivos que tardam a chegar.

Acho que a Nintendo foi a mais inteligente, porque a maioria dos compradores de consolas são os chamados jogadores casuais, e com a estratégia que adoptou fez com que crescesse a bom ritmo, com um mercado visto como extremamente potencial para as produtoras. E é isso que torna uma consola bem sucedida.

17. MultiSpeed

MultiSpeed [email protected] Member

Que te parece seres um bocadinho mais moderado e educado nas tuas intervenções?

Se queres ser respeitado tens de respeitar a opinião dos outros, argumentando com frases consistentes e válidas e não com insultos e arrogância. :rcarton:

Com essa atitude apenas pareces mais um puto birrento (dos muitos que infelizmente aparecem por este fórum). :nocom8le:

18. flybikes

flybikes Banido

É nestes posts como o de cima , que se separam os casual gamers e os gamers que não percebem UM CÚ de videojogos , dos chamados Hardcore gamers.

KOKAS , em primeiro lugar começo por dizer que a NINTENDO criou aquele que é o maior ICONE de sempre dos videojogos. O MÁRIO. Só por isto já merece respeito.

Depois é a empresa com mais anos ligada ao mundo dos videojogos. Ao contrario da sony que também faz torradeiras, microondas e panqekas.

Depois dizeres que a WII é para putos é COMPLETAMENTE ESTUPIDO e mostra uma ingorancia EXTREMA a cerca de tudo oq ue se passa em relação a esta empresa.

A WII é a unica consola no mundo que te permite jogar jogos clássicos. Jogos que fizeram história.

Logo ai, faz dela uma consola para os gamers mais OLD SCHOOL. Aqueles gamers que não começaram a jogar com a playstation.

Eu pessoalmente deliro a jogar Virtual Console, porque em tempos tive muitos daqueles jogos. Sou um gamer Old School e como eu há muitos.

Logo e como eu digo, só esta razão, abafa logo tudo o que disseste em relação á Wii ser para crianças.

Depois...referes-te ás cores todas brilhantes? Tu jogas á quanto tempo?
    Sabias que no tempo dos jogos 2d 90% dos jogos tinham aquelas cores vibrantes? sabias que este avançar do "colorismo vibrante" para o "cizentismo", é uma das razões para os videojogos estarem a perder a magia?

E que história é essa de dizerem que os jogos realistas é que teem bons graficos? ESTÃO A GOZAR???????????????????????????????

VAI LÁ VER OS GRÁFICOS COLORIDOS DO MARIO GALAXY E COMPARA-OS COM OS GRAFICOS ULTRA MEGA RI-REALISTAS DO METAL GEAR SOLID!!!

O MARIO GALAXY NÃO A MINIMA HIPOTESE! PORTANTO NAO VAS POR AI (VÊ O NIVEL EM QUE MÁRIO SE TRANSFORMA NUMA ABELHA E VÊ DO QUE ESTOU A FALAR).

Será porque os jogos são daqueles para jogar em 3 minutos?

JÁ JOGASTE ZELDA? Arranja-me 1 (UM), jogo quer para a ps3 como para a ps2 tão intenso e tão grande como o ZELDA TWILIGHT PRINCESS.....só 1! Temos pena!

Será da dificuldade? Desafio-te a chegar ao fim o SONIC and The Secret Rings A 100% em 4 meses. Já cheguei ao final de dezenas de jogos desde o spectrum e o SONIC é uma dor de cabeça BRUTAL para chegar ao fim, graças á dificuldade do jogo.....mas aqui é só campeões.

E pronto. Agora o que tu chamas 1 consola para gamers adultos? Chamas uma consola que tem 1 comando igual á 10 ou 15 anos?

Dizes que 1 consola é para adultos quando esta vem com um leitor de blu ray que nada serve?

Não percebo.

----E se um dia fores ter com a tua namorada e ela estiver a jogar no Virtual Console da Wii...cuidado! Ela pode estar a passar-te á frente, no que toca a saber como os videojogos devem ser. Tás tu a jogar um joguito novo, está ela a jogar as grandes malhas.

Última edição: 7 de Agosto de 2007
  19. dragonpt

dragonpt Power Member

As "etiquetas", somos todos nós que as metemos.
    E através da nossa opinião, que uma consola ganha ou não "FAMA".

E além disso, sou coleccionador de consolas e jogos, e digo-vos, a minha favorita é e SEMPRE será a minha querida MegaDrive

Esta malta, que so conheceu ps1, ps2, xbox 1 e 360, ps3 wii, NÃO SABEM, o que é ter verdadeiro prazer em jogar, o verdadeiro divertimento, como um jogo de MegaDrive, Nes ou Snes (entre outras) "retro-consolas".

Altos gráficos, Hi-Defenition, Blue-Rays, Hd-dvds, mas isto é o que faz uma pessoa se divertir?
    Então e o verdadeiro divertimento, a jogar um Sonic, ou Mario ou Zelda?
    isso sim são JOGOS

Cmpts:)

Última edição: 7 de Agosto de 2007
  20. Jintro

Jintro O Colaborador

Pelos vistos é complicado discutirem "etiquetas" (a palavra rótulo é tão mais adequada) sem colarem umas quantas uns nos outros.
    Thread Encerrada para moderação e posterior reabertura.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página