As melhores features do Vista no XP

shello

%erador
Staff
O Vista trás, sem sombra de dúvida, novas features que ajudam o utilizador, independentemente de se gostar ou não do mais novo membro da família Microsoft Windows.
Para quem ainda se agarra ao XP, seja por não gostar do Vista, seja por não ter um computador que o consiga suportar, ou por qualquer outra razão, existe forma de o completar com algumas das melhores utilidades que vieram nesta última versão do sistema operativo da Microsoft.

Desde o novo menu Iniciar, às novidades do Windows Explorer, da codificação de volumes ao ReadyBoost, é possível fazer do XP um "Vista lightweight".

É mais um grande artigo do Lifehacker.

Artigo (inglês): http://lifehacker.com/389735/get-vistas-best-features-in-xp
 
Já chegam a este ponto só para evitar o vista a todo o custo e tentar dizer que o XP consegue fazer o mesmo com menos recursos.

Segundo alguns comentários parece que algumas das aplicações referidas nesse artigo são de fugir pq usam muita memória ou porque começam a criar conflitos com o sistema e depois há uma pelo menos que é paga...

O Vista também é pago e não é pouco.
 
Já chegam a este ponto só para evitar o vista a todo o custo e tentar dizer que o XP consegue fazer o mesmo com menos recursos.

Segundo alguns comentários parece que algumas das aplicações referidas nesse artigo são de fugir pq usam muita memória ou porque começam a criar conflitos com o sistema e depois há uma pelo menos que é paga...

Pior ainda é o facto de dizerem isso e o XP gastar mais recursos. Alias, gasta menos, mas não sabe gasta-los como o Vista.
 
Última edição pelo moderador:
este pessoal quer ter o vista à força , mas como e "fixe" dizer que o XP é bom fazem tudo para nao migrarem

ainda nao perceberam que o vista usa em vez de os gastar ram..:)

e para tar a instalar addons no XP para ficar igual ao Vista, nao deve gastar assim tao levezinho quanto isso..
 
Eh pah.. os argumentos são sempre válidos..
MAS

O XP NÃO É o Vista
O Vista NÃO É o XP

Antes de mais, para terem estas coisas todas no XP, que até dão muito jeito concordo e instalo sempre grande parte delas nos meus sistemas com XP, significa terem aplicações 3rd party, sujeitas a problemas mais difíceis de identificar, utilização de recursos de uma forma não tão inteligente, dado que no XP cada aplicação "pensa" por si só.

Isto aliado ao facto que o Viste gere o Hardware do nosso PC da forma que este mesmo trabalha.. ou seja:
A placa gráfica não é um meio de apresentar os dados processados pelo nosso CPU no ecrã..
No Vista, a placa gráfica é muito mais! É o que processa a apresentação de dados, a forma como estes são apresentados e como são, no nosso ecrã. Agora é a placa gráfica que realmente processa a GUI e não o CPU o que nos dá um ganho em performance a nivel do desktop.

O Aproveitamento dos multicores, da memoria RAM e memoria ROM é completamente diferente e de uma forma mais inteligente.

Mas agora vocês dizem me: Mas deves estar tolinho!
O meu cpu as vezes parece que está sempre a pensar! A minha ram está sempre cheia! o Meu disco cada vez tem menos espaço, o ambiente de trabalho com o AERO dá me lento!

E então eu contra argumento desta forma:
Antes de mais um sistema VISTA não é um sistema Vista READY! tem de ser um sistema Vista Premium Capable, ou seja, dual core, 2Gb de RAM, um disco com mais de 100Gb, uma gráfica com SM2, de preferência dedicada.

Porque?
Ora dual core até nem que é a caracteristica mais exigente.. o Vista premium corre perfeitamente com um single core.. mas na melhor execução do nosso trabalho um dual core é muito melhor aproveitado no Vista..
Se notarem uma utilização excessiva deste deve se a manobras de manutenção executadas em background pelo Vista, isto é igualmente válido para a utilização do disco

2gb: um sistema premium deverá ter 2Gb.. pah é barato hoje em dia, e a verdade é que só acho a gestão de memoria do vista viável com esta quantidade de memoria.. E aqui dizem: mas nem com 8Gb, tenho sempre mais de metade da minha RAM ocupada... e eu digo: Melhor ainda! tens TODA a ram ocupada (ja mostrado pelo user LightMC anteriormente com screens do taskmanager).. acham mal? eu prefiro ver o meu firefox abrir em 3 segundos do que uma eternidade no XP.. e isto não me podem negar porque todos os dias vejo tal coisa.. (exemplo prático e fácil)

Disco: 100Gb ... ah e tal isso é só prova que ficas sem disco num estante! Pois.. mas configurem isso.. Restauro do sistema e copias sombra.. sabem o que são? Na maioria dos utilizadores zés dá um grande jeitaço! Ok implica espaço no disco.. mas este não aumenta indefinidamente.. tem um limite e depois é sempre reaproveitado.. mas sabem que podem configurar isso não sabem?

Gráfica com SM2 para assegurar que a gestão da GUI é processada nesta de forma eficiente oferecendo nos uma navegação smooth no nosso PC...


acho que me estou a repetir pois já defendo isto à muito.. não digo que o Vista é melhor, ou que o XP também o seja.. não!
Cada configuração, cada OS

espero então com isto que saltemos para um panorama que falemos destas features e a sua ajuda no SO velhote da MS e que descartemos as guerrinhas Vista vs XP sff
 
Uma coisa engraçada, é que se retirarmos todas estas novas características do Vista, ficamos basicamente com o XP. Metade delas nem sequer gosto nem utilizo.

A gestão de memória do Vista é melhor que a do XP, disso não há dúvida. Mas o Romani48 afirma que o Firefox abre mais rapidamente no Vista do que no XP. Cá para mim é igual, aqui no meu XP o Firefox nem abre em 3 segundos, mas em menos, talvez em pouco mais de 1.
Uma melhor gestão da memória RAM era uma característica que gostava de ver importada para o XP.

Digo o mesmo do Superfetch. MAS: quem tem bastante memória e gosta de a utilizar, sempre pode diminuir ou desligar a memória virtual, que mais coisas ficam na memória RAM e nota-se aumentos de performance em vários níveis. Infelizmente existem aplicações e jogos que não gostam deste pormenor, mas nada como testar.
 
este pessoal quer ter o vista à força , mas como e "fixe" dizer que o XP é bom fazem tudo para nao migrarem

:cool:

Concordo que em certos sistemas o XP é melhor mas dá-me arrepios ver grandes maquinões com XPs porque "ah e tal diz que o Vista não presta".... e pensar que em 2010 vamos assistir ao mesmo :o

Para não cair no off-topic, acho que os SOs devem ser mantidos o mais limpos possível, isto é, sem estas aplicações que prometem mundos e fundos mas que no fim deixam tudo lento como uma lesma e cheio de erros.... mas aí a culpa é do tio Bill (pois).
 
As únicas coisas que instalo no XP para mudar alguma coisa, são

- UXtheme, (desde que me lembro de instalar o XP que sempre o utilizei e sim, eu mudei para o XP praticamente quando saiu pois tinha comprado PC novo na altura), para mudar o tema, não que o Luna seja feio, mas aquele verde vere-me os olhos, gosto de temas mais escuros.

- IconPackager para mudar os Icons todos ao sistema.

- Uma doca (normalmente a rocketDock) para ter os atalhos rapidamente acessíveis.

- XP Power toys: tweakUI + ClearType Tuner + Alt-Tab Replacement > http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx

- Mudo também o cursor (há uns porreiros no deviantART).

- Mete-se um Wallpaper Fashion, claro. :D

Basicamente é isto, não sinto necessidade de mais nada. O sistema fica a correr com os mesmos recursos, mais agradável/eficaz e com um ar mais moderno.

No Vista mudo o wallpaper, mudo o tema pois não gosto da usabilidade do tema aero default, muda-se o wallpaper e é basicamente isso.

O meu Vaio A Series ficou simples:

vaioks1.jpg


Tem o Windows XP SP2 há quase dois anos... já está a ficar um bocado lento, não tarda tenho de o formatar. Não tem aplicações nenhumas xpto a correr, uso só o indispensável e recorrentemente vejo os serviços e startup para ver se algum lixo se acumula. O Vista já não precisa de tanta vigilância como o XP, mantendo-se mais tempo "limpo" ao contrário do XP, apesar de ter desactivado uma data de tretas de serviços no outro portátil que o corre. :)
 
Última edição:
A isto tudo eu acrescento... Comecem a instalar estas aplicações que supostamente oferecem o que o Vista oferece e depois logo veêm o que é um sistema lento...:D

Vista para mim... So far so good! Tou em indeciso se hei-de instalar o X64 ou continuo com o X86... MSDNAA Rula!


Cumps
 
Uma coisa engraçada, é que se retirarmos todas estas novas características do Vista, ficamos basicamente com o XP.
Fixed!

se tirares as coisas novas do Vista ficas com o XP
se tirares todas as coisas novas do XP ficas com o windows me
se tirares as coisas novas do me ficas com o 98
se tirares as coisas novas do 98 ficas com o 95
se tirares as coisas novas do 95 ficas com o 3.11
e voltas ao dos :D

por essa ordem de ideias de "retirar as coisas novas" nunca se mudava nada..
afinal se "retirares as coisas novas" ficas sempre igual
 
Fixed!

se tirares as coisas novas do Vista ficas com o XP
se tirares todas as coisas novas do XP ficas com o windows me
se tirares as coisas novas do me ficas com o 98
se tirares as coisas novas do 98 ficas com o 95
se tirares as coisas novas do 95 ficas com o 3.11
e voltas ao dos :D

por essa ordem de ideias de "retirar as coisas novas" nunca se mudava nada..
afinal se "retirares as coisas novas" ficas sempre igual

Tens razão, mas quando digo TODAS, estou-me a referir às mencionadas no link. Como de certeza reparaste, indiquei duas características que o Vista tem mas que não foram mencionadas no link, que gostava de ver importadas para o XP.
 
Tenho algumas features do Vista no XP... as que realmente importam para mim. E prefiro assim no meu desktop actual. Ele corre o Vista sem problemas mas simplesmente não tenho vantagens na utilização diária... se há diferença é para LIGEIRAMENTE pior e não para melhor.
 
eu ca estou a gostar do vista, tirando os blue screens de 30 em 30 minutos

E o que te leva a crer que a culpa é do Vista? é que eu tenho um Q6600 (em vez do teu E6600), a mesma 2900XT, 3GB de RAM, uma LC-Power de 700 e não 800, etc etc, e não vejo um BSOD há semanas (porque estava a brincar com os clocks do processador).
 
Última edição pelo moderador:
sim, já ouvi falar e era o que eu usava em conjunto com um tema que ele trazia quando tinha o XP. Agora nunca vi um tema estilo aero para ele...

Por acaso cheguei a ter um tema que imitiva 100% o Aero... Só não tinha animações.

A razão do Vista não ter a penetração desejada no mercado é devido ao facto de não trazer nada realmente novo (mais do que a razão de não prestar). Digamos que o XP é good enough para aquilo que o Vista traz. Daí muita gente considerar a mudança desnecessária. Já para não falar que por mais eficiente que seja a nova gestão de memória do vista este pede sempre uma máquina mais potente que o XP.

Já na passagem do Windows 98SE para XP (esquecendo que o ME existiu) os benefícios ultrapassavam os malefícios... logo houve uma vontade de mudar!!
 
Última edição:
E o que te leva a crer que a culpa é do Vista? é que eu tenho um Q6600 (em vez do teu E6600), a mesma 2900XT, 3GB de RAM, uma LC-Power de 700 e não 800, etc etc, e não vejo um BSOD há semanas (porque estava a brincar com os clocks do processador).


bem visto, vou dar um "desconto" ao OC
 
A minha opinião é : Para quem gosta de "amaricar o ambiente de trabalho e se dedique ao puro xunning do windows", facilmente se rende aos tweaks, e fica com a sensação de que pode realmente colocar o XP "igual" ao Vista.

Superfetch? Indexação? Recursos de Monitorização? Aproveitamento do Hardware? "Ahhh, nada disso... eu até posso ter um quad core, 4 gigas de memoria, etc, mas o que importa é que pareça bonito..." tsc tsc

Se o Vista tivesse o mesmo interface gráfico do XP, mas com as novidades acima referidas, eu mudava na mesma.
 
A minha opinião é : Para quem gosta de "amaricar o ambiente de trabalho e se dedique ao puro xunning do windows", facilmente se rende aos tweaks, e fica com a sensação de que pode realmente colocar o XP "igual" ao Vista.

Superfetch? Indexação? Recursos de Monitorização? Aproveitamento do Hardware? "Ahhh, nada disso... eu até posso ter um quad core, 4 gigas de memoria, etc, mas o que importa é que pareça bonito..." tsc tsc

Se o Vista tivesse o mesmo interface gráfico do XP, mas com as novidades acima referidas, eu mudava na mesma.

Se eu neste momento tivesse o meu desktop com o teu sistema, também usava o Vista. :)

E já agora, o XP também tem indexação.
 
Back
Topo