As minhas 1ªs aventuras num 486DX

marzvolta

What is folding?
Boas,

sou um autentico novato, nao percebo um cu de hardware, percebo o que se fala, mas dd perceber ate por em pratica...0 ! (ZERO).

Hoje de tarde aventurei-me a "destruir" um velhinho 486 DX, retirar fonte, processador, placas PCI, memoria,etc..

Senti-me um enorme estupido por estar a mexer naquilo e nao fazer a minima ideia de como voltar a por tudo como estava, é que aquilo tem tantos conectores que nao faço ideia como alguem consiga por tudo como estava.

Há alguma maneira de poder saber a que se refere cada "fio" sem ter que fazer um "mapa" das ligações?

Gostava de saber bastante mais sobre montagem de PC's mas tb nao tenho $$ suficiente para andar a fazer brincadeiras, o que vale é que era um 486 que nao preciso para nada.

Um abraço.
 
Hi :)

Basicamente aquilo é tipo legos e as coisas só entram de uma forma, portanto é muito fácil, no entanto para quem o faz pela prmeira fez convém antes de desligar tudo ver como estava ligado :) :)

mb.PNG

ide.PNG

mslv.PNG


Na primeira imagem podes ver o aspecto de uma motherboard, que será diferente da que tens, porque a tua não deve ter o A) o F) o N), e o E) e o H) são certamente diferentes.

Além do G), que são os slots PCI a tua motherboard deve ter outros, pretos que são os slots ISA (isto se tiver os PCI, mas acho que tem :D)



Na segunda imagem podes ver como se ligam os discos/leitor de CD's (se tiveres): são com os cabos mais largos e só entram mesmo nos discos por isso não tem muito que enganar.

Os discos e CD's (dispositivos IDE) tem 3 modos de funcionamento, master, slave e Cable select. Não podes ter dois master ou dois slave no mesmo cabo pelo que tens de usar um jumper em cada um dos dispositivos para seleciocnar a posição dele (3ª imagem). Se seleccionares cable select nos dois o pc faz a gestão dos mesmos.

Se só tiveres um dispositivo no cabo, liga como master de acordo com o esquema das imagens.