As minhas 1ªs aventuras num 486DX

marzvolta

What is folding?
Boas,

sou um autentico novato, nao percebo um cu de hardware, percebo o que se fala, mas dd perceber ate por em pratica...0 ! (ZERO).

Hoje de tarde aventurei-me a "destruir" um velhinho 486 DX, retirar fonte, processador, placas PCI, memoria,etc..

Senti-me um enorme estupido por estar a mexer naquilo e nao fazer a minima ideia de como voltar a por tudo como estava, é que aquilo tem tantos conectores que nao faço ideia como alguem consiga por tudo como estava.

Há alguma maneira de poder saber a que se refere cada "fio" sem ter que fazer um "mapa" das ligações?

Gostava de saber bastante mais sobre montagem de PC's mas tb nao tenho $$ suficiente para andar a fazer brincadeiras, o que vale é que era um 486 que nao preciso para nada.

Um abraço.
 
Hi :)

Basicamente aquilo é tipo legos e as coisas só entram de uma forma, portanto é muito fácil, no entanto para quem o faz pela prmeira fez convém antes de desligar tudo ver como estava ligado :) :)

mb.PNG

ide.PNG

mslv.PNG


Na primeira imagem podes ver o aspecto de uma motherboard, que será diferente da que tens, porque a tua não deve ter o A) o F) o N), e o E) e o H) são certamente diferentes.

Além do G), que são os slots PCI a tua motherboard deve ter outros, pretos que são os slots ISA (isto se tiver os PCI, mas acho que tem :D)



Na segunda imagem podes ver como se ligam os discos/leitor de CD's (se tiveres): são com os cabos mais largos e só entram mesmo nos discos por isso não tem muito que enganar.

Os discos e CD's (dispositivos IDE) tem 3 modos de funcionamento, master, slave e Cable select. Não podes ter dois master ou dois slave no mesmo cabo pelo que tens de usar um jumper em cada um dos dispositivos para seleciocnar a posição dele (3ª imagem). Se seleccionares cable select nos dois o pc faz a gestão dos mesmos.

Se só tiveres um dispositivo no cabo, liga como master de acordo com o esquema das imagens.

O cabo tem um fio vermelho que liga ao pino 1 do disco e ao pino 1 da motherboard, que geralmente estão assinalados.

As fichas de corrente que saem da fonte também só ligam num sítio por isso não dá para enganar, uma (ou duas, no teu pc provavelmente) vão para a motherboard, e depois tens umas fichas largas que ligam aos discos (ver a da imagem 2 (a que fiz cabo de força :p)) e as outras mais pequenas são para ligar as disquettes.

Os cabos de dados das disquetes são semelhantes aos dos discos mas mais estreitos.

Depois asplacas (gráfica, de som, etc) ou são ISA ou PCI (no teu não tens AGP nem PCI express) e portanto podes liga-las em qualquer slot que esteja livre e que dê para a encaixar. A placa gráfica convém ficar ligada no primeiro slot disponível.


As memórias e processador também só encaixam num sítio, por isso é mesmo tipo legos.


Agora vai brincando com isso, manuseia os componentes com cuidado, sem forçar (se for preciso forçar é porque está mal e portanto vê melhor se estas a encaixar as coisdas bem) e antes de mecheres nas coisas descarrega a electricidade estática tocando por exemplo na parte metálica da caixa enquanto esta tiver ainda o fio de corrente ligado (ligação à terra).

Para manuseares as coisas nem é preciso dizer que tem de estar tudo desligado :)
 
Última edição:
Back
Topo