AS no corpo ou nas lentes

Gostaria de saber quem escolheria ter AS,VR,IS no corpo ou nas lentes.


  • Total voters
    39
Status
Fechado a novas mensagens.

Shadow

Power Member
Gostaria de saber quem escolheria ter AS,VR,IS no corpo ou nas lentes.

Esta poll foi motivada pelo que acabei de lêr nas novas aquisições, sobre o nosso amigo que comprou um Canon 70-200 L IS F4 (1300€), assunto esse que dividiu opiniões porque alguns achavam que deveria ter comprado a 2.8 sem IS, existindo outro mesmo que comprou a 70-200 L F4 sem IS por 700 e tal euros, ora é mesmo aí que quero chegar...sempre são 500 euros para ter IS numa lente....sendo assim a minha votação irá para o IS no corpo, que julgo ser o futuro.
 
Última edição:
IS na lente e não acredito minimamente que o futuro seja IS no corpo. Já imensos testes (em reviews e universitários) demonstraram que é possível obter maior eficácia com o sistema incorporado nas lentes, e que o IS no sensor estará sempre limitado à quantidade que movimento que se pode transmitir ao sensor (que é menor que a que se pode transmitir a um elemento óptico na lente).
Tanto que até já há rumores de marcas que têm IS no corpo, virem a ter IS na lente.

Já agora, em relação às lentes em causa, esse debate só se gerou porque a marca disponibilizou 4 versões da mesma lente, de forma a servir todos os utilizadores. Não devem encarar como tendo que pagar mais 500€ pelo IS, mas sim como tendo a possibilidade de poupar esses 500€ caso não queiram o IS.
Noutras marcas o que acontece é que há uma versão apenas, quem quiser paga e cala.
 
Última edição:
nas lentes e mais eficaz, e nao e necessariamente por isso que o preco e substancialmente mais caro, um exemplo disso e a canon 55-250IS vs canon 55-200. a diferenca de preco e apenas 20€, a 55-250IS e mais recente, tem IS, mais alcance e melhor qualidade de imagem.
 
Nas lentes, sem sombra de dúvidas. No corpo, significa que tens de ter alguns compromissos na montagem do sensor, e por esse motivo em lentes de altíssima qualidade como lentes prime, a sua qualidade pode ser afectada por esses compromissos.
Agora que dá jeito no corpo dá... mas não quer dizer que seja melhor. Pelo menos é a minha opinião... :)
 
Muito "salesman like" Rui:
"Não devem encarar como tendo que pagar mais 500€ pelo IS, mas sim como tendo a possibilidade de poupar esses 500€ caso não queiram o IS."

IS e mais caro, nao sao as lentes que sempre existiram que afinal de repente sao mais baratas...
Tendo dito isso, concordo pelo que tenho lido, que o IS na lente permite ganhar mais stops do que o incorporado no corpo. O que levara provavelmente a eventual conversao. Bom bom para todos os utilizadores seria poder escolher. Mas Canilon nunca vao fazer isso, nao agora que habituaram o pessoal a pagar fortunas pelas lentes IS deles (excelentes lentes, as melhores em muitos casos, nao discuto).

Nao sei se percebi foi o argumento, estas a falar da latitude da compensacao ou da performance.
Parece-me que compensacao rapida sera mais importante do que permitir uma compensacao maior (nao que isso nao seja relevante).
 
Não, não são as lentes que sempre existiram e afinal, de repente são mais baratas. Só que esta discussão, como o próprio autor do tópico diz, veio à pala da 70-200 da Canon e da possibilidade de ter ou não IS, ou ter ou não F2.8.
O que eu queria apontar com aquilo, é que a Canon deu a hipótese de escolha aos seu utilizadores e isso não deve, de forma alguma, ser visto como algo negativo. Na Nikon, por exemplo, ou pagas os 1600€ pela 2.8 VR ou não há 70-200 para ninguém.
Aliás, o próprio criador do tópico fez questão de frisar "são mais 500€" para ter IS "numa" (e numa só) lente, por isso IS prefere IS no corpo e acha que é o futuro, quando por exemplo, no sistema que ele usa, que até tem o IS no corpo, ou pagas mais de 2000€ por uma 70-200, ou não há lente para ninguém.

Portanto o meu discurso "salesman like" (e realmente é), tem apenas como objectivo que vejam é graças a esses "500€ a mais pela versão IS" que na Canon é possível comprar uma 70-200 por 600 e picos € ou 1000€ na versão 2.8.
Ou seja, no fundo a Canon faz exactamente aquilo que tu dizes que nunca faria: Deu a escolha aos seus utilizadores e por isso não obriga ninguém a pagar fortunas por uma 70-200.

PS: Ambos. Nem tão amplos, nem tão bruscos. De acordo com o que se encontra na net, o sensor, por ser um componente electrónico frágil, não pode estar sujeito a movimentos tão bruscos como um elemento óptico da lente. Poder, pode, claro, mas pode ter consequências negativas.
 
Última edição:
My bad, devia ter explicitado que me referia a producao pela Canon e Nikon de corpos com IS /VR incorporada (para o people com Ls/equivalente-Nikon sem estabilizacao).

Mas fazes um bom ponto, a Canon faz sem duvida um melhor servico do que a Nikon, proporcionando a escolha.

Obrigado pelo esclarecimento sobre a IS.
 
My bad, devia ter explicitado que me referia a producao pela Canon e Nikon de corpos com IS /VR incorporada (para o people com Ls/equivalente-Nikon sem estabilizacao).

Mas fazes um bom ponto, a Canon faz sem duvida um melhor servico do que a Nikon, proporcionando a escolha.

Obrigado pelo esclarecimento sobre a IS.

True, podiam introduzir os dois sistemas, mas nenhuma marca fez isso (pelo menos até à data), cada marca tomou a sua opção (corpo ou lente). Talvez se deva a acharem escusado gastar recursos de R&D com as duas variantes. Também o IS é bom, mas não é fulcral numa máquina, por isso, podem também ter achado que não valia a pena gastar € em R&D só para trazer rapidamente o IS a todas as lentes.
 
O que a Canon está a fazer é puramente uma jogada para "xular" os consumidores ao máximo, se eles quisessem dar realmente a escolha ao utilizador, teriam introduzido IS nos corpos. "Ah e tal a Canon oferece algumas lentes com IS", mas e aquele pessoal que já investiu muito €€ em lentes? se a média de acréscimos em lentes para ter IS for 250€, (não faço ideia, é só um exemplo) ao fim de 3 ou 4 lentes, dava para comprar outra boa lente. Mas se foi a Canon que decidiu assim é porque está bem assim, eles nunca erram. :D

PS Há lentes para 4/3 com estabilização, o utilizador tem que optar por usar IS na lente ou no corpo.
 
"Xular"? São opções de sistema. A Canon optou por uma via mais cara, mas ao mesmo tempo mais eficiente. E se a construção da lente é mais cara, é normal que as lentes sejam mais caras (e uma reclamação destas vindo de uma pessoa que adoptou um sistema onde as lentes são realmente caras...)
A única razão de teres lentes com estabilização óptica para 4/3 é porque a Panasonic/Leica seguiu a mesma opção que a Canon, estabilização nas lentes não no corpo. E já nem me dou ao trabalho de ver preços ou dificuldades em se arranjar uma lente dessas.
 
No corpo é por translação do sensor. Óptico é por meios ópticos = na lente. ;)
Digitais nem entram para estas contas, que a sua eficácia deixa muito a desejar.
 
Na lente também existe algum tipo de translação...não?

Temos aqui exemplo de, numa loja, preços de objectivas Canon com e sem IS.

http://www.*****.pt/range/lens/?q=EF+70+200+mm
 
Última edição:
e atraves de um giroscopio no meio da lente, faz os elementos opticos da lente oscilar de modo a establizar.

consegues ter mais eficiencia se cancelares as oscilacoes mais perto da lente do k no sensor, k teria de se mexer muito mais para obter o mesmo efeito.
 
Já houveram muitas pessoas que ficaram enjoadas ao utilizar lentes opticamente estabilizadas, o que não acontece com o IS no corpo.
Creio também que a Canon e a Nikon prossigam nesse sentido e venham a desenvolver corpos com IS.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo