1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

As raízes do OS X

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por rsrocha, 15 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2143)

1. rsrocha

rsrocha Suspenso

2. Razzo

Razzo What is folding?

Muito bom achado :)

3. rsrocha

rsrocha Suspenso

É neste momento que me arrependo de em 1993 não ter visto ao vivo um destes. Até nem sei se isto se vendeu em Portugal ou Espanha mas era caro: 5000 dólares!

Basta procurar no youtube por nextstep ou openstep que tem lá alguma coisa.

Mas é engraçado de ver que as coisas que usamos no OS X e que "louvamos" já existiam no início dos anos 90 mas com outro nome.

4. rasputine

rasputine ChiefCaster

E já agora, o primeiro Web Server (NeXT Cube):

O pormenor do papelinho "Esta máquina é um servidor. Não desligar!!!!!" hehehehehe :D

Para mais detalhes Tim Berners-Lee

5. syMMys

syMMys Banido

Precisamente a usar o NeXTstep e ainda nem era o 3.0. O primeiro NeXT foi um cubo com a problemática drive magneto-óptica e depois uma NeXT Station. Mais tarde apareceram as a cores. Foi nestes computadores que acompanhei os primeiros passos do HTML e os primeiros browsers. Quem não se lembra do OmniWeb. :D

6. bruno_eg

bruno_eg Banido

Em tempos cheguei a utilizar uma shell no Windows XP chamada LiteStep que era baseada no Afterstep (baseado no NextStep).

7. Razzo

Razzo What is folding?

Já vi isso ao vivo, gabinete e tudo :)
    Sortes da vida

8. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Isso em 1990? Meu deus, aquilo é o máximo, grande Jobs!

Em que ano é que ele foi novamente para a Apple?

9. johncool

johncool Power Member

1997.

10. rsrocha

rsrocha Suspenso

É de facto incrível ver que em 1990 já havia algo tão "avançado" que a maior parte desconhecia. E nós a pensar que naquela altura Windows 3.1 ou até Windows NT era uma coisa altamente avançada. :007:

Quando comecei com o linux em 97 usava o afterstep mas não era nada tão "integrado" como no NextStep. Ali tudo funciona, tal como o OS X.

11. Razzo

Razzo What is folding?

Impressionante, a importancia do Steve Jobs para o mundo as we know it

12. ramitos

ramitos Power Member

É impressionante que na altura em que andavamos (quase) todos a usar DOS, ja isto existia :O

Reparem que, de facto, o Steve Jobs é A Apple e a Apple é O Steve Jobs. Nota-se isso tão bem na keytone de apresentação do Nextstation :)

13. Elite0ne

Elite0ne Power Member

alguem daqui leu o "Anjos e Demónios"?! Há uma organização que é a CERN! Aí no teclado da imagem diz: "PROPRIETE CERN"... Engraçado!

14. timber

timber Zwame Advisor

Por favor lê o link que está junto à imagem e depois lê também o que é o CERN.

15. rasputine

rasputine ChiefCaster

O CERN é bem real... Laboratório de fama mundial, ainda há pouco tempo se falou muito no LHC (Large Hadron Collider) que é apenas o maior acelerador de partículas do mundo.

CERN

O Dan Brown só colocou uma grande dose de imaginação e fantasia (tal como fez no Código da Vinci com a Opus Dei) para tornar mais "romanceável"....

*desculpem o off topic*

16. syMMys

syMMys Banido

Mas convém voltar a sublinhar que é igualmente famoso por uma coisa mais ligada a este fórum. ;)

Mas NeXTs já existiam no IST em 1990. Eu usava um "cubinho" igualzinho ao do Tim.

17. rasputine

rasputine ChiefCaster

Para os mais corajosos, e que possuam um Mac Intel (é necessário correr o Parallels ou o VMWare Fusion), podem descarregar as floppy images AQUI e tentar instalar numa "máquina virtual" o NeXT Step ou o Open Step...

Não posso é dar mais ajuda do que colocar aqui o link das floppyimages, pois não tenho como testar a instalação pois ainda estou na era PowerPC... :D:D:D Mas se alguém conseguir, que diga, e já agora poste alguns screenshots!

18. rsrocha

rsrocha Suspenso

Epa, excelente!

Andei à procura disso durante esta semana. Apenas encontrei o GNUstep e não é lá nada de especial (o afterstep já conhecia).

Isso é para x86?

19. bsod

bsod Power Member

Olha, um NeXT! Já tive oportunidade de mexer num desses bichinhos (tanto um cube como um "pizza-box"), são mesmo grandes máquinas :). A quem quiser experimentar uma versão "intermédia" do NeXTstep, recomendo que tentei arranjar uma developer release do Rhapsody, já é um cruzamento com o (futuro) Mac OS X :).

E também fotografei o primeiro web-server... mas a foto não ficou grande coisa, aquilo está por detrás de placas de acrílico no museu do CERN, em Genebra...

Partilhar esta Página