As razões porque adoro ou odeio a tecnologia Flash na web...

Armadillo, por muito que eu também goste de stand-alone apps, a minha opinião sobre as webappes é bastante diferente da tua :P

Eu até acho fantástico a forma como se misturam as coisas. HTML serve para mostrar; CSS serve para formatar; Javascript serve servia para mudar coisas na página, mas agora até serve para actualizar informação quase em tempo real, actualização essa que depende de uma linguagem server-side ligada a uma base de dados...

Todas as linguagens existem para servir um propósito, e todas as que mencionaste servem propósitos diferentes. O HTML e CSS são standards da Internet; há quem use JavaScript ou VBScript; há quem use PHP ou ASP... mas no fundo, eu até acho muito bem que tudo isto esteja separado.
Eu não percebi se tinhas proposto uma única linguagem para tudo, mas acho que isso era impossível, ou, a ser feito, daria dores de cabeça descomunais a nível de segurança (javascript não tem acesso a file i/o, mas se tivesse, estávamos bonitos estávamos...).

Para fazeres um sistema onde tens de integrar várias linguagens de programação, é porque precisas delas. Ou preferias que fosse um javascript a aceder directamente à BD do servidor? :P
Linguagens server-side, client-side, de programação ou formatação, existem todas para coisas diferentes, e não consigo imaginar outra forma de fazer sistemas complexos como os há actualmente que não necessitasse de tanta divisão.

Se o problema é não conhecer a linguagem, é simples: qualquer pessoa que saiba programar (programar no geral, e não se prenda a uma linguagem) aprende uma linguagem destas em poucos dias, e "masteriza-a" em poucos meses.

A título de exemplo, um fórum precisa de mostrar informações ao utilizador, precisa de gravar dados numa BD e, para melhor a experiência do utilizador (ainda que seja dispensável, de certa forma), costuma actualizar os dados duma página sem ser preciso um reload da mesma. Isto corresponde a HTML, uma linguagem server-side e uma mistura desta com uma linguagem client-side.
Consegues imaginar outra forma de o fazer? (a partir de um browser, obviamente)

Também eu peço desculpa ao autor do tópico, uma vez que a conversa está mesmo a tender para as aplicações web.

edit - li agora o teu post, mas uma vez mais, como achas que uma única linguagem servisse para tudo?
 
Frameworks não 'sucks' como dizes, simplesmente depende de como utilizas e se percebes o contexto para o qual estes foram desenhados. Os frameworks normalmente não são mais que aplicações de padrões de desenho para resolver determinadas situações e não TODAS as situações (pois não existe um framework que faça tudo).
 
Acho que é óbvio que tem de se falar de browsers quando o tema que se estava a abordar era webApplications.

não exactamente. se alguém pode pensar em unificar todas as linguagens web e criar uma só framwork, o que por si só já seria uma grande revolução, que mal tem pensar também em reformular a maneira como essas framework seria acedida?
se os browsers são feitos a pensar em html+javascript+flash, achas que se dariam bem se viesse agora de repente uma unica linguagem acabar com isto tudo? no minimo viria uma espécie de browser 2.0 para a web 3.0 beta :007:

enfim, não quero estar a argumentar sobre essa ideia. vejos pontos positivos e negativos tanto no método actual, como na ideia de unificar tudo.
o que sei é que tantas vezes já me irritei com pequenos pedaços de código PHP, normalmente por ter aspas e pelicas todas emparelhadas. a certa altura já nem sabia a que linguagem é que pertencia determinada pelica, se era o PHP, o HTML ou o Javascript:lol:
 
o flash é uma tecnologia muito boa, pois corre em todos os browser's (ou a maior parte deles), tem suporte para win, mac, linux (ao contrario de p.ex: Microsoft Silverlight ), tem suporte para javascript, usa imagens vectoriais, etc.
o que não gostarem que for feito com flash usem o adblock ou uma firewall decente com filtragem de dados incluida.
PS: O flash é mais leve comparado com java e outras linguagens
E pode-se adaptar PHP um site a flash, mantendo p.ex: o backoffice do wordpress em php e permitindo assim ao user poder escolher entre html/js ou flash
 
Última edição:
o flash é uma tecnologia muito boa, pois corre em todos os browser's (ou a maior parte deles), tem suporte para win, mac, linux (ao contrario de p.ex: Microsoft Silverlight ), tem suporte para javascript, usa imagens vectoriais, etc.

não é que discorde quando dizes que o flash é bom, mas não me parece que a compatibilidade seja um bom argumento. por acaso já viste o flash a correr em linux? do pouco que vi, posso dizer que é compativel, mas não é bonito. sobre mac não sei, mas também já ouvi dizer muito mal

o que não gostarem que for feito com flash usem o adblock ou uma firewall decente com filtragem de dados incluida.

isso aplica-se aos tais "sais" que podem ser usado para enriquecer o visual do site por exemplo, porque quando é um site 100% flash está fora de questão.
 
Hmm, não me parece que existam grandes problemas a correr Flash em Linux. É claro que não é o mesmo que correr em Windows, mas não penso que o problema esteja aí.
 
Estou a gostar muito de ler esta thread. Para ser honesto, quando a iniciei julgava que por esta altura já iria estar fechada por flames entre os useres. Felizmente todos estamos a ter maturidade para expôr os nossos pontos de vista sem com isso criar nenhum tipo de problemas com outros utilizadores. É bonito de se ver.:)

Relativamente a esta ultima questão, julgo que é uma das maiores vantagens do flash. Realmente tendo o plugin e estando embebido de forma correcta no html, a página vai ser igual em todo o lado, quer o utilizador tenha a fonte ou não, quer a resolução seja X ou seja Y. Se o site em flash estiver mesmo bem feito, estará tambem leve o suficiente para não ser exigente para a máquina do utilizador. Sinceramente, acho que esta é uma das maiores vantagens do flash. Quem faz o site sabe que pode estar descansado porque ele vai ser igual em todo o lado.

Sendo sincero não sei como ele corre em linux, mas julgo que é compativel. Em MAC funciona bem, simplesmente, pelo que ouvi dizer, vai usar mais recursos da máquina. Mesmo assim não deixa no meu entender de ser uma excelente tecnologia sobre o ponto da visualização em diferentes máquinas. A unica permissa é ter o plug-in, mas segundo estatisticas cerca de 99% dos utilizadores tem o flash player instalado. Com o surgimento de sites como o Youtube podemos quase dizer que o flash player se tornou um standard e são mesmo muito raros os casos onde ele não está instalado.

Cumps,
michael c
 
Flash corre perfeitamente em linux, uso linux no meu dia-a-dia e não tenho qualquer problema em correr sites em flash, sejam até em fullscreen.
 
Alguém falou aí em frameworks. Já testei algumas mas achei todas muito parecidas e muito confusas. A última que testei foi ExtJS e só para criar um menu... DIX! :)
Eu coloquei aí uma thread à qual não tive qualquer resposta que perguntava qual seria a mais recomendável para desenvolver uma app que já existe em web (php+postgresql) e ninguém me respondeu... http://www.techzonept.com/showthread.php?t=250024 Suspeito que esta malta esteja demasiado agarrada ao ASP! Acho que a Microsoft aqui dá cartas.

No caso do Flash ontem tive uma má experiência. Estava no youtube e quis fechar o tab do FFox com o Ctrl+F4 e fiquei com foco no flash (na seta para o "anterior"). Por causa da "usabilidade" perdi aquilo a que estava habituado... Mais ainda, não consegui navegar para fora dos links do FFox. Ou é bug do fox ou do flash...
Continuo sem framework... :(

1abraço
 
Um bom site em flash é bastante leve, um dos exemplos disso é o Blist.

Eu concordo quando se diz que o Flash foi uns dos impulsionadores da WEB 2.0 porque embora o que esteja por tras possa AJAX ou outras linguagens, o que o utlizador vê ficou muito mais apelativo recorrendo a Flash.
 
este tema realmente gera polémica. já fiz (e continuo a fazer) investigação em HCI (Human Computer Interaction) e UX (User Experience), e tenho uma perspectiva diferente da de quem desenvolve aplicações e tem que usar diferentes linguagens (como já se discutiu aqui).

É verdade que o Flash em termos de Acessibilidade é péssimo, e é verdade que a profusão de animações e efeitos que se pode fazer com Flash podem tornar a navegação terrível.

Agora, em termos de Usabilidade, e quando bem utilizado (e quando digo bem utilizado, refiro-me a adaptado ao tipo de utilizador da interface/ aplicação), o Flash pode ser uma ferramenta mesmo muito útil.

Já desenvolvi uma interface em Flash para um público alvo extremamente exigente (idosos), e a verdade é que os resultados não foram assim tão maus (lá está, depende do público alvo), mas a questão é que ficou "acessível" ao mesmo, e ao público em geral.
 
RIAS pessoal, ferramentas como o flex, o air, e o mais recente motor, o flash 10 e as suas novas inovações... e mais não digo.

Hoje em dia é possível fazer ferramentas para uso industrial com o flash, sem problemas e sem soluços, com ferramentas muito boas para tratamento de dados e, tudo isto aliado a um interface que só a imaginação consegue parar.

Eu já uso e vocês?!
 
Última edição:
Eu já uso e vocês?!

Flex desde 2003 :)

É verdade que o Flash em termos de Acessibilidade é péssimo, e é verdade que a profusão de animações e efeitos que se pode fazer com Flash podem tornar a navegação terrível.

Mais uma vez, o problema é de quem implementa, não da plataforma em si. O grande problema que surge hoje em dia é que quem mais usa Flash são criativos e não developers logo o importante é que seja bonitinho, não importa que leve o CPU a 100%, crie milhentos objectos desnecessários que nunca sejam garbage collected e por ai fora... Não digo que sejam todos mas já viram criativos a preocuparem-se com o código que acabaram de inserir num dos seus trabalhos?
 
Back
Topo