As razões porque adoro ou odeio a tecnologia Flash na web...

João Fernandes desculpa, não estava a falar contigo mas para o mOrSa ;) fiz reply sem actualizar a página e... enfim, páginas estáticas :D
 
Flash para mim não passa por um motivo simples - acessibilidade vai para o tecto.

O facto de não ser indexado ainda pode ser rodeado, assim como a programação decente da coisa, de modo a utilizar recursos moderados. Mas o problema da acessibilidade mantém-se.

EDIT: tenho que clarificar - refiro-me a sites feitos integralmente em flash. Está claro que utilizar flash para reprodução de vídeos (e funções semelhantes) é perfeitamente razoável!
 
Última edição:
Ao fim de ler a thread toda ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha, como é que podem dizer que o flash foi impulsionador da web 2.0?? Não sabem o que é AJAX?? É que AJAX num é uma tecnologia ou linguagem é uma conjunção de tecnologias (XHTML, CSS, DOM, JavaScript, XML).
Só na 3ª página é que alguém finalmente falou e eu na minha perspectiva penso que seja uma desvantagem descomunal que é o facto do uso do CPU ser muito alto mesmo com os CPU's actuais a correr aplicações flash.
Sim não sou muito fã do Flash mas reconheço que tem as suas vantagems e aplicações, mas sites completamente em flash não obrigado.
 
Para discutir sobre "Flash" é preciso distinguir se falamos do IDE, do Flash Player ou da framework Flash.
Sobre o IDE, é meio confuso realmente. E o facto de não dar um suporte decente à edição de código é incompreensível. O painel Actions parece piada num produto de luxo. Mas o Flash Develop anda aí para preencher essa lacuna do IDE da Adobe, e muito bem.

A historia de que um site em flash é dificil de manter já não é verdade. Se o projecto for bem montado e se tirar proveito da OOP, até pode ser muito fácil. É muito fácil encontrar seja o que fôr quando tudo está bem organizadinho em packages e classes com nomes bem descritivos.
Se convertermos os frames em codigo então, excusamos de percorrer uma timeline que parece dar a volta ao mundo para mudar apenas o valor de uma variavel.

Sobre a navegabilidade, as falhas normalmente resultam da negligência do desenvolvedor, porque o Actionscript já comunica muito bem com o browser. Portanto, se o Back Button ou o Tab não funcionam, é porque faltam umas linhas de código. Mas isso também pode acontece com as frameworks de javascript. É verdade, também é possível ao Actionscript comunicar com Javascript. E integrar Xml, e Css's, comunicar com o servidor, etç, etç, etç.
Actionscript ou Javascript? Vai tudo dar ao mesmo... If (bla = = bla) {bla bla bla ;} else {bla bla bla bla;}
 
Para discutir sobre "Flash" é preciso distinguir se falamos do IDE, do Flash Player ou da framework Flash.
Sobre o IDE, é meio confuso realmente. E o facto de não dar um suporte decente à edição de código é incompreensível. O painel Actions parece piada num produto de luxo. Mas o Flash Develop anda aí para preencher essa lacuna do IDE da Adobe, e muito bem.

A historia de que um site em flash é dificil de manter já não é verdade. Se o projecto for bem montado e se tirar proveito da OOP, até pode ser muito fácil. É muito fácil encontrar seja o que fôr quando tudo está bem organizadinho em packages e classes com nomes bem descritivos.
Se convertermos os frames em codigo então, excusamos de percorrer uma timeline que parece dar a volta ao mundo para mudar apenas o valor de uma variavel.

Sobre a navegabilidade, as falhas normalmente resultam da negligência do desenvolvedor, porque o Actionscript já comunica muito bem com o browser. Portanto, se o Back Button ou o Tab não funcionam, é porque faltam umas linhas de código. Mas isso também pode acontece com as frameworks de javascript. É verdade, também é possível ao Actionscript comunicar com Javascript. E integrar Xml, e Css's, comunicar com o servidor, etç, etç, etç.
Actionscript ou Javascript? Vai tudo dar ao mesmo... If (bla = = bla) {bla bla bla ;} else {bla bla bla bla;}

Convém não esquecer o Flex Builder, o editor baseado em Eclipse para desenvolvimento de RIA's que colmata as lacunas a nível de programação do Flash IDE.
 
Actionscript ou Javascript? Vai tudo dar ao mesmo... If (bla = = bla) {bla bla bla ;} else {bla bla bla bla;}

Se para ti a comparação de linguagens de programação se resume a isso, ok... não sei que te diga. É o mesmo que dizeres que C++ e PHP são identicas porque partilham sintax e semantica identica e são ambas OOP e imperativas ao mesmo tempo.
É muito redutor.
 
Provavelmente ele queria referir-se aos componentes flash e não frameworks. Não é que não existam Frameworks na plataforma pois é coisa que não falta na plataforma, desde MVCs, IoCs, 3D etc, é só pedir...
 
Quando digo flash framework refiro-me ao conjunto de classes "built-in", ou como a Adobe chama: "ActionScript Standard Library".

E como diz o bogus, há por aí frameworks à medida de qualquer freguês. É preciso é tempo e pachorra para as estudar.
 
Provavelmente ele queria referir-se aos componentes flash e não frameworks. Não é que não existam Frameworks na plataforma pois é coisa que não falta na plataforma, desde MVCs, IoCs, 3D, etc, é só pedir...


Boas quais as frameworks 3D que recomendam para o Flash?
Neste momento ando a utilizar o Papervision3D + o Colada para o export do Maya...
Mas procuro outras alternativas, de preferência mais poderosas...

Thanks ;)
 
Alternativa3D ou eventualmente Sandy3D. Alternativa não é grátis caso pretendas usar para fins comerciais ou não queiras que apareça o logo com o link. No entanto não deixa de ser impressionante a sua performance. Atenção que Alternativa não faz o mesmo tipo de calculos em real-time como no caso do PV3D
 
li por alto uns 3 ou 4 posts pq ando sem tempo mas axei piada ao topico por isso n resisti fexar o site sem comentar. Trabalho com flash, e em relaçao a dever usar flash para todos os sites, ou nunca usar flash... axo k n tem logica. Cada macaco no seu galho.
O flash é muito bom, sim.. mas para criar foruns, lojas on-line etc nao, para isso n se usa flash, usa-se apenas o php pq é mt mais simples, leve e facil manutençao, ate pode haver um forum em flash(mas com php,claro) mas se houver, podem ter a certeza k n encontram na internet gratuitamente, pq tem que ser feito por uma grande e boa equipa de flash e php. E profissionais k trabalhem nessa area recebem bem, e tem smp muito trabalho.
E para sites de apresentações, portfolios, animaçoes ja é aconselhado flash.. É como se diz.. "uma imagem vale mais que mil palavras". O youtube tem as bases de dados em php, mas todos os videos em flash. A meu ver cada macaco no seu galho, e se poder juntar os dois, melhor.
Ja agora mostro um site em flash muito bom k vi hj, e digam-me como faziam isto sem flash? http://www.tomcarvalho.com/
Abraços
 
...O flash é muito bom, sim.. mas para criar foruns, lojas on-line etc nao, para isso n se usa flash, usa-se apenas o php pq é mt mais simples, leve e facil manutençao...

Apesar de ser prática comum, não posso concordar que flash não seja solução para criar um fórum, loja online ou sistema ainda mais complexo.

Mais leve? Uma aplicação com interface em Flash pode ser mais eficaz que uma webapp em html visto não haver request <> response como numa interface HTML em que o servidor terá sempre de renderizar a parte dinâmica antes de entregar ao cliente puro HTML, já o flash, uma vez que o interface está carregado, todo o dinamismo de layout passa-se do lado do cliente, aliviando assim o servidor.

Não estou a tentar iniciar qualquer tipo de flame, simplesmente já desenvolvi webapps em HTML e hoje em dia faço-as em Flex e a diferença de performance é abismal.
 
Estou-me a iniciar num curso de multimédia que muito tem a ver com sites e a maneira como se criam. Eu entendo que o flash é uma tecnologia bastante util para dar um pouco de design, realçar algum producto ou informaçãoem sites e para ser um complemento dos mesmos... nunca para ser usada de raíz, se é que me faço entender. :)
Tenho apenas 16 anos e estou bastante curioso em saber como a internet evoluirá nos próximos tempos..

Cumps
 
Voltando ao tema da framework 3D, andei a fazer algumas experiências e a a PV3D parece-me ser a melhor opção a Away3D promete.
Gostava era de ter acesso a mais informação de optimização e sintaxe de código a utilizar ou seja documentação da PV3D.

Uma das questões é se é possível de alguma forma particionar o modelo, ou seja carregamento e visualização por partes do modelo, um pouco como se faz nos layers do Maya... (visível/invisível).
Isto para conseguir superar a limitação do números de polígonos :(
 
Back
Topo