As SSE2 dos Opterons não são grande coisa

iJFerreira

Banido
Afinal parece que a AMD não fez um bom
trabalho a introduzir as SSE2 nos Opteron.

http://theinquirer.net/?article=9278

Será falta de Mhz's? Assim parece.
Segundo as benchmarks às SSE2
os Opterons tem um desempenho
igual aos Pentium 4, clock por clock.
Só que os melhores Opterons correm a
1.8Ghz e os melhores Pentium4 a 3.0 Ghz.
São mais de 50% de diferença.

Isto pode estar relacionado com o facto
de a execução das instruções SSE2 nos
Opterons demorarem o mesmo número
de ciclos de relógio que nos Pentium4.

É pena porque assim o Athlon64 não vai
acompanhar a pedalada dos futuros
Pentiuns 4 Prescott.

Por outro lado, o FPU dos Opterons
é muito bom e recomenda-se.

É inevitável o reviver da contenda
FPU vs. SSE2/3.

Por estas razões, recomendo a compra de
motherboards para P4 compatíveis com os
Prescott e os futuros Pentium 4 Prescott
lá para o fim do ano.
 
Originally posted by iJFerreira

Por outro lado, o FPU dos Opterons
é muito bom e recomenda-se.

É inevitável o reviver da contenda
FPU vs. SSE2/3.

A diferença é que TODOS os compiladores suportam FPU, e logo TODOS os programas têm suporte para isso...

Um compilador ( o da intel ) tem suporte para SSE2, e logo só ALGUNS programas têm suporte para SSE2...


Ferreira, ferreira, outra vez a ensobrar as mentes dos menos iluminados....
 
o compilador da Intel é gratuito para Linux
(para uso sem fins comerciais).

O compilador da Microsoft que é o mais
usado pelas software-houses que produzem
mais de 75% do software usado suporta
optimizações SSE2.

O GCC 3.2 tb suporta as SSE2, mal, e com bugs
mas suporta. Talvez a 3.3 resolva o assunto.

Tá tudo dito. :D
 
Originally posted by iJFerreira
O compilador da Microsoft que é o mais
usado pelas software-houses que produzem
mais de 75% do software usado suporta
optimizações SSE2.

Suporta é como quem diz... usa, mas em termos de qualidade é igual ao GCC...
 
Há uns tempos li que algum software ( windows media e não só ) em vez de testar o cpu para ver se tinha sse, ia buscar a string do processador. Se fosse intel usava sse, se não fosse, não usava.
Não é para lançar a confusão, mas não poderá estar a acontecer o mesmo em alguns benchmarks?
 
Originally posted by iJFerreira
Por estas razões, recomendo a compra de
motherboards para P4 compatíveis com os
Prescott e os futuros Pentium 4 Prescott
lá para o fim do ano.

A Intel, lançar um processador novo sem lançar um socket novo? :-D
Ai Ferreira, tens umas piadas muita giras, tens tens! :)
 
por acaso os primeiros Prescott vão ter o mesmo socket dos PIV, só depois é que mudam para aquele novo socket revolucionario.

Claro que a Intel até lá pode mudar de ideias. :D
 
Já é tradição da INTEL esta sempre a mudar de socket:die:

Por isso é k eu gosto da AMD, Tenho agora um 1700+ mas posso sempre daki a 1 anito mudar para um 3500+:D barton sem tar k mudar de board............
 
Originally posted by Nemesis11
Há uns tempos li que algum software ( windows media e não só ) em vez de testar o cpu para ver se tinha sse, ia buscar a string do processador. Se fosse intel usava sse, se não fosse, não usava.

Windows media player...
 
Originally posted by artsite
Já é tradição da INTEL esta sempre a mudar de socket:die:

Por isso é k eu gosto da AMD, Tenho agora um 1700+ mas posso sempre daki a 1 anito mudar para um 3500+:D barton sem tar k mudar de board............

Artsite, Zealot e restantes, nem sei porque falam, que eu saiba os Opteron têm socket novo, ou já se esqueceram? e os Prescott vão usar o mesmo socket até meados do próximo ano... nessa altura também já deverão ter saido chipsets novos!
 
Raptor,

é curioso ver gajos que compraram
boards nforce2 recentissimas a falar sobre
mudança de sockets e a necessidade de
mudar de board.

Curto especialmente aqueles que compraram
as Asus A7N8X que muito dificilmente suportam
os bartons 3500+ com FSB a 400Mhz
(mas pronto, ficam contentes por o socket
ser igual apesar de nao terem board para ele).

Os que acreditam que o Prescott virá com
um socket diferente não acham que seria um
erro estratégico e que para além disso a
necessidade de um novo socket só surgirá
quando a frequência chegar aos 4Ghz e mais?


Tafinho,

o bug Y2K foi o resultado da necessidade
de simplificar código por parte dos
programadores tal como é essa forma
de detectar o suporte de SSE2.
Não é por aí.
 
Originally posted by Raptor
Artsite, Zealot e restantes, nem sei porque falam, que eu saiba os Opteron têm socket novo, ou já se esqueceram?

Deves estar a gozar! Querias que eles pusessem as instruções x86-64 em que parte dos pinos do Socket A?
 
Originally posted by iJFerreira

Os que acreditam que o Prescott virá com
um socket diferente não acham que seria um
erro estratégico e que para além disso a
necessidade de um novo socket só surgirá
quando a frequência chegar aos 4Ghz e mais?
[/B]

Estou a pensar comprar um PIV, mas a mudança de socket 423 para 478 não terá sido um erro estratégico? Porque não fazer outro erro estratégico?
Para não falar no socket 603 e 604 nos xeons, que é uma plataforma muito mais cara e onde muito boa gente vai ficar agarrada.
 
Originally posted by Nemesis11
Estou a pensar comprar um PIV, mas a mudança de socket 423 para 478 não terá sido um erro estratégico? Porque não fazer outro erro estratégico?
Para não falar no socket 603 e 604 nos xeons, que é uma plataforma muito mais cara e onde muito boa gente vai ficar agarrada.

tipo, hello, cache e instruções novas dizem-vos algo?

A mudança de socket nunca foi erro estratégico, as pessoas é que simplesmente precipitaram-se a comprar os P4 quando eles sairam, porque já se sabia bem que o socket iria mudar devido à introdução dos Northwood.

É o que dá seguirem os Calendários da Intel, que ao contrário dos da AMD são fiaveis.

Zealot, pelos pins da ligação da Fan do cooler... facil! :P

Nem sei porque falas, não tens razão, estás a falar da intel ter mudado de socket, mas esqueces-te que a AMD também muda de socket quando precisa/pretende melhorar os seus produtos...

É lixado um gajo ter que mudar de socket, mas é mais lixado manter uma motherboard sabendo que o socket não muda, mas o FSB e o suporte para processadores mais recentes não é suportado... estilo as Via KT133... é uma espécie dos P4 Williamette 423... mas só a Intel é que é mázinha...
 
Originally posted by Raptor
tipo, hello, cache e instruções novas dizem-vos algo?

A mudança de socket nunca foi erro estratégico, as pessoas é que simplesmente precipitaram-se a comprar os P4 quando eles sairam, porque já se sabia bem que o socket iria mudar devido à introdução dos Northwood.

É o que dá seguirem os Calendários da Intel, que ao contrário dos da AMD são fiaveis.

Zealot, pelos pins da ligação da Fan do cooler... facil! :P

Nem sei porque falas, não tens razão, estás a falar da intel ter mudado de socket, mas esqueces-te que a AMD também muda de socket quando precisa/pretende melhorar os seus produtos...

É lixado um gajo ter que mudar de socket, mas é mais lixado manter uma motherboard sabendo que o socket não muda, mas o FSB e o suporte para processadores mais recentes não é suportado... estilo as Via KT133... é uma espécie dos P4 Williamette 423... mas só a Intel é que é mázinha...

Qual é justificação para mudar de socket 603 para 604? Quando este ultimo tem um pino que está desactivado....
 
Essa conversa não vai dar a lado nenhum. Pela mm razão q alguns com AMD têm q mudar de board por causa do FSB tb quem kiser uma board q suporte o FSB a 800 dos p4c o terão de fazer, desde q tenham boards anteriores ao 845pe. Isso é como tudo. Sem dúvida, e a fact is a fact, a Intel muda mais vezes de socket, embora na realidade os AMDistas comprem boards quase com a mm frequência q os intelistas, por razões de performance. A melhor parte dos cpus AMD é q compras qualquer board actual e essa suporta-te qualquer CPU desde tempos ancestrais (sim, não e vantagem por ai além) dando-te a hipotese de fazeres o upgrade do CPU qd houver melhores dias ;) , com um P4 já não é assim tão linear.

Os pinos do Opteron não têm a ver com as instruções x86-64 por si só, mas devem-se principalmente ao controlador das memórias, dual channel neste caso (dai a diferença de pinos para o Athlon 64, q é single channel)
 
Back
Topo