AS5, AS3 e AS Ceramique. Qual a diferença?

PJGS disse:
Fui a uma loja q abriu há pouco tempo perto de casa e perguntei por AS5 ou Ceramique.
O gajo (propietário) disse q n aconselha AS pq n é grande coisa. Tem uma tal Silver Grease bastante melhor e + barata, pois uma seringa AS razoavelmente boa anda nos 15€, sim pq há uma AS q é branca q n vale uma treta segundo ele.

Noutra loja, queriam impingir-me daquela massa térmica q acompanha os dissipadores. AS, Titan, etc é tudo a mesma m€rda, o q se passa é q AS aparece nas revistas e o ppl depois só quer comprar disso, disse o gajo! :rolleyes:
Isso é conversa dele. O k não falta por aí são reviews onde a AS prova ser melhor k outras.
A branca penso k seja a Ceramique (é branca) e não é assim tão cara como ele te fez crer. Comprei um tubo/seringa de AS Ceramique de 14g (é enorme mesmo) por menos de 10€. Na altura comprei também um de AS3 de 6g k me custou 15€ e ainda está quase inteiro.
 
Eu tenho usado essa silver grease da titan que o gajo te falou (veio num cooler para gpu da titan que comprei) e n me parece muito ma tenho 47/48º full com stock cooler num xp2500+@2040 fsb 370, espalha-se bem e ainda n me queimou nenhum cpu :D, agora, n deve ser melhor que AS mas n é má.
Cumps.
 
diablos disse:
Eu tenho usado essa silver grease da titan que o gajo te falou (veio num cooler para gpu da titan que comprei) e n me parece muito ma tenho 47/48º full com stock cooler num xp2500+@2040 fsb 370, espalha-se bem e ainda n me queimou nenhum cpu :D, agora, n deve ser melhor que AS mas n é má.
Cumps.

Acredito q a Titan silver grease n seja má, mas certamente n é tão boa ou melhor q a AS como ele disse. N gostei q ele me tentasse meter uma peta com isso da Titan, ao menos podia ter sido sincero.
Um cliente q lhe pede 1 massa térmica específica é pq sabe o que quer, nê?. Um cliente comúm n liga a isso, qlq coisa serve. Falta de tacto do gajo.

Eu quero AS para poder puxar o athlonzito sem abusar nas temps.
 
Última edição:
Eu uso Ceramique porke qd a comprei ainda não havia essa nova AS5 k não é comdutora mas qd presisar de mais vou para a AS5 k é superior a ceremaique.

Basta ir ao site da Artic silver, ora vejam.

Ceramique

Excellent Stability:
Ceramique is engineered to not separate, run, migrate, or bleed.

Electrical Insulator:
Ceramique does not contain any metal or other electrically conductive materials. It is a pure electrical insulator, neither electrically conductive nor capacitive.

Specifications:


Thermal Resistance:
<0.007°C-in2/Watt (0.001 inch layer)

Thermal Conductance:
>200,000W/m2.°C (0.001 inch layer)

Average Particle Size:
<0.38 microns <0.000015 inch
( 67 particles lined up in a row equal 1/1000th of an inch. )

Temperature limits:
Peak: –150°C to >180°C Long-Term: –150°C to 125°C

AS5

Not Electrically Conductive:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.
(While much safer than electrically conductive silver and copper greases, Arctic Silver 5 should be kept away from electrical traces, pins, and leads. While it is not electrically conductive, the compound is very slightly capacitive and could potentially cause problems if it bridges two close-proximity electrical paths.)

Absolute Stability:
Arctic Silver 5 will not separate, run, migrate, or bleed.

Specifications:

Thermal Conductance:
>350,000W/m2 °C (0.001 inch layer)

Thermal Resistance:
<0.0045°C-in2/Watt (0.001 inch layer)

Average Particle Size:
<0.49 microns <0.000020 inch

Extended Temperature Limits:
Peak: –50°C to >180°C Long-Term: –50°C to 130°C
 
Burns disse:
Eu uso Ceramique porke qd a comprei ainda não havia essa nova AS5 k não é comdutora mas qd presisar de mais vou para a AS5 k é superior a ceremaique.

Ceramique

Thermal Resistance:
<0.007°C-in2/Watt (0.001 inch layer)
Temperature limits:
Peak: –150°C to >180°C Long-Term: –150°C to 125°C

AS5

Thermal Resistance:
<0.0045°C-in2/Watt (0.001 inch layer)
Extended Temperature Limits:
Peak: –50°C to >180°C Long-Term: –50°C to 130°C

<- Pelo que se lê a ceramic é melhor que a AS5 ...

"acho eu que não percebo nada disto!!! algum engenheiro quimico por aqui ?"

EDIT: eu tou com a "xitzy" pasta da TITAN (Silver GreaseTTG-S104) que veio com o Dissipador em "cobre" que pus na minha ati9500np [passou de core a 385MHz para 410MHz estaveis] ... e ando com temps de 30/40ºC [board/cpu] em full load (give or take some 10ªC < ASUS a rullar) ... AS5 tenho praqui um tubinho ainda por abrir ... talvez quando for limpar o Volcano12 lhe meta AS5 em cima ...
 
Última edição:
Soviet disse:
errr .... qualquer uma vai dar no mesmo
e não me venham dizer que mudaram de x para y e desceram 2ºC ... treta

Os meus resultados são os seguintes:

Com zalman thermal grease:

Utilização pouco intensiva (surf, office, winamp, etc) : 44ºC
Utilização intensiva (conversão de video): 50ºc
Prime95: 52ºc

Com Artic Silver 5

Utilização pouco intensiva (surf, office, winamp, etc) : 43ºC
Utilização intensiva (conversão de video): 48ºc
Prime95: 49ºc

Tanto o prime95 como o cucusoft avi to mpeg correram + de 1/2 hora em cada teste. Já n se registavam alterações na temp do cpu há vários minutos.

1º Embora estes teste n sejam intensivos, dão para ter uma ideia.
2º O fabricante recomenda um periodo de "cura" de +- 200 hrs, embora possa n vir a ter mais ganhos, o facto do cpu neste momento n chegar aos 50ºc já é muita bom!
3º Os testes foram feitos em condições semelhantes e não são treta
 
posso afirmar que com a AS5 notei diferenças pois baixou 3º ... fiz o teste com a AS3 e depois limpei e depois com a AS5, espalhando pelo cpu á lá semitico como manda a lei e com a AS5 baixou 3º em comparação com a AS3, medido pelo mbm ... portanto AS5 agora passou a ser a pasta termica de eleição ... o segredo está em espalhar a pasta termica á lá semitico pois so assim é que evita que haja resistencia termica entre o cpu+pasta+disspador/bloco/evaporador... existem mts de tuturiais na net a falar acerca do assunto... ainda n experimentei a ceramic ... no sito aonde compro as artic silver n tinham e stock e então trouxe a as5 ... a meu ver fiquei a ganhar...
 
Última edição:
Humm... por acaso estão a ter em conta as diferenças de temp ambiente?

"tinha ceramic em Dezembro... em Março troquei para as5 e subi 2º" :fart:

Testem à mesma temp ambiente senão nem vale a pena comentários. Da manhã para a tarde já há uma variação mais que considerável.

Olhos no termometro da parede ppl :P
 
atençao, a ceramique demora menos tempo a assentar do k a as5 por isso é k temperaturas imediatas sao superiores com a as5... passado uns 3 dias a tempo melhora com a as5, mas por experiencia posso dizer k a as5 é melhor k a ceramique por 1 ºC apenas.

por isso compro akilo k houver no momento, tanto ceramique como as5 sao mt boas. as3 nunca gostei por ser condutora e tem temps mais altas k as outras duas, simplesmente ja nao se justifica

cumps
 
Eu uso AS5 so tenho a dizer ke é uma pasta excelente com a Rig ke tenho actualmente os usei esta e posso adiantar por exemplo uma X800Pro com AS5 nas memorias e GPU e VGA Silencer 4 faz-me 34º idle 42º full tirem as vossas conclusões maybe alguem ke tenha ceramhic nas mm condiçoes.
 
Soviet disse:
carai!
porque é que os milagres só acontecem aos outros?

tenho que começar a acreditar ...
N estou a ver pq está tão céptico. Todas as reviews q vi afirmaram q a AS5 faz descer as temps, e isso aconteceu com o meu PC.
Experimentaste e n funcionou contigo, foi?

Humm... por acaso estão a ter em conta as diferenças de temp ambiente?
Antes de aplicar AS5, houve dias quentes, frescos, chuvosos e as temps nunca baixaram dos 43.

Depois de aplicar AS5, nunca subiram dos 42, e olha q ontem n foi 1 dia propiamente fresco. Neste momento tou com 40 com alguns progs a funcionarem em simultâneo
 
não ando nisto há dois dias.

Blocos AirCooling (Alumínio, Cobre, Mistos) / Vapochill / WaterCooling

tudo isto já passou por aqui, juntamente com todas as massas térmicas. E um tipo chega a certas e determinadas conclusões.

AS5, AS3 e AS Ceramique - claro que há diferenças.
agora, diferenças que se possam medir em unidades inteiras de ºC's, NO WAY.
[isto partindo do pressuposto que todas as condições sejam iguais quando se testa a eficiência, tais como: quantidade e densidade de massa termica, forma de aplicação, enchimento de todas as microfissuras, pressão aplicada entre dissipador e cpu, temperatura ambiente, temperatura dentro da caixa, air flow dentro da caixa, condições do próprio dissipador, pressão estática produzida pelo ar da fan no dissipador, etc, etc, etc ...]

se voçes acham que têm diferenças de 2 ou 3º por terem mudado de uma para outra massa termica das referidas, porreiro.

eu continuo com a minha opinião.
 
Soviet disse:
se voçes acham que têm diferenças de 2 ou 3º por terem mudado de uma para outra massa termica das referidas, porreiro.

eu continuo com a minha opinião.

Eu n acho q ganhei, e tenho a certeza, a n ser q programas mararam dum dia pro outro e agora dão leituras incorrectas.

Como explicas q antes de ter aplicado AS5 as temps nunca dexiam dos 43, e agora nunca soben dos 42, mantendo-se normalmente nos 40-41?
 
à distância é difícil fazer um diagnóstico.
há muitos factores a avaliar.

mas, assim de repente, estavas a usar zalman thermal grease?
nunca usei isso, ou é má como a que vem com os cooler inbox, ou o processo de aplicação não foi o melhor.


Soviet disse:
AS5, AS3 e AS Ceramique - claro que há diferenças.
agora, diferenças que se possam medir em unidades inteiras de ºC's, NO WAY.
[isto partindo do pressuposto que todas as condições sejam iguais...
 
Back
Topo