1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASP -> Como?

Discussão em 'Web Development' iniciada por AlmaMater, 3 de Novembro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1177)

1. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Olá, preciso de umas luzes do ppl experiente em ASP e webdesign talvez!

Pretendo fazer um site que irá funcionar +/- como uma loja (carrinho de compras etc..) a minha dúvida é.. começar por onde! :)

Como posso fazer 1 menu lateral na página em ASP, só recorrendo a componentes como http://www.karamasoft.com/ a pagar? daqueles menus que abrem automaticamente todas as categorias internas por exemplo..

e desenvolvendo a página através de VisualStudio 2005 - ASP 2.0 é possível fazer tudo sem muitos problemas? por exemplo importar/colocar imagens e barras e depois 1 menu lateral como referi etc..

Será possivel usar aqueles templates feitos em flash+photoshop.. na linguagem ASP?

Para loja on-line php secalhar seria melhor..mas agora tem de ser ASP devido ao alojamento.

é que me sento em frente ao PC.. e de facto não sei se heide ir fazer as imagens.. se faça o site em dreamweaver..ou se abra o VS2005 e faça tudo aí...:(

Obrigado.

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  2. OldMan

OldMan Power Member

eu costumo fazer sempre assim:
    esboco do site (eu uso o freehand porque me dou bem com aquilo, antes desenhava a mao)
    passar para html (uso o dreamweaver)
    depois comeco a meter a base de dados, e a arranjar o html de maneira a que funcione com isso

sinceramente nao costumo usar muitas imagens tambem para nao ficar tao pesado, mas se a imagem for mesmo importante para o layout do site acho que devias fazer ao mesmo tempo que o html, quando precisares fazes. porque ate te pode vir uma ideia nova e afinao ja nao vais precisar das imagens todas que tinhas feito, entao tiveste a perder tempo ;)

3. K0mA

K0mA Power Member

Eu não tenho experência nenhuma pois aprendi tudo sozinho e não trabalho nem estudei numa àrea de informática, mas acho que:

Deves começar pela estrutura do sitio em HTML, o básico mesmo, pois sem a estrutura do sitio não sabes onde vais colocar a informação.

> = depende de

base de dados > conteúdo > estutura do sitio

Assim sendo provavelmente deves começar por aquilo que só depende da tua imaginação, a estrutura do sitio.
    1. estutura do sitio (design, layout, etc)
    2. conteúdo (como irá ser apresentada a informação, menus, navegação...)
    3. base de dados (gerar o ASP adaptado ao nº2 )
    No passo 1 até podes usar o NOTEPAD.
    se depois no nº2 preferes passar para DREAMWEAVER, ou para VISUAL STUDIO isso já é contigo.
    No nº3 penso que o recomendável é o VISUAL STUDIO ou um editor que suporte ASP.

Até podes montar um servidor (para testar o ASP) e fazer tudo à mão no notepad, na minha opnião para quem não é cromo até é o melhor.

Eu usei já há uns anos o http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html é um ficheiro executável não necessita de instalação ideal para pacóvios que não percebem nada disto (como eu).

Boa sorte!

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  4. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Por exemplo.. se efectuar a página em HTMl.. posso depois por tipo 1 menu em Javascript e o código dos mesmos em ASP? tudo misturado através de VS2005?

5. K0mA

K0mA Power Member

Não entendo bem o que queres dizer o asp suporta linguagens como C#, C++, visual basic, etc, eu acho que tu estás um bocado à nora com isto logo o melhor é ires a http://www.w3schools.com/aspnet/default.asp e praticares alguns exemplos.

NOTA o ficheiro terá a extensão aspx mas lá dentro leva HTML...

Última edição: 5 de Novembro de 2006
  6. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Ok, já estou a fazer qualquer coisa..:)

a minha dúvida é.. fiz 1 menu para listar várias categorias.. como posso agora abrir uma página dentro da página principal? como se fosse por exemplo dentro de um "Main_frame".. ao clicar num Item do menu? saber qual o item clicado eu ja descobri.. Item.value="xpto" mas para fazer abrir a respectiva pagina..?

nao sei se me faço entender :)

7. K0mA

K0mA Power Member

Penso que a tua dúvida então é em fazer tal como no http://www.w3schools.com/html/default.asp

Ligações à esquerda, clicas numa e o conteúdo da direita muda.
    Parece que o que muda é só o conteúdo mas na realidade a página é toda recarregada de novo.

Ou seja quando clicas numa ligação ele re-escreve as lligações de novo mas agora com um contéudo(ao centro) diferente

Faz a experiência clica numa ligação e vê que a página muda.

A resposta à tua pergunta
    é que na realidade não há main frame e não é aberta nenhuma página dentro da página principal. SÃO DUAS PÁGINAS.

Agora se queres mesmo usar frames(já ninguém usa isto) então http://www.w3schools.com/html/html_frames.asp

Última edição: 6 de Novembro de 2006
  8. AlmaMater

AlmaMater Power Member

ahh
    sim é exactamente isso, mas ja percebi então..

nesse caso o melhor é gravar o menu em Xml e carregar o mesmo em cada página, pois se 1 dia mudar um item do menu teria que mudar de todas as páginas manualmente.. terei que ver então a melhor forma! :)

Obrigado!

9. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Mais uma questão.. alguem sabe se existe a possibilidade em ASP de aumentar uma imagem quando se passa c/ o rato por cima (on Mouse_Over..)

era útil para apresentar uma lista de imagens pequenas e apenas apresentar em formato maior qdo se pasasse com o rato por cima da mesma.

[]s

10. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Isso não tem a haver directamente com o ASP, mas sim com o HTML (DHTML), CSS e Javascript.

11. JPBImpe

JPBImpe What is folding?

Pegas no código gerado para esse efeito pelo dreamweaver (insert rollover image, acho q é assim q se chama) e tá a andar de mota (é javascript).

12. AlmaMater

AlmaMater Power Member

humm ok, relativamente à imagem o que quero é mesmo Ampliar a mesma qdo passo o rato.. mas isso depois procuro como se faz...

agora só pretendia 1 esclarecimento para o ppl que utilza o VS2005 para ASP .net 2.0:

Abri o Visual Studio 2005 e criei 1 "website", depois adicionei novo item "Maste Page" e no menu layout seleccionei "Insert Table" e escolhi 1 template.. as minhas questões são:

- porque é que o template adicionado nunca fica como no exemplo, fica tudo trocado e c/ as medidas incorrectas!

- mesmo depois de fazer as 3 tabelas com as medidas que quero.. os objectos para que apareçam na posição correcta no browser têm que estar todos desalinhados, por exemplo, na lateral da página está uma tabela na qual meti 1 Menu.. e para que o menu fique centrado nessa tabela tem que estar todo para a direita em cima da tabela central... é normal?

Obrigado
    Abraço.

13. JPBImpe

JPBImpe What is folding?

O mesmo procedimento que eu disse, mas tens de ter uma imagem maior e outra mais pequena...
    :x2:

Partilhar esta Página