1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASP.NET vale a pena tendo em conta o preço dos servidores Windows?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Fil__, 2 de Outubro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1051)

1. Fil__

Fil__ Power Member

Boas malta.
    A minha questao e mesmo essa do titulo, sera que vale a pena fazer sites em asp.net tendo em conta que depois os alojamentos sao caros por causa do windows? Tendo em conta que tambem sao mais vulneraveis a viroses e coisas que tal... Digam-me, vale a pena? Abraço

2. Armadillo

Armadillo Folding Member

depende do que queres fazer com o site...
    sem mais pormenores do que pretendes fazer, asp.net é tão viavel como php ou perl ou outra linguagem/framework.

e quê, pagas mais 3€ por mês. é assim tanto? ;) :p

cumps

3. Fil__

Fil__ Power Member

Eu coloquei esta questao porque o servidor que me estou a referir so tem linux e fazer uma maquina e coloca-la no datacenter com windows e iie encarece um pouco nao? Tou a tentar obter feedback para me decidir

4. Armadillo

Armadillo Folding Member

colocares uma maquina tua? procura melhor (Web Hosts) e encontras vários serviços de alojamento com IIS e suporte a .net.

5. Fil__

Fil__ Power Member

Mas eu ja tenho uma maquina num datacenter com Linux so que nao suporta ASP (como e obvio). A minha questao é essa, ate porque poupo mais dinheiro deste modo e permite-me outra flexibilidade (ter a maquina ao meu gosto) que esses webhosts n permitem

6. Armadillo

Armadillo Folding Member

metes uma VM com um Windows qualquer que tenha o IIS

7. Fil__

Fil__ Power Member

Mas nao tenho que pagar sempre a licença do windows? E mensalmente nao tem que se pagar por estar a utilizador windows? Nao havera stresses para os utilizadores por causa da Virtual Machine? Tipo os sites ficarem muito lentos ou estarem muitas vezes offline?

8. Armadillo

Armadillo Folding Member

claro que tens de pagar a licença do Windows. O Windows compras, acabou. Nao pagas mais nada por mês...

Se tiveres uma máquina minimamente decente, não terá stresses. Epah, parece-me que estás cheio de mitos: lentos ou offline? Se usares .NET tens tempos de resposta mais rápidos do que com uma linguagem interpretada. E porque razão os sites iriam ficar offline??

cumps

9. Fil__

Fil__ Power Member

Nao sei man lol. Deve ser mesmo mitos e lendas que fui ouvindo. Receava que surgisse algum stress por causa da maquina ser em windows em vez de linux, devido aos muitos problemas que o windows tem (se bem que o linux tambem nao esta imune a isso). Mas receio poder perder qualidade e consequentemente clientes. O que recomendas Armadillo?

10. Armadillo

Armadillo Folding Member

O meu estaminé tem um server próprio há mais de 3 anos em windows sem um único reboot.
    Eu não recomendo nada... Tu é que tens de ponderar se te é vantajoso. A única coisa que te posso aconselhar é informares-te sobre o licenciamento, se precisas mesmo de disponibilizar ASP.net e se não precisarás de por mais um processador e memória na máquina (não sei que maquina tens...).

cumps

11. anjo2

anjo2 Power Member

Dá a sensação que percebes pouco e que a maquina é fraca, normal que vás ter mais problemas, agora claro que é preciso saber quais as características do servidor para saber se são significativos ou não, além que que as configurações são muito importantes.

12. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Não esquecer, licença windows, antivirus, servidor de email... Tudo isto se paga.

Na minha opinião, apesar de suspeito e respondendo à tua pergunta, vale bem a pena.

13. Santo38

Santo38 Power Member

Licença windows tem de se pagar sem qualquer duvida e terá de ser SPLA se for para vender/dar alojamento.

Quanto ao resto obténs por ai Open Source. Tudo dependo do uso que for dado à máquina.

Quanto a segurança, é manter-se atento e tapar os buracos com firewall.

Saudações

14. Fil__

Fil__ Power Member

O SPLA tem um custo de quanto? Sabes?

15. Santo38

Santo38 Power Member

Depende.. 2003 Web Edition anda na volta dos 240 euros ano e o Standard um pouco mais puxado (480).

Partilhar esta Página