ASP vs PHP

OldMan

Power Member
Não havia por ai um tópico sobre as vantagens e desvantagens das 2?
Se realmente houver digam o link sff, se não houver alguém pode inumerar algumas?

Pessoalmente uso sempre ASP porque quando a aprendi o prof ensinou-nos a fazer ligação a base de dados e depois deu para safar bem, com PHP so aprendemos a fazer ligação a ficheiros txt e escrever/ler/apagar e isso tudo, mas no pc em que eu tava a trabalhar aquilo dava sempre montes de erros que nem o prof conseguia perceber porque, e e' por isso que me dou melhor com ASP. Acham que valia a pena tentar novamente com PHP desta vez com base de dados? (por isso e' que perduntei por vantagens das 2)
Obrigado
 
ASP .NET implica estares limitado a um universo Microsoft, mas de resto penso que é a unica desvantagem :D.

Apesar de unica pode ser grande, já que só a licença para o Windows Server 2003 não é propriamente barata.
 
Eu acho as ASP uma grande trapalhada, tudo misturado código estático e dinâmico. Nas ASP.NET tens um ficheiro de code-behind, muito organizado.

Em php nunca mexi, experimenta também as JSP com componentes JSF (JavaServer Faces).
 
É precisamente essa ideia de confusão (ou liberdade) que eu gosto no ASP, mas quando começa a passar das 500linhas torna-se um bocado confuso, mas eu gosto!
 
Eu nunca programei ASP.
Quando comecei a procurar linguagens para usar em paginas e encontrei o PHP encontrei tb o ASP e antes de me iniciar fui procurar exactamente o que perguntas aqui.

A uns 4 anos ou mais o php estava na versao 4 e as principais vantagens do php sobre o asp era a velocidade, as funções disponiveis e tb ser gratuito.

Hj nao sei se a diferença na velocdade de processamento se mantem, e se as funções disponiveis continuam a ser mais do que as disponiveis para o ASP, de qualquer forma tudo o que precisares para o php estara ja disponivel de origem.

acesso a BDs, acesso a ficheiros de txt, etc.

da uma vista de olhos na documentação em php.net

e viva r.t. :P
 
Eu acho que a grande diferença está mesmo na trapalhada que é o ASP e pelo facto de estar quase intrínsecamente ligado com o VB mas vai na volta e não tem nada a ver.

O PHP por seu lado é uma espécie de port do C para a web e cada vez mais está user-friendly, recentemente até já OOP podem usar. Depois outra das vantagens do PHP é a essência de plug-ins; precisam de funções para determinado efeito que ele não tem, incluem essa biblioteca e já está. Isto também permite uma grande interoperabilidade com diferentes tipos de bases de dados, é tão simples como incluir ou não uma biblioteca.

No ASP o que é que têm? Bases de dados access e o ODBC para canalizar acessos a outros tipos de bases de dados.

Depois ainda têm também essa bela tecnologia .NET que aparentemente certas funcionalidades só funcionam em I.E. e eu quando a Microsoft nos quer entubar tecnologia proprietária deles que não consta em nenhum standard: :flipa:

Para mim é PHP always!
 
Hum.. fixe!
ASP.net nunca usei, mas vejo que ha mais pessoal a preferir os sites em PHP do que em ASP. Tencionava comecar isso hoje mas nao acordei com a minima paciencia para coisas novas, lol... sendo assim vou estudar e pode ser que comece isso um dia destes! Tou com pica!

Já agora, o que preciso de instalar e configurar para correr PHP? Com ASP sei que bastava instalar o IIS mas PHP da unica vez que usei nao fui eu que instalei/configurei mas o que tava instalado era o easyphp, basta isso? E de configuracoes como e'?
 
Hum.. fixe!
ASP.net nunca usei, mas vejo que ha mais pessoal a preferir os sites em PHP do que em ASP. Tencionava comecar isso hoje mas nao acordei com a minima paciencia para coisas novas, lol... sendo assim vou estudar e pode ser que comece isso um dia destes! Tou com pica!

Já agora, o que preciso de instalar e configurar para correr PHP? Com ASP sei que bastava instalar o IIS mas PHP da unica vez que usei nao fui eu que instalei/configurei mas o que tava instalado era o easyphp, basta isso? E de configuracoes como e'?

Se quseres um servidor para brincar, então basta isso. Depois todas as configurações fazes no php.ini que deve ficar algures na pasta do easyphp, mas ele por defeito deve vir com o que precisas para começar activado.

Eu pessoalmente uso o WAMP5 e gosto muito.
 
Fala-me aí sobre isso! Quais sao as diferencas?

Diferenças não há muitas, básicamente o que esses packages fazem é instalar Apache + PHP + MySQL e dar-lhe uma configuração básica que NÃO DEVE ser usada em servidores "de produção" (servidores para servir websites na web, mas apenas para uso local).

As maiores diferenças deverão estar nessa configuração básica que trazem (alguns pormenores diferentes) e no GUI, sinceramente não me recordo se o easyphp tem alguma aplicação de gestão dos processos, mas o WAMP sei que tem e inclusivé posso mudar algumas configurações directamente nele.
 
acabei de instalar o easyphp1.8 e quando xegou ao fim da instalação deu um erro:
"o apache nao pode ser iniciado: ja existe um web server na mesma porta"

morreu antes de nascer :\
digam la o que posso fazer sff
 
voltei a abrir o easyphp e deu outro erro relacionado:
"apache por (80) is used by inetinfo.exe !"
que processo e' esse, e onde posso alterar a porta?
 
O que se passa?

LOL bem simples, tem o ISS, ou outro server qualquer a correr na porta 80. Tenta terminar processos "suspeitos".

Também pode acontecer teres um virus/spyware a usar a porta 80, o skype também pode estar a usar a porta 80, pode ser muita coisa, tenta para tudo o que se ligue á net e exprimenta.

Resumindo verifica nas tuas conf se tens algum programa a usar a porta 80, desliga esse processo e volta a instalar.

Edit: Já me esquecia... Vai para php ;), assim ficas(se não tás) pronto para C.
 
Boas, o meu interesse nao era programar C, mas pronto :P

fui a localhost:80 e abriu o help do IIS, o que fiz foi alterar a porta do php la num ficheiro que nao me lembro do nome agora para 8090. depois fui a localhost:8090 mas mesmo assim deu erro (como se nao existisse)
 
Boas, o meu interesse nao era programar C, mas pronto :P

fui a localhost:80 e abriu o help do IIS, o que fiz foi alterar a porta do php la num ficheiro que nao me lembro do nome agora para 8090. depois fui a localhost:8090 mas mesmo assim deu erro (como se nao existisse)

Pois, mas hoje em dia saber programar em C é uma grande vantagem, a maioria das aplicações que usamos no dia a dia são programadas em C ;)

Quanto ao problema que estás a ter, ou desligas o serviço do IIS (Iniciar -> Executar -> services.msc -> Procura por algum serviço do IIS e pára-o) ou então mudas a porta do Apache no httpd.conf E depois disso como é óbvio, tens que o iniciar, senão ele não vai estar a trabalhar na mesma.
 
Pois, mas hoje em dia saber programar em C é uma grande vantagem, a maioria das aplicações que usamos no dia a dia são programadas em C ;)

Quanto ao problema que estás a ter, ou desligas o serviço do IIS (Iniciar -> Executar -> services.msc -> Procura por algum serviço do IIS e pára-o) ou então mudas a porta do Apache no httpd.conf E depois disso como é óbvio, tens que o iniciar, senão ele não vai estar a trabalhar na mesma.

eu fiz isso, alias, quando depois carreguei num botao no easyphp e depois num dos menus que apareceu dizia "localhost" ele tava a tentar aceder a localhost:8090 mas nao conseguio abrir nada

ps. so assim naquela nao era preciso reeniciar isto pois nao?:-D
isto=pc
 
Reiniciar o PC não, terias de reiniciar o apache para que ele começasse a correr na nova porta, mas se dizes que o fizeste então deves ter mudado a config no sítio errado ... digo eu :confused:
 
Back
Topo