ASP vs PHP

Eu acho que a grande diferença está mesmo na trapalhada que é o ASP e pelo facto de estar quase intrínsecamente ligado com o VB mas vai na volta e não tem nada a ver.

Primeiro acho que falar de ASP numa altura em já vamos no .Net Framework 2.0 é um bocado .....
ASP já lá foi, agora é ASP .Net (2.0). Senão estamos a comparar uma tecnologia antiga com o PHP 5 que saiu há pouco tempo.

Tu em ASP .Net tens 2 tipos de código, client side (JavaScript) e no server side VB.Net ou C#, e não digas que ASP (.Net porque não faz sentido falar noutro) não tem nada a ver com estas linguagens. Todo o teu código é feito nelas.

Tambem devemos distinguir o que é uma web application do que é uma webpage. Os requisitos e complexidade são completamente diferentes, e por exemplo a ausência de excepções standardizadas na versão 4 e a ausência de namespaces são deal breakers para projectos grandes.
 
Reiniciar o PC não, terias de reiniciar o apache para que ele começasse a correr na nova porta, mas se dizes que o fizeste então deves ter mudado a config no sítio errado ... digo eu :confused:
mas se tivesse mudado no sitio errado ao aceder pelo proprio programa (easyphp) ao localhost ele iria aceder a localhost:80 e nao a localhost:8090 que e' onde ta a aceder... sao estas maravilhas que me fazem nao gostar de php, lol
- -
edit:
ele tava a tentar aceder a http://127.0.0.1:8090/ e nao abria nada... eu imaginando que aquele IP funcionasse da mesma maneira que localhost, alterei a porta para 80 (esperava que abrisse as cenas do IIS) mas abriu as cenas do PHP :)
mesmo assim, gostava de perceber porque razao e' que continua a funcionar com a porta 80 e por que razao se eu for a localhost ele "nao gosta" :s
 
Última edição:
devo dizer que nao percebi nada:lol:
ao aceder a localhost abre o PHP agora...
para aceder ao ASP tenho que ir pelo nome do pc, mas nao ha problema... guess
o inetinfo.exe continua activo, nao alterei mais nada... nao sei porque e' que agora ja encontra pelo localhost, alguem sabe explicar?
 
tou a fazer uns testesitos tipo imprimir variaveis, mandar dados por forms e essas coisas para ver como isto do php mexe e pelo que tou a ver php e mircscripting tem coisas parecidas (o comando echo e o parametro timestamp da funcao date()), mas ate agora o unico stress e' habituarme a terminar com um ";" o que no asp nunca acontecia :\ mas isto com o tempo vai la
obrigado a todos que ajudaram :)
 
Só para finalizar o meu conselho é que des uma olhadela no ASP.Net que pessoalmente penso ser bastante bom. Tem contra ele o facto de ser Microsoft e não livre, logo tens metade da comunidade a dizer "f*ck M$" antes sequer de experimentarem.

Se só pretendes fazer páginas web o PHP deve-te chegar bem, mas se pretendes seguir para fazer web-based applications (business critical) aconselho-te a olhar em redor ;)
 
Sim o que eu pretendia mais era mesmo aprofundar mais as tecnologias para a web... ha pouco tempo comecei a usar css (nao me arrependo nada, muito pelo contrario) agora voltei ao php.. e' provavel que mais tarde me mande para .net mas so depois de tar seguro com o php senao vou misturar :)
 
Boas,

Para configurar onde o apache corre, vais ao directorio apache\conf e editas o ficheiro

httpd.conf

deve lá tar

Listen 127.0.0.1:80

colocas
Listen 127.0.0.1:????

onde ???? é a porta que queres usar. Tb existe uma variável que é a Port, que deve ter Port:80, tb deves mudar aqui


O que colocas à frente de Listen, é o que podes aceder no browser.

Listen 127.0.0.1:80
Listen localhost:80
Listen 192.168.0.1:80

No browser já podes aceder por aqueles três alias
 
Última edição:
Neste momento meu único "problema" é ter tempo (paciência) para ver como se fazem base de dados no mysql... tou habituado aos files do access
Obrigado a todos
 
Back
Topo