1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aspect Ratio nas Boxes da ZON

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por Spiderman, 9 de Junho de 2012. (Respostas: 33; Visualizações: 4517)

1. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Como não existe nenhum tópico exclusivamente sobre isto, acho que está na altura de abrir um.

Desde sempre que reparo, porque sempre fui cliente ZON, que as boxes não ajustam o aspect ratio dos canais. Isto é, na minha TV 16:9 vejo sempre os conteúdos 4:3 esticados no ecrã. Sempre pensei que fosse "normal", e que tivesse de escolher nos menus da TV, mas vejo que os outros operadores permitem configurar a box para colocar as barras nas laterais assim que necessário.

Não acham que está na altura de nos fazermos ouvir? É que ao que parece isto não é um simples problema técnico, mas sim uma opção da própria ZON. Acho que isso não é aceitável!

Claro que cada vez há menos canais 4:3 e esse problema vai desaparecendo, mas mesmo assim...

Eu tenho indicado isso nos inquéritos que eles mandam sobre a versão beta da Iris, mas nem sei se eles lêem.

2. regster

regster Power Member

Não existe uma opção para colocar em 16/9?

Cumps.

3. Spiderman

Não, existe apenas uma opção para escolher a resolução: 720p, 1080i, etc...
    Isto na Iris.

Mas como o 720p é 16:9, ela devia respeitar o 4:3 dos canais, como por exemplo os generalistas portugueses, mas não o faz, estica tudo.

4. sir_santos

sir_santos What is folding?

A mim nao me afecta muito ...cá em casa o maior que tenho é um plasma de 42" e alias ate prefiro ter ajustado ao ecran do que ter essas barras de lado .
    Se quiser por dessa forma uso as opçoes que o plasma tem , agora se tivesse muito melhor qualidade de imagem em certos canais.... mas como nao tem ,olha vejo as pessoas e os carros um pouco mais gordos XD

5. jorge.antunes

jorge.antunes Power Member

Acho que já nem vale a pena reclamar, já o fiz por todos os meios e aparentemente os nabos que lá trabalham pensam quem é normal um canal 4:3 aparecer retorcido uma TV 16:9. Terceiro-mundismo incompreensível para quem diz ter a box mais avançada.

Agora o que chateia sobremaneira é que ontem fizeram um upgrada da Zonbox antiga e lixaram a mudança automática de aspect ratio na RTP2. E não sou só eu, descobri isto no Twitter de apoio da Zon: http://www.youtube.com/watch?v=hm9w9KhaHuE
    Isto é dum amadorismo e incompetência inacreditáveis, por alguma razão a quota de mercado deles se está a afundar a pique.

6. JohnTH

JohnTH I fold therefore I AM

Mas há quem prefira ver as imagens nas proporções correctas, e para esses, estar constantemente a mudar na TV conforme o canal é uma seca, quando a box o podia fazer automaticamente. Pior: alguns canais mudam de formato consoante o programa.
    Para além que, algumas TVs não permitem outro formato que não o 16:9 em HD.

As Powerbox (boxes antigas deles) já faziam isso...

Claro está, a maioria dos canais já devia estar em 16:9 também...

7. sir_santos

sir_santos What is folding?

sim sim compreendo perfeitamente , por exemplo alguns canais ate tem feito isso com certas series , por exemplo o AXN ,a FOX ...
    mas por acaso nao sabia que havia box's que tambem o faziam.

8. 4throck

4throck Power Member

É mais ao contrário: só as boxs mais recentes da ZON é que não fazem.
    A powerbox funciona corretamente. Sem box (analógico zon) a TV também muda de formato consoante os sinais enviados pelos canais.
    Só as boxs HD é que tem esse bug. Ao converterem de SD para HD essas boxs deviam de ter como opção respeitar o formato original.

9. JCForte

JCForte Power Member

No meu caso não me incomoda nada e até prefiro. Noto que em certos casos a imagem acaba por perder definição ao respeitar o aspect ratio. Se quiser ver com o aspect ratio correcto escolho-o no televisor.

Para quem ve muito canais em 4:3 em televisores 16:9 as barras laterais pretas podem provocar fenomenos de retenção de imagem. Os televisores mais afectados por isto são os plasmas mas também pode acontecer com LCD e mesmo com CRT. Quem é que não reparou por exemplo em certas máquinas multibanco que ficam horas e horas a apresentar a mesma imagem e em que mesmo noutros ecrans aparece sempre em sombra a mensagem para introduzir o cartão?

10. jorge.antunes

"perder definição ao respeitar o aspect ratio"? Há aí uma contradição, se é a imagem original, como é suposto ser vista, como pode ter menos definição?

Adiante, não é de gostos pessoais de que aqui se trata mas sim de escolha: todos os operadores - menos a Zon - permitem aos seus clientes escolherem o AR do canal, o formato não lhes é imposto. Creio mesmo que a Zon deve ser dos poucos a fazer isto a nível mundial tal é o absurdo dum operador assumir por defeito a distorção do sinal. Só mesmo em Portugal é admissível que os canais tolerem esta situação. (dos clientes já nem falo que esses não mandam nada).

11. Spiderman

Ora nem mais!

Quem quiser ver a imagem no formato original tem de andar a inventar na televisão.

E o pior é que o facto de isto acontecer tanto na Zonbox original, como nas Iris, leva-me a pensar que é mesmo uma opção deles, e não um bug. Isto não é razoável, tratam os clientes como uns palermas...

12. boot

boot Power Member

Não é bug, é uma "feature" como se costuma dizer. :P

13. 4throck

4throck Power Member

O comportamento normal é converter os formatos. É assim que é no MEO, e mesmo na ZON analógica são enviados sinais para a TV converter!
    Só as boxs HD é que não fazem o upscale de forma correta. Não é no televisor que se tem que mexer, é na box !
    É na box que deves ter opção de esticar, espalmar, meter barras, fazer zoom , etc, etc.
    De qualquer modo, com a RTP a generalizar rapidamente o 16:9, a questão está resolvida por si...

14. Spiderman

O problema são os outros todos! Sic Noticias, TVI, Sic Mulher, etc...

Mas lá está, é um problema que se durar muito tempo, se irá resolver por si mesmo.

15. jorge.antunes

Em relação a este assunto: há um bug na identificação da flag 16:9. Por coincidência ou não, RTP1, RTP2 e RTP Informação partilham do mesmo teletexto, que fica perto da zona está a flag WSS. Isso baralhou a box a partir da actualização de dia 8 em que passaram a mostrar os menus no mesmo formato do canal visionado. Enfim, mexeram e estragaram, já se sabe como são os programadores da casa...

16. 4throck

4throck Power Member

Agora fiquei baralhado. As boxs recebem streams DVB. O teletexto é um desses streams. Em PAL é que tinhas o teletexto até a linha 22 e o wss na 23....

17. jorge.antunes

Se ligares a box pela SCART continuas a ter teletexto e a famosa flag.

18. 4throck

4throck Power Member

OK, já entendi. A conversão dos streams digitais para a saída de Scart analógica é que está em causa.

Já agora, podiamos abrir um outro topico para "teletexto nas boxs HD da ZON". É que a box não abre o dito. E claro que lá por ser HD um canal não deixa de ter teletexto...

19. jorge.antunes

O que chateia é que esteve a funcionar até os "programadores" da Zon meterem as suas mãos.
    Quanto ao teletexto, prefiro-o 100* mais do que os lentíssimos widgets, já o teletexto é praticamente instantâneo (acho que a TV faz cache).

20. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

Não é possível ter teletexto com o nagra da Zon.

Partilhar esta Página