Aspirador para benchar

Chip

Zwame Advisor
Pois é, no outro dia andava a aspirar a sala e resolvi aspirar o computador... reparei que quando encosto o cano do aspirador a fan roda a uma velocidade alucinante... já tinha reparado nisto à uns tempos, mas depois deixei passar...

Agora é que me bateu... será que para benchar não seria útil usar um aspirador para arrefecer o processador (quer fazendo a fan rodar + depressa, quer tiranto a fan e colocando o cano pesmo por cima do dissipador) naqueles minutos que demora a iniciar e correr o 3dmark?

Pelo menos para quem tá a ar...

Ok, se for muito estúpido podem passar para as anedotas :D )
 
Última edição:
Originally posted by Chip
Pois é, no outro dia andava a aspirar a sala e resolvi aspirar o computador... reparei que quando encosto o cano do aspirador a fan roda a uma velocidade alucinante... já tinha reparado nisto à uns tempos, mas depois deixei passar...

Agora é que me bateu... será que para benchar não seria útil usar um aspirador para arrefecer o processador (quer fazendo a fan rodar + depressa, quer tiranto a fan e colocando o cano pesmo por cima do dissipador) naqueles minutos que demora a iniciar e correr o 3dmark?

Pelo menos para quem tá a ar...

Ok, se for muito estúpido podem passar para as anedotas :D )Pois é, no outro dia andava a aspirar a sala e resolvi aspirar o computador... reparei que quando encosto o cano do aspirador a fan roda a uma velocidade alucinante... já tinha reparado nisto à uns tempos, mas depois deixei passar...

Agora é que me bateu... será que para benchar não seria útil usar um aspirador para arrefecer o processador (quer fazendo a fan rodar + depressa, quer tiranto a fan e colocando o cano pesmo por cima do dissipador) naqueles minutos que demora a iniciar e correr o 3dmark?

Pelo menos para quem tá a ar...

Ok, se for muito estúpido podem passar para as anedotas :D )

ou isto está escrito a dobrar ou eu tou bêbado. :D
 
Chip,

Mas como sabes que a fan estava a rodar mais depressa? Foi a olho ou confirmaste mesmo na medição de RPMs da board?
Digo isto porque o aspirador 'suga' ar, e em princípio devia fazer a ventoinha girar mais devagar...

Ou então cria ali uma espécie dum vacuo e a ventoinha gira mais livre/solta/depressa mas sopra menos ar.



Teorias :)
 
Se quiseres fazer uma experiencia faz o seguinte : isto é mais visível com a fan do cooler do cpu. Esperimentem tapá-la com a mão e verão que ela roda mais rapidamente. claro que o fluxo de ar assim é muito reduzido e de nada serve. O facto de a ventoinha nestas condições rodar mais depressa penso que se prende com o facto de deixar de haver tanto atrito das pás com o ar, rodando mais depressa
 
Jintro, algo deve ter corrido mal com um copy paste :) Foi no P166 que fiz esse post e o teclado atrofia qwuando tou na net (vá-se lá saber pq... até já tinha pedido ajuda no fórum antigo...)

Bom, acho que as fans num dissipador sopram ar fresco para cima deste, aqui teria que ser ao contrário, sugar o ar quente que provem do dissipador... não me tinha ocorrido que isso poderia queimar o motor, mas talves desligando a fan e pondo só a rodar com o aspirador... i.e. usando o cano de plástico estreito de um aspirador (para evitar problemas de elec.) dirige-se todo o fluxo de ar para a fan... esta roda a uma velocidade impressionante, uma vez que o caudal de ar é tremendo, quando comparado com o caudal de ar de uma fan normal... assim absorvia-se o ar quente originado pelo processador...

Que dizem?

Edit: para a fan rodar mais rápido, o cano só pode estar encostado a um dos lados da fan, de preferência com um pouco de inclinação, não pode tar no centro, pq ai as forças que o ar gera nas pás da fan equilibram.se e aquilo nem roda se calhar...
 
Última edição:
hum..nao sei se isso ira funcionar mas podes tentar.
(issu de sugar o ar kente do dissipador pelo aspirador..)


eu se fosse a ti nao brincava mt com o aspirador dentro do pc :)
 
Hummm um dia destes experimento, de qquer forma fiquei desde o início que era bom para a secção das anedotas :)

(Ok, ppl têm 5 minutos para gorar a partir da data/hora deste post, depois acabou :D)
 
Axo k isso é capaz de fukar fixe, fiz o mesmo na altura do meu PIII 800Mhz ...

Melhor era com um aspirador como o meu (akeles da rainbow) k tb dá para "soprar", mas o pior é k como o ar antes de sair passa pelo motor ele já vem kente... :(

Fiakos á espera do resultados ! ;)
 
Back
Topo