Há vários meses que tenho um Rowenta X-Plorer 75 S que ainda hoje não consigo compreender. Até entrei em contacto com o fabricante para pedir ajuda e embora as dicas que deram tenham ajudado, às vezes acontecem coisas que não consigo resolver... aliás, não percebo porquê acontecem.
Hoje por exemplo, e como faço a diário, ordenei que fosse fazer limpeza numa única habitação e o Robot assim fez, mas quando voltou à Base perdeu-se. "OK, voltamos às manias" pensei eu e simplesmente cancelei a operação anterior e ordenei que, desde o ponto onde estava -a mesma habitação onde está a Base- se dirigisse à Base para começar limpeza de outra habitação desde a Base "para que não se perca" como recomendam os fabricantes. Com mais ou menos dificuldade lá voltou à Base de carregamento. Minutos depois, ordeno que vá fazer limpeza à mesma habitação onde está a Base -coisa que tem feito desde sempre- e agora além de bater nos móveis (até penso para mim, "mas que raio, isto não é suposto ter sensores?") chega a um ponto onde envia mensagem de erro porque "está preso" quando na verdade não está. Hmmm... regresso à Base e nova tentativa. Agora sai da Base e simplesmente passa "por cima dela" como se não existisse e pede ajuda porque "está bloqueado" (agora realmente estava, entre a Base e um cabo). Coloco a Base como habitual e ordeno ao Robot que regresse e assim faz... mais ou menos. Faço reset na App e re-carrego o Mapa que está guardado na App (e na nuvem, suponho) mas não resolve nada. Ordeno que limpe a habitação e ele fica num canto sem saber o que fazer...
Desliguei o robot, desliguei a Base. Reset na App (que é como quem diz, "eliminar" o Robot) e aproveito para fazer manutenção ao aparelho (limpeza e tal, coisa que faço semanalmente).
Algum conselho?
O curioso deste aparelho é que ele pode estar dias seguidos sem problemas e de repente, sem aviso, dá estes problemas...
PS: hoje, dia seguinte do post original e após desligar a Base da tomada, fazer a limpeza semanal e fazer Reset na App; o robô está perfeito como sempre.