Análise Asrock 4coredual-vsta PT880ULTRA

Boas,
já entreguei a última novamente para RMA, deverei receber uma nova ainda esta semana.
Vamos ver se é desta.... ; )
Adquiri a board numa loja da Vila onde resido (Sesimbra), chama-se ZimbraNetware. Como sou amigo do dono geralmente arranjo preços em conta. Consegui sempre uma RMA da placa num prazo inferior a uma semana, se não tivesse sido tão rápido já tinha desistido.
Cheguei a pensar em ir comprar a outro lado pois penso que o fornecedor desta loja deve ter recebido um lote de Asrock todas pifadas....


Lá para o fim da semana digo qual foi o resultado.
 
Tenho novidades:

Experimentem estes valores na Bios, mas apontem 1º num papel:

CAS Latency (CL) 2.5T
RAS To CAS Delay (tRCD) 3T
RAS Precharge (tRP) 2T
RAS Active Time (tRAS) 5T
Row Refresh Cycle Time (tRFC) 12T
Command Rate (CR) 1T
RAS To RAS Delay (tRRD) 2T
Write Recovery Time (tWR) 3T
Write To Read Delay (tWTR) 1T
Refresh Period (tREF) 1616T

Metam o FSB em Default. Reniciem. Estas opções são validos em rams 3-3-3-7 Cas 3.0 ou 2,5.

Se o PC ligar e "bootar" o Windows tudo está ok.

Reniciem;

Mexam no FSB á vossa vontade até o sistema não arrancar, caso acontecer usem um jumper e façam reset à bios.

16506 marks com o cpu em Default. Tenho é que arranjar um cooler pró northbridge.

(Nota: Vou mexer no FSB agora).

:)
 
Última edição:
Boas

Savage qual o 3DMARK que usaste? o 2003? Os 7.245 foram com o 2005!

Só para esclarecer! A minha placa não é igual à tua :) A minha é uma X1650XT. Além de clocks mais elevados a X1650XT tem 8 Vertex Shaders + 8 pixel pipelines + 8 ROPs contra os 5 Vertex Shaders + 4 pixel pipelines + 4 ROPs da X1650pro.

Esclareço ainda que o E6300 ajuda muito mais a placa gráfica do que o sempron pois trata-se de um processador muito mais poderoso.
 
O meu mediacenter (Vejam na SIG) já está a funcionar em contínuo (H24) há mais de uma semana (para gravação dos filmes da TVCabo - Não se preocupem tenho assinatura :) ), sem qualquer tipo de problema.

Foi à primeira. O overclock máximo estável que me permitiu ao E6300 foi de 281 MHz (7x281=1967 MHz). Quando saír o E4400 ofereço o meu E6300 ao meu irmão e coloco-lhe o E4300 que tenho no meu desktop (281x9=2529 MHz).

Tal como está na SIG fez 7.245 pontos no 3DMARK2005 (Default). A X1650XT também está com os clocks default.

Já consegui fazer um pouco melhor do que 281x7 no meu e6300. consegui levar até 290*7= 2031Mhz... alguém conseguiu elevar este valor?
 
Tenho uma dualvsta e até agora ainda não tive probls. No principio tb só conseguia ter as mems a ddr333 mas actualizei a bios e agora estão a ddr 400 (1:1)
Aqui vão alguns scores:
3dmark01 c/ um Pentium 4 630 [email protected](225x15)--23632 vga default
03 " " " --14846
05 " " " ---7662
06 ---4296
pcmark05 ---4386
3dmark01 c/ um Pentium D 945 default----26106 vga default
03 " " " ----15364
05 ----8374
06 ----4870
pcmark 05 ----5421

Tenho-o neste momento a testar a 230x17=3910Mhz.
Só ainda não consegui o oc à grafica. Consigo fazer os testes com oc mas depois de desligar o pc já não arranca.
Quem tiver a Asus x1950pro que diga p.f. se desistalou o asus smart doctor (tou c/ os drivers warcat).
Vou comprar umas ddr2 e experimentar. Acham que vai fazer muita dif. passar de ddr1 p/ ddr2(667)?
 
Última edição:
tb tenho tido alguns probs a fazer oc à gráfica (7600GT) e tenho ddr2. Ao cpu n tenho prob mas basta aumentar 5mhx no gpu e já nada funca direito. Estou a suspeitar q tenha feito alguma coisa errada na bios na parte em q se escolhe para sincronizar ou não o oc do cpu com o pci-e...
 
+ 1 para RMA......
É a loucura....
Novamente os mesmos sintomas....
Desta vez foi o próprio dono da loja que a montou. Apesar de tudo, no meio das tentativas de arranque com várias configurações de memórias, placas gráficas e fontes, conseguiu-se arrancar 1 vez. Desligou-se a board e esta nunca + voltou a ligar......
Reparámos também que o Southbridge (o que não tem dissipador) aquece bastante em poucos segundos. Ao fim de cerca de 1 minuto já não se consegue tocar neste com os dedos.
O pessoal que tem boards destas a funcionar bem também atinge elevadas temperaturas no Southbridge? Será isto normal?
O dono da loja vai hoje buscar outra board ao fornecedor mas vai testá-la "in situ" antes de a trazer.
Vamos ver se é desta....

Estou no entanto muito céptico a instalar uma board destas mesmo que esta venha a funcionar. O que esperar da durabilidade a médio prazo de um produto com um controlo de qualidade tão deficitário?

Não sei se o melhor não será juntar + uns trocos e adquirir uma Gigabyte ou Asus, entre outras marcas. Penso que o incremento em fiabilidade justificará o diferencial de preço.
 
A minha já está a funcionar em contínuo (H24) há mais de duas semanas. As temperaturas parecem-me boas:
- Processador - 41º C;
- Mainboard - 36º C.

Estou a utilizar um Zalman AlCu 7700.

Isto é, as temperaturas estão boas para um mediacenter, porque como sabem são caixas um pouco apertadas e com dissipação deficiente. A minha é uma Lian-Li preta PC-V880.
 
Pois...como suspeitava meti 2 gigas GSKILL ddr2 800 e a diferença é muito pouca...mais cerca de 200 pontos nos testes acima descritos. Pensei que passar de 1Gb DDR400 p/ 2Gb DDR2 667 fizesse mais diferença. Pode ser que nos jogos se note. Por acaso tive a meter uns dissipadores no southbridge este f.d.s.
 
A minha fonte é esta LC POWER 480W MODULAR V2 penso que deve chegar para a gráfica não?

*
Celeron D 352 3200Mhz @ 4200Mhz 30 WTS
Mainboard: Asrock 4Core-Vsta Socket 775 85 WTS
Mem: Team Elite 2x1GB DDR2-667 25 WTS
Video: Asus FX5200 @ 300/500 35 WTS
HDD: 2x Hitachi 80 Gbs Raid 0 IDE? 36x2 WTS
Sound: Creative Audigy 2 20 WTS
Cooling: Watercooling 5 WTS

* Valores Médios

Os discos são ATA ou SATA?

De qualquer maneira tens uma fonte suficiente, mas pondera trocar por uma de 550 WTS.
 
Para as ventoinhas do wc tenho outra fonte porque o sistema de wc esta numa radbox.
 
Última edição pelo moderador:
Não sabia isso, está-se sempre a aprender coisas novas :-D
Eu tenho os discos sata só mais por causa do raid 0.
Mas eu tenho 1 giga de oc no meu cpu e trabalha tudo bem.
Mas mais para o fim do ano quero mudar o cpu para 1 dual core ai depois é que se calhar a fonte já não vai aguentar com tudo, não?

Cumps
 
Não sabia isso, está-se sempre a aprender coisas novas :-D
Eu tenho os discos sata só mais por causa do raid 0.
Mas eu tenho 1 giga de oc no meu cpu e trabalha tudo bem.
Mas mais para o fim do ano quero mudar o cpu para 1 dual core ai depois é que se calhar a fonte já não vai aguentar com tudo, não?

Cumps

Como escrevi, serve e aguenta, mas não cometas muitas loucuras. As fontes nunca foram fiavéis (Eficiência), mas agora os fabricantes dão a maxima importancia a esse factor e já existem fontes jeitosas com "Wattagem" real.
 
Loucuras também não :-D
Só mesmo 1 oczito moderado se for mesmo necessário.
Agora só falta eu decidir-me por qual 8600gt é que eu vou comprar.
Acho que ainda vou aguentar mais umas 2 semanas para ver se saiem cá para fora todos os modelos de todas as marcas para depois tentar escolher uma razoável :-D

Cumps
 
Back
Topo