1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASRock Launches SLI 650i Motherboard with Yorkfield Support

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 18 de Janeiro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 2412)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

cumps

2. DMH

DMH 1st Folding then Sex

650i a ter melhor performance que o 780i??Algo está mal aí

3. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Fsb a 1600Mhz? isso ja existe?

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, os QX97xx serão de 1600 fsb de origem ;)

Sobre a board em si, utilizaram o mesmo dissipador de sempre (tenho um igual de uma asrock p4s61), não me parece que aguente lá bem com o calor deste chipset...

5. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

ui se isso levasse PCi-express v2 era uma best-buy para mim

6. Romani48

Romani48 Power Member

bem desta vez a propria ASRock calou me :D
    a apostar no mercado mid-high-end? 8|

este 650i não me parece um 650i normal.. parece me um pouco aditivado :D
    anyway, não esquecer que já está mais maduro em termos de drivers, e o suporte ao Yorkfield, não sei como é, mas se for por algum controlador adicional, pode ser melhor que o do 780i.. apesar que não me parece que seja o caso

7. blastarr

blastarr Power Member

Não é nenhum "controlador adicional".
    A maior parte das 680i SLI também já recebeu a nova BIOS com suporte para os "Yorkfield"/"Wolfdale" de 45nm.
    Já tinha mencionado essa ASrock aqui, e a nForce 750i SLI é basicamente o 650i SLI + Suporte PCIe 2.0 do NF200, tal como acontece nas gamas superiores.

Última edição: 19 de Janeiro de 2008
  8. Romani48

Romani48 Power Member

ah bom.. referiste nforce 750i.. mas eles testaram contra a 780i.. a 780i não é básicamente o 680i + o tal controlador?

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

o suporte a certos processadores nao depente tanto do chipset, mas é mais depentende do VRM.

10. blastarr

blastarr Power Member

Não estás a perceber bem.

As 650i SLI e 680i SLI usam a mesma Northbridge C55.
    Simplesmente as 650i SLI têm alguns links PCI-Express desactivados no chip (daí precisarem de sistemas de cooling mais modestos do que as 680i SLI), o que as limita a x8/x8 e ao SLI normal, em vez de x16/x16/x8 e Triple-SLI das 680i.

Assim, as 750i SLI (650i SLI + lanes PCIe + suporte PCIe 2.0) ganham a capacidade x8 2.0/x8 2.0 -mas não o Triple SLI-, enquanto as 780i SLI passam a ser x16 2.0/x16 2.0/x16 1.1 e mantêm o Triple-SLI.

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

blastarr, eu acho que a diferença é que no 680i e variantes as lanes ficam em 16x a sair do northbridge e 16x a sair do southbridge, no 650i, as 16 lanes partem todas do northbridge, dividas em 8x/8x e usa um southbridge mais simples. Dai até a diferença de cooling do southbridge.

12. Romani48

Romani48 Power Member

mas ai é que está a questão! visto terem alguns links desactivados é que é estranho a performance em 3Dmarks ser maior..

13. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

digam o que disserem, que não overclockam bem e coiso e tal, mas a asrock é uma marca muito inovadora, sempre me espantou com as suas idéias únicas

14. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

um chipset que já saiu á 30 anos e agora é que resolvem vazer uma board com este chipset :lol:

15. blastarr

blastarr Power Member

Não.
    A 680i SLI usa a southbridge nForce 570 SLI (dos chipsets para Athlon 64 X2 da Nvidia).
    A 650i SLI usa o Geforce 6150 como southbridge, mas com a parte do IGP desactivada.

Daí que eu diga que a nForce 790i SLI para DDR3 será o primeiro chipset 100% novo da Nvidia em quase 3 anos.
    Todos os outros simplesmente tiram partido da enorme flexibilidade das southbridges e northbridges da empresa, que podem trocar de lugar e até de família de CPU's sem grandes problemas, graças ao suporte nativo para Hypertransport em todos eles -algo que começou na primeira nForce e ainda hoje se mantém como ligação entre os dois componentes-.

A ATI não pode usar o SB600 como Northbridge, que eu saiba... :p

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E em relação as distribuição de lanes?

De facto é uma mistura de chips interessante, mas confusa. Utilizar um IGP como southbridge é "weird". Mas este não tem um controlador de memória lá embutido também desligado? Ou é versão AMD?

O 790i SLI vai usar uma southbridge nova ou reciclada?

17. blastarr

blastarr Power Member

Uma southbridge não precisa de um controlador de memória.
    Apenas dá suporte para SATA 3GB/s, IDE, USB 2.0, RAID, interface de som HD para o codec na motherboard, Gigabit Ethernet, etc. :p
    Aliás, mesmo na versão AMD com a parte do IGP activado não precisa do controlador, pois acede à RAM via CPU, através do controlador dos A64 e do seu link Hypertransport.

As lanes não são tão importantes assim.
    Como sabes, a ligação entre Northbridge e Southbridge na Nvidia é feita por Hypertransport 2.0, pelo que a largura de banda é mais do que suficiente.
    Além disso, a maioria dos dados do modo SLI passa directamente pela ligação dedicada, via Bridge SLI.

Na ATI fazer Crossfire com lanes divididas assim é impossível (porque usam apenas uma ligação PCIe x4 entre Northbridge e Southbridge).

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Continuo a preferir as lanes todas a vir do mesmo chip, menor latência... a ATI/AMD fez assim e funciona bem, bem como a intel.

Sobre o chipset 650i como falaste, utiliza o geforce 6150 como southbridge, mas com o IGP desactivado. Mas este IGP foi feito primariamente para qual plataforma? Se foi intel tem que ter controlador de memória e ai é desactivado, mas se for AMD que é uma situação igual a utilizar um 570 SLI de AMD no 680i/780i

cumps

19. blastarr

blastarr Power Member

O Geforce 6150 é um chipset "Single-Chip", e foi o primeiro IGP com suporte DX9 e SM 3.0 do mercado. É para plataformas AMD, sejam elas 939, 754, 940 ou AM2/AM2+.
    O nome de código do core era C51G, e era feito em 90nm na TSMC (foi a primeira GPU fabricada a 90nm pela Nvidia, aliás, saíu 4 meses antes das Geforce 7900 e 7600).
    Simplesmente no 650i SLI para Intel desactivaram-lhe os RAMDAC's, os dois pixel shaders e o vertex shader, deixando-o a fazer funções de Southbridge apenas.

Nas plataformas Intel o IGP actual é completamente diferente porque precisa do controlador de memória.
    Actualmente é usado o MCP73 (Geforce 7050, 7100 e 7150) com single-channel e DX9 SM 3.0, mas o MCP79 vai adicionar dual-channel e o mesmo IGP DX10 do MCP78/Geforce 8200 das plataformas AMD.

Nos três casos os chipsets com IGP da Nvidia são sempre Single-Chip, pelo que dispensam o recurso a uma Southbridge.

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já percebi então.

Este MCP79 deve ser muito interessante para média center, hum... Mas fica para outra thread quando sair :D

Agora é pena esta asrock não utilizar já a versão com bridge NF200 aka 750i

Partilhar esta Página